Você sabe o que são as runas das bruxas?
Runas são um conjunto de pedras ou pequenos objetos que possuem símbolos e que são usados em práticas divinatórias e oraculares. As runas das bruxas possuem símbolos celtas, que são interpretados de acordo com o jogo que é feito e com a posição que caem na toalha, esta também sendo especial para a prática.
As runas das bruxas são feitas artesanalmente, geralmente pela própria pessoa que vai usar, pois as pedras devem estar conectadas com quem irá jogar. Elas podem ser feitas em cristais divinatórios, pedaços pequenos de madeira e em outros diversos materiais naturais. O que vale é a intuição e a energia que é colocada nelas.
Normalmente, as runas são feitas pela própria pessoa para si mesma ou para presentear alguém com a mesma crença. Por isso há o nome: runas das bruxas. Se optar por comprar, é importante que seja de alguém espiritualizado, pois, na hora da confecção, é fundamental energizar as runas para o propósito que serão usadas.
Nesse artigo, vamos entender como funciona as runas das bruxas, os significados dos símbolos, como fazer e como jogar. Confira!
Entendendo as runas das bruxas
As runas das bruxas são formadas por 13 pedras marcadas com os símbolos talhados ou somente desenhados. Para a leitura, é usada uma toalha específica, com dois círculos: um menor dentro de um maior.
Há quem some às 13 pedras uma adicional, chamada “Runa Vazia” ou “Runa Odin”, que não possui símbolo. Esta é associada ao destino e pode influenciar as runas que caem próximas a ela ou indicar uma situação que não possui resposta. A seguir, veremos a história das runas das bruxas, como as confeccionar e como jogar. Confira!
■Origem e história
As runas das bruxas são uma variação das que eram jogadas pelos povos Pictos, celtas que viveram entre a Idade de Ferro e a Idade Média no Leste e Norte da Escócia. Diferente das runas Futhark, os glifos presentes nas runas dos Pictos não eram usados no alfabeto.
Existem poucos registros de o que esses símbolos representavam para os povos onde se originaram, mas a bruxaria moderna os ligam aos Sabbaths e às energias opostas complementares, como masculino-feminino, deus-deusa, sim-não, calor-frio, sol-lua, etc.
■Como fazer as runas
Não existe regra quando falamos de espiritualidade, o que vale é a intuição e a ligação energética das runas com o leitor. Geralmente, os cristais são os preferidos na hora de fazê-las, pois eles possuem energias específicas relacionadas à natureza.
Os cristais de tonalidade azul possuem, em grande maioria, ligação com intuição, meditação e clarividência. Existem jogos de runas feitas com vários cristais diferentes, relacionados à energia dos símbolos. As ideais para as runas são as que possuem formato achatado, podendo ser escolhidas pedras roladas.
Além disso, as runas podem ser feitas com diversos materiais provenientes da natureza, como pedras de rio, conchas, sementes, pedaços de madeira talhados, metais e até resina ou biscuit, desde que estes possuam ligação forte com a pessoa que irá usar. Os símbolos podem ser talhados, xilogravados ou simplesmente desenhados sob o material escolhido.
Na hora de fazer as runas, após ter escolhido seu material, é indicado que se conecte com o oráculo, acendendo uma vela ou um incenso e, caso queira, consagrando-o a uma divindade. A energia presente no momento de fazer as runas é importantíssima, sendo indicado que, em vez de comprá-las, confeccione as suas.
■Como fazer a toalha
A toalha é como um tabuleiro que irá ajudar na leitura das runas. Não necessariamente precisa ser feita de tecido, pode ser um pedaço de madeira, uma mesa usada somente para isso - o que for acessível para você e o que a sua intuição mandar.
Caso seja feita em um tecido, o tamanho usual é de 70x70 cm. São desenhados dois círculos, um grande que engloba quase todo o tamanho do tecido e um menor, no centro do círculo maior. Assim, existem três espaços onde as runas podem cair, e o local em que cada uma delas cai influencia na leitura.
Existem variantes dessa toalha de leitura, com desenhos como o pentagrama ou outras ilustrações. Mas o principal é ter esses dois círculos bem claros, para que se possa interpretar corretamente as runas.
■Como se preparar para o jogo
Como as runas precisam estar conectadas com a energia de quem vai as usar, é indicado que seja feita uma limpeza e energização das pedras, antes de serem usadas. Para isso, existem vários métodos.
Primeiro, se as peças forem de cristal, podem ser deixadas repousando em água com sal grosso - fique atento para ver se a pedra suporta a água, pois, caso contrário, deixar ela somente sob o sal grosso já é suficiente. Após essa limpeza, os cristais podem ser colocados sob a luz da lua ou energizados com incenso de ervas.
Outros materiais podem passar pelos mesmos processos, observando sua resistência à água da mesma forma que os cristais, para que não acabem sendo fragilizados. Indica-se que, após essa limpeza, as runas sejam colocadas debaixo do travesseiro por pelo menos uma semana, para que se conectem com a energia pessoal de quem for as usar.
Assim que todos os processos de conexão e purificação das runas estejam completos, é importante estar em um ambiente tranquilo para não ter influência energética na hora da leitura. Outra dica é acender uma vela e tomar um chá de ervas relacionado à divinação. A preparação sempre será de acordo com a intuição de cada um.
■Como jogar
As maneiras de jogar são infinitas e vão estar de acordo com o intuito de cada consulta. Quando há conexão com as runas, são inúmeras as possibilidades de jogos e leituras, sempre indo ao encontro da intuição e energia pessoal. Mas existem alguns métodos mais utilizados e disseminados.
As pedras que caem fora do círculo maior são retiradas da leitura, assim como as que caem com o símbolo virado para baixo - essas não são interpretadas. Uma das leituras mais utilizadas irá interpretar as pedras, de cima para baixo, que caem no círculo maior. As que caem no círculo do meio são compreendidas como uma dica ou relacionadas ao espiritual.
Pode, a depender do intuito do consulente, ser jogada apenas uma runa, para responder a uma pergunta específica, ou três, para representar aspectos do passado-presente-futuro. Muitas são as possibilidades e maneiras de interpretação que vão sendo descobertas e aprimoradas com o passar do tempo.
Significado de cada runa das bruxas
Em um jogo, as runas são interpretadas juntas, relacionando umas com as outras. Mas, individualmente, cada símbolo representa um aspecto e pode dar direções e respostas específicas. A seguir, vamos ver o que cada uma das runas das bruxas simboliza em uma leitura. Acompanhe!
■Runa do sol
O sol é uma das figuras centrais da bruxaria moderna e representa energias masculinas de ação, criatividade, vitalidade e cura, relacionadas ao Deus. Indica iluminação da mente, crescimento material e chamada para a ação.
Espiritualmente, mostra que coisas boas estão a caminho, mas que não se pode esperar parado. O sol reflete que você está cercado de boas energias e vigor, para enfrentar o que virá.
■Runa dos pássaros
Os pássaros são mensageiros do mundo espiritual e simbolizam que é hora de criar asas e voar sem amarras, longe do que poderia estar te prendendo. Portanto, essa runa indica transformação e novidades. Ela pede para que mude o que precisa ser mudado, a fim de voar em liberdade para as mudanças da vida.
■Runa dos anéis
A runa dos anéis ou das alianças mostra um momento favorável para uniões, sejam estas casamentos, sociedades, acordos, negócios e relações de confiança.
Em um geral, são exaltados assuntos relacionados à justiça e ao amor. Além disso, a runa dos anéis também pede para estabelecer bases sólidas e relações verdadeiras, pois é provável que venha a enfrentar momentos desafiadores.
■Runa da mulher
Em um de seus muitos arquétipos, a mulher simboliza o gerir e nutrir a vida. Por isso, nesse contexto, a runa da mulher indica novos projetos em diversas áreas, favorecendo os inícios.
Por possuir tantas faces e tantas fases diferentes, essa runa mostra muitos caminhos possíveis para se escolher. Além disso, também contribui para banimentos, prosperidade e proteção.
■Runa do casamento
A runa do casamento simboliza uniões e conexões, sendo elas kármicas ou não. As boas sementes, agora, darão frutos, tanto no âmbito familiar, com casamentos e filhos, quanto nos negócios e em sua profissão. Por isso, é importante observar conexões instantâneas ou relações complexas. Espiritualmente falando, a runa do casamento indica o perdão e favorece ritos de proteção.
■Runa das ondas
As águas simbolizam o emocional e a runa das ondas traz sinais sobre o mistério e a intuição. Essa runa pode indicar isolamento, renúncias e incerteza. Dessa forma, evite a pressa e a ansiedade, pois existem questões que poderão não ser solucionadas no tempo desejado.
Além disso, a runa das ondas pode sinalizar que você está vivendo demais em suas fantasias ou que há uma conexão maior com a espiritualidade. É preciso ter cuidado ao agir com a cabeça quente.
■Runa do homem
A runa do homem simboliza as espadas levantadas ao céu em sinal de vitória e está relacionada com atitude, coragem e força. Portanto, este é o momento certo para arregaçar as mangas e colocar a energia em movimento, a fim de alcançar o que deseja e estar pronto para defender os próprios interesses. Em algumas leituras, essa runa pode indicar ataques ou a necessidade de resolver questões pendentes.
■Runa da colheita
Colheita, como o nome já diz, é sinônimo de fartura e abundância. Por isso, a runa da colheita possui uma leitura ambígua, pois aquilo que é semeado será colhido, mas quem decide o que colhe é aquele que planta.
Dessa forma, esse é o momento de receber os louros ou as consequências. É importante evitar excessos, agir com boa vontade e sempre saber em quem confiar.
■Runa da estrela
A leitura da runa da estrela traz a melhor mensagem possível, pois sinaliza que é chegado o momento de brilhar, de colocar em ação os planejamentos e de aproveitar o sucesso que vem com eles. Muitas novidades e oportunidades estão a caminho.
Dessa forma, é importante ficar atento aos sinais que aparecem e se lembrar de que, se algo vem para você, o mesmo deve ir embora, para que o ciclo e a roda da vida continuem girando.
■Runa da encruzilhada
A runa da encruzilhada dita momentos desafiadores no caminho. Você poderá ser posto à prova em algum aspecto de sua vida. O momento pede introspecção e mudança de estratégia acerca de uma decisão que estava estagnada.
É importante cuidar para não se perder do espiritual, pois muitos caminhos podem gerar ansiedade e dúvidas. Evite falar demais sobre si mesmo para as pessoas.
■Runa da lua
A lua é considerada a Deusa para a bruxaria moderna. Por isso, sua runa está ligada à magia, às energias sutis e à intuição. É importante estar sintonizado com a intuição e com os ciclos, pois pode ser necessário a introspecção e a busca pelo autoconhecimento.
Além disso, a runa da lua sinaliza benções para sua caminhada, caso trilhada com paciência e sem exposição da sua vida de maneira desnecessária.
■Runa do olho
A runa do olho representa a necessidade de visualizar as situações de todos os prismas e pontos de vista, sem deixar escapar nada do seu campo de visão. Ela é um indicativo para que observe aos outros, mas principalmente a si mesmo, suas atitudes e energias. Quando aparece em uma leitura, sinaliza a presença de iluminação e beneficia ritos de proteção.
■Runa da foice
Em uma leitura, a runa da foice simboliza a colheita e a morte. Os términos e recomeços são importantes para toda caminhada e é necessário desapegar daquilo que já não dá mais frutos. Portanto, essa runa pode indicar separações em qualquer âmbito, mas também significa renovação, transformação e mudanças drásticas.
Espiritualmente falando, a runa da foice sinaliza para a presença de energias malignas. Portanto, ela beneficia ritos de proteção e de banimento.
Como as runas das bruxas podem auxiliar na sua vida?
Assim como qualquer oráculo, as runas das bruxas podem responder questões importantes e auxiliar na tomada de decisões. É uma ferramenta muito útil para o autoconhecimento e o exercício da intuição. Por ser um oráculo que é feito artesanalmente, é acessível e fácil de conectar, pois tudo será de acordo com a intuição e a energia pessoal de quem o faz.
Várias são as possibilidades de jogo e leitura que podem trazer luz para questões específicas e até para consultas mais complexas, que envolvam o passado, o presente e o futuro. Existem jogos que são mais conhecidos e praticados, porém cada pessoa pode desenvolver suas próprias estratégias de leitura.
Seguindo a mesma premissa, as interpretações são variadas e se ajustam a cada tipo de consulta e leitor, já que, em um jogo, todas as runas se relacionam e complementam a simbologia umas das outras. Com o tempo e a prática, fazer uma leitura com as runas das bruxas se torna cada vez mais intuitivo e a relação do leitor com elas fica ainda mais íntima.
Meu mapa astral diz que sou altamente criativa, artística e sensitiva. Claro, não só de definições astrais vivemos, posso dizer que minha alma é tão antiga quanto o Universo, e bem, não tem como mensurar o Universo em palavras.