Você conhece a constelação do signo de Áries?
A constelação de Áries, também chamada de carneiro, ocupa a 39ª posição no quesito tamanho entre todos os 88 grupos de estrelas existentes. Ela está localizada no hemisfério norte, entre Peixes e Touro.
Ela é frequentemente associada à história do Tosão de Ouro na mitologia grega. Assim como aconteceu com as outras constelações do zodíaco, Áries foi catalogada pela primeira vez pelo grego Ptolomeu em seu tratado matemático e astronômico, o Almagesto, escrito no século II.
Além disso, Áries tem como as estrelas mais brilhantes Hamal e Sheratan, sendo o lar de vários objetos notáveis, entre eles algumas galáxias. A seguir, confira mais sobre essa constelação e os seus indivíduos.
Entendendo mais sobre as constelações e astrologia
Pode-se dizer que as constelações são áreas da esfera celeste que são usadas para dividir o céu noturno em regiões específicas, facilitando referências posteriores. Sua relação com a astrologia se dá através dos grupos de estrelas que representam o zodíaco. Descubra mais logo abaixo.
■Origem e estudo das constelações
As constelações e seus limites foram definidos pela União Astronômica Internacional na década de 1920. Todas são baseadas nos grupos de estrelas catalogados pelo astrônomo grego Ptolomeu no Almagesto (tratado matemático e astronômico escrito no século II).
Ademais, as concepções modernas levam em conta as constelações criadas por astrônomos e cartógrafos europeus desde a Era dos Descobrimentos. No total, são 88 constelações oficialmente reconhecidas pela União Astronômica Internacional. São 36 no hemisfério norte e 52 encontradas no sul.
As constelações do norte são baseadas principalmente nas 48 gregas de Ptolomeu. Entretanto, muitas do sul eram invisíveis para os gregos, sendo criadas somente após o século XVI.
■Para que servem as constelações?
Historicamente, constelações, asterismos e estrelas individuais foram usados para a navegação e a agricultura. Nas culturas antigas, o nascer e o pôr de certas estrelas sinalizavam a mudança das estações e a época da colheita.
Atualmente, as constelações são usadas para se referir a regiões específicas do céu. Na astronomia, os padrões formados pelas estrelas mais brilhantes ajudam os observadores a identificar constelações mais fracas e encontrar objetos do céu profundo.
A propósito, os asterismos podem ser usados para encontrar os polos norte e sul. Além disso, as constelações desempenham um papel importante no folclore, mitologia e várias crenças em todo o mundo.
■Como identificar uma constelação?
Você pode identificar as constelações através dos asterismos brilhantes dentro de suas fronteiras. Alguns dos mais reconhecíveis no céu são: Cinturão de Órion na constelação de Órion, Grande Carro na Ursa Maior, W de Cassiopeia e Cruzeiro do Sul em Crux.
As constelações mais fracas podem ser encontradas usando os asterismos brilhantes dos grupos vizinhos. Por exemplo, Cães de Caça é encontrada abaixo da alça da Ursa Maior, Lebre fica aos pés de Orion e Sagitta está localizado entre a Cruz do Norte e Águia.
Dependendo da localização do observador, algumas constelações aparecerão apenas no norte, enquanto outras ficarão no sul. Por exemplo, as constelações Ursa Maior e Ursa Menor ficam no hemisfério norte para observadores em latitudes médias.
No entanto, em algumas épocas do ano, elas podem aparecer no nordeste ou noroeste, mas nunca no céu do sul.
■Constelações famosas
As constelações mais famosas são as seguintes:
- Órion;
- Ursa Maior;
- Ursa Menor;
- Cão Maior;
- Cisne;
- Lira;
- Cassiopeia
- Escorpião;
- Sagitário;
- Touro;
- Cocheiro;
- Leão.
■Constelações do zodíaco
As constelações do zodíaco são aquelas que hospedam o Sol enquanto ele atravessa o céu. São elas: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.
Esses grupos eram muito importantes para as culturas antigas, já que ajudavam os observadores a determinar a época do ano. Na antiguidade, o Sol na cúspide de Áries marcava o início da primavera; já a cúspide de Libra, o começo do outono. Esses pontos também indicavam os locais dos equinócios.
Um fato interessante é que as 12 constelações do zodíaco são familiares por causa do nome, mas nem todas são fáceis de identificar no céu. As mais reconhecíveis são aquelas que contêm estrelas excepcionalmente brilhantes e asterismos, como: Touro (Aldebarã), Gêmeos (Pólux), Leão (Régulo), Virgem (Espiga), Escorpião (Antares), Sagitário (Bule), Aquário (Jarro de água) e Peixes (Círculo).
A constelação de Áries
Possuindo cinco estrelas com planetas conhecidos, a constelação de Áries tem Aleixo ou Hamal como a mais brilhante. Siga a leitura e descubra tudo sobre esse grupo de estrelas do zodíaco.
■Curiosidades e origem da constelação de Áries
Descoberta há muito tempo pelo astrônomo e cientista grego Ptolomeu, a constelação de Áries foi catalogada em meados do século II. No entanto, a oficialização como um dos grupos de estrelas mais famosos só aconteceu através da União Astronômica, em 1922.
Apesar de contar com poucas estrelas e objetos do céu próximos a ela, uma das maiores curiosidades e atrações dessa constelação é a observação de diversas chuvas de meteoros, que acontecem em determinados períodos do ano.
Dentre as chuvas de meteoros de Áries, estão as Ariétidas de Maio, Ariétidas de Outono, Delta Ariétidas, Epsilon Ariétidas, Árietidas diurnas e a Ariete-Triangulidi (também chamadas de Triangulidas de Áries).
■Constelação de Áries e a mitologia
Para a mitologia grega, a constelação de Áries é proveniente do mito do carneiro voador, cuja lã é formada por fios dourados que salvam Frixo, o filho do rei de Tebas. Ele corria o risco de ser sacrificado por causa do fracasso de uma colheita, que a madrasta tinha sabotado. No entanto, o carneiro dourado ajuda Frixo e sua irmã a fugir.
O animal chega em Cólquida e é sacrificado em agradecimento ao rei Eetes, para quem dá a sua lã dourada. Com isso, o Tosão de Ouro se transforma em um objeto de extremo valor. Em determinado momento, o rei Eetes desafia Jasão a cumprir várias tarefas impossíveis para conseguir o Tosão.
No entanto, Jasão consegue heroicamente o Tosão e foge com Medeia, a filha de Eetes. Os deuses, ao ficarem surpreendidos com esse feito, erguem o Tosão de Ouro aos céus, tornando-o a constelação de Áries.
■Como localizar a constelação do carneiro
Dezembro é um ótimo mês para localizar a constelação de Áries, se tiver sorte. Isso porque ela tem poucas estrelas brilhantes, sendo que a melhor época para contemplá-la é quando a Terra está do outro lado do sol da constelação. Ela brilha acima do horizonte leste ao anoitecer.
Um céu escuro sem luar é requisito para ver Áries. As três estrelas que representam o busto do carneiro (Hamal, Sheratan e Mesartim) se iluminam de repente, como se alguém tivesse ligado o interruptor.
Sempre procure a cabeça do carneiro pelo aglomerado estelar das Plêiades, à leste, e Grande Praça de Pégaso à oeste. Aliás, um pequeno telescópio é capaz de revelar que Mesartim é uma estrela dupla.
■Características da constelação de Áries
Parte das constelações do zodíaco, Áries está localizada em uma determinada faixa por onde o Sol incide na eclíptica, o grande círculo em que o espaço que contém os centros da Terra e do Sol corta a esfera celestial.
Ela é a 39ª maior constelação do céu, ocupando 441 graus quadrados. Encontra-se no primeiro quadrante do hemisfério norte e pode ser vista em latitudes entre +90° e -60°. As constelações vizinhas são Baleia, Perseus, Peixes, Touro e Triângulo.
Apesar de ter poucas estrelas e objetos do céu profundo associados a ela, Áries é famosa por algumas chuvas de meteoros que podem ser observadas em determinadas épocas do ano.
Sistemas planetários
Contando com apenas quatro objetos no céu profundo, a constelação de Áries não costuma ter tanto destaque quando se trata de sistemas planetários. Confira seus objetos celestes:
NGC 772: é uma galáxia em espiral que está há aproximadamente 130 anos-luz da Terra. Ademais, tem em seu sistema duas supernovas, a SN 2003 hl e a SN 2993 iq. Este sistema planetário conta com uma galáxia elíptica denominada NGC 770;
NGC 1156: considerada uma galáxia anã irregular, mas sendo na verdade um Magellanic, um tipo irregular de galáxia, a NGC 1156 também possui um centro irregular muito maior do que as outras;
NGC 972: está localizada no canto norte da constelação de Áries, sendo catalogada como uma galáxia em espiral;
NGC 697: é encontrada no nordeste da Beta Arietis.
Estrelas principais
Apesar de contar com poucos corpos celestes, a constelação de Áries não deixa de ser deslumbrante. Confira quais são as suas principais estrelas:
Hamal (Alpha Arietis): estrela mais brilhante da constelação de Áries e a 48ª de todo o céu, é uma gigante laranja do tipo K, com cerca de duas vezes a massa do Sol. Estando a 66 anos-luz de distância, entre 2000 e 100 a.C., estava localizado no equinócio vernal, o ponto que marca o início da primavera;
Sheratan (Beta Arietis): é uma estrela branca da sequência principal e uma binária espectroscópica, a 59,6 anos-luz de distância. O nome vem da frase árabe aš-šarāţān (os dois sinais, em tradução livre), referindo-se ao equinócio vernal, pois ela marcou esse ponto junto com Gamma Arietis milhares de anos atrás;
Mesarthim (Gamma Arietis): é um sistema estelar triplo, antigamente conhecida como a primeira estrela em Áries, porque era visivelmente a mais próxima do ponto do equinócio vernal;
Boteína (Delta Arietis): é uma estrela gigante laranja do tipo K, estando a aproximadamente 168 anos-luz da Terra. O nome vem da palavra árabe butain, que significa barriga;
Bharani (c Arietis): recebeu o nome da segunda mansão lunar (divisão do céu) na astrologia Hindu. Ela pertence à classe espectral B8Vn e está a 160 anos-luz de distância da Terra;
Epsilon Arietis: é uma estrela binária, distante aproximadamente 293 anos-luz. É composta por duas anãs brancas da sequência principal do tipo A.
Chuva de meteoros
A constelação de Áries é o lar de várias chuvas de meteoros, dentre elas: Ariétidas de Maio, Ariétidas de Outono, Delta Ariétidas, Epsilon Ariétidas, Árietidas diurnas e a Ariete-Triangulidi (também chamadas de Triangulidas de Áries).
As Ariétidas diurnas são uma das mais fortes que ocorrem de 22 de maio a 2 de julho. É um evento anual associado ao grupo de cometas Marsden, que atinge o pico em 7 de junho com uma taxa horária zenital máxima de 54 meteoros.
As Delta Ariétidas são outra chuva de meteoros que irradia de Áries. Com pico em 9 de dezembro, ela dura de 8 de dezembro a 14 de janeiro. Uma curiosidade é que essa chuva pode produzir bolas de fogo brilhantes.
Outras informações sobre o signo de Áries
O signo de Áries é o primeiro do zodíaco, pois quando o Sol chega nesse ponto, inicia-se um novo ano astrológico. Assim, não é à toa que os arianos são indivíduos cheios de ação, agilidade, confiança e, ao mesmo tempo, volatilidade. Descubra mais a seguir.
■Principais características do signo de Áries
Famosos por sua impulsividade e coragem, os arianos não têm medo de nada, inclusive de falar algumas verdades. Isso porque eles não têm papas na língua, são gladiadores por natureza e nunca fogem do combate.
Esse signo é conhecido por dizer o que pensa, sem importar a opinião ou os sentimentos dos outros. Por isso, é preciso ter muito cuidado quando o ariano fica bravo, já que ele literalmente solta fogo pela boca.
Além disso, Áries é competitivo e sempre está em contato com sua individualidade, podendo até mesmo mostrar uma faceta bem egoísta em algumas situações.
Características gerais
Primeiro signo do zodíaco, Áries gosta de ser o primeiro em absolutamente tudo. Confira a seguir algumas características gerais desses indivíduos independentes e aventureiros:
Data: nascidos entre 21 de março e 20 de abril. Contudo, vale lembrar que as datas de início e término de influência de cada signo pode variar a cada ano. Desse modo, faça o seu mapa astral para confirmar;
Símbolo: cabeça e chifres de carneiro, por causa do formato da constelação de Áries;
Elemento: os arianos são regidos pelo Fogo, que representa luz, calor, brilho e audácia, mas também agressividade e destruição;
Planeta: Marte, que traz muita energia, coragem, iniciativa e impulsividade.
Características positivas
Áries tem como característica positiva o poder de ação, pois são muito ágeis e dinâmicos. Assim, costumam esbanjar energia e alegria quando estão de bom humor. É impossível não se sentir contagiado por sua vitalidade.
Outro destaque fica por conta da ousadia e da criatividade. Esses nativos adoram surpresas, novidades e experiências únicas de vida, já que uma de suas paixões é explorar o mundo em busca de aventuras incríveis.
Além disso, a coragem de Áries chama a atenção, porque eles estão sempre prontos para enfrentar qualquer desafio com muita força e determinação.
Características negativas
O signo de Áries é famoso por sua impulsividade e agressividade. Eles são extremamente competitivos e ficam frustrados facilmente se algo não dá certo. Ademais, sempre respondem com raiva quando encontram obstáculos e conflitos no caminho.
Outro ponto negativo é que eles não têm paciência. O trânsito pesado, por exemplo, é motivo mais do que suficiente para arruinar o dia do ariano, fazendo-o xingar a todos. Ele não tem papas na língua.
Como este signo é regido por Marte, tem grande dificuldade na hora de controlar seus sentimentos e explode numa velocidade impressionante. No entanto, segue em frente com a mesma rapidez, como se nada tivesse acontecido.
■Como se relacionar com pessoas de Áries?
O relacionamento com indivíduos do signo de Áries costuma ser muito divertido, cheio de surpresas. Logo, não espere nada monótono ou rotineiro, já que uma coisa que eles detestam é a previsibilidade.
Entretanto, nem tudo é um mar de rosas, pois esses nativos costumam ter o que chamamos de temperamento forte. Eles são as melhores pessoas do mundo, desde que você concorde com tudo o que eles dizem e sempre os deixe vencer. Para eles, ficar em segundo lugar é uma catástrofe.
Além disso, não espere que os arianos assumam que cometeram algum erro e peçam perdão. Isso nunca vai acontecer.
O que a constelação de Áries representa para este signo?
A constelação de Áries representa a união de dois mundos um tanto diferentes: astronomia e astrologia. No campo astrológico, esse conjunto de estrelas pode influenciar bastante a vida dos nativos arianos, já que tudo o que vem do Universo se transforma em energia através dos signos.
Além disso, a constelação do carneiro teve um papel fundamental na nomenclatura dos signos do zodíaco, especialmente Áries. Desse modo, ela, juntamente com o elemento e o planeta regente, são capazes de oferecer um tipo de vibração que pode afetar nossos comportamentos e atitudes.
Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo