Quem foi Santa Dulce dos Pobres?
Canonizada pelo Papa Francisco em de outubro de 2019, Irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres, foi uma freira brasileira. Baiana, a religiosa ficou conhecido por sua devoção às pessoas mais necessitadas e dependentes de ajuda. Até o momento, foi a última pessoa no Brasil a ganhar o título de santa na Igreja católica.
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes nasceu em 26 de maio de 1914, em Salvador, Bahia. Desde nova, demonstrava interesse em ajudar os pobres e à vida religiosa. Em 1933, entrou para a Congregação de Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, Sergipe.
Tornou-se freira em 13 de agosto de 1933, data litúrgica. Escolheu o nome de Irmã Dulce em homenagem à sua mãe, que tinha o mesmo nome e morreu quando a futura santa tinha apenas sete anos de idade. Para conhecer mais sobre a história da primeira santa brasileira, continue a leitura e descubra mais características sobre Irmã Dulce.
Conhecendo mais sobre Santa Dulce dos Pobres
Santa Dulce dos Pobres tem sua origem com base em uma história de devoção, dedicação e atuação em que irmã Dulce não poupou esforços em ministrar. A ajuda aos pobres foi seu maior oxigênio. Chegou a abrigar 70 pessoas doentes nos fundos do Convento de Santo Antônio. Conheça os conceitos sobre Santa Dulce dos Pobres.
■Origem e história
Irmã Dulce tornou-se freira em 1933, aos 19 anos. Tornou-se professora em seguida, lecionando em um colégio de Salvador. Porém, seu maior interesse era ajudar aos necessitados. A partir de 1935, passou a prestar assistência a comunidades em Alagoas e na Bahia. Fundou o Ciclo Operário da Bahia e mais tarde, inaugurou uma escola pública para operários e seus filhos.
Trabalhou em hospitais, conventos e albergues, prestando atendimento religioso a todos aqueles que precisam de conforto para seus males. Santa Dulce foi pioneira, sendo reconhecida por seus atos de fé e solidariedade perante a tantos que estendiam as mãos a ela.
■Milagres de Santa Dulce dos Pobres
Dentre seus milagres, que foram muitos, Santa Dulce dos Pobres ganhou sua fama após sua morte, em que centenas de pessoas afirmam terem sido ajudadas, curadas e abençoadas pela santa. Etapa que precede à canonização, os milagres da freira foram suficientes para considerá-la venerável ao posto de santa.
O primeiro milagre foi relatado por uma mulher que, ao dar à luz seu filho em 2001, teve forte hemorragia e ficou em estado gravíssimo. Ao receber um padre devoto de Santa Dulce, fez as orações da santa e curou-se diante das palavras.
O segundo e definitivo milagre, que selou a canonização da freira, está relacionado à cura de um homem que voltou a enxergar após 14 anos. Devido a uma conjuntivite que trazia fortes dores, o homem teria sido atendido pela santa, que prontificou-se a trazer alívio a seu sofrimento.
■Canonização
O processo de canonização de Santa Dulce dos Pobres teve origem após o reconhecimento de seu segundo e derradeiro milagre. Após a aprovação do Vaticano, a santa foi declarada venerável pelo Vaticano em 21 de janeiro de 2009. O então papa bento XVI aprovou o decreto de reconhecimento por suas virtudes heroicas.
Em 27 de outubro daquele mesmo ano, Irmã Dulce foi declarada beatificada através de coletiva de imprensa realizada na sede das Obras Sociais Irmã Dulce, na Bahia. Em 22 de maio de 2011, a freira foi oficialmente beatificada e reconhecida como “Bem Aventurada Dulce dos Pobres”.
■O que a Santa Dulce dos Pobres representa?
Santa Dulce dos Pobres foi guerreira e batalhadora por suas causas. Não descansou enquanto não visse que todos aqueles que acolhia estariam sendo beneficiados conforme sua vontade. Sua arte santa em ajudar os necessitados era algo encantador. Fluía de forma natural, através de gestos que poderiam ser considerados sagrados, devido a uma estrutura tão peculiar da visão da freira.
Amada, querida e respeitada, recebeu a admiração dos brasileiros e foi reconhecida internacionalmente por sua dedicação e esforço em prol daqueles que nada tinham na vida. Os relatos das pessoas que um dia a conheceram, são gratificantes através de suas palavras tamanha a expressão que Irmã Dulce passava ao recebê-los. E ainda há relatos de que as pessoas tocadas pela santa, sentiam-se abençoadas e protegidas.
■ Devoção no mundo
Anjo bom da Bahia e santa pelo Vaticano. Assim, Irmã Dulce é venerada pelo Brasil e reconhecida mundialmente por suas ações e bravura pelo mundo. Missionários internacionais reconhecem a importância da obra de Irmã Dulce, assim como, hoje, veem na Santa Dulce dos Pobres o maior teor de que milagres existem e podem ser representados e autenticados.
Com suas obras ganhando repercussão mundial, não demorou para que Santa Dulce dos Pobres fosse vista como uma das maiores referências religiosas na atualidade. Tanto no Brasil como em diversos países.
Oração a Santa Dulce dos Pobres e obter uma graça
Através de palavras proferidas à Santa Dulce dos Pobres, obter graças fará aumentar a confiança em si e a fé na santa. A oração pede proteção e realização ao que deseja alcançar. Com as palavras sagradas, mergulhe seu coração em atos de humildades, sabedoria e compreensão ao que deseja pedir e principalmente na oração.
■Indicações
A oração à Santa Dulce dos Pobres é indicado para qualquer necessidade em que a pessoa se vê para solucionar ou realizar. Por meios das palavras e com concentração de fé e firmeza nas palavras, a oração trará resistência, alívio e satisfação.
Havendo principalmente confiança, a pessoa devota sentirá o coração mais ameno e mente leve, na certeza e credibilidade de que a santa atenderá seus chamados. Antes de iniciar sua oração, esteja liberto e sereno. Firme suas palavras e sinta a irradiação da energia de suas palavras e crença.
■Significado
A oração à Santa Dulce dos Pobres representa, antes de mais nada, amor. Em devoção à santa e por conhecimento de suas causas em prol dos necessitados, as pessoas devotas sabem o quanto devem manter a humildade, esperança, fé e gratidão em suas palavras nas orações à Santa Dulce dos Pobres para obter graças.
■Oração
Senhor nosso Deus
Recordando a vossa Serva Dulce Lopes Pontes,
Ardente de amor por vós e pelos irmãos,
Nós vos agradecemos pelo seu serviço a favor
Dos pobres e excluídos.
Renovai-nos na fé e na caridade,
E concedei-nos a seu exemplo vivermos em comunhão
Com simplicidade e humildade,
Guiados pela doçura do Espírito de Cristo
Bendito nos séculos dos séculos. Amém!
Oração a Bem-Aventurada Santa Dulce dos Pobres
Nesta oração proferida à Santa Dulce dos Pobres, as indicações são condizentes a diversas causas. Seu significado é amor. Falar de Irmã Dulce representa amor e caridade. Em seu vasto significado, é tomar para si o gesto da humildade e compreender que as pessoas precisam de mais devoção e acolhimento aos que sejam desacreditados.
■ Indicações
A oração preza pela união e incentiva as pessoas a viverem como sábios irmãos. Neste momento, deve-se zelar pela fraternidade e bem aventurança, uma vez que seu conteúdo é direcionado para a relação entre pessoas. O objetivo é transmitir afeto, alegria e auxílio a quem precisa.
A oração indica vida. Pede para que não seja esquecida a cumplicidade de carinho, amor e bondade ao próximo. Dentro dos principais conceitos em que viveu Irmã Dulce.
■Significado
O significado desta oração é a aproximação das pessoas. Por meio das palavras dos devotos, é pedir por união, sabedoria, crença e esperança naqueles que um dia se unificarão nos mesmos gestos de sabedoria e reconhecimentos.
Para quem tem fé, não há caminho melhor para reconhecer a santidade de Irmã Dulce em seu mais puro louvor a Deus e às pessoas.
■Oração
Senhor nosso Deus, lembrados de vossa filha, a Bem-aventurada Dulce dos Pobres,
cujo coração ardia de amor por vós e pelos irmãos, particularmente os pobres e excluídos,
nós vos pedimos: dai-nos idêntico amor pelos necessitados; renovai nossa fé e nossa esperança
e concedei-nos, a exemplo desta vossa filha, viver como irmãos, buscando diariamente a santidade,
para sermos autênticos discípulos missionários de vosso Filho Jesus. Amém.
Oração a Santa Dulce dos Pobres por proteção
Para sua proteção e de outras pessoas, a oração de Santa Dulce dos Pobres traz a certeza de que as palavras à santa garantirão a importância e bem estar de sentir-se protegidos. Por meio da fé e confiança, a oração visa trazer àqueles que pedem por intenções, o poder divino de emanar a paz, serenidade e proteção aos espíritos necessitados.
■Indicações
A oração por proteção à Santa Dulce dos Pobres é indicada para o envolvimento em causas de proteção, segurança e paz. Trazendo conforto, esperança e paz no coração daqueles que pedem por cuidados físicos, a oração consiste no poder pleno e certeza de que Santa Dulce dos Pobres zelará pela saúde, paz, união e sabedoria de todos aqueles que tomam o coração como certeza de graças a serem alcançadas.
■Significado
A oração, por meio de seus versos e palavras, traz melhor expressão de que a proteção concedida por Santa Dulce dos Pobres é a certeza da fé e crença por meios das palavras emitidas à santa. Através da confiança plena na realização dos pedidos, a pessoa devota cria expectativas melhores para sua vida, na certeza de que está em bons caminhos e nada deve temer ou abalar sua confiança em Santa Dulce dos Pobres.
■Oração
Deus de misericórdia concede-nos pela vossa graça a virtude da humildade,
para que seguindo os passos da Bem Aventurada Dulce dos pobres,
possamos esquecendo de nós mesmos vencer o nosso egoísmo para buscar o bem e a salvação dos nossos irmãos. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Oração a Santa Dulce dos Pobres por um pedido
Na intenção de seus pedidos, eleve suas palavras à Santa Dulce dos Pobres com firmeza, fé e crença. Para fazer um pedido, concentre-se no que precisa realizar e tenha a certeza de que suas orações serão elevadas e chegarão à santa. Esteja certo que poderá no maior de seus âmbitos a sentir a realização de seus desejos, uma vez que terá seu coração aberto a receber sua graça merecida.
■Indicações
A indicação para a oração é mista. Consiste no ato do pedido, em que a fé e determinação da pessoa devota deve ser colocada como prioridade no alcance da graça desejada. Por meio de palavras que indiquem fervor e louvor à santa, a oração é indicada para diversas causas, acreditando que por mais complexa que seja a situação, o devoto terá a certeza de que terá seu pedido realizado por meio da sabedoria, fé e bondade de Santa Dulce dos Pobres.
■Significado
A oração significa a melhor intenção da pessoa devota em ter sua graça alcançada. Elevando seu espírito e palavras à santa, terá a plenitude e confiança da realização das metas. Mesmo que o pedido seja difícil, o que não é impossível de acontecer, a oração por um pedido à Santa Dulce dos Pobres é o caminho para que o alívio seja bem aventurado e o devoto sinta-se leve, realizado e tenha sua fé cada vez mais forte pela santa.
■Oração
Senhor nosso Deus
Recordando a vossa Serva Dulce Lopes Pontes,
Ardente de amor por vós e pelos irmãos,
Nós vos agradecemos pelo seu serviço a favor
Dos pobres e excluídos.
Renovai-nos na fé e na caridade,
E concedei-nos a seu exemplo vivermos em comunhão
Com simplicidade e humildade,
Guiados pela doçura do Espírito de Cristo
Bendito nos séculos dos séculos. Amém
Novena de orações de Santa Dulce dos Pobres
A dica é para que a novena tenha início sempre dia 13 de cada mês e siga até o dia 21. A oração inicial deve ser feita todos os dias. Em seguida, inicia-se a leitura e reza para cada um dos nove dias. Neste momento, encha seu coração de esperança, alegria, fé e otimismo, para que suas palavras ganhem louvor e cheguem à Santa Dulce dos Pobres com todas as suas intenções.
■Indicações
A intenção da novena é percorrer diversos caminhos aos assuntos que mais se destacam na vida e na sobrevivência. Envolvem proteção, aproximação, união, paz, amor, auxílios e pedidos que fazem a expectativa dos devotos serem as maiores de suas intenções. Para o alcance das graças, mantenha sua fé e crença, seja firme e tenha propósito em seus pedidos à santa.
■Como orar a novena
Como a novena representa nove dias ou nove horas, convém iniciá-la neste horário a cada dia 9. Porém, não é uma regra, apenas uma simbologia atrelada ao termo. Mantenha suas palavras firmes à Santa Dulce dos Pobres. Faça em voz alta ou mentalmente. O que importa é sua fé e crença.
Mantenha a privacidade do local durante as orações. Faça na igreja, sozinho ou em grupos, ou em sua casa. Nunca deixe de terminar a novena. Não há punições ao interrompê-la, mas completando as orações, terá benefícios espirituais.
■Significado
A novena de Santa Dulce dos Pobres significa a exaltação da fé do devoto pela santa. É um encontro de devoção entre as orações e Santa Dulce dos Pobres. Independente das intenções, gera afeto, amor e cumplicidade ao que se deseja alcançar ou pedir por algo.
■Oração inicial
Ó Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento, venho por meio desta novena e adoração, seguindo o exemplo de irmã Dulce, o anjo bom do Brasil, que passava noites e noites na vossa presença, interceder e rezar pelos mais necessitados tanto de bens materiais como de bens espirituais. Quero, por isso, recorrer à intercessão desta vossa serva, a bem aventurada Dulce dos Pobres, para que vós, Senhor, possais olhar para a pobreza da minha alma, que se inclina diante da vossa misericórdia para pedir aquilo que necessito (fazer o pedido).
■Dia 1
Ó Pai criador de todas as coisas, que nos chama a perfeição por meio do seu Filho Jesus Cristo, concede-nos a graça de vivermos a vocação de filhos de Deus para que servindo a vós na vossa Igreja e nos irmãos, possamos contribuir com o nosso sim, a exemplo de Maria e da bem-aventurada Dulce, na realização do vosso projeto de salvação. Amém.
■Dia 2
Ó Deus, Pai de bondade, livrai-nos do egoísmo e das ilusões deste mundo, para que atendendo ao chamado do vosso Filho, a exemplo da bem aventurada Dulce, possamos ser sensíveis às necessidades espirituais e corporais dos nossos irmãos, ajudando através da nossa conversão na construção do seu projeto de salvação no mundo. Por Cristo Nosso Senhor. Amém. Reze: 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.
■Dia 3
Senhor dá-nos a graça de que por meio da vida de oração e da intimidade convosco, experimentando o seu amor e escutando a sua Vontade, através da meditação da vossa Palavra, possamos aprender a amar e servir a vós e aos irmãos com a nossa vida, transmitindo aquilo que nos concede por meio da oração. Amém.
■Dia 4
Ó Deus de bondade, faz-nos ouvintes atentos da vossa Palavra de Vida para que nos tornando discípulos do vosso Filho Jesus, possamos a exemplo da Bem aventurada Dulce anunciá-lo com a nossa vida e os nossos gestos, edificando, assim, o vosso reino de paz, justiça e solidariedade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém
■Dia 5
Ó Senhor infundi em nossa alma o desejo de buscar constantemente alimentar a nossa vida no amor de Cristo, oferecido na eucaristia, para que a exemplo da Bem aventurada Dulce, possamos fortalecidos pelo vosso amor, amar sem limites o nosso irmão ao ponto de entregarmos a nossa vida pela sua salvação
■Dia 6
Senhor nosso Salvador aumenta a nossa esperança nas vossas promessas de Vida plena para que, confiando no vosso amor possamos transformar por meio da fé, como a bem aventurada Dulce, o impossível para nós em possível para vós. Amém.
■Dia 7
Deus de misericórdia concede-nos pela vossa graça a virtude da humildade, para que seguindo os passos da Bem Aventurada Dulce dos pobres, possamos esquecendo de nós mesmos vencer o nosso egoísmo para buscar o bem e a salvação dos nossos irmãos. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
■Dia 8
Ó Senhor, nosso salvador, que dispusestes as graças necessárias para a nossa salvação por meio da sua Igreja. Fazei com que nós, seguindo os passos da bem aventurada Dulce através da confiança plena no vosso amor, possamos superar as dificuldades da vida com serenidade, não deixando que o desespero tome conta do nosso coração. Amém.
■Dia 9
Ao finalizar a novena, agradeça à santa Dulce dos Pobres por cada dia e hora em que proferiu as palavras. Esteja certo que, com o fervor de suas palavras e fé, terá mais espiritualidade e viverá em paz com seus préstimos.
■Oração final
Senhor da Igreja, impulsiona-nos a viver o nosso batismo, como viveu a bem aventurada Dulce, para que consagrando a nossa vida ao Senhor, possamos trabalhar para a nossa salvação e a do nosso irmão, realizando, assim, o projeto de amor, que o nosso Deus preparou para toda a humanidade. Amém.
Orações do terço de Santa Dulce dos Pobres
O terço de Santa Dulce dos Pobres consiste em fortalecer a aproximação da pessoa devota à santa. Para tanto, a fé é imprescindível e a firmeza nas orações deve ser feita com louvor e adoração. Em um local reservado e em silêncio, inicie a oração do terço e eleve suas palavras no mais alto nível de perseverança, fé gratidão.
■Indicações
O terço consiste em diversas situações. Para pedidos, orações, agradecimentos ou outras intenções, o devoto deve direcionar suas palavras no foco do que deseja alcançar. Em maneira de elevar as preces, mantenha a concentração e busque o caminho que deseja.
■Como orar o terço
Em um local privado e silencioso, concentre nas orações. Sozinho ou em grupo, em casa ou na igreja, faça as orações de forma coerente, mantendo o louvor das palavras. Ore em voz alta ou mentalmente, sempre com suas intenções de louvor.
■Significado
A oração do terço de Santa Dulce dos Pobres significa paz, grandeza espiritual, fé, amor e devoção. Através das orações e palavras proferidas, consiste em trazer tranquilidade e alívio para causas diversas. Entre as palavras santas, a intenção é o agradecimento ou pedidos para alcançar graças.
■Sinal da Cruz
Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
■Oração Pai Nosso
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Amém.
■As 3 Ave Maria
Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Amém.
■Glória ao Pai
Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre.
Amém.
■Oração inicial
Senhor nosso Deus, lembrados de vossa filha, a Bem-aventurada Dulce dos Pobres, cujo coração ardia de amor por vós e pelos irmãos, particularmente os pobres e excluídos, nós vos pedimos: dai-nos idêntico amor pelos necessitados; renovai nossa fé e nossa esperança e concedei-nos, a exemplo desta vossa filha, viver como irmãos, buscando diariamente a santidade, para sermos autênticos discípulos missionários de vosso Filho Jesus.
Amém.
■Primeira dezena
Na primeira dezena contemplamos a caridade de Santa Dulce do Pobres.
Santa Dulce dos Pobres, agradecemos seu serviço e louvor. Em nome de Jesus, renovai-nos na fé e na caridade, e concedei-nos a seu exemplo, vivermos em comunhão, com simplicidade e humildade, guiados pela doçura do Espírito Santo de Deus.
Continue, Santa Dulce, continue sempre a nos abençoar com sua resiliência, caridade e devoção a Deus.
■Segunda dezena
Na segunda dezena contemplamos o amor de Santa Dulce dos Pobres pelos necessitados.
Santa Dulce dos Pobres, agradecemos seu serviço e louvor. Em nome de Jesus, renovai-nos na fé e na caridade, e concedei-nos a seu exemplo, vivermos em comunhão, com simplicidade e humildade, guiados pela doçura do Espírito Santo de Deus.
Se houvesse mais amor, o mundo seria outro. Ajude-nos a proteger e ajudar os pobres e necessitados.
■Terceira dezena
Na terceira dezena contemplamos a dedicação da Santa Dulce dos Pobres pelos enfermos.
Santa Dulce dos Pobres, agradecemos seu serviço e louvor. Em nome de Jesus, renovai-nos na fé e na caridade, e concedei-nos a seu exemplo, vivermos em comunhão, com simplicidade e humildade, guiados pela doçura do Espírito Santo de Deus.
Agradecemos o seu serviço e pedimos sua intercessão na cura dos enfermos.
■Quarta dezena
Na quarta dezena contemplamos a simplicidade e humildade de Santa Dulce dos Pobres.
Santa Dulce dos Pobres, agradecemos seu serviço e louvor. Em nome de Jesus, renovai-nos na fé e na caridade, e concedei-nos a seu exemplo, vivermos em comunhão, com simplicidade e humildade, guiados pela doçura do Espírito Santo de Deus.
Santa Dulce dos Pobres, pela intercessão de Maria, guia-nos no caminho da humildade, simplicidade e fé.
■Quinta dezena
Na quinta dezena socorremos à Santa Dulce dos Pobres para proteção dos desalojados.
Santa Dulce dos Pobres, agradecemos seu serviço e louvor. Em nome de Jesus, renovai-nos na fé e na caridade, e concedei-nos a seu exemplo, vivermos em comunhão, com simplicidade e humildade, guiados pela doçura do Espírito Santo de Deus.
Santa Dulce dos Pobres, você quem lutou em favor dos pobres e desalojados, nos ajude a ter um teto sobre nossas cabeças e comida em nossas mesas.
■Oração final
Pela luz do Espírito Santo, e pela intercessão da Virgem Maria, socorremos à Santa Dulce dos Pobres para alcançarmos a paz, a humildade e o socorro aos pobres, enfermos e necessitados. Em nome de Jesus, pedimos a sua proteção.
Como fazer uma oração de Santa Dulce dos Pobres corretamente?
Para fazer corretamente a oração de Santa Dulce dos Pobres, concentre-se. Profira suas palavras com fé, amor e gratidão. Eleve seus pensamentos à santa, a Deus e àqueles que deseja pedir por proteção ou outras intenções. Tenha fé e acredite no poder das palavras e na bondade da santa.
Demonstre sua sabedoria sobre as obras de Irmã Dulce. Cultive o afeto e lembre-se que o foco é a ajuda aos necessitados. Siga os méritos que Irmã Dulce obteve em sua vida e procure por caminhos que elevem seu espírito e seu estado de benevolência.
Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.