Considerações gerais sobre o chá de valeriana
Já ouviu falar do chá de valeriana? Conhecida como uma planta medicinal, é muito usada devido a seus altos poderes de cura. Rica em nutrientes e propriedades naturais como calmantes, tem efeito relaxante e sedativo. Consumida sob várias formas, o chá da planta é indicado no combate à insônia, tensões ou maiores agitações emocionais.
Da planta, é utilizada a raiz para comprimidos e o chá. Fácil de encontrada, está disponível em supermercados, lojas de produtos naturais, feiras livres e plantações próprias. Em farmácias de manipulação, é usada em compostos e gêneros medicinais.
A Valeriana, parte utilizada, para que serve e o chá de valeriana
A valeriana é um derivado da Valeriana Oficinallis. Possui ácidos naturais que agem no organismo de forma relaxante, em que pode ser indicada para o sistema neurológico e cognitivo. Suas funções são benéficas e ajudam a conter os estados emocionais extrapolados. Para conhecer mais os poderes para extrair o melhor da planta, prossiga com a leitura e descubra o que ela pode proporcionar à saúde.
■O que é a Valeriana
A valeriana é uma erva medicinal composta por propriedades benéficas que induzem o corpo á melhores resultados para a saúde. Muito indicada como calmante natural, a planta contém característica que, consumida como chá, pode aliviar sintomas que interferem ao bom desempenho corporal.
Aos que sofrem de insônia, é excelente dica. Para quem sofre de problemas de concentração. É bastante indicada para equilibrar os níveis de foco de atenção. A quem precisa de mais controle emocional, pode fazer uso para sentir-se mais aliviado.
■A parte utilizada da planta
Para o chá, usa-se a raiz. É nesta parte que estão concentrados os ácidos naturais em que são atribuídos os poderes de auxílio e cura que a planta contém. Por isso e por se tratar de um vegetal com influentes ações para o organismo, é vista como um fitoterápico. Mas seu uso deve ser acompanhado por profissionais especializados.
Para que haja equilíbrio e a planta possa garantir resultados esperados, é necessário dosar o consumo, a fim de que seus efeitos possam agir com equilíbrio, afastando contra indicações de possíveis super dosagens.
■Para que serve a valeriana e como atua
A valeriana serve para combater sintomas como dores ou incômodos nas mulheres por menopausa e TPM. Mas, sua atuação principal é para casos de ansiedade, nervosismo, estresse e suas consequências como a insônia. Com efeitos relaxantes e leve sedação, a planta induz a melhores sensações após o consumo moderado do chá.
Para isso, vale lembrar que o consumo deve ser acompanhado por médicos ou especialistas em terapias medicinais. A planta é eficaz e suas ações interagem com equilíbrio e eficácia no corpo. Se possui sintomas de alterações emocionais, é boa dica fazer uso do chá da valeriana. Prossiga na leitura e confira como fazer uso do chá e aproveitar seus benefícios para mais qualidade de vida.
■Como tomar o chá de Valeriana
Para o chá valeriana, é utilizada a raiz da planta. Nesta parte, estão concentrados os benefícios e eficácia que a erva induz ao corpo. Para fazer seu chá, sugere-se fazer com as raízes secas e obter os benefícios do vegetal.
O preparo do chá é rápido e não requer maiores trabalhos. Tome nota e siga os passos a seguir.
- 300 ml de água
- Uma colher de sopa de raízes secas de valeriana
Ferva a água e adicione a raiz seca. Deixe ferver por até dez minutos. Apague o fogo e deixe abafado por mais 15 minutos. Coe e sirva-se. Aconselha-se a beber antes de dormir, para que o chá possa agir durante o sono.
■Cápsulas de valeriana como alternativa ao chá
Em outra opção, é possível consumir a valeriana através de cápsulas. Em farmácias de manipulação, você pode encomendar as cápsulas através de receituário médico. Importante seguir as prescrições recomendadas e utilizadas da maneira correta conforme a dose recomendada. Veja as sugestões para uso das cápsulas a seguir.
- Para insônia, tome uma cápsula antes de dormir
- À ansiedade ou estresse, tome três cápsulas ao dia sem estar em jejum
- Mulheres na menopausa devem ingerir o produto por três vezes ao dia. O tratamento deve ser seguido por oito semanas
- Auxiliando na menstruação, as mulheres devem tomar três vezes ao dia, com resultados eficientes para o segundo ciclo menstrual
Entretanto, siga recomendações médicas e busque orientações para incluir as cápsulas em seu uso no cotidiano.
Os benefícios do chá de valeriana
O chá de valeriana auxilia no tratamento de alguns problemas físicos. Além de ser indicada para sintomas emocionais, a planta pode ser consumida como chá para outros alívios como redução de sintomas da menopausa, cólicas menstruais e também possui excelentes efeitos para equilibrar a coordenação motora. A quem tem problemas cognitivos, pode combater e prevenir doenças degenerativas. Saiba mais em que o chá pode ajudar.
■Combate a insônia
Contra insônia, o chá de valeriana pode contribuir para acabar com este problema. Se você sofre deste mal, faça uso do chá e de preferência antes de dormir. Devido a seus poderes relaxantes, o chá fará efeito durante o sono e trará maiores sensações de calma e alívio emocional.
Com efeito sedativo que o chá proporciona, você terá noites mais tranquilas e sentirá calma sobre qualquer distúrbio emocional. Mas, vale a pena frisar para que obtenha orientação médica antes de usar o chá. Siga prescrições médicas se estiver em tratamento contra insônia. O chá age como um complemento e não tem poder de cura.
■Reduz estresse e ansiedade
É ótimo complemento para reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Se você passa por situações que causem estas consequências, o chá de valeriana poderá auxiliar a se sentir mais tranquilo. Fazendo uso moderado do chá, notará sensações melhores para tornar seus dias melhores.
Para combater estes incômodos, é necessário buscar equilibrar os sentimentos emocionais. Assim terá resultados melhores sobre o chá. Porém, fica uma dica. Se precisar recorrer a tratamentos médicos contra os problemas, siga o uso de medicamentos e converse com o médico sobre o consumo da bebida em seu dia a dia.
■Alivia sintomas de TPM
Para este problema casual, as mulheres podem fazer uso do chá de valeriana. Devido aos efeitos tranquilizantes, o chá será benéfico para combater irritabilidade e outras sensações provocadas pelo período pré menstrual.
Faça o uso regular da bebida, mantendo o consumo moderado para que surtam os efeitos desejados. Porém, é necessário medir a dosagem, para que os resultados não fiquem abaixo do que o chá pode proporcionar. No mais, busque auxílio médico para melhores condições de saúde.
■Alivia sintomas de menopausa
Às mulheres que chegaram ao período da menopausa, o chá de valeriana ajuda a aliviar os sintomas incômodos deste período. Para livrar-se das sensações de calor, irritabilidade, estresses e falta de coordenação motora, a valeriana age como remédio natural para equilibrar o sistema nervoso central.
Para isso, a dica é manter a calma e usar o chá regularmente para beneficiar-se com os efeitos positivos. Em geral, os resultados aparecem após a primeira semana de consumo e com isso, as mulheres poderão sentirem-se mais relaxados com o momento de alterações hormonais.
■Alivia cólicas menstruais
Não há nada pior do que dores, inchaços e cólicas causadas pelo período menstrual. Para isso, o chá de valeriana pode combater as consequências desta fase. Faça uso da bebida durante a fase e sinta que os benefícios te farão sentir-se melhor dos incômodos.
Continue com o consumo durante o ciclo menstrual, para aproveitar os benefícios do chá durante todo o processo da fase orgânica. No mais, busque auxílio médico se os efeitos menstruais tornarem-se mais intensos.
■Controle do déficit de atenção e hiperatividade
Como o chá produz efeito tranquilizante, para pessoas que possuem déficit de atenção ou problemas de concentração motora, a bebida pode ajudar a trazer o foco de volta. Auxiliando no sistema nervoso central e contribuindo para afastar efeitos de hiperatividade ou desconcentração motora.
Para tanto, faça o uso moderado do chá de valeriana e siga prescrições médicas para melhorar as funções cognitivas do cérebro. Para auxiliar no problema, consulte especialistas médicos para otimizar os resultados.
■Protege a saúde do cérebro e melhora a concentração
Evitando possíveis doenças degenerativas como Parkson ou Alzheimer, o chá de valeriana fortalece a saúde cerebral equilibrando os níveis de concentração e reduzindo possíveis desconcentrações e perda de memória.
Por meios de suas raízes, o chá reúne as excelentes propriedades que acalmam, tranquilizam e equilibram os níveis de estabilidade emocional. Importante manter atividades cerebrais como leitura, exercícios práticos de coordenação motora e outros meios para incentivar as atividades cerebrais.
Efeitos colaterais e quem não deve consumir o chá de valeriana
O chá de valeriana é dica excelente ao que propõe. Aqui, você entendeu em que a bebida pode beneficiar o corpo e principalmente o cérebro. Mas, é necessário atenção e cuidado no consumo do chá de valeriana. Em excesso, a bebida pode causar incômodos estomacais e quedas bruscas de pressão arterial. Para saber mais, continue a leitura a seguir.
■Efeitos colaterais do chá de valeriana
Sobre os efeitos colaterais do chá de valeriana, a sensação de sono e moleza são as mais relatadas por seus usuários. Por isso, é indicado tomar a bebida preferencialmente antes de dormir, para que seus efeitos naturais possam agir durante o sono.
O chá possui efeitos relaxantes que podem fazer adormecer a qualquer momento, se ingeridos durante o dia. Portanto, siga as dicas descritas e procure orientação médica caso os efeitos da bebida sejam mais intensos e tragam desconforto.
■Pessoas que fazem o uso de sedativos
Para quem faz uso de sedativos como remédios de tarja preta, não devem fazer uso do chá de valeriana. Como chá possui efeitos naturais para tranquilizar, a combinação dos dois elementos podem trazer resultados desagradáveis como baixa de pressão arterial, confusão mental ou sintomas mais graves como depressão e alucinações. Se desejar saber mais sobre o consumo do chá, converse com um profissional médico para obter mais informações.
■Pessoas que sofrem de pressão alta
A quem sofre de pressão alta, a dica é tomar cuidado com o consumo do chá de valeriana. Mesmo tendo propriedades que acalmam, a planta pode surtir efeito contrário no tratamento contra este problema. Portanto, se fizer uso da bebida, faça com moderação e peça orientações médicas para auxiliar o uso em seu dia a dia.
■Gestantes e Lactantes
Mulheres grávidas ou que estão amamentando, não devem tomar o chá de valeriana. A bebida pode afetar o metabolismo do bebê e causar alterações no leite materno. Às crianças, pode ser indicado para crianças a partir de três anos de idade. Para mais detalhes, converse com pediatras ou obstetras durante as consultas e avaliações pré-natal.
Outras bebidas que auxiliam no controle da ansiedade
Além do chá de valeriana, há outras bebidas que contribuem para melhores sensações de tranquilidade e conforto natural. Certamente, você já deve ter tomado um chazinho de camomila, erva cidreira ou chá de São João. E claro, não deve ter dispensado um copo de suco de maracujá bem geladinho. Confira a seguir o que estas bebidas trazem de bom a seu organismo.
■Chá de camomila ou erva cidreira
Estes chás são potentes aliados para relaxar e tranquilizar. Em saquinhos ou por suas folhas, são deliciosos e com excelentes efeitos para o organismo. Naturais, podem ser consumidos no dia a dia, porém sem maiores efeitos ou indicações que o chá de valeriana possui. Tomados como amenizadores eficientes e leves para situações de agitação emocional, propiciam mais calma e ajudam a dormir de forma mais tranquila e suave.
■Chá de erva de São João
Tão eficiente quanto a valeriana, esta planta também contribui ao bem estar e melhores sensações para sentir-se tranquilo. E contem maiores poder bioativos para gerar resultados eficazes contra ansiedade, estresse e desequilíbrio emocional. Faça o uso do chá antes de dormir e sinta os efeitos positivos que trará a você. Tenha mais qualidade de vida.
■Suco de maracujá
O suco de maracujá dispensa apresentações. A fruta é um tranquilizante saboroso e pode ser consumida várias vezes ao dia. Mas, tomar um bom copo do suco de maracujá também ajuda a te deixar tranquilo, calmo e sereno. E para os dias mais quentes, o suco de maracujá é refrescante e também muito nutritivo com seu efeito de saciedade.
O chá de valeriana emagrece?
Como todo chá é diurético e também tem o objetivo de limpar o organismo, as infusões eliminam toxinas e gordura acumulada no trânsito sanguíneo. Órgãos como fígado, rins e pâncreas são altamente beneficiados, ganhando melhores desempenhos na limpeza corporal. Sem contar que o trânsito intestinal terá melhor funcionamento, já que os chás influenciam no sistema digestivo.
Por ser eficiente no auxílio a patologias como ansiedade, estresse e insônia, o chá de valeriana pode ser eficaz para acabar com estes males de forma natural. De forma gradativa, porém com prazo médio, o chá alivia sintomas indesejados causados por TPM, menopausa e depressão. Entretanto, frisamos outra vez a necessidade de consultas médicas antes de iniciar o hábito da bebida na rotina do dia a dia.
Mas, é importante o usuário seguir recomendações médicas antes de consumir o chá. O excesso da bebida pode causar efeitos contrários, uma vez que é sugestivo ser consumido antes de dormir. Por isso, adote o chá de valeriana em seu dia a dia. Para aliviar suas tensões diárias, uma boa xícara de chá equilibrará seu organismo e trará mais conforto na hora de dormir ou relaxar. Siga as dicas prescritas neste artigo e aproveite os benefícios do chá de valeriana.
Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.