Por que conhecer os símbolos do Reiki?
Os símbolos Reiki são sagrados e essenciais no exercício dessa prática de origem milenar. Portanto, a pessoa responsável por aplicá-la deve conhecer profundamente a história desses símbolos, seus efeitos e benefícios.
Cada um deles tem objetivos específicos, finalidades próprias e captam um tipo diferente de energia do Universo. Assim, a pessoa responsável por mentalizar os símbolos precisa saber a hora certa de usar cada um deles.
Nesse sentido, o conhecimento dos símbolos é uma parte vital do estudo da aplicação desta técnica. Portanto, ele se torna indispensável para as pessoas que pretendem se tornar bons profissionais do Reiki. Continue lendo para saber mais sobre os símbolos.
Conhecendo o Reiki
Para conhecer a fundo o que é o Reiki, é preciso entender seus fundamentos e saber qual é a sua história. Diante disso, coisas como a origem, o desenvolvimento e o objetivo devem estar na introdução. Continue lendo para conhecer mais.
■O que é Reiki?
O Reiki apresenta-se como um tipo de medicina alternativa, tratamentos que não utilizam os remédios e drogas convencionais no tratamento de doenças. Portanto, enquadra-se na pseudociência.
A técnica baseia-se na transmissão da energia vital do universo por meio das mãos, pelas mãos do mestre Reikiano. Assim, o profissional transmite a energia das mãos para o corpo do paciente por meio dos símbolos Reiki.
Como resultado, o corpo, a mente e as emoções de quem recebe essa energia entram em equilíbrio. O Reiki pode servir de complementação em tratamentos de saúde, mas também pode ajudar a alcançar o bem-estar e o alívio do estresse.
■História do Reiki
A história do Reiki começa no Japão, onde o budista Mikao Usui teve uma revelação mística que deu a ele conhecimento e poder. Além disso, ele dizia que era capaz de transmitir essa energia, que ele chamou de Reiki, para outras pessoas.
Eventualmente, ele ensinou a técnica a outras pessoas, espalhando esse novo saber, que continuaram a praticar e estudar os símbolos Reiki, depois de sua morte em 1926. Depois disso, a expansão se tornou ainda maior.
O médico naval Chujiro Hayashi, colega de Usui, abriu sua própria clínica depois da morte do mestre. No seu estabelecimento, ensinou a técnica à norte-americana Hawayo Takata que difundiu o Reiki no ocidente.
■Fundamentos do Reiki
Enquanto idealizava o Reiki e pensava em quais seriam os fundamentos da técnica, Mikao Usui se deparou com os escritos do imperador japonês Meiji. Assim, ele se baseou na produção dessa figura imperial para consolidar os princípios do Reiki.
Agrupando as informações dos trabalhados do Imperador, Usui formulou os cinco princípios do Reiki. As frases são como mandamentos que devem ser seguidos para garantir a boa prática da técnica, além do conhecimento dos símbolos Reiki.
Os comandos pedem para as pessoas não se zangarem, não se preocuparem, serem gratos, trabalharem com cuidado e serem gentis com as pessoas.
Níveis do Reiki
Antes de mais nada, no estudo do Reiki os seus níveis precisam de classificação e apresentação. De acordo com a técnica de Reiki tradicional do mestre Usui, existem 4 níveis: nível 1, 2, 3 e 3 Mestrado. Confira abaixo.
■O que são níveis do Reiki
Os níveis Reiki são como etapas de estudo, níveis em que o profissional precisa avançar para se tornar um bom profissional e aplicar os símbolos Reiki com excelência.
Assim, nessas quatro etapas de estudo o aluno em treinamento aprende cada vez mais sobre a técnica, ficando mais próximo de se tornar um mestre Reikiano. Dessa forma, o esquema garante que no fim os mestres estarão capacitados e experientes.
Por isso, é preciso muito estudo e dedicação das técnicas e símbolos, além de conhecer o Reiki em toda a sua história, teoria e prática.
■Nível 1
A princípio, existe a introdução do nível um dos estudos para se tornar um mestre Reikiano. Este nível, chamado de Shoden, garante as preparações iniciais do próprio aluno para que no futuro ele seja um bom canal de condução para a energia.
Por isso, antes de mais nada, a primeira etapa vai garantir que o aluno consiga alcançar a harmonia e o equilíbrio em seu próprio corpo. Assim, ele é instruído com as técnicas da autoaplicação dos símbolos Reiki.
Enfim, depois de conseguir realizar uma limpeza de energia e atingir o equilíbrio desejado e passar pelo ritual de iniciação, o aluno está pronto para avançar de nível.
■Nível 2
O nível 2, também conhecido como Okuden, é a fase em que o aluno precisa fazer um exercício mental de transformação. Então, essa etapa corresponde à mudança interna de quem vai aplicar os símbolos Reiki.
A fim de ser um bom condutor de energia e de ser capaz de levar equilíbrio às outras pessoas por meio da técnica, o aluno passa por um período de mentalização e reflexão. Portanto, aqui colocam-se em prática os cinco princípios ou fundamentos do Reiki. Eles promovem a boa conduta, a gentileza e a gratidão.
■Nível 3
O nível 3, chama-se Shinpiden, quando o aluno em treinamento já está mais amadurecido e entende o poder transformador dos símbolos Reiki. Assim, instala-se um forte sentimento que o impulsiona a querer ajudar as outras pessoas.
Dessa forma, finalmente eles se tornam capacitados a começar a aplicação da técnica em outras pessoas. Portanto, aprendem a transmitir e servir de canal para a energia. A princípio, a aplicação da técnica é feita apenas em familiares ou amigos, mas também são feitas aplicações a distância e em grupos de pessoas.
■Nível 3 Mestrado
Por último, tem-se o último nível do curso para os estudos e ensinamentos do Reiki, o Gokukaiden. Esta etapa do estudo faz do aprendiz um mestre Reikiano capaz de não só aplicar a técnica em outras pessoas, mas também de formar outros mestres.
Logo, este momento também se mostra como uma etapa de evolução, reflexão e conhecimento. Como resultado, o indivíduo formula questionamentos e respostas a respeito da vida, do tempo e do equilíbrio. Após passar por todas as etapas, seguir os ensinamentos e aprender a prática e a teoria, o mestre Reikiano está pronto para fazer o bom uso dos símbolos Reiki.
Entendendo símbolos do Reiki
Os símbolos Reiki são uma parte fundamental da aplicação dessa técnica de medicina alternativa. Portanto, os futuros mestres Reikianos precisam entender o que são esses símbolos e como eles funcionam. Confira a seguir.
■O que são símbolos do Reiki?
Os símbolos Reiki compõem a parte prática da aplicação da técnica. Eles são como portais para canalizar e transmitir por meio das mãos a energia do vital no universo. No seu significado, eles carregam diferentes preceitos e sensações diferentes que vão ser aplicadas pelo mestre Reikiano em situações também diferentes.
Dessa forma, a energia consegue ser canalizada pelo mestre para ser utilizada. Assim, os símbolos são a ferramenta principal da prática do Reiki, o instrumento de trabalho essencial para garantir a condução de energia entre o mestre Reikiano e o paciente.
■Como funcionam os símbolos do Reiki?
Primeiramente, o mestre Reikiano deve ter conhecimento profundo sobre os símbolos Reiki. Assim, ele pode fazer uso deles durante a prática do Reiki e conduzir o paciente a harmonia e ao equilíbrio.
Para isso, o mestre Reikiano vai mentalizar ou desenhar os símbolos para atrair a energia desejada naquele momento. Como resultado, uma espécie de porta é aberta, por onde a energia vital do universo vai passar.
Por fim, mentalizando o símbolo desejado, o mestre Reikiano vai direcionar esse fluxo de energia conquistado para qualquer parte do corpo do paciente.
1º símbolo CHO KU REI
Para aplicação da técnica, precisa-se conhecer cada um dos símbolos Reiki. Primeiramente, tem-se o CHO KU REI que possui nível específico, significado, e com toda a certeza, finalidade e benefícios. Continue a leitura para saber mais.
■Nível
O primeiro e mais popular dos símbolos Reiki é o CHO KU REI. Ele costuma ser ensinado aos alunos no nível dois do curso para se tornar um mestre Reikiano.
O nível dois chama-se Okuden, quando o aluno passa pela transformação mental e começa um processo de amadurecimento espiritual. Entretanto, a depender do mestre que está ensinando a técnica, este símbolo também pode ser ensinado no nível um.
O nível um, chamado de Shoden, é quando o aluno prepara o próprio corpo para se tornar um bom condutor de energia vital universal.
■Significado
O símbolo CHO KU REI, é o mais popular e mais utilizado entre os símbolos Reiki. Seu significado se traduz na frase “Ponha todo o poder do universo aqui”. Assim, é um símbolo sobre poder, controle e condução.
Dessa forma, se torna muito importante não só para o mestre que o aplica, mas também para o paciente que o recebe. Afinal, o poder e o controle importam muito na aplicação, pois ela lida com a condução de uma forte energia que deve manter-se sob controle durante a sua condução.
■Finalidade
Entre os símbolos Reiki existe o CHO KU REI, que atua na esfera de poder do paciente. Ele é capaz de liberar uma grande energia que é responsável por trazer equilíbrio ao indivíduo que a recebe, objetivo que é a principal finalidade do Reiki.
Ele ajuda também na retenção de energia, auxiliando não só o mestre Reiki na aplicação, mas também o paciente. Segurando essa energia no seu corpo a fim de alcançar o equilíbrio. Além disso, esse poderoso símbolo ainda ajuda a aumentar a eficácia da aplicação dos outros três símbolos da técnica Reikiana.
■Benefícios
Os benefícios da aplicação dos símbolos Reiki com toda a certeza são vários. Primeiramente, este aqui vai auxiliar na obtenção do equilíbrio do campo de energia do paciente que recebe a energia. Além disso, é um símbolo de proteção que atua na conservação de energia, guardando o paciente e preservando o seu próprio campo de energia.
O CHO KU REI também serve para ajudar a reforçar relacionamentos que encontram-se com a energia instável. Além disso, também age muito bem para curar lesões e diminuir dores corporais mais brandas ou mais intensas no corpo.
2º símbolo SEI HE KI
O segundo símbolo Reiki chama-se SEI HE KI. Ele é ensinado em um nível específico dos quatro níveis de estudo. Dessa forma, o mestre aprende o seu significado, sua finalidade e seus benefícios. Continue lendo para conhecê-lo.
■Nível
O segundo dos símbolos Reiki, o SEI HE KI, é ensinado no nível dois do treinamento para se tornar um mestre Reikiano. Portanto, nessa etapa o aprendiz ainda está no meio da sua jornada. No segundo nível do curso, o aprendiz está se preparando para transformar o seu corpo em um recipiente para a energia vital do universo. Esta, será canalizada com a ajuda dos símbolos.
Assim, nesse segundo nível são ensinados os dois primeiros símbolos dos quatro existentes no Reiki, primeiro o CHO KU REI e em seguida o SEI HE KI.
■Significado
O significado do segundo entre os símbolos do Reiki é ligado à conexão com Deus e com o Universo. A frase sugere uma porta para o universo ou até mesmo um encontro com o divino.
Ele se origina de uma palavra japonesa utilizada na religião budista para mentalizar e meditar. Portanto, pode-se dizer que o budismo tem muita influência na prática do Reiki tanto nos símbolos quanto em seus ensinamentos.
A importância do significado deste símbolo serve, antes de mais nada, para alertar a responsabilidade da aplicação desta técnica e dos próprios símbolos Reiki.
■Finalidade
A finalidade do segundo entre os símbolos Reiki é trazer purificação e harmonia para o campo de energia do paciente. Assim, este símbolo responsabiliza-se por remover impurezas indesejadas e harmonizar o corpo.
Além disso, este símbolo pode ajudar em mudanças radicais como a eliminação de pensamentos negativos que atraem coisas ruins. Também ajuda na atração de pensamentos positivos que vão trazer coisas boas. Enfim, este é um símbolo muito versátil e tem diferentes utilidades, mas com toda a certeza a principal delas é garantir que o paciente seja purificado, a fim de alcançar a harmonia espiritual desejada.
■Benefícios
Os benefícios da aplicação desse segundo signo dos símbolos Reiki são muitos, pois além de ser muito poderoso ele também é muito versátil. Assim, ao receber a energia canalizada por ele, o paciente só tem a ganhar.
Primeiramente, ele vai ajudar na harmonização e na purificação do campo de energia do paciente. Além disso, também remove energias pesadas, que também podem ser chamadas de encostos espirituais. Por fim, o SEI HE KI também vai ajudar o paciente a lidar melhor com os seus sentimentos, desejos e sensações. Dessa forma, os pensamentos se tornaram mais limpos e fluidos.
3º símbolo HON SHA ZE SHO NEN
O terceiro símbolo Reiki chama-se HON ZE SHO NEN. É o nome mais elaborado e maior entre os símbolos. Abaixo estão algumas especificações sobre ele, como o nível em que é ensinado, significado, finalidade e benefícios.
■Nível
O terceiro dos símbolos Reiki é ensinado no nível dois dos estudos para se tornar um mestre Reiki. O HON SHA ZE NEN é introduzido na segunda fase de formação quando o aprendiz já passou pela primeira fase de preparação.
Portanto, na segunda fase, ou nível, chamada de Okuden o aluno já tem a introdução e também já preparou o seu corpo para receber a energia. Assim, pode praticar o uso deste símbolo. É importante atentar-se a essas regras de ensino e não pular etapas, pois cada uma delas foram pensadas para alcançar o melhor resultado no estudo do Reiki.
■Significado
O significado do terceiro dos símbolos Reiki é sobre o tempo. Aliás, esse é um tópico muito exercitado e refletido pelos aprendizes de mestre Reiki quando estes chegam ao último nível de estudo do curso. Portanto, esse é um símbolo que vem tendo seu significado trabalhado e constantemente contemplado.
De acordo com o significado literal do símbolo a interpretação é de que o não se tem presente, passado ou futuro. Assim, seu conceito pede um pouco mais de reflexão para ser entendido e compreendido, pois não se trata de algo material.
■Finalidade
O terceiro dos símbolos Reiki, o HON SHA ZE SHO NEN, tem a finalidade de curar feridas que não podem ser vistas ou tocadas, pois são espirituais. Portanto, ele é visto como um dos símbolos mais poderosos no Reiki.
Ele é aplicado pelo mestre Reikiano para apaziguar o sofrimento do paciente que recebe a técnica. Além disso, também pode trazer um novo significado a uma memória que traz dor ao paciente e prejudica o equilíbrio e a harmonia do seu campo de energia. Enfim, este símbolo extremamente poderoso pode trazer a libertação que o paciente busca.
■Benefícios
Os benefícios do terceiro entre os quatro símbolos Reiki ligam-se à paz de espírito e à libertação. Fazendo uso da energia temporal do HON SHA ZE SHO NEN, o mestre Reiki pode retirar a amargura e o sofrimento do campo energético do paciente.
Além disso, este símbolo do Reiki é conhecido como o símbolo da distância, pois ele tem um efeito muito bom e até melhor quando aplicado à distância do que quando é ministrado presencialmente. Assim, esse é um símbolo muito poderoso que pode até mesmo resolver antigos problemas de vidas passadas e também com o karma do paciente.
4º símbolo DAI KO MYO
O quarto símbolo Reiki chama-se DAI KO MYO. Assim como os outros, tem origem japonesa e também suas particularidades como nível de ensino, significado próprio, finalidades e os benefícios da sua aplicação.
■Nível
O quarto e último dos símbolos Reiki é o DAI KO MYO, ensinado na última etapa de ensino do curso para se tornar um mestre Reiki. Portanto, é um símbolo que requer muito conhecimento e responsabilidade do aplicador.
Já que o último nível, o Gokukaiden, é o mais avançado e onde o aluno está mais capacitado, fica claro que este é um símbolo que pede um gabarito maior para ser utilizado. Portanto, é interessante que o aprendiz garanta que o caminho até esse nível foi alcançado com muito estudo e que tem os conhecimentos necessários para a aplicação deste símbolo.
■Significado
O significado do quarto e último dos símbolos Reiki fala da responsabilidade do mestre Reiki. No seu significado, surge a interpretação de que ele é o símbolo que pede a Deus e ao universo para que eles iluminem e deem poder ao mestre.
Assim, o mestre Reikiano pode fazer uso da energia recebida neste símbolo para curar outras pessoas. Portanto, esse é um símbolo de conexão entre o divino e o canal de transmissão, ou seja, o mestre Reikiano. Dessa forma, o mestre aproxima sua ligação com o divino e consegue ter um acesso melhor as energias enviadas.
■Finalidade
A finalidade do quarto símbolo dos símbolos Reiki, também conhecido como o símbolo dos mestres, é entrar em contato com o divino. Assim, o mestre Reikiano consegue potencializar o poder dos outros símbolos com este.
Além disso, este símbolo também tem o objetivo de iniciar aprendizes. Na iniciação, o mestre Reiki que vai formar outros mestres, utiliza o DAI KO MYO para apresentar o aprendiz ao Reiki. Portanto, este é um símbolo que requer muito conhecimento e responsabilidade para a aplicação, pois além de entrar em contato diretamente com o divino, também inicia outras pessoas nessa prática.
■Benefícios
Os benefícios do quarto símbolo, entre os símbolos Reiki, estão no tratamento do corpo espiritual. A energia deste símbolo é muito poderosa e tem um apelo especial por surgir da conexão direta com Deus e o Universo.
Assim, o DAI KO MYO vai impulsionar a técnica do mestre Reikiano e ajudar na positividade, na harmonia e no equilíbrio do corpo do paciente que essa energia divina. Portanto, o símbolo do mestre tem muitos benefícios, pois não só promove melhorias no espírito, no corpo e na mente do paciente, mas também ajuda o mestre Reikiano a manejar outros símbolos.
Posso aplicar Reiki sem ser iniciado?
A aplicação do Reiki passa por quatro níveis diferentes de ensino e aprendizado, além de percorrer o caminho da transformação mental e espiritual do indivíduo que se propõe a aprender a técnica. Portanto, ela exige que a pessoa a aplicá-la tenha os conhecimentos certos e bem sedimentados da teoria e da prática, para que a técnica funcione e ajude o paciente que a recebe.
Enfim, uma pessoa que não foi iniciada, que não estudou para tornar-se um mestre Reikiano pode até tentar fazer Reiki e aplicar os símbolos, mas eles não vão surtir nenhum efeito no paciente e, por isso, não vão cumprir o seu objetivo principal.