Para que servem as ervas na Umbanda?
Existem muitos usos para as ervas na Umbanda. Claro que elas são parte fundamental de liturgias e oferendas, mas a aplicação é muito mais ampla. Além de ajudar nos processos de limpeza de más energias, as ervas também ajudam a atrair bênçãos e, é claro, ampliar a mediunidade.
Elas devem ser colhidas preferencialmente entre a lua crescente e cheia, quando a seiva e energia da planta estão mais concentradas nas folhas. Em geral, o horário ideal para colher é pela manhã, bem cedo, mas isso depende de cada Orixá ou objetivo. Isso porque, a depender da erva, ela pode ter até mesmo um efeito negativo ou para um Santo diferente, em certas horas do dia.
Por isso qualquer pessoa pode preparar e usar as ervas na Umbanda, porém é importante saber o que está fazendo. Afinal, elas são carregadas de energia e pode ser que sua escolha não seja a mais adequada ou fique algum detalhe de fora. Por isso, é importante contar com a orientação de uma mãe ou pai de santo ou alguém experiente antes do uso.
Se você não tem ninguém de confiança para te orientar ou prefere fazer as suas escolhas por conta própria, então vale o estudo. Além disso, use sua intuição durante o processo de escolha e preparação, assim como o bom senso. Veja aqui tudo o que você precisa saber para começar!
Usos e benefícios das ervas na Umbanda
Existem três formas principais de uso das ervas na Umbanda: os famosos banhos, defumações e rituais. Cada ritual tem seu processo e deve ser feito de acordo com a sua intuição ou a orientação recebida. Pode ser desde a preparação de um patuá ou amuleto, ou até mesmo um pedido específico.
Já os banhos e defumações, em geral, são feitas com certa padronização, exceto quando há alguma orientação diferente do seu guia. Entenda o que fazer antes, durante e depois de cada um deles. Veja também como preparar corretamente e quais são os principais benefícios de cada um.
■Banhos
Banhos de ervas na Umbanda são uma ferramenta para conseguir alcançar um objetivo específico. Eles podem ser para limpar o campo magnético do corpo, atrair mais sorte, proteger-se de ataques, ampliar a mediunidade e muitos outros fins.
Devem preferencialmente ser feitos com a orientação de um especialista e normalmente são aplicados do pescoço para baixo. Dessa forma, não atingem o Ori – topo da cabeça ou chakra da coroa, pois seria muito forte para um campo tão sensível e aberto.
Ele pode ser feito de muitas formas, cada uma com suas indicações e ressalvas. Todas elas vão funcionar, porém tem quem prefira não manter contato físico com o preparo, enquanto outros acreditam que a energia de quem preparou só ajuda no resultado. Veja cada um e decida qual é a melhor para você:
■Defumações
As defumações são indicadas para a casa ou até mesmo objetos e pessoas. Como sempre, é importante saber o que está fazendo e procurar orientação primeiro. Ela é normalmente feita com carvão e as ervas escolhidas. Também pode ser usado incenso natural ou a resina adequada. Veja algumas formas e usos da defumação de ervas na Umbanda:
■Benefícios
Os benefícios das ervas na Umbanda são imensos, desde o tratamento de mazelas físicas quanto energéticas ou espirituais. Também ajudam a reforçar a proteção no seu campo magnético e expelir energias e entidades malignas. Além disso, a água ou o combustível para queima utilizados podem potencializar os resultados.
Por exemplo, a água do mar é perfeita para banhos de limpeza, renovação energética e proteção. Por outro lado, as águas da chuva – principalmente tempestades – e do rio são ótimas para mudanças e autoconhecimento. Também pode usar água energizada pela lua, utilizando a fase mais adequada ao seu objetivo.
Já o combustível da queima para a defumação pode ser a própria erva, mantendo somente a energia indicada. Outras opções são o carvão (desses de churrasco mesmo), que traz a energia Yang ou os chips de defumação, que podem inclusive ser de laranjeira, macieira, pecan e outras.
Cada erva tem suas propriedades e conhecê-las ajuda no processo de escolha, com a adequação do banho ou defumação. Saiba mais sobre as principais ervas de cada Orixá, o que são as famosas ervas quentes, mornas e frias e fique mais preparado para usar as ervas adequadamente.
Classificação das ervas na Umbanda
Existem três tipos de ervas na Umbanda: as quentes, que são mais agressivas; ervas mornas, com energia mais equilibradora; e ervas frias, que têm usos específicos. Se você utilizar uma erva errada, com a aplicação indevida, pode atrapalhar o resultado ou ainda pior, bagunçar seu campo energético.
Em outras palavras, não use quaisquer ervas só porque leu que elas trazem tais benefícios. Entenda mais a fundo o que são e como usar cada uma delas de forma correta. Além disso, é importante saber qual é a afinidade das ervas escolhidas com seus Orixás ou guias. Saiba melhor sobre cada uma.
■Ervas quentes, agressivas
As ervas quentes são poderosas, mas perigosas se você não souber trabalhar. Elas ajudam a eliminar larvas astrais, miasmas e outros tipos de energia densa ou negativa da aura e do ambiente. Por outro lado, podem desequilibrar profundamente o equilíbrio energético, criando falhas no campo magnético, se usadas de forma indiscriminada.
Em outras palavras, elas são muito agressivas contra as energias invasoras e contra a sua própria energia. Então, é fundamental saber como, por quanto tempo e de que forma usar essas ervas na Umbanda ou na tradição que você segue.
Exemplos de ervas quentes: erva de bicho, guiné, peregum roxo, arruda, aroeira, jurema preta, pinhão roxo, bambu, quebra demanda, espada de São Jorge, fumo, casca de alho, de cebola e muitas outras.
■Ervas mornas, equilibradoras
As ervas mornas são também muito poderosas, porém mais delicadas com seu campo energético. Elas ajudam a equilibrar e reconstituir a aura, energizando e auxiliando na fluidez energética. Também podem ser utilizadas na limpeza, porém são perfeitas para serem usadas como um complemento às ervas quentes, reduzindo seu impacto.
Elas podem ser utilizadas diariamente e não precisam tanta de orientação quanto ao seu uso, em geral. Mas é claro que, quando se trata de ervas na Umbanda, é fundamental analisar se não há alguma incompatibilidade com seus Orixás e se realmente serve para o fim determinado.
Exemplos de ervas mornas: sálvia, alfavaca, cana do brejo, erva de Santa Maria, manjericão, verbena, alecrim, manjerona, hortelã, cipó de caboclo, umbaúba, angico e muitas outras.
■Ervas frias, específicas
As ervas frias podem ser usadas normalmente sem restrições, porém elas não se aplicam à limpeza somente ou proteção. Cada uma delas tem usos específicos e um padrão vibratório único, que ajuda na realização de feitiços, pedidos e afins. Por exemplo, são usadas por médiuns, para abertura de caminhos e até para atrair sorte.
Essas ervas na Umbanda são divididas em atratoras, energéticas e calmantes. As atratoras são utilizadas quando se visa atrair algo bom para sua vida. As energéticas ajudam a impulsionar projetos ou trazer mais vitalidade. Já as plantas calmantes ajudam a desacelerar, acalmar e deixar uma situação mais amena.
Exemplos de ervas frias: flor de macela, algodoeiro, anis estrelado, jasmim, louro, noz moscada, losna, angélica, sândalo, erva de Santa Luzia, mil folhas, imburana e muitas outras.
Outra forma de classificar as ervas na Umbanda é através do seu Orixá correspondente. Para isso, as tradições Jêje-Nagô classificam as plantas de acordo com a aparência, cor, onde são encontradas, textura e muitos outros atributos. Em geral, as folhas mais escuras são dos Orixás masculinos e as mais claras dos femininos.
Da mesma forma, as suculentas normalmente são mais femininas e as com espinhos e que dão urticária, masculinas. Mas isso é uma generalização, pois também são considerados os 4 elementos, o tamanho, a forma e até mesmo o cheiro para definir a qual Santo cada erva pertence.
Mais um ponto importante no trato das ervas na Umbanda é o uso do verbo atuante ou do Ofó. O Ofó é uma frase em Iorubá que ajuda a ativar o poder da planta, mas também podem ser verbos em português, que apresentam um efeito similar.
São ao todo 256 combinações (Ofós) que remetem ao nome da erva, sua ação esperada e outros atributos. Ela deve ser usada na hora de preparar o chá, banho, defumação ou magia, a fim de ativar suas propriedades.
Tanto o verbo atuante quanto o Ofó funcionam como um fortalecimento da intenção do uso da planta. O Ofó, a princípio, pode parecer não fazer sentido quando traduzida – mas age de forma velada como uma reza, fortalecendo o efeito do que está sendo feito. Veja algumas ervas de Orixás e verbos atuantes como exemplos e entenda melhor.
Ervas do Orixá Oxalá na Umbanda
Oxalá é um grande Orixá, relacionado à paz, temperança e criação. No sincretismo com o cristianismo, ele é associado a Jesus e está associado à criação do ser humano, junto com Nanã, que lhe cedeu o barro para modelar.
Ele é o pai dos Orixás e deixou que cada filho escolhesse seu domínio preferido. Não gosta de discórdia ou agressividade, admirando a ordem, limpeza e temperança. Oxalá tem a personalidade tranquila, respeitável, tolerante e acima de tudo, confiável.
Dia da semana: Sexta-feira
Saudação: E xê o êpa Babá! Êpa êpa Babá! (Agradecemos e damos vivas ao Pai! "Viva o Pai!")
Cores: Branco, azul claro, marfim e pérola.
Elemento: Ar
Domínio: Céu, Ar, Rios e Montanhas.
Veja quais são as suas principais ervas na Umbanda.
■Quentes
As ervas quentes de Oxalá são: açoita cavalo, erva de bicho, mamona, orégano, alho, fumo (tabaco) e comigo ninguém pode.
■Quentes, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas quentes são: descarregar, punir, redimir, resfriar, retificar, retrair, esterilizar, tragar, cristalizar e assumir.
■Mornas
As ervas mornas de Oxalá são: alcachofra, alcaçuz, alecrim, alfazema, mil folhas, bardana, boldo, girassol, hortelã, incenso, levante, manjericão, manjerona, rosa branca, sálvia, tomilho e folha da costa.
■Mornas, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas mornas são: pacificar, abrandar, amparar, compreender, clarear, conceder, congregar, homogeneizar, irradiar, perdoar, solucionar, restituir, vitalizar, vivificar e beneficiar.
■Frias
As ervas frias de Oxalá são: algodoeiro, angélica, anis estrelado, artemísia, cravo da índia, ipê roxo, jasmim, laranjeira, louro, noz de cola, saco-saco, sândalo e verbena.
■Frias, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas frias são: prover, acrescentar, construir, cristalizar, começar, determinar, levantar, amadurecer e constituir.
Ervas da Orixá Logunan na Umbanda
Logunan é Oya Tempo, a Senhora do tempo e ordenadora do caos religioso. Ao lado de Oxalá, ela ajuda a manter o equilíbrio, evitando o fanatismo e trazendo a razão para a fé. Foi criada por Olorum (Deus) para trazer movimento para sua criação, levando a evolução, através do passado, presente e futuro.
Ela e Oxalá formam a primeira linha das sete da Umbanda, que representam as diferentes irradiações do Sagrado. Logunan é quem rege os espíritos presos no vazio, que atentam contra as leis de Deus.
Dia da semana: ela é a Senhora do Tempo, então todos os dias são seus.
Saudação: Olha o tempo!
Cores: prata, preto, branco e azul escuro.
Elemento: cristalina
Domínio: tempo e almas
Veja quais são as suas principais ervas na Umbanda.
■Quentes
As ervas quentes de Logunan são: Cânfora, cipó suma, eucalipto, orégano, bambu, pinhão branco, tiririca e chorão.
■Quentes, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas quentes são: resfriar, retornar, girar, inverter, paralisar (no tempo), congelar, virar, voltar, puxar e esgotar.
■Mornas
As ervas mornas são: Benjoim, chapéu de couro, hortelã (mentas), nós de cola (obi), sabugueiro, rosa amarela, girassol, peregun rajado (dracena), incenso folhas (iboza), limão folhas, cipó prata, erva de santa luzia, imburana semente, losna, pichuri, verbena, capuchinha, mil folhas e sensitiva.
■Mornas, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas mornas são: Conduzir, gostar, encontrar (ligado à fé), levar (adiante), fluir (no tempo), adiantar (no tempo), acelerar, temporizar, trazer, levar (adiante), nivelar, graduar e eternizar.
Ervas do Orixá Oxumaré na Umbanda
Nem masculino, nem feminino ou ambos. Oxumaré passa a metade do ano como um arco-íris no céu, outra metade como uma serpente, na terra. Representa a fluidez e dualidade de tudo o que existe e a força dessa compreensão.
Oxumaré é abundância, prosperidade e riqueza material. É quem traz fertilidade através da chuva, contribuindo para o crescimento e compreensão. Faz a mediação entre o divino e o material, tendo nascido de Nanã, se transformou em uma grande fonte de cura e alívio para os que sofrem.
Dia da semana: quinta-feira
Saudação: Àróbo bo yi Òsùmàrè! Àróbo bo yi! (Vamos cultuar Oxumarê, o intermediário que se estica!)
Cores: as cores do arco-íris
Elemento: terra
Domínio: geração da vida
Veja quais são as suas principais ervas na Umbanda.
■Quentes
As ervas quentes de Oxumaré são: Angico, buchinha do norte, dandá, espinheira santa, orégano, urucum, valeriana e picão preto.
■Quentes, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas quentes são: Calar, enraizar, densificar, resolver e, diluir.
■Mornas
As ervas mornas são: Açafrão Raiz, Angélica Raiz, Barbatimão, Canela, Carapiá Raiz, Carqueja Amarga, Chapéu de Couro, Gengibre, Guaraná Semente, Hibisco Flor, Imburana Semente, Manjerona, Marapuama, Dente de Leão, Bálsamo, Catinga de Mulata, Serralha, Pinhão Branco, Peregun Rajado (dracena), Umbaúba, Milho e Pacová.
■Mornas, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas mornas são: cadenciar, colorir, renovar, rejuvenescer, restaurar e abrilhantar.
Ervas da Orixá Oxum na Umbanda
Além de belíssima, Oxum possui uma inteligência ímpar. Ela foi o único Orixá ou ser a conseguir enganar Exu. Como recompensa, recebeu o dom de compartilhar as visões nos búzios, dividindo esse papel com Exu. Também foi a primeira Orixá a fazer parte das discussões acerca do futuro da humanidade, antes feitas somente por Orixás masculinos.
É também a Rainha das águas doces e cachoeiras, apoio das gestantes e mulheres que desejam engravidar. Vestida de ouro, é a Orixá da riqueza material, fertilidade, ternura e sensibilidade, bem como do amor verdadeiro e da paixão.
Dia da semana: sábado
Saudação: Óòre yèyé Oxum! Óòre yèyé o! (Salve Oxum, nossa mãezinha bondosa! Salve nossa mãezinha bondosa!)
Cores: amarelo ouro e azul escuro
Elemento: água
Domínio: águas doces
Veja quais são as suas principais ervas na Umbanda.
■Quentes
As ervas quentes de Oxum são: cipó cabeludo, cipó seda e buchinha do norte.
■Quentes, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas quentes são: amolecer, aprofundar, aproximar, misturar, confundir, expulsar, empedrar, estreitar, corroer e granular.
■Mornas
As ervas mornas são: alfavaca, Calêndula Flor, Camomila Flor, Canela, Carqueja Amarga, Catuaba – Pau de Resposta, Damiana, Graviola Folha, Imburana Semente, Laranjeira Folha, Macela Flor, Manjericão, Melissa Folha, Menta, Pata de Vaca e Poejo.
■Mornas, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas mornas são: abastar, prosperar, conceber, florescer, agregar, unir, aproximar, flexibilizar, melhorar e receber.
■Frias
As ervas frias de Oxum são: malva cheirosa (rosa), rosas, erva doce, macela flor, melissa, patchouli e maçã.
■Frias, verbos atuantes
Os verbos atuantes das ervas frias de Oxum são: atrair, agregar, unir, aproximar, flexibilizar, melhorar e receber.
Ervas do Orixá Oxóssi na Umbanda
Oxóssi é o Orixá das matas, guerreiro e caçador, que leva fartura e abundância para aqueles que lutam pelas suas famílias. Ele defende e luta pelos que precisam do trabalho diário para manter sua família nutrida, física, emocional e espiritualmente. Ele é masculino e feminino, passando um tempo em forma de mulher, para poder se relacionar com Oxum.
Sábio, belo e em sintonia com o natural, ele cuida do equilíbrio do meio ambiente e das artes como expressão da natureza humana. Então, a dança, o canto e artes plásticas também fazem parte da sua alçada, além do ócio criativo, fundamental para continuar a luta diária.
Dia da semana: quinta-feira
Saudação: Òké Aro!!! Arolé! (Salve ao Rei!)
Cores: verde e azul turquesa
Elemento: terra
Domínio: florestas e matas, além da caça.
Veja quais são as suas principais ervas na Umbanda.
■Quentes
As ervas quentes de Oxóssi são: Guiné, picão preto, buchinha do norte, cânfora, espinheira santa, jurema preta casca, comigo ninguém pode e vence-tudo.
■Quentes, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas quentes são: Identificar, dividir, amarrar (cipó), explorar, contrair e deslocar.
■Mornas
As ervas mornas são: Abacateiro, Abre Caminho, Alecrim do Norte, Alecrim Comum, Alfavaca, Aquileia, Arnica do Mato, Chá Verde, Café Folha, Cana do Brejo, Capim Cidreira, Carqueja Amarga, Cipó Caboclo, Cipó Cravo, Cipó São João, Confrei, Hortelã, Ipê Roxo, Jurubeba Mista, Louro, Folha de Manga, Manjericão, Samambaia e Sene.
■Mornas, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas mornas são: expandir, direcionar, propiciar, fornecer, tornar hábil, suprir, caçar e curar.
Ervas da Orixá Obá na Umbanda
Poderosa Orixá, Obá é uma amazona que não foge de uma boa guerra. Independente e que não espera a devoção masculina, ela é a Rainha das águas turbulentas. Não tem muitos filhos, tendo casado apenas com Ogum (por perder uma batalha) e com Xangô, Senhor da justiça e tão belicoso quanto ela.
Extremamente respeitada pelos outros Orixás, ela é conhecida como Joana D’Arc ou Santa Catarina, no sincretismo com a igreja católica. Isso apenas reforça seu lado guerreiro e de suporte àqueles que estão em águas agitadas e não podem se afogar.
Dia da semana: quarta-feira
Saudação: Obá xirê! (Obá brinca! – nas águas agitadas, sem se afogar)
Cores: vermelho, branco, amarelo e laranja
Elemento: fogo
Domínio: águas turbulentas
Veja quais são as suas principais ervas na Umbanda.
■Quentes
As ervas quentes de Obá são: Dandá, peregun roxo (dracena roxa), confrei, valeriana e buchinha do norte.
■Quentes, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas quentes são: Condensar, calar, engrossar, cravar, pregar e racionalizar.
■Mornas
As ervas mornas são: casca de tamarindo, trapoeraba, folhas de rabanete, limão cravo, menta, pata de vaca, salsaparrilha, coentro e erva de são marcos.
■Mornas, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas mornas são: Aprender, concentrar, conhecer, estudar, fertilizar, saber e raciocinar.
Ervas do Orixá Xangô na Umbanda
Xangô é o Senhor da justiça e da lei. Ele carrega seu machado de duas faces, feito de pedra e com o qual executa a lei. Rei vaidoso, rico e imponente, ele é um líder justo e rígido, então, só recorra a ele se sua demanda for honesta e justa, ou vai contar com sua ira.
Raios e trovões estão sob seu controle, ele vive nas montanhas e pedreiras, sendo associado no sincretismo católico com São João Batista ou São Jerônimo. Apesar de mostrar sua ira em casos de injustiça, é normalmente calmo e um tanto mandão.
Dia da semana: quarta-feira
Saudação: Oba ni xé Kawó! ou Oba l'Axé Kawó! Kawó Kabiyèsílé! (Venham ver e saudar o Rei ou Venham ver e saudar o Rei que detém o Axé! Venham ver e saudar Sua Majestade que desceu à terra!)
Cores: marrom, vermelho e branco
Elemento: fogo
Domínio: Montanhas e pedreiras, raios e trovões.
Veja quais são as suas principais ervas na Umbanda.
■Quentes
As ervas quentes de Xangô são: Angico, aroeira, arruda, jurema preta, urucum, garra do diabo, folha do fogo, para-raios e urtiga.
■Quentes, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas quentes são: purificar, sacudir, tremer, arder, endurecer, derreter, dissolver.
■Mornas
As ervas mornas são: Barba de Velho, Barbatimão, Café Folha, Carapiá Raiz, Cipó Cravo, Cipó São João, Hibisco Flor, Ipê Roxo, Manjericão Roxo, Noz de Cola, Obi Seco, Pau Pereira, Quebra Pedra, Romã Casca do Fruto, Beterraba folhas, Girassol flor e Lantana.
■Mornas, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas mornas são: Equilibrar, racionalizar, reforçar, proteger e energizar.
Ervas da Orixá Iansã na Umbanda
Quando Iansã vai para a batalha, todos os cavaleiros param só para vê-la passar! Ela é a guerreira mais temida e poderosa, mulher forte e de uma beleza natural que dispensa acessórios. Quando nova é Iansã, quando sábia, é Oyá, Senhora do Tempo.
Rainha dos ventos e tempestades, ela ajudou Obaluayê a se livrar de suas chagas na pele e, como retribuição, ele deu a Iansã autorização para governar os cemitérios ao seu lado. Dessa forma, ela conduz as almas, com o vento do seu eruexin, uma espécie de leque feito com crina de cavalo.
Foi Iansã também quem conseguiu entrar no reino de Ossaim, que detinha total controle das ervas sagradas, e com seu eruexin ventou e espalhou todas as ervas pelo mundo. Dessa forma, cada Orixá teve acesso às suas ervas, assim como todos os outros seres. Porém, muitas ervas ainda estão sob o domínio de Ossaim, precisando de autorização para colher.
Dia da semana: quarta-feira
Saudação: Èpá heyi Ìyá Mesàn Orun! Èpá heyi Oya! (Viva a Senhora, Mãe dos Nove Céus! Viva a Senhora Oiá!”
Cores: amarelo ouro, vermelho vivo ou coral
Elemento: fogo e ar
Domínio: ventos, raios e almas
Veja quais são as suas principais ervas na Umbanda.
■Quentes
As ervas quentes de Iansã são: Buchinha do norte, cânfora, espada de sta. Bárbara, quebra demanda, mamona, picão preto, bambu, fumo (tabaco), para- raio, tiririca, vence demanda e pinhão roxo.
■Quentes, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas quentes são: Arrastar, arrebatar, dissipar, fulminar e remover.
■Mornas
As ervas mornas são: Pitanga folha, peregun rajado, alfavaca, calêndula, camomila, cana do brejo, capuchinha, cidreira, cavalinha, chapéu de couro, cipó cravo, cipó s. joão, santa luzia, girassol semente, imburana, jurubeba, laranjeira, losna, sabugueiro, folha do fogo, pinhão branco.
■Mornas, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas mornas são: Mover, movimentar, direcionar, espalhar, empurrar, agir, vibrar.
Ervas do Orixá Ogum na Umbanda
Vencedor de demandas, Ogum é guerreiro destemido, ferreiro e senhor das estradas. Protetor dos seus filhos, ele executa a lei divina. Foi ele quem ensinou aos mortais a arte da manipulação do ferro e da agricultura.
Ogum tem relação com São Jorge em boa parte do país, segundo o sincretismo com a igreja católica. Ele é representado com um escudo e uma lança ou espada, tendo relação com diversas falanges e outros Orixás.
Dia da semana: terça-feira
Saudação: Wonijé Ògún àlákáyé Osin ìmólè! ou Pàtàkòri Ògún! Ògún yé! (Sirva-se, Ogum, Senhor do Mundo, o primeiro a vir à Terra ou Salve Ogum, o importante Orixá da cabeça! Salve Ogum!)
Cores: vermelho ou azul marinho
Elemento: fogo
Domínio: estradas, proteção e ferro
Veja quais são as suas principais ervas na Umbanda.
■Quentes
As ervas quentes de Ogum são: espada de São Jorge, aroeira, espinheira santa, eucalipto, guiné, olho de cabra, pinhão roxo, valeriana, garra do diabo, lança de São Jorge, espada de santa barbara, quebra demanda, picão preto, bambu, para raio, tiririca, limão e vence demanda
■Quentes, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas quentes são: Prender, conter, cortar, despedaçar, acorrentar, destruir e arrasar.
■Mornas
As ervas mornas são: Abre Caminho, Anis Estrelado, Assa Peixe, Café Folha, Capim Cidreira, Carqueja Amarga, Catuaba – Pau de Resposta, Cavalinha, Damiana, Gengibre, Levante, Manga Folha, Marapuama – Quebra Facão, Menta, Pau Pereira, Pau Tenente, Pitanga Folha, Colônia, Peregun (dracena) verde e Peregun (dracena) rajada.
■Mornas, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas mornas são: Ordenar, induzir, conduzir, encaminhar, fortalecer, proceder, readaptar e recalibrar.
Ervas do Orixá Egunitá na Umbanda
Egunitá é uma Orixá reverenciada na Umbanda, enquanto que para outras linhas, ela é uma parte de Iansã, ligada aos ciganos. Fogo que consome e transmuta, ela carrega consigo uma espada, tendo como símbolos o raio e a estrela de seis pontas.
Purificadora, ela acaba com vícios e laços emocionais perniciosos, auxiliando os desesperados e perdidos. Relacionada à santa Sara de Kali, a santa negra cigana, ela aquece o vento para Ogum, aumenta o poder de fogo de Xangô e irradia a tempestade de Iansã.
Dia da semana: quinta-feira
Saudação: Kali-Yê, minha mãe! (Salve a Senhora Negra, minha Mãe!)
Cores: vermelho, dourado, laranja e cobre
Elemento: fogo
Domínio: fogo, equilíbrio e purificação
Veja quais são as suas principais ervas na Umbanda.
■Quentes
As ervas quentes de Egunitá são: Arruda, buchinha do norte, cânfora, eucalipto, jurema preta, urucum fumo (tabaco), pára raio, tiririca, comigo ninguém pode e limão.
■Quentes, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas quentes são: Queimar, consumir, aquecer e fundir.
■Mornas
As ervas mornas são: Açafrão Raiz, Alfavaca, Arnica do Mato, Calêndula Flor, Canela, Artemísia, Carapiá Raiz, Chapéu de Couro, Cipó São João, Erva de Santa Maria Mentruz, Girassol – Semente c/ casca, Guaraná Semente, Imburana Semente, Incenso Resina, Laranja Amarga Casca Fruto, Folha de Laranjeira e Louro.
■Mornas, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas mornas são: Energizar, inflamar, excitar e estimular.
Ervas do Orixá Obaluayê na Umbanda
Obaluayê é chamado de Omulu quando em sua versão mais madura e sábia. Senhor das epidemias, da cura e da morte, ele rege os cemitérios, a matéria e as almas. O significado do nome Obaluayê é Rei e Senhor da Terra, estando relacionado também a esse elemento.
Expansivo e transmutador, esse Orixá é também senhor das almas, cuidando delas encarnadas, buscando sempre o crescimento, evolução. Ele é também o Médico Sagrado, capaz de conter epidemias e curar chagas impossíveis.
Ele é representado pelo corpo encoberto por palha, para não mostrar as marcas das suas chagas de infância. Age através da cor violeta, a maior faixa vibratória do arco-íris, transmutando e purificando. Cuida também da reencarnação e ensina a perseverança, desapego, humildade e paciência.
Dia da semana: segunda-feira
Saudação: Atotô Obaluwàiyé Akosì-Sapakta Toto run Jagun! Atotó! A jìí bèrú! (Façamos silêncio em respeito a Obaluayê! Silêncio! Nós acordamos com medo!)
Cores: preto, vermelho e branco
Elemento: terra
Domínio: morte, reencarnação, evolução e doenças
Veja quais são as suas principais ervas na Umbanda.
■Quentes
As principais ervas quentes de Obaluayê são: Alho desidratado ou a casca do alho, cebola desidratada ou a casca da cebola, cipó cruz, valeriana, garra do diabo, mamona, picão preto, fumo (tabaco) e chorão.
■Quentes, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas quentes são: Contagiar, decantar e transmutar.
■Mornas
As ervas mornas são: Barba de Velho, Sálvia, Damiana, Salsaparrilha, Sete Sangrias, Trapoeraba, Sabugueiro Flor, Beterraba folhas, Catinga de Mulata, Ipê Roxo, Lantana, Umbaúba, Arroz, Velame.
■Mornas, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas mornas são: Estabilizar, flexibilizar, curar, sanar, sarar e converter.
Ervas da Orixá Nanã na Umbanda
Nanã é a mais velha e sábia dos Orixás, sendo chamada também de Senhora das águas turvas. Isso porque ela vive no mangue, representação arquetípica da união de terra e água. Dessa forma, ela está relacionada à transformação lenta, até mesmo das energias mais densas e aparentemente impenetráveis.
Ela dá movimento ao que parece estagnado, trabalhando causas impossíveis, sempre com muita paciência e lentamente. Transforma o rígido em maleável, filtra as energias e decanta as vibrações. É a anciã, La Que Sabe, lua nova, que transmuta, levando ao crescimento e à cura das mazelas de corpo e espírito.
Dia da semana: domingo
Saudação: Sálù ba Nàná Bùrukú! Sálù ba Nàná! (Nos refugiaremos com Nanã da Morte Ruim! Nos refugiaremos com Nanã!)
Cores: roxo
Elemento: terra e água
Domínio: pântanos, mangues
Veja quais são as suas principais ervas na Umbanda.
■Quentes
As ervas quentes de Nanã são: Cipó suma, pinhão roxo, chorão, peregun roxo.
■Quentes, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas quentes são: Afogar, decantar, alagar.
■Mornas
As ervas mornas são: Alfavaca, Alfazema, Assa Peixe, Bardana Folhas, Camomila Flor, Cana do Brejo, Capim Rosário, Confrei, Erva de Sta Maria (Mentruz), Hibisco Flor, Mulungu Casca / Raiz, Noz Moscada, Sete Sangrias, Trapoeraba.
■Mornas, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas mornas são: Apaziguar, regenerar, renovar, converter, amadurecer.
Ervas do Orixá Omulu na Umbanda
Omulu é a versão anciã e mais sábia de Obaluayê. Ele é o Senhor do cemitério e guardião das almas, ajudando no desenlace e trabalhando com Iansã para o encaminhamento das almas. Sua falange é reconhecida por lidar com as energias mais densas com naturalidade, ajudando em processos de purificação e crescimento.
Esse Orixá tem a capacidade de acalmar, conter, estabilizar as energias. Ele é o guardião da vida, sendo compreensivo com os homens, porém rigoroso em suas exigências. Paciente, sábio e retraído, ele lida com o processo de morte e da doença, sendo o grande curador, mesmo que seja através do desenlace com o corpo físico.
Dia da semana: segunda-feira
Saudação: Atotô Obaluwàiyé Akosì-Sapakta Toto run Jagun! Atotó! A jìí bèrú! (Façamos silêncio em respeito a Obaluayê! Silêncio! Nós acordamos com medo!)
Cores: roxo, branco, preto, vermelho
Elemento: terra
Domínio: cemitérios, equilíbrio, morte, doenças
Veja quais são as suas principais ervas na Umbanda.
■Quentes
As ervas quentes de Omulu são: Alho desidratado, cipó cabeludo, dandá, olho de abra, orégano, pinhão roxo, valeriana, garra do diabo, mamona roxa, picão preto, urtiga, peregun roxo, chorão.
■Quentes, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas quentes são: Reduzir, esvaziar, paralisar, tornar pó, ceifar, definhar.
■Mornas
As ervas mornas são: Alcachofra Folhas, Angélica Raiz, Capim Rosário, Chapéu de Couro, Cravo da Índia, Sete Sangrias, Trapoeraba, Manjericão, Manjericão Roxo, Noz de Cola – Obi Seco, verbena, Beterraba folhas, Catinga de Mulata, Ipê Roxo, Lantana, Mirra, Folha de Fogo.
■Mornas, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas mornas são: Curar, extenuar, secar, abreviar.
Ervas da Orixá Iemanjá na Umbanda
Iemanjá é a grande mãe, aquela que segura a cabeça de todos os humanos na hora do nascimento e abençoa sua vida. Ela é fé, amor maternal, cuidado e crescimento. É a proteção das águas salgadas, a calmaria em dias tranquilos e a onda que vira o barco, quando necessário.
É no mar que ela seca as lágrimas, lava as dores e os problemas e traz de volta a energia perdida. Janaina, Iara, sereia e o mar em si, ela envolve seus filhos com um abraço de proteção e amor. No sincretismo com o cristianismo, é Nossa Senhora dos Navegantes, levando sua paz para todos e fazendo com que cada um chegue ao seu porto final em segurança.
Dia da semana: sábado
Saudação: Mo túnba Axé Yemojá! Odò Ìyá! (Sua bênção, Iemanjá! Salve a Mãe das águas!)
Cores: azul claro
Elemento: água
Domínio: oceanos
Veja quais são as suas principais ervas na Umbanda.
■Quentes
As ervas quentes de Iemanjá são: Erva de bicho, buchinha do norte, alho.
■Quentes, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas quentes são: Invadir, transbordar, corroer, derramar.
■Mornas
As ervas mornas são: Alfazema, Anis Estrelado, Rosa Branca, Camomila Flor, Manjericão, Erva de Sta Maria Mentruz, Hibisco Flor, Manjerona, Mulungu Casca / Raiz, Noz Moscada, Margarida, Sensitiva, Arroz.
■Mornas, verbos atuantes
Os principais verbos atuantes para serem utilizados com as ervas mornas são: Gerar, fluir, sustentar, avolumar.
Usos específicos das ervas na Umbanda
As ervas na Umbanda podem ser classificadas de diversas formas. Entre elas, está a caracterização pelo seu uso específico, que conta com diversas variações. Nesse sentido, estão a energização, ativação da mediunidade e atração de abundância.
Porém, existem algumas outras categorias muito conhecidas, como por exemplo, as de descarrego, para afastar maus espíritos e é claro, as usadas em amuletos diversos. Entenda mais sobre esses três tipos e veja exemplos de plantas que podem ser utilizadas em cada caso.
■Ervas para descarrego
Primeiro de tudo, é importante entender o que é o descarrego de fato. Muito além de eliminar más energias, ele é um procedimento feito também com o intuito de afastar obsessores, miasmas e larvas astrais. O processo pode ser feito de diversas formas, como banhos, sacudimentos, orações, defumações, rituais e muitos outros.
Apesar da grande variedade de técnicas para fazer o descarrego, não podem faltar as ervas na Umbanda. Elas são ferramentas essenciais no processo, sendo normalmente utilizada em diferentes aplicações durante o descarrego. Usa-se os galhos no sacudimento, folhas para banhos ou até mesmo cascas da árvore para defumação.
Dessa forma, elas ajudam a eliminar os obsessores e remover más energias, limpando o campo magnético. Entre as mais utilizadas, estão a arruda, guiné, espada de São Jorge (ou Santa Bárbara), aroeira, sálvia, cebola, bambu, alho, alecrim, folha de fumo, levante, pinhão roxo, alfavaca, sabugueiro, folha de café, de limão e muitas outras.
■Ervas para afastar maus espíritos
Enquanto o banho de descarrego visa eliminar larvas astrais, más energias e obsessores do seu campo magnético, o de proteção tem como objetivo impedir que esses se aproximem ou se formem. Em outras palavras, o intuito é criar uma barreira de proteção que impeça os maus espíritos de se aproximarem de você, assim como más energias e intenções.
Muitas vezes, pessoas podem direcionar más energias para você, assim como um local por onde passou ou teve que ficar por mais tempo. Há também maus espíritos que, seja por razões cármicas ou por ter alguma afinidade energética, acabam se aproximando de você. Consequentemente, sua aura pode ficar impregnada, atrapalhando seu dia a dia.
Para evitar que isso aconteça, é importante usar as ervas para elevar sua proteção. Além disso, é importante imantar seu campo com uma energia protetora, sempre depois de uma seção de descarrego. Dessa forma, cria um escudo capaz de impedir a aproximação de boa parte dos espíritos mal-intencionados. As ervas ideais para isso são a hortelã, alfazema, lavanda e alecrim.
■Ervas parar amuletos
Amuletos são objetos ou figuras que você pode imbuir de intenção mágica, seja ela de proteção, sorte, prosperidade ou o que achar conveniente. Deve sempre ser levado consigo, para que sua energia possa favorecer o seu campo vibratório. Claro que muitos deles levam ervas durante o seu preparo.
Seja durante o processo de produção do amuleto ou para a composição do mesmo, utiliza-se pedras, joias, objetos, textos escritos, sigilos e certamente, as ervas na Umbanda. Por exemplo, o patuá é um amuleto de proteção, normalmente feito de tecido e com as ervas desidratadas por dentro, com outros objetos à sua escolha.
A erva escolhida vai depender do propósito do amuleto, então para atrair prosperidade, por exemplo, pode usar orégano, manjericão, alfazema ou canela. Já para proteção, escolha arruda, alecrim, pimenta, alho, guiné e novamente, manjericão. Para atrair mais saúde, use hortelã, alecrim, tomilho e eucalipto.
As ervas utilizadas na Umbanda podem elevar minhas vibrações?
Se utilizadas corretamente, as ervas na Umbanda podem te ajudar a elevar suas vibrações. Porém, seus efeitos vão muito além disso. Elas podem limpar, proteger, ajudar a curar vícios e enfrentar obstáculos.
Também ajudam a trazer prosperidade, abundância, riqueza material e emocional. Outros usos são o desenvolvimento mediúnico e limpeza da aura e da sua casa. Mas é claro, que sempre com a devida orientação e seguindo as recomendações de um especialista de confiança.
Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.