Significado do mantra “entrego, confio, aceito e agradeço”
Você já deve ter ouvido falar no mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço", ou até mesmo entoado. Muito famoso, ele é reconhecido por ajudar as pessoas através de sua filosofia de entrega e gratidão. Mas você sabia que ele foi criado por um iogue brasileiro? Conheça mais sobre esse mantra, como foi criado, sobre seu criador e como aplicar em várias situações.
A origem do mantra "entrego, confio, aceito e agradeço"
Esse mantra, tão difundido teve origem no Brasil, foi criado por um iogue (Mestre e praticante de yoga) chamado José Hermógenes de Andrade Filho, mais conhecido como Professor Hermógenes. Saiba um pouco mais sobre como esse mantra surgiu, a história desse grande homem e seu legado, além da importância do mantra para a yoga.
■Surgimento do mantra "entrego, confio, aceito e agradeço"
A ideia do mantra aconteceu em um incidente na vida de Hermógenes. Ele estava na beira do mar, com água até a cintura, e foi arrastado por uma onda, seguida de uma forte corrente. Como não sabia nadar, começou a se debater e pedir por socorro. Estava exausto e sem esperança, quando a salvação chegou.
Um homem veio até ele nadando e segurou no seu braço. Nesse momento, ele pediu para que o professor parasse de tentar nadar e se debater, focasse apenas em respirar e deixasse o corpo relaxado, confiando em sua habilidade de tirar ambos da correnteza. E foi o que Hermógenes fez, tendo sua vida salva e plantando a semente de um mantra que ficaria famoso pouco tempo depois.
■Quem foi Hermógenes?
Nascido em Natal no ano de 1921, José Hermógenes de Andrade Filho estudou em uma escola gratuita espírita e depois foi seguir carreira militar. Lá, ele se apaixonou pela sala de aula e passou a ser chamado de professor. Ainda jovem, com apenas 35 anos, sofreu com uma tuberculose gravíssima, e foi quando teve o seu primeiro momento de contato com a Yoga.
Curado, ele continuou a praticar as posturas e exercícios respiratórios, se aprofundando cada vez mais no tema, já que tinha trazido tantos benefícios no seu tratamento e recuperação. Com o tempo, foi perdendo peso e buscou uma alimentação vegana, para eliminar os quilos restantes daqueles acumulados durante o tratamento da tuberculose.
Mergulhou, então, de cabeça nessa filosofia, até então quase indisponível no Brasil, procurando literaturas em outros idiomas. Foi nessa época que decidiu compartilhar toda a sua experiência, escrevendo um manual prático de busca da autoperfeição através da Hatha Yoga. Sucesso de vendas, ele começou a ministrar aulas e difundir o conhecimento por todo o país. Hoje, ele não está mais nesse plano, e é reconhecido como o precursor da Yoga no Brasil.
■Qual o legado de Hermógenes?
Antes de partir, Hermógenes ajudou a implementar a filosofia iogue no Brasil, sendo um marco importantíssimo para a fundação dela no país. Escreveu diversas obras em português, enquanto toda literatura disponível era praticamente em inglês ou outros idiomas. Assim, seu principal legado é exatamente a disponibilização do conhecimento de forma acessível e fundamentada.
Além disso, não se pode deixar de lado a criação do mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço", que reverbera na alma de muitos praticantes de Yoga. Apesar de fazer parte da filosofia iogue, não são somente estes que utilizam o mantra, sendo considerado quase um conhecimento popular, de tão difundido e replicado. Certamente um legado para qualquer um se orgulhar.
■Importância do mantra para a yoga
Especialmente importante para os iogues, entoar mantras leva a um outro estado mental, ajudando a manter a mente focada e relaxada. Isso acaba se irradiando também pelo corpo e faz com que os efeitos da Yoga sejam aumentados, como, por exemplo, o desbloqueio dos chakras e a conexão com o sagrado.
O Mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço" é importante para qualquer um que o pratique, ajudando não apenas durante a prática da Yoga, mas também a lidar com situações que podem parecer sem solução ou impossíveis de encontrar uma saída. Ou então para aqueles momentos em que tudo parece perdido e todas as opções já se esgotaram.
Significado do mantra "entrego, confio, aceito e agradeço"
Com um significado simples e profundo, o mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço", leva a questão ou problema a um outro nível. Quando todas as opções para solucionar já se esgotaram ou faltam caminhos para começar, é através dele que se encontra a calma para continuar, mesmo em meio ao caos. Entenda o que cada um desses termos quer dizer.
■Entregar
Quando você diz "Entrego", está colocando nas mãos do Sagrado a questão que está te afligindo. Você tentou todas as alternativas possíveis (se existirem), mas aparentemente nada dá certo. Então, deixa por conta das sincronicidades do Universo a melhora ou mudança, já que todas as opções que estavam ao seu alcance já se esgotaram, pelo menos aos seus olhos.
■Confiar
Assim que você entrega a questão ao Sagrado, precisa confiar que tudo vai ter uma solução e ela virá na hora certa, com o resultado adequado. Consequentemente, reduz a ansiedade, estresse e preocupações com a questão. Afinal, você confia que a resposta ou solução virá em breve, fazendo a sua parte para isso, com a mente sempre aberta a novas ideias.
■Aceitar
Aceitar que não há nada mais que possa ser feito é importante, quando todas alternativas já tiverem se esgotado, pedindo, assim, por ajuda. Mas esse "Aceito", está relacionado à sua capacidade de segurar na mão estendida e permitir que o Universo trabalhe a seu favor. Você aceita a dádiva da vida, as mudanças, a ajuda. Aceita, também, a calma, a paz e a felicidade.
■Agradecer
Fundamental em qualquer processo que demande um pedido, uma intenção forte em algum sentido ou até mesmo uma simpatia, a gratidão fecha o mantra com um grande poder. Você agradece pelo socorro prestado, pela oportunidade de aprender e crescer, pelas soluções que estão por vir ou pela calma que toca a mais profunda corda em sua alma.
Situações em que o mantra "entrego, confio, aceito e agradeço" pode ajudar
Além de ser utilizado na Yoga, o mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço" pode ajudar em diversas situações do dia a dia. Veja como utilizar em situações de frustração, cansaço, tristeza e raiva.
■Frustração
Criar expectativas é inevitável algumas vezes, mas deveria ser algo cada vez mais raro em sua vida. Isso porque elas podem levar a um sentimento de frustração, caso não sejam correspondidas.
Nesses casos, o mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço" pode ajudar a lidar melhor com a situação. Afinal, ao entregar o resultado de algo para o Universo, fica mais fácil compreender que cada coisa tem seu tempo e sua macha, mesmo que o não seja levada até você.
Para amenizar a frustração, você deve respirar fundo algumas vezes, para desacelerar o coração e seguir o seguinte raciocínio: "Qual é a situação que me frustrou? Eu entrego então os resultados disso para o Sagrado cuidar. Confio que ele encontrará a melhor resposta e aceito o que for meu de direito, mesmo que não seja o que eu estava esperando. Agradeço o aprendizado e a bênção de poder continuar."
■Cansaço
Para muitas pessoas, a vida é uma corrida sem fim e parece que o relógio não abraça todas as atividades necessárias. Com isso, quando chega ao final do dia – ou até antes disso – corpo e mente apresentam um cansaço profundo.
Também há outro tipo de cansaço, que reverbera na alma e é fruto de situações desgastantes, que consomem todo o prana. Em ambos os casos, o mantra 'Entrego, confio, aceito e agradeço" pode ajudar.
Para isso, reserve alguns minutinhos para fazer uma respiração consciente e entregue o seu cansaço físico e mental para o Sagrado. Confie na abundância de recursos e energia que o cerca, aceite essa dádiva e agradeça por poder estar sendo útil. Faça isso quantas vezes achar necessário.
■Tristeza
Pode acontecer de você estar em um daqueles dias pesados, cujos acontecimentos, notícias e situações possam estar de colocando para baixo. Com isso, vem o sentimento de tristeza, que é importante ser sentida e percebida, bem como processada. Porém, às vezes ela fica mais tempo do que deveria.
A tristeza pode ter diversas causas e, se você não estiver lidando muito bem com ela, pode usar o mantra para ajudar a atenuar seus efeitos. Entregue esse sentimento e sua causa para o imaterial e confie que a mudança está a caminho. Aceite as boas oportunidades, sorrisos e contatos que a vida apresenta e agradeça pelas suas conquistas.
■Raiva
Somos humanos. É inevitável que, em algum momento, venhamos a sentir raiva – mesmo que velada. Claro que há também quem não faz a menor questão de esconder o que sente, explodindo com todos os que estão ao seu redor. Em ambos os casos, não é algo que vá fazer bem a quem pratica ou aos que estão ao seu redor.
Dessa forma, quando a raiva tomar conta de você, pare imediatamente e retome o controle sobre o seu próprio ego. Respire fundo e comece a repetir o mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço". Entregue a situação que te gerou a raiva, mandando para longe de você, confie na justiça divina, aceita a calma e tranquilidade e agradeça a luz em seus dias.
O mantra “entrego, confio, aceito e agradeço” pode trazer paz e harmonia?
Só quem pode trazer paz e harmonia para sua vida é você, através das suas escolhas, seja em pensamento, palavras ou ações. Porém, o mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço" é uma ferramenta muito útil para ajudar nos momentos de crise, de forma a reestabelecer o equilíbrio perdido.
Esse mantra também deve ser usado diariamente, independentemente da prática da Yoga, assim criando uma forte intenção de paz, crescimento e harmonia em sua vida. Dessa forma, aliada à respiração consciente e atenção aos seus pensamentos, palavras e ações, você pode, sim, ter ótimos resultados com ele.
Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.