O que é despertar espiritual? Sintomas, benefícios, dicas e mais!

O que é despertar espiritual? Sintomas, benefícios, dicas e mais!

Transformação interna, abertura para outras possibilidades e cura fazem parte do processo do despertar espiritual. Entenda mais sobre o tema neste artigo.


Você sabe o que é o despertar espiritual?

pessoa meditando

O despertar espiritual é um processo pelo qual muitas pessoas estão passando no momento atual do planeta Terra. Longe de ser fácil, é algo transformador e que coloca as pessoas cada vez mais alinhadas com seus caminhos de alma e seus propósitos de vida.

Como o próprio nome indica, o despertar espiritual traz a percepção e compreensão de outras realidades, outras visões de mundo, de maneira com que as pessoas desenvolvam cada vez mais a consciência de unidade com o Todo, com o universo, e que se desliguem das crenças limitantes e padrões impostos pela sociedade ao longo dos milênios de existência do ser humano.

Acompanhe neste artigo algumas informações sobre este processo tão impactante e importante para a evolução da humanidade. Como sua importância, seus sintomas e como se preparar para esse momento.

Entendendo o despertar espiritual

espiritualidade

O despertar espiritual pode acontecer em qualquer etapa da vida, pois cada um tem seu tempo e seus próprios processos internos. Geralmente, acontece com um incômodo ou uma sensação de desencaixe no mundo. É uma espécie de angústia que acaba fazendo justamente o papel de empurrar para a busca de algo além da sua realidade.

A partir daí, essa busca guia as pessoas para o despertar e para a consciência de que há mundos além do nosso, seja em planos espirituais ou até mesmo em outros planetas e dimensões, e de que as coisas não são exatamente como foram ensinadas pela sociedade. Veja a seguir os fundamentos, benefícios e como se preparar para o despertar espiritual.

Fundamentos

O despertar espiritual não está necessariamente relacionado às religiões, que são formas de conexão com o divino, cada uma à sua maneira. É possível que pessoas de todos os credos despertem espiritualmente, pois o conceito do despertar vai além de dogmas e crenças.

O despertar é um processo de retomada de consciência, é uma jornada que não tem um ponto final. No entanto, apesar de não ser necessariamente ligado a alguma religião específica, o processo do despertar pode e é comumente abordado e praticado dentro de diversas religiões, pois é no trabalho de despertar que melhoramos como seres humanos.

Qual a importância do despertar espiritual?

Quanto mais uma pessoa desperta, mais autoconhecimento ganha e assim, consegue tomar decisões de forma mais coerente como seu propósito de vida. Consequentemente, a felicidade passa a ser uma constante, pois ela está cada vez mais em paz consigo mesma e com o mundo. Sendo assim, as coisas ao seu redor começam a fluir.

Além disso, é arrumando a casa interna, ou seja, nós mesmos, que conseguimos auxiliar aos outros. A partir do momento em que nos conhecemos melhor, temos mais ferramentas e força para compreender e desconectar de momentos de dor, em busca da cura interna. Dessa forma, ficamos muito mais aptos para estender a mão para o próximo de uma forma mais saudável.

Benefícios

O despertar espiritual não é fácil. Encarar verdades e olhar para as próprias sombras é desafiador e muitas vezes pesado, mas é necessário para que seja possível alcançar a transcendência. Não é fugindo dos problemas que as coisas se resolvem e no despertar espiritual é exatamente a mesma coisa.

Como consequência dessa postura e de uma tomada de consciência, vêm maiores possibilidades de curas internas e segurança nas decisões. Além disso, com o equilíbrio entre mente corpo e espírito cada vez mais constante em nossas vidas, a saúde física também é influenciada positivamente.

Traumas x Despertar espiritual

Um trauma é uma experiência desagradável que envolve dor e marcas no emocional ou no físico. O despertar espiritual faz com que a pessoa fique cara a cara com essas situações para que elas possam ser transmutadas. Ou seja, despertar não é só um mar de rosas, é preciso coragem para encarar as sombras e as dores mais profundas que carrega dentro de si.

Exatamente por essa razão, é preciso autoconhecimento para entender se está preparado para esse momento de encontro com essa dor. Do contrário, ao invés de curar um trauma, poderá acabar criando outro em cima dele. Portanto, não tenha pressa.

O despertar espiritual não é uma técnica ou uma receita e muito menos algo rápido. Na maioria das vezes, são anos e anos de contato com terapias, estudo, mudança de hábitos para que se consiga fazer o “click” do despertar.

Somente nesse momento, o processo pode começar a acelerar, pois a pessoa já está mais preparada e com ferramentas para lidar com o que vier.

Como aprender o despertar espiritual?

Existem caminhos que levam ao despertar espiritual e potencializam as chaves desse acesso. Mas, o despertar espiritual não é uma receita de bolo, então tenha em mente que não existem regras e que cada um vai se identificar com ferramentas diferentes, assim como também poderá levar tempos diferentes.

Porém, um passo muito importante, benéfico e que servirá de base para todo o caminho é buscar uma ajuda psicoterapêutica. Não há despertar espiritual sem autoconhecimento e quanto mais conseguimos nos conhecer melhor, mais estaremos aptos a encarar a queda dos véus que virão pela frente ao longo do despertar.

A leitura sobre o tema também é muito importante. Existem diversos livros sobre o assunto com conteúdos que vão desde os mais básicos até os mais complexos. O processo de leitura também vai abrindo portas e conexões com o astral, conforme o conteúdo é absorvido e digerido.

Mas tenha em mente que ninguém é dono da verdade absoluta, portanto estude por diversas fontes e avalie se o conteúdo faz sentido pra você antes de acreditar em tudo.

Preparando o corpo e a mente

O corpo é o nosso templo na Terra, por isso a importância de cuidar bem dele com hábitos saudáveis, afinal, não adianta somente uma mente e um emocional equilibrados se o corpo físico não tiver estrutura. Lembrando que o segredo é o equilíbrio de corpo, mente e espírito saudáveis.

A má alimentação e a falta de movimento, como exercícios físicos podem causar desequilíbrios físicos que refletem no emocional, no mental e acabar por obstruir os canais de conexão desse despertar. Uma boa alimentação, com comida preferencialmente fresca como frutas, legumes, grãos, chás de ervas e a quantidade mínima possível de processados e fast-food mantém o corpo limpo.

A meditação, por exemplo, amplia a capacidade da tomada de consciência, pois é um momento de pura conexão consigo mesmo e com os planos sutis. Ela não é tão simples quanto parece e exige dedicação, esforço e principalmente, prática. Seus benefícios atingem o corpo físico também.

Sintomas de um despertar espiritual

pessoa rezando

A partir do momento em que se acessa outras ideias e se entende que a vida e o mundo são muito mais do que se vê no planeta, é difícil retomar para os padrões impostos.

Existem alguns sinais que o nosso corpo e os acontecimentos ao nosso redor nos fornecem, indicando que o despertar espiritual está, no mínimo, batendo na nossa porta. Fique atento e observe se algumas das situações abaixo tem acontecido com você.

Maior percepção

Sabe aqueles detalhes que ninguém percebe? Não estamos falando de um enrugado na roupa ou coisa do tipo, mas de detalhes em situações, como um gesto ou tom de voz de alguém, sentimentos, etc. Pois bem, quanto mais o despertar espiritual se fortalece, mais as pessoas ampliam a percepção do que acontece ao redor.

Uma conexão profunda com a natureza e a necessidade de estar em ambientes naturais também começa a se manifestar. O corpo e a alma pedem isso, pois são ambientes de limpeza e recarga energética. Além disso, a conexão com os animais pode se tornar frequente, já que são seres vivos puros, em comparação com o ser humano.

Passado e presente possuem menos importância

Quando se está vivenciando o despertar espiritual, as coisas que aconteceram no passado vão deixando de ter importância no sentido de não pesarem mais. O entendimento das coisas aumenta, então não faz mais sentido ficar preso ao que aconteceu.

Nesse sentido, as pequenezas do presente também ocupam seu lugar de pequenezas, pois a consciência de que há algo maior que tudo está cada vez mais presente.

Consciência de uma presença divina

A consciência da presença divina que faz com que o passado e o presente tenham menos peso em nossa vida tem a ver diretamente com um sentimento de pertencimento a algo maior. É uma sensação cada vez mais intensa de fazer parte do Todo, pois há uma presença divina em tudo.

Paz interior

A sensação de que está tudo bem e que as coisas acontecem como devem acontecer, pois tudo tem um propósito traz uma paz interior que não tem preço. Veja bem, não é deixar de agir nas situações ao modo “deixa a vida me levar” de forma inconsequente, mas sim, ter uma noção de que não se pode controlar tudo.

Empatia aumentada

Com o despertar espiritual, a visão em relação ao outro muda. A consciência de que todos estão neste planeta e neste mesmo momento para vivenciar experiências em ambos os lados da balança para aprendizado de alma, faz com que o julgamento diminua e a empatia aumente.

Bem-estar emocional e físico

Depois dos momentos mais difíceis, geralmente no início do despertar espiritual, quando acontecem os choques, enfrentamentos e abertura para outras perspectivas de mundo, a tendência é justamente a melhora de vida em muitos aspectos.

A consciência desperta traz o bem-estar físico por conta do equilíbrio das emoções e da sensação de paz interior e conexão com o universo. Consequentemente, o físico também é afetado de maneira positiva, principalmente se a pessoa incluir as mudanças de hábitos na rotina da alimentação e de exercícios físicos.

Menos medo da morte

Com a noção de que existe algo além da vivência na Terra como seres humanos, as pessoas que estão no caminho do despertar espiritual entendem que a morte é só mais um fechamento de ciclo da vivência de alma daquele momento. A morte não mais significa um fim, mas sim, um novo começo.

Mudança de hábitos e identidade

Para que o despertar espiritual flua cada vez melhor, é natural que hábitos precisem ser mudados, afinal, é preciso fazer a manutenção do corpo físico, do mental e do espiritual para que os canais de conexão com o mundo espiritual estejam sempre limpos e fluindo.

Maior ética e moral

Um dos entendimentos que vem como consequência de todo o processo de despertar espiritual é o de que colhemos o que plantamos, ou seja, somos responsáveis por nossas ações, que sempre terão consequências, sejam elas boas ou ruins.

Nesse sentido, as pessoas passam a ser mais conscientes de seus atos, o que automaticamente as coloca no caminho de construção de moral e ética mais elevados.

Apreciação da inatividade

O desligamento do modo de vida das cidades grandes, onde trabalho em excesso e estresse estão sempre presentes, começa a fazer mais sentido e ser cada vez mais necessário. Isso porque o ócio, ou seja, a apreciação do “não fazer nada” se torna algo isento de culpas.

O ato de não fazer nada também é importante. Nossos corpos precisam descansar (mental, emocional e físico) para além da noite de sono. Não somente no sentido de uma inércia ou de uma falta de responsabilidade, e sim de permissões. Se permita não fazer nada e apreciar o momento sem culpas, medos ou ansiedade.

Mudança nos relacionamentos

Padrões de comportamento adoecidos começam a não caber mais na vida das pessoas que estão no caminho do despertar espiritual e isso muitas vezes inclui cortar ou diminuir o contato com pessoas do seu ciclo social.

Então, é mais do que natural e esperado que mudanças aconteçam tanto no sentido de afastamento quanto no sentido de comportamentos com as pessoas. Apesar de poder soar negativo esse afastamento, pense que se a situação aconteceu, é porque a pessoa não estava preparada ou de acordo com seu novo eu.

Nesse sentido, é melhor para todos que cada um siga o próprio caminho. Já os que ficam em seu ciclo social após a mudança de identidade e padrões, ficam porque estão de acordo e respeitando esse novo momento. O despertar espiritual não muda somente a pessoa que está despertando, mas sim também quem está ao redor.

Dicas para transformar sua vida através do despertar espiritual

mulher meditando

Situações novas exigem hábitos novos, com o despertar espiritual não seria diferente. A consciência dos seus atos pode potencializar esse processo, veja como eliminar excessos, se conectar consigo mesmo e ter mais pensamentos positivos.

Elimine excessos

Comida, vícios, consumo, barulho, etc. Tudo em excesso desequilibra os nossos corpos. Neste sentido, procure usar a consciência para avaliar se o que você está buscando é realmente necessário neste momento. Por exemplo, se precisa realmente ficar o dia todo nas redes sociais, se é necessário comprar roupa toda semana.

Claro que, assim como o excesso, a falta também não é saudável. Não quer dizer que comprar roupas e aderir ao “consumismo” de vez em quando esteja errado, afinal, vivemos ainda em um mundo capitalista. Mas, a consciência das ações e um desligamento de coisas materiais vai estar cada vez mais presente conforme acontece o processo de despertar.

Conecte-se com você mesmo

Muitas pessoas têm medo de ficar sozinhas e de passar um tempo em sua própria companhia. Porém, é assim que iremos embora deste planeta, da mesma forma que viemos: sozinhos. A jornada é solitária, portanto, é preciso começar a apreciar cada vez mais a própria companhia.

Isso não acontece da noite para o dia, ainda mais se você for uma pessoa que não está acostumada com isso. Tire um tempo para si com certa frequência. Vá ler um livro, ver um filme sozinho, cozinhe para si mesmo, olhe-se no espelho, curta sua própria companhia e se conheça. Torne isso um hábito.

No começo pode ser difícil, estranho ou até mesmo ruim, porém pode ser considerado como ir na academia: é preciso disciplina e atenção, mas depois de uns dias, o que era doloroso vai diminuindo e dando lugar ao prazer ou, no mínimo, uma neutralidade, uma paz interna.

Dê valor às pequenas coisas

Pequenas coisas podem ser grandes, dependendo do ponto de vista. Valorizar um sorriso, um abraço ou um gesto começa a ter muito mais valor quando estamos no processo do despertar. Procure prestar atenção nisso.

Adote pensamentos positivos

Diversos estudos indicam que os pensamentos emitem frequência vibratória, logo, atuam na matéria física. Nesse sentido, procurar manter os pensamentos positivos sempre que puder aumenta a vibração do organismo e o coloca em frequências onde doenças têm mais dificuldade de se desenvolver.

Além disso, como as frequências dos pensamentos positivos são altas, o acesso às dimensões elevadas torna-se muito mais fácil.

Enxergue além das aparências

Não julgar os outros e as situações pelas quais passam é difícil, mas é fundamental para que se possa seguir seus caminhos de maneira mais saudável. Ninguém é dono da verdade absoluta, pois a própria verdade é relativa.

Portanto, procure ter em mente que as coisas sempre vão além das aparências e que cada um tem sua história e as razões que o levaram até ali. Lembre-se que existem informações que não temos acesso como carmas e o porquê certas coisas devem ou não acontecer.

Concentre-se no agora

Remoer mágoas ou ficar visitando um passado bom, assim como passar horas projetando o futuro faz com que as pessoas percam o único momento onde podem, de fato, agir: o presente.

Claro que o passado e o futuro nos influenciam e é importante que estejam no nosso presente, mas com um peso menor. O passado ajuda a fazer melhores escolhas no agora e o futuro nos auxilia a planejar o que queremos alcançar, mas concentrar-se no agora é viver de verdade.

Assuma a responsabilidade do seu destino

Vivemos em um mundo caótico e bastante desigual, é importante ter essa noção para que não fiquemos em uma bolha. Ajuda externa é sempre bem-vinda, principalmente quando se trata de questões sociais. Porém, tudo que é externo só conseguirá agir até certo limite. Nenhuma ajuda ou mudança externa consegue mudar o que não vem de dentro e é nessa ideia que o despertar espiritual se baseia também.

É preciso se responsabilizar pelas escolhas feitas, pelas decisões tomadas. Do contrário, as pessoas serão sempre levadas e moldadas pelo que acontece ao seu redor. Um bom exemplo é a situação de alguém falar de forma grosseira conosco. Não é agradável, porém não temos o controle sobre isso. Mas, a maneira como vamos reagir, é possível controlar.

Se for ficar incomodado o resto do dia, se for brigar com a pessoa, cobrá-la por não ter sido educada (o que muitas vezes também é importante, dependendo do ambiente em que estiver) ou se não for dar importância e não deixar que essa situação estrague o seu dia, está nas suas mãos. Esse é o poder de cada um.

O despertar espiritual apresenta uma outra realidade do mundo!

mulher meditando

Despertar, ter mais consciência e evoluir é muito positivo e libertador. No entanto, é preciso ficar muito atento para não ceder ao ego e à arrogância justamente por estar em um caminho de tomada de consciência.

As pessoas que acessam esse lugar não são superiores a quem ainda não iniciou ou que está longe de iniciar um despertar espiritual. Nunca esqueça disso.

Cada um tem o seu processo, com sua história de alma e o que precisa ser vivenciado em seu tempo e momentos certos. Por isso, o despertar espiritual também envolve não julgamentos, respeito e, principalmente, a consciência de que o aprendizado sempre será contínuo para todos!

Autor deste artigo

Sou jornalista de formação, mas tenho buscas pessoais nas áreas das terapias holísticas, das danças e da espiritualidade. Procuro sempre aplicar os aprendizados adquiridos em todos os setores da minha vida, pois acredito que tudo está interligado.

Palavras-chave relacionadas


bem-estar energias chakras

Artigos relacionados


O que são os 7 chakras? Conheça cada função, localização, cores e mais!

O que são os 7 chakras? Conheça cada função, localização, cores e mais!

Quer entender o que são os chakras e como harmonizá-los para ter mais alegria e paz interior? Acesse o nosso Guia Completo!


Significado do amaci na umbanda: o resguardo, ervas, orixás e mais!

Significado do amaci na umbanda: o resguardo, ervas, orixás e mais!

Você sabe o que é o amaci? Essa tradição da umbanda tem seus segredos e técnicas sagradas. Veja aqui como funciona!


Qual o significado do mantra entrego, confio, aceito e agradeço? Veja!

Qual o significado do mantra entrego, confio, aceito e agradeço? Veja!

Entrego, confio, aceito e agradeço. Você sabe o significado desse mantra? Conheça sua origem, como foi criado e como aplicar no dia a dia.


Ho'oponopono e o amor próprio: oração, autoestima, limpeza de memórias, e mais!

Ho'oponopono e o amor próprio: oração, autoestima, limpeza de memórias, e mais!

Use o Ho'oponopono para ter mais autoestima e acabar de vez com bloqueios antigos. Aprenda aqui como praticar!


Ervas na umbanda: ervas quentes, mornas e frias, dos Orixás e mais!

Ervas na umbanda: ervas quentes, mornas e frias, dos Orixás e mais!

Guia completo de ervas na Umbanda, seus Orixás e usos! Descubra como usar as ervas quentes, mornas e frias corretamente e colha melhores resultados.


Últimos posts


Simpatia da xícara: como fazer, outras simpatias para os seios e mais!

Simpatia da xícara: como fazer, outras simpatias para os seios e mais!

A simpatia da xícara pode trazer efeitos imediatos? Clique para descobrir tudo sobre essa simpatia e como fazê-la!


Qual o significado da Runa Sowilo? Formato, características e mais!

Qual o significado da Runa Sowilo? Formato, características e mais!

Você conhece as Runas, e em especial a Runa Sowilo? Ela é extremamente positiva e simboliza o Sol. Clique e saiba tudo sobre a Runa Sowilo!


Simpatia com foto no travesseiro: para que serve, como fazer e mais!

Simpatia com foto no travesseiro: para que serve, como fazer e mais!

Você sabe para que serve a simpatia com foto no travesseiro? Com apenas dois objetos pode fazer muitas simpatias poderosas. Descubra tudo lendo esse artigo!


Oração da Virgem Maria: Ave-Maria, Maria Passa na Frente e outras!

Oração da Virgem Maria: Ave-Maria, Maria Passa na Frente e outras!

Virgem Maria, a mãe de Deus, tem um papel importantíssimo para a igreja católica. Leia o artigo e confira orações direcionadas à divindade e receba sua ajuda!


Mexerica: benefícios, vitaminas, como consumir e mais sobre a fruta!

Mexerica: benefícios, vitaminas, como consumir e mais sobre a fruta!

A mexerica é a segunda fruta cítrica mais cultivada no mundo, perdendo apenas para a laranja. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios para a saúde!