Conheça os santos juninos: Santo Antônio, São João, São Paulo e mais!

Conheça os santos juninos: Santo Antônio, São João, São Paulo e mais!

Os santos juninos carregam histórias repletas de milagres, conversões e a evangelização dos fiéis ao longo do tempo. Saiba mais sobre cada um deles no artigo!


Quem são os santos juninos?

Estátuas de anjos.

Desde tempos muito antigos, é comum a celebração do mês de junho, quando ocorre o solstício de verão em alguns lugares do globo terrestre. O dia mais longo do ano, acompanhado pela noite mais curta, era a data que os povos ancestrais utilizavam para rituais de fertilidade nas colheitas. Com o solstício acontecendo dia 21 de junho, datas de nascimento de santos foram incorporadas posteriormente.

Assim, São João Batista, São Pedro, São Paulo e Santo Antônio passaram a ter suas datas celebradas do calendário litúrgico dos cristãos, transformando-se no que, hoje, são conhecidos como santos juninos. Ao longo do mês, as festas juninas contam com os santos do mês como seus padroeiros, fazendo parte das celebrações populares no Brasil.

Ao longo do artigo, você vai conhecer mais profundamente cada um desses santos e entender o que eles simbolizam nas festividades juninas, independentemente da religião. Acompanhe!

Quem é São João?

Arte de São João em vidro.

São João Batista foi aquele responsável por levar a palavra de Deus aos fiéis por meio do arrependimento dos pecados e do batismo. Ele é conhecido por ter anunciado nas areias do deserto a chegada do salvador, sendo um profeta de destaque e o último de todos eles. Seu dia é 24 de junho. A seguir, saiba mais sobre a história do santo e todos os milagres a ela relacionados!

Nascimento milagroso de São João Batista

O nascimento de São João Batista é, por si só, um milagre para os fiéis. Sua mãe, Santa Isabel, nunca havia engravidado e tinha idade avançada, mas o arcanjo Gabriel trouxe a mensagem de que um filho estava a caminho.

O pai não acreditou, mas São João Batista nasceu meses depois e recebeu o nome que o arcanjo tinha dito para a mãe colocar no bebê. Assim foi o início de uma história única na Bíblia, em Aim Karim, Israel.

Sua mãe Isabel e a Ave Maria

Santa Isabel era mãe de São João Batista e prima da mãe de Jesus, Maria. Esse parentesco possibilitou que São João fosse consagrado a Deus antes mesmo de nascer, o que conduziu seus feitos como um dos que pregou a conversão em meio aos fiéis.

Assim como o anjo anunciou a gravidez de Isabel, o fez com Maria, dizendo que a mesma traria ao mundo o salvador. Quando Maria foi visitar a prima Isabel, João mexeu no ventre da mãe.

Sua vida no deserto

São João Batista viveu sua vida com total entrega ao serviço da palavra de Deus. Recebendo seu chamado, passou a viver no deserto, de onde levava suas pregações aos fiéis, no Rio Jordão. São João também batizava aqueles que se arrependiam dos pecados cometidos e anunciava com frequência a chegada daquele que seria o salvador de todos: o Messias.

O batismo de Jesus

Surpreendendo o próprio São João Batista, Jesus pediu que o santo o batizasse, quando se encontraram. Embora São João tenha recusado a oferta, acabou convencido e realizou o batismo de Jesus.

Assim, ao longo de sua vida, São João foi confundido com o salvador inúmeras vezes, mas sempre dizia que não era ele o messias que as pessoas estavam esperando.

Prisão e morte de João Batista

Além das pregações, São João Batista utilizava seu tempo com os fiéis para denunciar a vida do rei Herodes. Apesar de compreender a importância dessa ação, São João acabou sendo vítima de um pedido da filha da cunhada de Herodes, com quem o rei havia se envolvido. Então, embora contrariado, o rei ordenou a morte do santo e cumpriu a promessa que havia feito à jovem.

Oração a São João Batista

A oração a São João Batista tem como ponto de partida o trabalho realizado pelo profeta, como era considerado pelas multidões que seguiam suas pregações.

Seu texto reforça o valor do arrependimento como meio de tornar o indivíduo digno de perdão, tendo seus pecados absolvidos, e sua voz, que era notável em meio ao deserto, também se destaca. Confira na íntegra:

São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência, porque no meio de vós esta quem não conheceis, e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciaste com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. São João Batista rogai por nós. Amém.

Quem é São Pedro?

Estátua de São Pedro.

Nascido Simão, São Pedro era pescador e possuía um barco. Nascido no norte de Israel, em um pequeno vilarejo, conheceu Jesus por meio do irmão. Depois, acabou se tornando um dos discípulos e também um apóstolo, sendo uma figura muito conhecida entre os fiéis cristãos.

Saiba mais sobre a história de São Pedro, cuja celebração ocorre em 29 de junho, e sua relação com Jesus a seguir!

O chamado de Jesus a São Pedro

Ao se encontrar com Jesus, Simão ouviu que viria a se tornar um pescador de homens. Posteriormente, já sendo um seguidor daquele que considerava o filho de Deus, Simão viu seu futuro se cumprir. Então, já nomeado como Pedro, o santo se transformou no primeiro Papa da igreja, levando as palavras sagradas aos mais variados lugares e unificando a fé cristã.

Negações de São Pedro e perdão de Jesus

Uma profecia famosa de Jesus Cristo aparece na história de São Pedro. Enquanto Jesus estava preso, a profecia dizia que Pedro o negaria três vezes antes do galo cantar. Pedro foi um dos discípulos que seguiram Jesus no palácio onde o mesmo foi preso, mas negou três vezes ser um dos seguidores do filho de Deus.

Depois de ressuscitar, Jesus perdoou Pedro e perguntou três vezes se o discípulo o amava. Assim, com a tripla afirmação, o mal-estar de Pedro pela mentira contada se desfez, assim como todo o seu arrependimento. Pedro recebeu este nome porque a tradução dele significa pedra, e o seguidor de Jesus viria a ser o ponto de unificação sobre o qual a igreja prosperaria.

As chaves do Céu

Embora acostumado aos desafios da vida de pescador, São Pedro se tornou um exímio propagador das palavras sagradas. Depois de seguir Jesus por três anos, recebeu o Espírito Santo e passou a levar a cura às pessoas que encontrava.

Por isso, era comum que os fiéis quisessem tocar seu manto para se libertarem de questões, e São Pedro escreveu a respeito de seus feitos na igreja.

São Pedro, o primeiro papa

Sendo o primeiro Papa da igreja católica, São Pedro foi um pilar fundamental na história cristã. Seu papel como responsável por levar adiante o evangelho transformou os papas que vieram depois em seus sucessores.

Portanto, trata-se de um feito que traduziu em ações as palavras do próprio Jesus Cristo, o que o torna ainda mais significativo para aqueles que acreditam na Bíblia cristã.

Devoção e morte de São Pedro

São Pedro se destaca na fé católica pela personalidade destemida e o jeito extrovertido. Por isso, levou adiante de forma honrosa sua missão de evangelizar. Essa ousadia o levou diversas vezes preso, e a última delas ocorreu em Roma.

O catolicismo era perseguido no local, e os romanos optaram por punir São Pedro, tirando-lhe a vida, por ele ser o líder da igreja de Jesus. Assim, São Pedro foi morto na cruz. Ele pediu que fosse crucificado de cabeça para baixo, não se colocando no mesmo nível de seu verdadeiro líder, pedido que foi prontamente respeitado.

Oração a São Pedro

A oração a São Pedro é um texto difundido entre fiéis e devotos, a fim de realizarem pedidos. O detalhe é a construção da oração, que utiliza vocabulário honroso no que se refere à história de São Pedro como papa e propagador do evangelho. A lembrança dos Pontífices Romanos como sucessores da chamada pedra da igreja é outro destaque. Confira a oração completa:

Glorioso São Pedro, creio que vós sois o fundamento da Igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do Céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito meu coração do que o amor e a plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices romanos.

Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Assim seja.
Ó glorioso São Pedro, rogai por nós que recorremos a vós. Amém.

Quem é São Paulo?

Arte de São Paulo.

São Paulo, Paulo de Tarso ou Saulo de Tarso foi uma figura notável na Bíblia cristã. Suas pregações e evangelização o tornam um dos maiores doutrinadores do Novo Testamento. Sua missão de levar as palavras sagradas às pessoas se deu na época do Império Romano, e o Paulinismo representa a linha de pensamento que segue sua filosofia. Conheça em detalhes a história de São Paulo, cuja data é 29 de junho!

Sua origem como Saulo

Muito antes da conhecida conversão de Saulo, que viria a se tornar o Apóstolo Paulo, a história desse santo é peculiar. Se, no início, Saulo de Tarso perseguia cristãos em diversos lugares, esse foi o ponto de partida para a reviravolta que viria posteriormente.

Assim, o ponto a se destacar sobre Saulo é sua convicção enquanto perseguidor, assim como sua posição importante na sociedade da época.

Perseguidor implacável dos cristãos

Antes de se destacar como um dos propagadores do cristianismo, São Paulo era Saulo, um soldado que vivia em Jerusalém. Sua história começou com a perseguição cruel aos cristãos locais, condição reforçada pela cidadania romana que Saulo possuía.

Dessa forma, a hierarquia da época o permitia realizar sua missão com convicção, levando à morte muitos daqueles que disseminavam a fé cristã no período.

A conversão de São Paulo

A conversão de Saulo em um apóstolo é encarada como um dos maiores milagres realizados por Jesus Cristo. Um clarão vindo do céu trouxe a Saulo as palavras divinas, que buscavam compreender o porquê de tanta raiva e crueldade contra aqueles que acreditavam no cristianismo e o praticavam.

As pessoas ao redor não podiam ouvir Jesus, mas o impacto da cena foi memorável. Depois, Saulo passou três dias sem enxergar. Após esses acontecimentos, o então soldado perseguidor se tornou um dos maiores seguidores de Jesus Cristo, propagando sua fé após testemunhar um milagre.

A morte de São Paulo

Como um dos pregadores da doutrina cristã, São Paulo foi muito perseguido e preso inúmeras vezes, ao longo de sua vida.

Em uma dessas prisões, em Roma, acredita-se que ele tenha sido morto durante o Império Romano, mas as informações sobre a causa da morte não são verdadeiramente esclarecidas pela Bíblia. Como cristão, São Paulo foi vítima de perseguições similares às que cometeu anteriormente.

Oração a São Paulo

Seguindo os rumos da história de São Paulo, a mais conhecida de suas orações é um pedido de salvação por meio da fé. Do mesmo modo que o santo se converteu depois de um passado de perseguição, os fiéis pedem ajuda para realizarem a conversão diante de Jesus. Confira a seguir:

Ó glorioso São Paulo, que de perseguidor do nome cristão
Vos tornastes um Apóstolo ardentíssimo pelo vosso zelo.
E para tornar conhecido o nome do Salvador Jesus
Até os últimos confins do mundo sofrestes cárceres,
Flagelações, lapidações, naufrágios,
Perseguições de todo o gênero e,
Enfim, derramastes todo o vosso sangue
Até à última gota
Por Cristo.
Obtende-nos, pois,
A graça de receber como favores da Divina Misericórdia,
As curas das nossas enfermidades
E o alívio das nossas atribulações,
A fim de que as vicissitudes desta vida
Não nos esmoreçam no serviço de Deus,
Mas nos tornem sempre mais fiéis
E fervorosos.
São Paulo Apóstolo,
Rogai por nós!

Quem é Santo Antônio?

Estátua de Santo Antônio.

Santo Antônio nasceu em Portugal, em uma família nobre. De personalidade mais recolhida, é popularmente conhecido como santo casamenteiro. Não à toa, este é um santo sempre lembrado em orações, simpatias e celebrações, especialmente no dia 13 de junho. Sua história, porém, é mais rica do que se pode imaginar. Saiba mais sobre sua história, seu evangelho e seus milagres a seguir!

A vida de Santo Antônio

Iniciado no mosteiro de Santo Agostinho, Santo Antônio tornou-se um Agostiniano conhecido pelo talento com as palavras. Além disso, ele sempre foi um adepto do recolhimento, da leitura e do estudo, o que o levou a se aprofundar em temas como a oração. Posteriormente, ainda em Portugal, Santo Antônio foi declarado sacerdote e levou ainda mais longe sua pregação notável.

De Agostiniano a Franciscano

Depois de uma vivência caracterizada pela vontade de seu pai, Santo Antônio teve a oportunidade de conhecer os freis franciscanos, em Coimbra.

Lá, movido pela própria paixão e por um entusiasmo que não havia sentido, notou no evangelho franciscano um ar radical que estava mais do que pronto para seguir. Assim, deixou de ser Agostiniano para entrar no mosteiro de São Francisco.

O encontro com São Francisco de Assis

Para os fiéis, o encontro entre São Francisco de Assis e Santo Antônio representa os caminhos misteriosos de Deus que guiam com propósito. Com desejo de visitar o Marrocos, Frei Antônio adoeceu e precisou voltar a Portugal, e a embarcação se perdeu, chegando na Itália.

Dessa forma, na Sicília, ele encontra pessoalmente São Francisco de Assis, em meio a um encontro de religiosos no local, e dá início a um novo capítulo em sua história.

A luz deve brilhar para todos

Dotado de um grande dom com as palavras, Santo Antônio, ou Frei Antônio, como chamado por São Francisco, estudou teologia e pôde levar os ensinamentos católicos aos fiéis. Esse fato acontece após o período de Santo Antônio como eremita e termina com a reunião de grupos de milhares de pessoas que o ouviam pregar de forma única as palavras sagradas. Depois, vieram seus numerosos milagres.

Milagres de Santo Antônio

Os milagres realizados por Santo Antônio dão a ele grande popularidade em locais como o Brasil. Em vida, o santo realizou diversas curas de pessoas com problemas de saúde ou doenças e, mesmo após falecer, continuou realizando milagres.

É por isso que Santo Antônio é tão conhecido como aquele que concede o milagre do matrimônio a quem quer casar e encontra dificuldades.

A morte de Santo Antônio

Conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua, o santo recebeu esses dois nomes após nascer na capital portuguesa e falecer na cidade de Pádua, também em Portugal. Sua morte foi precedida pelo que o próprio chamou de uma visão do seu senhor, em 13 de junho de 1231. Seu falecimento causou grande comoção aos fiéis locais.

Após a sua morte, os milagres ocorridos levaram Santo Antônio a ser beatificado e canonizado pela igreja, em um processo bastante ágil. Posteriormente, o santo foi declarado padroeiro de Portugal, seu país de origem. Uma curiosidade diz respeito à sua língua, encontrada íntegra quando seu corpo foi exumado. Para os fiéis, é uma prova da santidade de suas palavras em vida.

Oração a Santo Antônio

Nas orações dedicadas a Santo Antônio, destaca-se a maneira como as mesmas foram redigidas. Além de um jeito mais introspectivo, o santo é conhecido entre os fiéis e devotos pelos diversos milagres realizados e pelo coração bondoso. Assim, sua simpatia pelos homens é sempre digna de nota e lembrada, quando sua intercessão é pedida com fé e dedicação. Confira a oração:

"Se milagres desejais
Recorrei a Santo Antônio
Vereis fugir o demônio
E as tentações infernais.
Recupera-se o perdido
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.
Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro a morte
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.
Todos os males humanos
Se moderam e retiram
Digam-no aqueles que o viram
E digam-nos os paduanos.
Rogai por nós Santo Antônio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo."

O fato de serem santos juninos indica que só devem ser lembrados em junho?

Anjos em vidraças de Igrejas.

Para a doutrina cristã, os santos possuem datas importantes no calendário litúrgico para a sua celebração. No entanto, existem devotos e fiéis que honram os santos em quaisquer épocas do ano, e não apenas em dias específicos. Com os santos juninos, acontece exatamente o mesmo.

O fato de serem celebrados em junho os relaciona às festividades populares, o que faz as pessoas se lembrarem mais dos santos juninos. Além disso, é uma época em que muitas orações são feitas, assim como pedidos e simpatias. O mais importante ao conduzir esses processos é respeitar datas e metodologias quando as mesmas existem, apenas.

Porém lembrar dos santos é uma ação que não tem vínculo rígido com o dia do ano dedicado a cada um deles. As datas funcionam como um momento de voltar as atenções ao santo em questão, de forma simbólica. Assim, no restante do ano, não há restrições ou impedimentos!

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


religiões cultura

Artigos relacionados


Oração para Exu caveira: trazer amor, afastar inimigos, pedido de ajuda e mais!

Oração para Exu caveira: trazer amor, afastar inimigos, pedido de ajuda e mais!

Você conhece Exu Caveira e como ele pode te ajudar a afastar inimigos? Veja nesse artigo orações para Exu Caveira, sua história, como pedir ajuda e mais!


Ervas de Iansã (Oyá) para banhos e rituais de Candomblé, Umbanda e mais!

Ervas de Iansã (Oyá) para banhos e rituais de Candomblé, Umbanda e mais!

Conheça as ervas de Iansã, úteis no seu dia a dia para atrair prosperidade e afastar más energias da sua casa.


Conheça agora todas as características dos filhos de Obaluaê!

Conheça agora todas as características dos filhos de Obaluaê!

Será que você é um dos filhos de Obaluaê? Conheça as características dos filhos do Orixá da cura e se surpreenda!


Ervas de Xangô: para amaci, candomblé, banho, umbanda e muito mais!

Ervas de Xangô: para amaci, candomblé, banho, umbanda e muito mais!

Quer saber quais são as melhores ervas de Xangô? Então veja a lista das mais poderosas para usar em banhos, rituais e muito mais!


Jogo de búzios: como jogar, orixás que comandam o jogo e mais! Veja!

Jogo de búzios: como jogar, orixás que comandam o jogo e mais! Veja!

Saiba tudo sobre o jogo de búzios e entenda como ele pode te ajudar a tomar melhores decisões em sua vida.


Últimos posts


Simpatia da xícara: como fazer, outras simpatias para os seios e mais!

Simpatia da xícara: como fazer, outras simpatias para os seios e mais!

A simpatia da xícara pode trazer efeitos imediatos? Clique para descobrir tudo sobre essa simpatia e como fazê-la!


Qual o significado da Runa Sowilo? Formato, características e mais!

Qual o significado da Runa Sowilo? Formato, características e mais!

Você conhece as Runas, e em especial a Runa Sowilo? Ela é extremamente positiva e simboliza o Sol. Clique e saiba tudo sobre a Runa Sowilo!


Simpatia com foto no travesseiro: para que serve, como fazer e mais!

Simpatia com foto no travesseiro: para que serve, como fazer e mais!

Você sabe para que serve a simpatia com foto no travesseiro? Com apenas dois objetos pode fazer muitas simpatias poderosas. Descubra tudo lendo esse artigo!


Oração da Virgem Maria: Ave-Maria, Maria Passa na Frente e outras!

Oração da Virgem Maria: Ave-Maria, Maria Passa na Frente e outras!

Virgem Maria, a mãe de Deus, tem um papel importantíssimo para a igreja católica. Leia o artigo e confira orações direcionadas à divindade e receba sua ajuda!


Mexerica: benefícios, vitaminas, como consumir e mais sobre a fruta!

Mexerica: benefícios, vitaminas, como consumir e mais sobre a fruta!

A mexerica é a segunda fruta cítrica mais cultivada no mundo, perdendo apenas para a laranja. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios para a saúde!