O que significa o Mapa Astral?
O Mapa Astral é uma representação do céu em determinado momento, geralmente o nascimento do indivíduo, no que é chamado de Mapa Natal. Indica o ponto exato em que, no momento em questão, estão localizadas as constelações do Zodíaco e os astros cujas energias influenciam nossas vidas de acordo com a Astrologia.
Imagine que no centro do Mapa está o topo da sua cabeça e que você está ali deitado de barriga para cima. A linha horizontal representa o horizonte, e tudo o que está na metade superior do desenho são astros e constelações que apareceriam no céu no momento consultado, enquanto na metade inferior estão os elementos que não apareceriam.
Conheça a partir de agora os significados de cada um dos elementos representados em um Mapa Astral!
Astros do Mapa Astral
Cada um dos planetas do nosso sistema solar, incluindo astros como o Sol e a Lua, influencia um aspecto diferente das nossas vidas. A constelação sob a qual ele estiver no momento da consulta do Mapa dará a esse aspecto da nossa vida a energia do signo correspondente. Entenda melhor!
■Sol
A constelação pela qual o Sol passava no momento do seu nascimento determinou o seu signo solar, quer dizer, é o que você responde quando alguém pergunta de que signo você é. O sol leva doze meses para percorrer todas as 12 constelações do Zodíaco, permanecendo cerca de um mês em cada um.
É representado por um círculo com um ponto no centro e se refere à nossa "essência" ou base da nossa personalidade. É o ego, a identidade imediata e as nossas preferências de um modo geral. Descreve as características mais objetivas e diretas, ao mesmo tempo mais "superficiais" e amplas se comparado aos outros astros. Rege o signo de Leão.
■Lua
Representada por um desenho de lua crescente, a Lua, na Astrologia, está associada ao universo emocional e íntimo do indivíduo, aquilo que se esconde sob a superfície e não pode ser facilmente percebido para quem vê de fora. Seria a nossa identidade mais profunda e verdadeira, mais ligada à nossa natureza instintiva, intuitiva e irracional.
Regente do signo de Câncer, a Lua é o astro mais rápido a se mover através do céu e, consequentemente, por todas as constelações do Zodíaco, completando o ciclo a cada 28 dias e permanecendo cerca de dois dias e meio sob cada signo.
■Mercúrio
Associado à comunicação, lógica e racionalidade, Mercúrio leva 13 a 14 dias para percorrer cada signo e fica retrógrado 3 ou 4 vezes por ano, quando pode causar alguns contratempos nas áreas que ele representa. Seu símbolo é um círculo com "chifres" e uma cruz de ponta-cabeça sob ele.
Batizado com o nome da divindade romana que servia como mensageiro para os deuses, Mercúrio rege tanto o signo de Gêmeos quanto o de Virgem. Ele nos ajuda a analisar, classificar, sintetizar e articular ideias complexas. O signo sob o qual ele atua em um Mapa Astral determina o modo como o sujeito pensa e se comunica.
■Vênus
A deusa romana do amor e da beleza, chamada pelos gregos de Afrodite, deu nome a este planeta que, na Astrologia, tem as mesmas atribuições da divindade: representa o amor e a beleza e, portanto, a nossa sensibilidade, os nossos ideais românticos e as formas como nos relacionamos com a arte e a cultura.
Rege tanto o signo de Touro quanto o de Libra, manifestando aspectos diferentes em cada um deles, sendo um amor mais sensual e físico no signo de terra (Touro) e mais cerebral no signo de ar (Libra).
Demora-se por volta de 4 a 5 semanas em cada um dos 12 signos e torna-se retrógrado a cada 18 meses. Seu símbolo é um círculo com uma cruz de ponta-cabeça em sua base: é o símbolo utilizado como representação do gênero feminino.
■Marte
Nomeado em referência ao deus romano da guerra, Marte é simbolizado por um círculo com uma flecha em diagonal saindo do canto superior direito — o que é usado também como símbolo do gênero masculino. Rege o signo de Áries e demora-se de 6 a 7 semanas em cada signo, ficando retrógrado uma vez a cada dois anos.
Marte influencia nossa atitude e determinação, qualificando nossa ação e energias agressivas e competitivas. Relaciona-se à paixão física e à inquietação que nos mantém em movimento. Diz respeito à nossa vibração assertiva, positiva, afirmativa.
■Júpiter
Maior planeta do nosso sistema solar, Júpiter se relaciona a questões de abundância, expansão e uma percepção ampliada, sendo por isso associado também à filosofia e à espiritualidade. Júpiter rege o signo de Sagitário e se demora de 12 a 13 meses em cada signo, ficando retrógrado durante 120 dias todos os anos, período que se torna muito propício ao crescimento filosófico.
O símbolo de Júpiter é como o número 21 em que a base do número 2 corta uma linha vertical e esta se estende um pouco para baixo, sendo que o conjunto acaba se parecendo também ao número 4, mas sem o encontro das linhas no topo.
■Saturno
Relacionado ao tempo e a restrições ou regras, Saturno é muito associado ao carma e a desafios que nos exigem algum trabalho pesado e resiliência. Pode parecer um pouco insensível nesse sentido, exigindo-nos maturidade. Ele completa uma volta no Zodíaco a cada 28 ou 30 anos, permanecendo cerca de 2 anos e meio em cada signo e retrógrado 140 dias por ano.
Regente do signo de Capricórnio, Saturno é representado por um desenho similar à letra “h” com uma cruz no topo. Por suas características, é fortemente associado à vida adulta e à maturidade. Os períodos em que está retrógrado podem ser particularmente desafiadores.
■Urano
Único planeta da Astrologia batizado com um nome de deus grego, por nenhuma razão em especial, Urano rege o signo de Aquário e representa a inovação e o livre pensamento, sendo associado, portanto, a tudo que nos faz únicos, a tudo que diz respeito à nossa individualidade.
Ligado também à tecnologia e às rebeliões, Urano quer distância das regras e engajamento com as mudanças, então, durante os 150 dias do ano em que ele está retrógrado, somos convidados a deixar o passado para trás e nos movermos adiante.
Urano se demora cerca de 7 anos em cada signo e é representado por três linhas verticais ligadas no centro por uma horizontal, sendo que a linha vertical do meio é alongada para baixo e termina em um pequeno círculo.
■Netuno
Simbolizado por um tridente cujo cabo forma uma cruz de ponta-cabeça, Netuno é batizado em referência ao deus do mar e rege o signo de Peixes, sendo responsável pela nossa criatividade e imaginação, os nossos sonhos e tudo o que se coloca nas fronteiras entre a fantasia e a realidade.
Associa-se, assim, à vastidão dos mistérios espirituais, tanto quanto a questões de desilusão e fuga da realidade. Demora-se 14 anos em cada signo e permanece retrógrado 150 dias por ano, quando segredos costumam vir à tona com maior facilidade.
■Plutão
Independente de ser ou não um planeta para os astrônomos, como um astro da Astrologia, Plutão continua desempenhando sua influência sobre nossas vidas.
Demorando-se por volta de 30 anos em cada signo, cada configuração do planeta acaba influenciando uma geração inteira. Nomeado em referência ao deus do submundo na mitologia greco-romana, Plutão está associado a questões de transformação, destruição e regeneração.
Seu símbolo é um círculo flutuando sobre um semicírculo, sendo que este forma uma espécie de taça com uma cruz de ponta-cabeça sob ele. O signo regido por Plutão é Escorpião. O planeta fica retrógrado 185 dias por ano, período mais propício para abandonarmos tudo que não nos serve mais e nos transformarmos na melhor versão possível de nós mesmos.
Signos no Mapa Astral
Cada um dos 12 signos de um Mapa Astral é uma combinação de um dos quatro elementos (fogo, terra, ar e água) com uma de três qualidades (cardinal, fixo e mutável). Conheça um pouco mais sobre cada um dos 12 signos do Zodíaco.
■Áries
Signo da Constelação de Áries, por onde transita o Sol entre os dias 21 de março e 19 de abril. Representa o elemento fogo com energia cardinal, pois está no início de uma estação (Outono, no Hemisfério Sul). Seu símbolo se assemelha à letra “V” com as pontas curvas como os chifres do carneiro, animal símbolo deste signo.
A energia do signo de Áries é impulsiva e cheia de coragem, gerando verdadeiros guerreiros movidos por pura paixão e ambição. Em suas manifestações menos saudáveis, a ambição e impulsividade podem se sobressair, assim como a superficialidade.
■Touro
Signo de “Terra Fixa”, vai de 20 de abril a 20 de maio. Seu símbolo é um círculo com os chifres de um touro. É caracterizado por sua relação com a materialidade, resultando em apego ao conforto e ao prazer físico, sendo a sensualidade uma característica bastante comum entre as pessoas com esse signo.
Associado também ao bom gosto e hábitos alimentares, o signo de Touro é rico em afeto e lealdade, podendo ser um dos signos mais pacientes do Zodíaco. Por outro lado, as manifestações menos saudáveis do signo podem apresentar um excesso de teimosia.
■Gêmeos
Indo de 21 de maio a 20 de junho, Gêmeos é um signo de “Ar Mutável”, sendo caracterizado por apresentar uma variedade de paixões e interesses, muita curiosidade e desejo de liberdade. Como um signo de ar, está bastante associado à inteligência, e como um aspecto negativo, pode apresentar uma certa dificuldade de manter o foco.
De qualquer forma, caracteriza-se por uma fluidez e dinâmica únicas, gerando indivíduos bem ativos e capazes de transitar por ambientes bastante diversos. Seu símbolo são duas linhas verticais com linhas horizontais curvas unindo-as no topo e na base.
■Câncer
Recebendo o sol entre os dias 21 de junho e 22 de julho, a Constelação de Câncer ou Caranguejo tem a energia cardinal do elemento água, estando por isso muito associada a questões emocionais e do inconsciente. Representa busca por segurança e pode se desvirtuar nessa procura, tornando-se excessivamente atencioso e controlador.
Em geral, porém, é caracterizado por muita sensibilidade, e as pessoas deste signo tendem a ser bastante carinhosas. O símbolo do signo de Câncer faz menção às garras do caranguejo e se parecem ao número “69” colocado na posição horizontal.
■Leão
O sol transita pela constelação de Leão entre os dias 23 de julho e 22 de agosto, gerando indivíduos apaixonados, otimistas e corajosos, geralmente muito criativos e cheios de energia. Leoninos são verdadeiros reis e rainhas do Zodíaco, charmosos e carismáticos, tendo personalidades fortes e inconfundíveis.
Signo de “Fogo Fixo”, Leão é simbolizado por uma letra “U” de ponta-cabeça e pontas curvadas para fora até quase se fecharem em pequenos círculos. Sendo tão cheios de autoestima, leoninos podem facilmente acabar se tornando pessoas superficiais e vaidosas, caso se descuidem disso.
■Virgem
Constelação visitada pelo sol entre 23 de agosto a 22 de setembro, o que faz com que os nascidos nesse período pertençam ao signo de Virgem, com a energia mutável do elemento terra. Algumas das principais características deste signo são a organização e a lógica, podendo ser bastante detalhista, mas sobretudo, objetivo e prático.
A manifestação menos saudável do signo configura indivíduos excessivamente detalhistas ou perfeccionistas. Seu símbolo é como a letra “m” com uma perna extra saindo do meio da última e com a ponta voltando outra vez para ela, formando um laço ou como se essas pernas se cruzassem.
■Libra
Signo solar dos nascidos entre 23 de setembro e 22 de outubro, Libra é um signo de ar com energia cardinal por estar no início de uma estação (Primavera). Sua constelação é a de Libra ou da Balança, sendo o único objeto inanimado do Zodíaco. Seu símbolo são duas linhas horizontais, com a de cima partida ao meio onde se forma uma “lombada”.
A imagem de uma balança ilustra bem a tendência dos librianos de buscar o equilíbrio e a simetria. Sua principal característica é essa busca de equilíbrio, em geral, mostrando-se gentil e delicado. Sua meta é a harmonia, e nessa procura, pode acabar se perdendo em uma tentativa de agradar a todos.
■Escorpião
Signo de "Água Fixa", com a passagem do Sol entre os dias 23 de outubro a 21 de novembro. Sua constelação foi uma das primeiras a ser identificada pela humanidade. Seu símbolo é uma letra "m" com a ponta da última perna acabando em uma flecha voltada para frente ou para cima.
Sendo um signo de água, tem forte relação com o emocional, baseando aí praticamente toda a sua força. É bastante intuitivo, mas também passional e intenso, possuindo uma energia poderosa de transformação. Em suas manifestações menos saudáveis, pode se mostrar um pouco calculista e um hábil manipulador.
■Sagitário
A Constelação de Sagitário ou do Arqueiro recebe a passagem do Sol entre os dias 22 de novembro a 21 de dezembro. É um signo de fogo com energia mutável por estar no final de uma estação (Primavera). Seu símbolo é simplesmente uma flecha em diagonal, apontando para a direita alta de quem olha.
Um signo de muita vitalidade, otimismo e sabedoria, caracteriza-se pela busca de aventuras e liberdade. Em sua intensidade e desprendimento, pode muitas vezes apresentar uma certa insensibilidade. Mas seu pioneirismo e interesse em experiências significativas costuma gerar excelentes líderes.
■Capricórnio
Signo que vai de 22 de dezembro a 19 de janeiro, tem a energia primordial (cardinal) do elemento terra e, por isso, uma relação muito forte com as responsabilidades e os limites. Muito ligado ao trabalho, Capricórnio pode ser um pouco conservador, mas apresenta uma capacidade única de persistência e superação.
Suas manifestações menos saudáveis podem ser indivíduos amargos e insensíveis, mas ainda assim, o signo de Capricórnio costuma produzir bons líderes. Seu símbolo é uma letra "n" com um laço de ponta-cabeça no final da segunda perna. A imagem de cabras subindo encostas íngremes e perigosas são uma boa ilustração das energias capricornianas.
■Aquário
O signo de Aquário vai de 20 de janeiro a 18 de fevereiro, mas é também o signo de uma nova era astrológica que estaria começando nesses princípios do terceiro milênio. Representa inovação e independência, ampliação dos saberes e uma percepção um pouco mais humanitária da nossa existência.
Simbolizado por duas linhas onduladas, uma sobre a outra, é um signo de ar com energia fixa e certamente o mais idealista do Zodíaco. Suas qualidades podem degenerar formando indivíduos impertinentes e radicais "do contra" em toda e qualquer situação. Mas são pessoas normalmente dinâmicas e "diferentonas", em relação às quais é impossível passar indiferente.
■Peixes
Peixes é o signo solar dos nascidos entre 19 de fevereiro e 20 de março. É um signo de água e energia mutável, o que resulta em grande sensibilidade, indivíduos sonhadores e espiritualizados, muito intuitivos e, principalmente, solidários. É um dos signos mais gentis e generosos do Zodíaco.
Sua atenção pode acabar dividida entre a fantasia e a realidade, característica esta que foi representada no símbolo deste signo, que são dois peixes nadando em direções opostas. O desenho é composto por dois parênteses lado a lado, virados de "barriga" um para o outro, com uma linha horizontal cortando os dois no centro.
Casas Astrológicas do Mapa Astral
Para desenhar um Mapa Astral, o céu ao redor da Terra é dividido em 12 partes, que são como as fatias de uma pizza, e então elas são contadas no sentido anti-horário no Mapa, influenciando aspectos diferentes das nossas vidas. Entenda o que são cada uma dessas 12 casas.
■Casa 1
A primeira casa do Mapa Astral começa onde a linha horizontal toca no círculo à esquerda de quem olha e seria essa primeira "fatia" do círculo em sua metade inferior. É o que indica também o chamado signo "Ascendente", talvez o mais conhecido de todos além de seus signos solares.
Define a personalidade exterior e imediata, a forma como você é percebido pelos outros. Influencia também a maneira como começamos as coisas e aquilo que ainda precisamos desenvolver. É onde se revela nosso temperamento, nossas características mais profundas em comparação às reveladas pelo signo solar.
■Casa 2
A Casa 2 do Zodíaco é responsável pelos nossos sentidos de valor e de segurança material, e tudo que esteja relacionado ao trabalho. Está associada principalmente às nossas posses e capacidade de ganhar dinheiro, sendo uma casa mais voltada à materialidade e às questões financeiras, propriamente.
A combinação do(s) signo(s) e dos astros nessa casa revela a maneira como nos relacionamos com o dinheiro e as propriedades. Identifica as forças que nos movem e nos moldam nessa relação e pode apontar fragilidades e pontos a serem trabalhados no que diz respeito à vida financeira.
■Casa 3
A Casa 3 se refere ao ambiente em que se vive, e nesse sentido, aponta para alguns aspectos específicos de nossas vidas, além de apresentar um perfil das nossas formas de pensar e nos comunicarmos. Está associada ao pensamento em um nível mais profundo e estrutural, remetendo à infância e algumas relações familiares.
Assim, guarda relação com os estudos escolares na primeira infância e relacionamentos com irmãos, primos e tios. Além disso, traz informações a respeito de pequenas viagens, incluindo aí o trânsito diário dentro da própria cidade em que se vive.
■Casa 4
Também chamada de “Fundo de Céu”, a Casa 4 tem uma forte ligação com o inconsciente e questões de ancestralidade, sendo responsável pela área de nossa vida em que se localizam nossas raízes familiares e noções de lar. Por essa razão, é muito associada à figura materna, mas dependendo de se estar inserido em uma cultura mais ou menos patriarcal, pode se referir também ao pai.
Mas é importante frisar que não se trata exatamente de ter uma descrição de seus pais em seu Mapa pessoal, uma vez que eles terão os seus próprios mapas. As informações do seu Mapa pessoal darão conta basicamente da sua relação com eles, a forma como eles afetam sua vida e como você os vê.
■Casa 5
A Casa 5 se refere especialmente aos nossos hábitos e ao lazer. Refletem questões ligadas à criatividade e informações relacionadas à educação que damos aos nossos filhos, tendo relação com o amor que transmitimos. Mas em geral, apontam para questões amorosas apenas onde esse amor seja mais físico ou superficial.
É, portanto, a casa do flerte e dos envolvimentos passageiros, das aventuras emocionais. Estando tão ligada à diversão, aponta mais no sentido dos nossos hobbies e eventualmente aborda questões da prática de atividades físicas ou esportes em geral.
■Casa 6
Assim como a Casa 5, a Casa 6 também guarda relação com nossos hábitos, mas aqui, está mais relacionada a questões de trabalho e de rotina de um modo um pouco mais objetivo. Refere-se ao trabalho que atraímos e do qual gostamos, além daquele que realizamos em nosso dia a dia.
Tem domínio sobre as questões de saúde, uma vez que está ligada ao bem estar físico e material, mas também com implicações na saúde emocional. Isso porque é a última da metade inferior do Mapa, onde as influências dos astros e signos se dão de modo um pouco menos objetivo e direto como os que aparecerão a partir de agora na metade superior do Mapa.
■Casa 7
A Casa 7 influencia nossas parcerias tanto conjugais quanto de negócios, sendo os relacionamentos sua principal área de domínio. Determina aquilo que esperamos da nossa cara-metade e traz informações importantes a respeito do casamento, igualmente para casados e solteiros.
Indica o signo “Descendente”, que é o contrário do “Ascendente”, pois é o signo que estava “se pondo” no horizonte no momento do seu nascimento, enquanto o signo Ascendente era o que estava despontando ou “nascendo” no mesmo instante que você.
■Casa 8
A Casa 8 pode ter um peso negativo para muita gente, de certo modo, por estar relacionada à questão da morte, mas o fato é que ela se estende também a todos os aspectos relacionados a essa morte, que além de tudo não é necessariamente uma morte literal ou física.
Assim, a Casa se refere, na verdade, a questões de transformação e regeneração. Pode estar ligada também à maneira como gastamos nosso dinheiro e à forma como nos relacionamos com o dinheiro dos outros, podendo se referir a questões de herança.
■Casa 9
Ligada à Filosofia e espiritualidade, a Casa 9 pode ter muitas informações relacionadas à sua religião e à sua forma de ver a vida de um modo mais amplo e talvez até ideológico. Esta Casa se refere ao ensino superior, de um modo específico, por sua relação mais geral com questões de conhecimento e de percepção da realidade.
É a que informará também a respeito de viagens mais longas e sobre a sua relação pessoal com o estrangeiro. Como você pode ver, tem tudo a ver com a forma como nos relacionamos com o desconhecido e avançamos em conhecimento.
■Casa 10
Também chamada de “Meio de Céu”, a Casa 10 tem um caráter de “meta”, sendo uma representação do nosso futuro ou do direcionamento que damos ou devemos dar às nossas vidas. Nesse sentido, está muito ligada ao trabalho e questões mais objetivas, informando a respeito de nossa vida pública e prestígio ou reconhecimento, sobretudo na carreira.
De certo modo, tudo isso guarda alguma relação com a figura paterna, o que também estará representado na Casa 10. O pai, aqui, aparece como uma figura preocupada com a segurança material e questões objetivas e práticas da vida, e sua relação com ele sofrerá as influências dos astros e signos posicionados nesta casa.
■Casa 11
A Casa 11 em um Mapa Astral diz respeito às nossas relações de amizade ou com grandes grupos. Está ligada, portanto, à nossa vida social e à forma como nos colocamos em público, de um modo mais geral, e às relações específicas com nossos amigos, numa análise mais detalhada. Determina as nossas noções de coletividade.
Guarda relação também com a intelectualidade e a maneira como colocamos em prática os conhecimentos e recursos acumulados em nossa trajetória. Está onde nasce o impulso de irmos além de nós mesmos, de não nos limitarmos à nossa identidade individual.
■Casa 12
A Casa 12 mostrará nossa missão e desafios para cumpri-la nesta existência, definindo nossas capacidades de experiência na vida. Tem forte relação com o mistério e com a espiritualidade, aquilo que seria o “inconsciente coletivo” e tudo o que diz respeito à nossa saúde mental.
Pode apontar fraquezas e bloqueios secretos, revelando o que nos isola e limita. Sendo a última das doze casas, representa, de certa forma, o nosso destino final, aquilo que poderíamos nos tornar e talvez o objetivo que deveríamos nos esforçar por atingir.
Os quatro ângulos principais do Mapa Astral
Há quatro pontos específicos em um Mapa Astral que representam pontos de interesse bem particulares e por isso são nomeados de forma independente em relação ao resto. Correspondem às casas 1, 4, 7 e 10 e são chamados, respectivamente, Ascendente, Fundo de Céu, Descendente e Meio de Céu.
■Ascendente
Depois do signo solar, a maior procura em Astrologia é por conhecer o signo Ascendente, que é o signo que estava surgindo no horizonte no momento do seu nascimento. Em um Mapa Astral, é exatamente o signo indicado à esquerda pela linha horizontal que divide o círculo do mapa ao meio.
Revela a imagem que você projeta para o mundo, a primeira impressão, e assim, tanto a sua aparência física quanto as roupas e acessórios que usa. Mostra a forma de começarmos as coisas e pode apontar qualidades ou objetivos que deveríamos alcançar. Inclui aspectos ocultos da nossa personalidade.
■Fundo de Céu
O Fundo de Céu revela o seu “eu profundo”, o conteúdo do seu inconsciente e questões de infância, raízes psicológicas e vida privada, vida em família. Mostra as influências da relação com os pais, especialmente em caráter emocional e filosófico no sentido de ser aquilo que molda a nossa forma de ver e compreender a realidade.
Pode conter informações a nosso próprio respeito que eventualmente acabariam nos surpreendendo, pois permanecem ocultas até para nós mesmos. Seriam os nossos fundamentos emocionais e espirituais, impulsos e desejos primitivos, tudo aquilo que propositalmente ou não afastamos da consciência e da imagem que fazemos de nós mesmos.
■Descendente
O signo que está “se pondo” no horizonte na configuração celeste retratada pelo Mapa Astral é chamado de “Descendente”. Ele guarda informações a respeito da nossa relação com os outros e das expectativas que alimentamos nesse sentido.
Determina a forma como nos relacionamos tanto com os nossos cônjuges quanto em relações de negócios. Na medida em que revela o que esperamos de nossos parceiros, demonstra também as fragilidades e inconsistências das nossas vidas sociais.
■Meio de Céu
O Meio de Céu revela as nossas metas em relação à carreira e à profissão, tendo informações também sobre nosso prestígio nesse campo, bem como a fama e o reconhecimento conquistados. É o signo que estava bem no alto, justamente no meio do céu, no momento em que você nasceu.
Uma vez que corresponde à Casa 10, possui relação com a figura paterna, especialmente no que se refere à forma como normalmente os pais nos influenciam e educam para nos preocuparmos com a segurança material.
Termos e significados no Mapa Astral
Alguns termos que geralmente aparecem na análise de um Mapa Astral, referindo-se a certas condições ou localização dos astros, como "retrógrado" ou "domicílio", são essenciais para a compreensão do mapa. Confira agora o que cada um deles significa.
■Retrógrado
Durante o trajeto pelas suas órbitas, vistos da terra, os planetas dão a impressão, às vezes, de estarem andando para trás. Trata-se, evidentemente, de uma ilusão de ótica, mas o fato possui um significado importante na Astrologia, afetando a maneira pela qual o astro em questão nos influencia.
Em geral, um planeta retrógrado acaba tendo menos influência ou sua influência se torna menos visível e evidente em nossas vidas. Os chamados planetas geracionais, mais exteriores no sistema solar, passam quase metade do ano em estado retrógrado, todos os anos.
■Exílio
Um planeta está em exílio quando se posiciona em um signo que seja o extremo oposto do seu domicílio, que é o signo regido pelo planeta. Assim, o Sol, por exemplo, que rege o signo de Leão, estará em exílio no signo de Aquário, pois Aquário está no extremo oposto ao signo de Leão no Zodíaco.
Estar em exílio faz com que a influência do planeta sobre a nossa vida acabe se restringindo. O exílio "rouba" um pouco a força que o astro teria e acaba constituindo uma área mais sensível do seu Mapa, envolvendo aspectos que precisam de alguma atenção especial. Veja agora qual é o exílio de cada planeta:
Sol - Aquário
Lua - Capricórnio
Mercúrio - Peixes e Sagitário
Vênus - Escorpião e Áries
Marte - Libra
Júpiter - Gêmeos
Saturno - Câncer
Urano - Leão
Netuno - Virgem
Plutão - Touro
■Domicílio
Um planeta estará em seu domicílio quando estiver no signo que ele mesmo rege. Tal fato potencializa a sua influência em nossa vida, na casa em que está localizado e em qualquer aspecto afetado por ele. É como se o domicílio gerasse um bônus de energia, como se ligasse o "turbo" ou funcionasse como um amplificador das propriedades do planeta.
Os planetas que regem mais de um signo possuem dois domicílios, que são divididos entre domicílio diurno e domicílio noturno. Confira agora o domicílio de cada um dos 10 planetas:
Sol - Leão
Lua - Câncer
Mercúrio - Virgem e Gêmeos
Vênus - Touro e Libra
Marte - Áries
Júpiter - Sagitário
Saturno - Capricórnio
Urano - Aquário
Netuno - Peixes
Plutão - Escorpião
■Exaltação
Um planeta estará em exaltação quando se encontrar em um signo que potencializa suas qualidades, não sendo o seu signo de domicílio. O planeta exaltado tem suas qualidades e capacidade de influência ampliadas. Conheça os signos de exaltação de cada planeta:
Sol - Áries
Lua - Touro
Mercúrio - Virgem (Aquário para alguns astrólogos modernos)
Vênus - Peixes
Marte - Capricórnio
Júpiter - Câncer
Saturno - Libra
Os planetas exteriores do sistema solar, chamados "geracionais" por se demorarem várias décadas em cada signo, não têm propriamente um signo de exaltação, mas têm candidatos:
Urano - Escorpião
Plutão - Gêmeos, Leão ou Virgem
Netuno - Escorpião, Câncer ou Leão
■Queda
Um planeta estará em queda quando em um signo que esteja no extremo oposto ao seu signo de exaltação. A queda representa um ponto sensível do Mapa e pode acarretar limitações na influência que o planeta exerce sobre nossa vida.
Os planetas chamados geracionais não possuem um signo de queda, uma vez que também não possuem signos de exaltação. Conheça agora o signo de queda para cada um dos sete primeiros astros do Zodíaco:
Sol - Libra
Lua - Escorpião
Mercúrio - Peixes
Vênus - Virgem
Marte - Câncer
Júpiter - Capricórnio
Saturno - Áries
O que o Mapa Astral nos revela?
O Mapa Astral revela detalhes da nossa personalidade ou circunstâncias da nossa vida de acordo com os "moldes" usados em sua construção, que para a Astrologia são as energias das constelações e dos planetas. Cada um desses elementos possui uma energia própria, e a combinação dessas energias varia de acordo com as posições que eles ocupam no céu em cada momento.
Assim, um Mapa Astral completo analisará as relações entre os astros e constelações de acordo com sua posição no céu no momento em que você nasceu ou em qual quiser consultar, explicando as energias que moldaram seu caráter ou suas circunstâncias. São análises amplas e detalhadas, com conteúdos que normalmente surpreendem pela precisão até mesmo quem não acredita em Astrologia.
Desse modo, independente de suas crenças, uma pessoa que consultar seu Mapa Astral pode retirar daí muitas informações úteis para seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Artista e escritor, poeta, professor e produtor cultural. Aprofundei estudos de psicologia, em especial em uma linha Jungiana e com referência a tradições espirituais de todo o mundo. Acredito que conteúdos deste tipo têm mais relevância e são mais determinantes em nossas vidas do que conseguimos ou queremos reconhecer.