Significado geral de Om Shanti
Na prática da meditação, é comum o uso de mantras - que são sons, sílabas ou palavras, ditos em voz alta para concentrar a mente e favorecer a conexão do meditador com seu eu interior com os demais indivíduos e com o universo, bem como alcançar certos resultados específicos.
Um desses mantras é Om Shanti, que tem suas origens no Hinduísmo e foi adotado por tradições budistas e jainistas. A ele, é atribuído o poder de trazer serenidade a quem o entoa e favorecer a paz no universo.
Neste artigo, trataremos das origens e do uso de Om Shanti, inclusive no yoga, e o papel que os mantras desempenham na realização de nossos objetivos, especialmente na conquista da paz interior, incorruptível e imperturbável, e na busca por iluminação espiritual. Confira!
Om Shanti, significado, poder e entonação
Ligado à paz interior e muito usado na prática do yoga, Om Shanti é um dos mantras mais conhecidos. Examinaremos seu significado, suas origens, os poderes que possui e como deve ser entoado para produzir seus efeitos benéficos em nossa vidas. Acompanhe!
■O mantra Om Shanti
O mantra Om Shanti originou-se no sânscrito, uma das muitas línguas que conviviam no subcontinente indiano desde tempos imemoriais.
Uma das particularidades desse idioma é que, com o passar do tempo, ele deixou de ser empregado no desempenho das atividades cotidianas: seu uso restringiu-se à celebração de cerimônias espirituais e à transmissão de conhecimentos filosóficos e espirituais que foram codificados em obras escritas nele pelos sábios da Antiguidade.
Os Upanishads, importantes escrituras hinduístas, são exemplos de obras que foram redigidas em sânscrito.
■Significado de Om em sânscrito
Não há tradução literal de Om para o português. Segundo Mandukya Upanishad, um dos Upanishads, a sílaba OM é tudo o que há e engloba em si o passado, o presente e o futuro. Considerado o som primordial do universo, simboliza a alternância cíclica entre morte e renascimento, destruição e criação.
Devido aos sentidos que este som evoca, poderíamos traduzir Om livremente como "realidade" ou "universo", já que representa todos os aspectos de nossa realidade, bons ou maus, pacíficos ou tormentosos, alegres ou tristes.
■Significado de Shanti em sânscrito
Shanti, em sânscrito, se refere à paz interior, um estado de serenidade e equilíbrio em que intelecto e emoções encontram-se em harmonia e que resiste mesmo às adversidades porque seus fundamentos estão na alma, não no corpo.
Um dos objetivos da meditação é crescer espiritualmente até o ponto de poder desapegar-se das preocupações materiais e alcançar a paz imperturbável representada que a Shanti representa.
■O poder do Om Shanti
Segundo os significados de Om e Shanti apresentados acima, poderíamos traduzir Om Shanti como "paz universal" entender o mantra como uma expressão da incorporação da paz à nossa realidade.
De acordo com as práticas que fazem uso dele, o mantra Om Shanti favorece a conexão com o divino e serve como uma forma de proteção contra as adversidades do plano material ao mesmo tempo que fortalece interiormente o meditador para fazer frente a elas sem que sua tranquilidade seja perturbada.
■Usando Om Shanti na prática diária
Incorporar o mantra Om Shanti na prática diária da meditação torna mais fácil alcançar os fins dela, inclusive o desenvolvimento espiritual. O uso de mantras favorece a concentração da atenção e da energia do meditador, facilitando para este atingir níveis mais elevados de consciência. O uso de Om Shanti, especificamente, promove a serenidade em face dos problemas e das circunstâncias negativas que são tão comuns no universo.
Para entoar um mantra, o preferível é buscar um ambiente tranquilo e em que haja poucas chances de interrupções e interferências. Sente-se no chão, feche os olhos e mantenha as pernas cruzadas.
Quanto às suas mãos, você pode uni-las e erguê-las até a altura do peito ou deixe-as com as palmas para cima, cada uma delas repousando sobre um joelho e com indicador e polegar unidos. Na posição indicada, inicie a meditação e procure conectar-se ao divino e ao seu interior. Depois de ter feito o que foi indicado acima, repita no mesmo tom o mantra Om Shanti no mínimo três vezes.
■A melhor forma de entoar Om Shanti
O “o” de Om é aberto e deve ser prolongado. A palavra "om" deve ressoar pelo corpo da pessoa entoando-a. O "a" de shanti deve ser um pouco prolongado e é pronunciado como a letra "a" da palavra inglesa "father" (pai), mas, se não puder pronunciá-lo desse jeito, o "a" de "fá" é um substituto adequado.
Não se preocupe com a pronúncia exata desses sons, pois a entonação e a concentração são muito mais importantes do que ela.
■Om Shanti, Shanti, Shanti, o desejo de paz tripla
Uma das maneiras mais comuns de usar o mantra Om Shanti na meditação é entoando o som Om e seguindo-o da palavra Shanti três vezes: Om Shanti Shanti Shanti. Essa forma do mantra Om Shanti representa triplamente o desejo por paz: expressa na mente, expressa na palavra e expressa no corpo.
O uso da forma Om Shanti Shanti Shanti também é usada, sobretudo na prática do Yoga, para lidar com as fontes de perturbações que, como se fossem nuvens de mosquitos, cercam-nos onde quer que estejamos, confundem- nos, exasperam-nos e distraem-nos, bloqueando ou desviando a busca pela iluminação.
Idealmente, a expressão da paz tripla pode nos conferir serenidade para que a mente não se turve, lucidez para distinguirmos a realidade das ilusões e sabedoria para que separemos o que é relevante do que não é.
Os três conflitos universais e Om Shanti no Yoga
Uma das razões para o uso do mantra Om Shanti Shanti Shanti no Yoga é lidar com os três conflitos universais, também chamados de os três conflitos que prevalecem no universo, com os quais nos familiarizaremos mais à frente. Confira mais sobre este assunto nos tópicos a seguir!
■O poder do mantra OM no Yoga
Entoar o mantra OM tem um efeito bastante tranquilizador sobre a mente de quem o faz. Fazê-lo antes de praticar Yoga contribui para que se estabeleça a conexão do indivíduo consigo mesmo que é buscada nessa atividade, intensificando e prolongando os efeitos benéficos alcançados nela.
■Significado de Om Shanti no Yoga
Com frequência, Om Shanti é usado no Yoga como uma saudação por meio da qual se expressa o desejo de que o interlocutor desfrute de paz.
Na prática do Yoga, o mantra Om Shanti também pode ser entoado. Nesse caso, é comum o uso da forma Om Shanti Shanti Shanti com a finalidade de lidar com os três tipos de conflitos que prevalecem no universo, cada um deles prevenido ou neutralizado pelo entoar de um shanti.
■Os três conflitos que prevalecem no universo
Os três conflitos que prevalecem no universo são denominados Adhi-Daivikam, Adhi-Bhautikam e Adhyatmikam. Esses termos designam três categorias de fontes de perturbações da paz, as quais devem ser superadas para que a iluminação espiritual aconteça.
Alcançar a iluminação é uma finalidade favorecida pela incorporação do mantra Om Shanti à prática de meditação.
■Adhi-Daivikam
Adhi-daivikam é o conflito sobre o qual não podemos ter controle. Refere-se a fenômenos perturbadores que parecem ser decididos em um plano divino, superior ao nosso, e se furtam aos nossos esforços para prevê-los ou evitá-los. Exemplos deles são acidentes, doenças, tempestades, etc.
A palavra shanti é entoada da primeira vez com a finalidade de evocar a libertação das perturbações provocadas por fenômenos desse tipo.
■Adhi-Bhautikam
Adhi-bhautikam é o conflito causado por objetos e indivíduos exteriores a nós, ou seja, por elementos do mundo material que nos cerca e sobre o qual temos alguma medida de controle: discussões, sons incômodos, etc. A palavra shanti é entoada da segunda vez com a finalidade de evocar a libertação das perturbações provocadas pelo mundo que nos rodeia.
■Adhyatmikam
Adhyatmikam é o conflito originado em nós mesmos, do nosso apego ou do ego, que dão origem ao medo, à inveja, ao ódio e a outros sentimentos negativos. Na terceira vez, a palavra shanti é entoada para evocar a libertação das perturbações causadas pelo apego e pelo ego e a substituição delas por desapego, humildade, compaixão, paz e amor.
Mantras, para que servem e benefícios
Como vimos, mantras podem ser usados como um auxílio na prática da meditação. Agora, discutiremos mais detalhadamente a natureza deles e os benefícios que trazem. Confira!
■O que é um mantra
Os mantras são sons (sílabas, palavras, conjuntos de palavras, etc.) a que são atribuídos poderes espirituais. A atividade de entoá-los ajuda o meditador a se concentrar e origina vibrações energéticas específicas que o ajudam a alçar sua consciência a níveis mais elevados. Cada cântico tem também seus efeitos específicos.
De acordo com os Vedas, um corpo de escrituras hinduístas do qual os Upanishads são parte, os mantras não foram criados ou descobertos pelo engenho humano, mas assimilados de um plano superior por praticantes avançados de meditação.
■Significado dos Mantras
A palavra mantra é originária do sânscrito e compõe-se da raiz "man", que tem o sentido de mente, e a terminação "tra", que possui as acepções de "instrumento" e "sabedoria".
De acordo com a etimologia apresentada acima, os mantras podem, portanto, ser entendidos como instrumentos para preservação da mente diante de fatores negativos e para a busca da sabedoria e da iluminação.
De modo geral, os mantras vêm do sânscrito, cujos sons produzem vibrações energéticas relativas àquilo a que dão nome. Embora os mantras possam ter significados traduzíveis para línguas modernas como o português, a sutileza de sua natureza energética dificulta os esforços de tradução.
Devido às dificuldades de traduzir do sânscrito, não é incomum que em uma mesma língua haja várias interpretações da mesma palavra daquela língua, às vezes, dando origem a dúvidas e mal-entendidos.
Ademais, o significado mais fundamental e profundo dessas palavras transcende o sentido que elas recebem nas línguas modernas. A conexão com esse significado mais fundamental precisa ser feita através da alma de quem busca a sabedoria.
■Para que servem
Os mantras, como dissemos, produzem vibrações energéticas. Eles influem sobre a energia e a mente de quem os entoa, o que permite ao meditador conectar-se a seu interior e ascender a estados de consciência mais elevados. Também têm um efeito tranquilizador sobre o sistema nervoso e ajudam a concentrar a mente.
■Benefícios
Com base nos efeitos dos mantras mencionados acima, podemos listar alguns dos benefícios de sua incorporação na prática diária como a promoção da tranquilidade, o fortalecimento do equilíbrio emocional, o aguçamento da atenção e o aumento da eficiência com que o cérebro processa as informações que recebe.
O uso frequente, idealmente diário, dos mantras, também está ligado aos chakras, focos de energia em nossos corpos sobre os quais produzem um efeito benéfico que reequilibra a energia do organismo. O mantra OM é um dos que exercem intenso efeito positivo sobre os chakras.
Om Namah Shivaya, Om Gam Ganapataye Namaha e mantras para dormir
Além dos efeitos positivos gerais da prática de entoar mantar, o uso de mantras específicos tem efeitos específicos. A seguir, explicaremos os efeitos dos mantras Om Namah Shivaya e Om Gam Ganapataye Namaha e como os mantras podem ajudar a dormir melhor. Confira!
■Om Namah Shivaya, o poderoso mantra
Segundo o conhecimento legado pelos Vedas, Om Namah Shivaya é um dos mantras de efeitos mais intensos. Ele pode ser traduzido como "eu invoco, honro e me curvo a Shiva” e reverencia, na forma da citada divindade hinduísta, o que há de divino em cada um dos seres humanos, inclusive em quem entoa o mantra.
Ao mantra Om Namah Shivaya, associam-se revitalização da capacidade de se renovar e a criação de vibrações energéticas que promovem a harmonia e a paz.
A prática de entoar repetidamente Om Namah Shivaya produz diversos benefícios, entre os quais podem ser citados o equilíbrio das emoções, o apaziguamento da mente e o favorecimento do acesso a estados mais elevados de consciência através da meditação.
■Om Gam Ganapataye Namaha, para atração da prosperidade
Om Gam Ganapataye Namaha é um mantra relacionado a Ganesha, divindade que os Vedas ligam à sabedoria e a qual atribuem o poder para remover os obstáculos de ordem espiritual ou material no caminho de um indivíduo.
Esse mantra intensifica a energia de quem o entoa, fortalece a capacidade de se concentrar, ajuda a buscar novos caminhos para os objetivos desejados e facilita alcançar a prosperidade.
■Mantras para dormir melhor
De modo geral, o uso de mantras facilita o estabelecimento de uma conexão entre aquele que medita e sua própria natureza divina, propicia a pacificação da mente, mais liberta de inquietações, e produz o relaxamento do corpo. Por isso, eles podem ser bastante úteis para quem deseja dormir melhor.
Entre os mantras que podem induzir um estado de relaxamento propício a um sono de qualidade e revigorante está o já mencionado OM, que cria vibrações de paz e tranquilidade e traz harmonia ao ambiente, criando circunstâncias apropriadas para o bom sono.
Além do uso de mantras e de práticas como Yoga para relaxar, é recomendável que a pessoa que deseja um sono melhor use, se possível, de recursos relaxantes como um banho ou uma massagem, evite o uso de dispositivos eletrônicos pouco antes de dormir e diminua ao mínimo possível a luz do local em que dormirá.
Como entoar o mantra Om Shanti beneficia a minha vida?
O hábito de entoar mantras tem efeitos positivos sobre o corpo e sobre a mente, pois eles dão origem a vibrações energéticas que influem de maneira salutar sobre o estado de espírito, a energia e o corpo das pessoas.
Como vimos, mantras específicos produzem resultados específicos, e Om Shanti não foge a essa regra. Quando é entoado, o mantra Om Shanti ajuda a alcançar a serenidade frente às vicissitudes da vida e a alcançar o progresso espiritual produzido pela conexão com o eu interior.
Ele também é considerado uma forma de proteção contra as perturbações produzidas pelas três formas de conflito que prevalecem no universo, as quais estão no caminho da iluminação espiritual.
O equilíbrio promovido por entoar periodicamente o mantra Om Shanti tem efeitos benéficos sobre corpo e mente, auxiliando esta a se libertar das preocupações e dos sentimentos negativos e ajudando aquele a relaxar e revitalizar-se, promovendo a saúde e o bem-estar.