O que é yin yang
Forças atuam em busca constante do equilíbrio: essa é uma das formas de explicar o yin e o yang. São também os elementos complementares que formam o Qi, a energia vital existente em todas as coisas. Essas duas forças são representadas como um círculo onde o yin é a metade densa e escura, enquanto o yang, que ocupa o espaço contrário, representa a leveza e a iluminação.
Esses dois elementos, apesar de contrários, não rivalizam entre si, pois de acordo com os princípios Taoístas, o equilíbrio entre essas duas forças é fundamental para alcançar o caminho da plenitude. Entenda nesse artigo qual a origem do yin yang, o símbolo e suas aplicações. Acompanhe!
As origens de yin yang
No início de tudo havia o nada, conhecido como Caos Primordial. Ele era de formato oval e em seu interior se formou Pan Ku, responsável por partir o ovo e gerar o céu e a terra, ou o Yang e o Yin, respectivamente. Para evitar com que o mundo retornasse ao Caos, Pan Ku afastou o céu da terra por 18 mil anos até perecer e dar forma ao mundo como conhecemos.
Essa é a origem do yin yang e acredita-se que ela teve a sua origem nos primeiros monges Taoístas, discípulos de Lao Zi, ou Lao-Tzu. Ele é o fundador do Taoísmo filosófico, datado aproximadamente no século VI a.C. Acompanhe a leitura se você quer entender sobre Yin-yang e a sua influência em nossa cultura até hoje.
■A definição de yin yang
O yin yang é constituído por um símbolo bastante conhecido, circular e dividido em branco e preto. Cada uma dessas partes simboliza os princípios vitais conhecidos como "yin", o feminino, e "yang", o masculino. Na definição do yin yang, um não existe sem o outro e nada é neutro, toda força tem o seu contrário.
■O significado espiritual de yin yang
O equilíbrio entre todas as coisas. O significado espiritual do yin yang se reflete na forma do círculo, onde uma força só existe na presença de uma força oposta, ou seja, uma não existe sem a outra. E, apesar das energias, vibrações e intenções do espírito, nele estará sempre presente o seu contrário.
O oposto se relaciona diretamente com esses estados de espírito e a compreensão dessas forças permitirá que você obtenha um maior equilíbrio entre o corpo e a alma.
■Os princípios do yin yang
Na filosofia Taoísta, o yin yang é determinado por princípios que se relacionam à sua natureza e aos princípios universais que explicam a origem de todas as coisas. Por isso, é importante entender esses princípios para ter uma melhor compreensão dessas relações.
Os princípios do Yin e Yang são definidos da seguinte maneira:
■As leis
Existem 7 leis descritas no I Ching, um dos escritos mais importantes e antigos da filosofia chinesa. Através desses escritos, que também é conhecido como livro das mutações, é possível identificar as energias do yin yang que revelam a necessidade do equilíbrio para se obter uma vida saudável. Conheça essas leis abaixo:
■Os teoremas
No mesmo livro, I Ching, é expresso 12 teoremas que explicam a geração do yin yang e o princípio da dualidade, acompanhe:
- O yin yang são duas forças de polos opostos e com extensão infinita.
- Essas forças se originam continuamente até o infinito.
- O Yin é uma força de atração, enquanto o Yang é uma força de repulsão. E ambos produzem energia.
- Forças opostas se atraem, yin atrai yang. Já forças do mesmo polo se repelem, yin repele yin e o mesmo acontece com o yang.
- O Yin é capaz de gerar o Yang, e o Yang é capaz de gerar o Yin.
- A força que o yin e o yang gera entre si é proporcional à diferença entre os seus componentes.
- Todas as manifestações se originam da combinação entre o yin yang.
- Essas manifestações são mutáveis por causa da perpétua oscilação entre essas energias.
- Cada unidade no universo tem a sua polaridade.
- Não existe nada que seja neutro no universo.
- Grande força de Yin atrai pequena força de Yin, enquanto grande força de Yang atrai pequena força de Yang.
- O Yin está no centro de todas as coisas, enquanto o Yang está na periferia de todas as coisas.
O símbolo yin yang
Esse símbolo também é conhecido como símbolo do Tai Chi. Ele consiste em um círculo que se divide na metade por uma linha curva. Uma parte do círculo é preta e geralmente ela se encontra no lado de baixo, esse é o yin. A outra parte é branca e se encontra no lado de cima, esse é o yang. Essas duas metades se entrelaçam em uma curva em formato de espiral e se dividem em semicírculos.
Os pontos pequenos existentes entre elas alinhados ao centro representam a ideia de que as duas forças carregam consigo a semente do seu oposto. Esses pontos preto e branco representam a coexistência e formam uma unidade fluida. Afinal, não existe uma separação absoluta entre as duas forças devido a sua natureza, mutável e dualístico.
■Círculo, o símbolo do universo
O círculo é comumente associado ao ponto. Essas formas simbolizam unidade, perfeição e se remetem à plenitude. Enquanto o ponto representa o centro e o divino, o círculo traz consigo a ideia de movimento e tempo em eterna expansão.
O equilíbrio dessa forma revela o começo e o fim do Universo, e a união do yin yang em seu interior denota o equilíbrio desse movimento perpétuo entre as forças.
■A parte preta Yin
O ideograma Yi significa "O lado escuro da montanha" e ele está sempre posicionado na parte inferior, pois ele representa a terra, a escuridão, a passividade, a lua e o feminino.
■A parte branca Yang
O Yang reflete a leveza, o céu, a iluminação, o sol e a ação, e tem como sua representação o masculino. Já o seu ideograma significa "O lado claro da montanha".
Aplicações do yin yang
Citado no I Ching, a teoria do yin yang é a base da medicina chinesa. A energia vital do universo, o Qi, é também geradora das forças do yin e do yang. Essa dualidade energética deve ser balanceada, pois só o equilíbrio definirá se a pessoa está saudável ou não.
E é a partir da busca do equilíbrio das forças que se aplica o conceito de yin yang, leia os pontos abaixo para entender mais.
■A influência do yin yang em nosso corpo
A anatomia também obedece a esses princípios. Utilizando a definição do yin yang, se analisa os desequilíbrios no corpo humano e são avaliados os sintomas existentes. Então, é necessário o estudo e a aplicação de técnicas medicinais quando essas energias estão em estado de desarmonia.
Essas características são explícitas, uma vez que as enfermidades surgem apenas onde não há harmonia. Por exemplo, se você estiver com uma febre incontida (Yang) busque dispersar essa energia através de técnicas que controlem a sua temperatura (Yin). Logo, onde existe uma maior concentração do yang deve-se buscar atenuar essa força através do yin.
■Onde podemos observar a dualidade yin yang em nossas vidas
Ao entender o significado do yin yang, é possível criar analogias com o nosso dia a dia. Enquanto o yang é o lado ativo e enérgico, o yin representa a força passiva. Ambos são representados pelo masculino e feminino, respectivamente.
Esse dualismo está presente em nossa realidade, assim como a força entre o bem e o mal, o branco e o preto, o forte e o fraco. A partir da observação dessas forças opostas é que se percebe o yin yang, e por isso ela se tornou tão importante em nossas vidas. Pois, como diz um dos princípios do yin yang, não existe nada que seja neutro no universo.
■Como encontrar o equilíbrio yin yang diariamente
A busca pelo equilíbrio se inicia a partir do momento que se percebe que uma das forças do yin yang está desproporcional em relação a outra. Mas, para compreender o que está acontecendo contigo é preciso observar qual força a geradora do seu problema.
Caso você esteja se sentindo desmotivado e cansado, por exemplo, é preciso buscar alternativas que te garantam uma maior motivação e energia para balancear as forças e retomar o seu equilíbrio. Para isso, é importante que você esteja sempre atento ao que está sentindo.
Como as energias opostas yin yang se complementam?
O yin yang está presente em todas as coisas, já que o dualismo de forças que ela simboliza define a relatividade do universo. Nada é neutro, a existência de uma força só é percebida quando se apresenta uma força oposta a ela. Essa é a natureza do yin yang e isso justifica a sua complementaridade.
O yin não existe sem o yang, assim como o yang não existe sem o yin. E o equilíbrio entre elas é fundamental para garantir uma vida saudável e satisfatória. Para lidar com essas forças e aceitar essa diferença, é preciso sabedoria. Esteja presente na sua realidade e atento aos sentidos para moderar essa forças da melhor maneira possível. Busque o equilíbrio!
Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.