O que é Namastê?
Namastê é uma palavra que representa respeito e conexão com todos os seres. Nesse sentido, o significado varia dependendo de como é feito o mudra ou posição de mãos, podendo significar, também, união com o todo.
O Namastê ficou conhecido mundialmente, já que é muito utilizado em práticas como o yoga e a meditação. Além disso, essa palavra contém diversos ensinamentos espirituais, sendo eles acerca da trajetória de autoconhecimento, compreensão da realidade, aceitação, paz de espírito e equilíbrio.
Para saber mais a respeito da expressão Namastê, sua origem, história, significado, símbolo e muito mais, continue com a leitura deste artigo!
Origem de Namastê
A palavra Namastê, em sânscrito, é a união de palavras. Desse modo, os significados em conjunto resultam em uma saudação importante e respeitosa. Entenda a seguir a etimologia da palavra Namastê, a história desse termo, entre outras informações.
■Etimologia
Na etimologia da palavra, Namastê, em sânscrito, significa “eu te saúdo”, isso porque “nama” quer dizer reverenciar, saudar, prostrar ou inclinar, enquanto que “tê” tem sentido de você. Sendo assim, é uma forma de cumprimentar outra pessoa.
Contudo, também pode conter diversos outros significados, voltados para a humildade e conexão entre os seres. Desse modo, essa saudação está ligada a ultrapassar a barreira egóica, se conectando com a verdade dentro de si mesmo e conseguindo compreender os outros.
■História
Historicamente, a palavra “Namastê” surgiu da cultura Sul-Asiática, sendo que também pode ser encontrada como namaskar, contendo o mesmo significado. Porém, em algumas tradições entre iogues, namastê é utilizada para saudar o divino, enquanto que namaskar é usado para saudar a existência divina presente em cada pessoa.
Além disso, essa palavra, unida à posição de mãos, indica profundo respeito, reconhecendo o outro como parte importante da criação. Em alguns lugares da Índia esse cumprimento é utilizado para reverenciar apenas hindus, entretanto, em outras regiões é usado para saudar qualquer pessoa.
■Ensinamento espiritual de Namastê
Saudar com Namastê é muito mais do que um simples cumprimento, pois traz ensinamentos espirituais, como a conexão entre as pessoas. Em sânscrito, essa palavra traz concepções filosóficas e espirituais em torno da redução do ego e conexão entre os seres.
Nesse sentido, “nama” é utilizado para fazer referência a outro ser ou ao divino, sendo assim, respeitando a individualidade de cada pessoa, em profundo respeito e aceitação da realidade existente. Por isso, está ligado à redução do ego, sem querer se colocar acima de qualquer coisa.
À vista disso, está relacionado a reconhecer a centelha divina em nós e nos outros. Desse modo, existe a crença que namastê significa “o Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você”.
Usos da palavra Namastê
Os mudras são posições de mãos que acompanham a saudação Namastê, e seu símbolo representa diferentes estados de consciência na caminhada do autoconhecimento. Confira a seguir informações sobre usos da palavra Namastê, gestos, cumprimentos, entre outros tópicos.
■Gesto
Namastê é utilizado como um gesto de demonstração de respeito, unindo a palavra ao mudra, e com as mãos em frente o peito, próximo ao chakra do coração. Isso é feito como um ato de oração e conexão com tudo que existe.
As mãos também podem ser unidas onde está localizado o terceiro olho para reverenciar Deus, o divino, a santidade. Além disso, é muito usado em meditações e no yoga para unificar energias, proporcionando conexão e equilíbrio. Para os ioguis, o centro do corpo é o coração, e é através dele que se alcança harmonia.
■Cumprimento
É comum utilizar Namastê como cumprimento no sul da Ásia, trazendo o sentido de “eu saúdo a você”. É um gesto de educação, conexão entre as pessoas, respeito e gratidão, simbolizando que todos os seres estão unidos e compartilham da mesma essência.
Em alguns locais da Índia, esse cumprimento é utilizado para saudar qualquer pessoa. Dessa forma, a palavra namastê é usada para iniciar uma comunicação, bem como o gesto com as mãos, como representação de respeito.
■Símbolo do Namastê
O símbolo do Namastê é o mesmo do om, sendo que esse representa os estados de consciência de uma pessoa ao longo do caminho do autoconhecimento. Existe a crença que “om” foi o primeiro som existente no mundo.
O símbolo do om simboliza a criação, constância e transformação. Desse modo, está relacionado a direcionar a atenção para a transformação interna, se desligando do apego e encontrando felicidade. Porém, essa tarefa não é nada fácil, exige constância de práticas espirituais, como também coragem para se distanciar de ilusões cotidianas.
Além disso, existe a interpretação que a curva superior do símbolo significa estado de sonho profundo, com a inexistência de desejos e sonhos. Já a curva do meio simboliza o estado de sonho, momento de se voltar para dentro, e a curva inferior está relacionada à atenção plena, atingindo estado elevado de consciência.
Além disso, o semicírculo simboliza a ilusão e o ponto representa a consciência plena da existência. A ilusão impede o ser de encontrar conexão com o divino, felicidade e equilíbrio.
Namastê no ocidente
Com o tempo, o Namastê se espalhou para o ocidente, ganhando muitos seguidores em práticas espirituais, como yoga e meditação. Com isso, tornou-se uma palavra popular e seu símbolo é um dos mais conhecidos em todo o mundo. Saiba mais a seguir.
■Na cultura global
A cultura Sul Asiática foi difundida para todo o mundo e, dessa forma, muitas pessoas aderiram ao Namastê de diversas maneiras: como saudação, em práticas meditativas, no yoga e até mesmo em representações de objetos, como roupas e acessórios.
É comum ver essa cultura presente em grandes centros urbanos, entretanto, com a globalização, informações e culturas foram disseminadas por todo lado. Geralmente, o Namastê é adotado por pessoas que respeitam a natureza e realizam práticas constantes de autoconhecimento.
■Namastê na yoga
Na yoga, o Namastê é uma saudação que pode ser feita tanto no início das práticas como no final. Entretanto, é mais comum ver apenas no final, pois acredita-se que é o momento ideal para unificar as energias, mas não é uma regra.
É feito esse cumprimento para reverenciar o outro, aceitando suas particularidades. Desse modo, é um gesto muito belo, representando a compreensão da natureza existente em si mesmo, no outro e em tudo.
Por que usar o Namastê?
O namastê pode ser utilizado de várias formas, mas ele sempre simboliza conexão e respeito. Por isso, utilizá-lo é fundamental para cultivar atenção, educação e amorosidade, lembrando sempre da união entre corpo e espírito, bem como do ciclo natural da vida.
Além disso, por meio desse gesto, é possível se recordar do que é realmente importante, se distanciando de ilusões e compreendendo a conexão com os outros seres, sem aversão e sem julgamento. Utilize esse artigo para entender melhor o significado de Namastê, colocando as informações na prática com consciência.
Copywriter, Redatora SEO e taróloga. Sou apaixonada pela escrita, seja ela informativa ou artística, e por assuntos relacionados a autoconhecimento e espiritualidade.