O significado da Tarologia
A Tarologia estuda o baralho de Tarot, métodos de tiragem e orientações que são fornecidas pelos arcanos. Dessa forma, quem optar por procurar um tarólogo poderá ter respostas tanto do seu futuro quanto de questões íntimas mal resolvidas.
Quem deseja tornar-se tarólogo precisa dedicar-se aos estudos dos arcanos, sendo que é ideal começar pelos arcanos maiores, que trazem mensagens sobre os assuntos mais importantes da vida de alguém.
Além disso, o Tarot é diferente da cartomancia, apresentando mais cartas no baralho e leituras mais complexas. Confira abaixo o que é o Tarot, quais as diferenças entre o Tarot e o baralho cigano e muito mais!
O que é a Tarologia
A Tarologia é o estudo do Tarot, que são baralhos complexos cheios de símbolos que ajudam a descobrir características internas das pessoas que não são visíveis, bem como situações do futuro. Entenda melhor o que é a Taromancia e como ela difere-se da Cartomancia.
■O que é Taromancia
A Taromancia é o estudo dos arcanos do Tarot, seus métodos de tiragem e orientações contidas nas lâminas (cartas). Para compreender o contexto cultural e social dessa prática, estuda-se os símbolos, a estrutura dos arcanos, a filosofia e a história do Tarot.
Os arcanos do Tarot, além de trazerem informações sobre o futuro e o íntimo de um indivíduo, também são uma obra de arte. Nesse sentido, a estética do jogo também é levada em conta tanto para escolher um baralho, como para a interpretação das lâminas. As mensagens são decifradas de forma intuitiva, por meio dos símbolos dos arcanos.
A Taromancia segue duas linhas de estudo, a mais popular é o Tarot como arte divinatória, ou seja, para desvendar informações futuras. A segunda linha de estudo é o Tarot terapêutico, utilizado para o autoconhecimento, auxiliando a desvendar questões internas mal resolvidas ou verdadeiros anseios quando é preciso fazer uma escolha importante.
■O que é Cartomancia
A Cartomancia, diferente da Taromancia, é focada somente na adivinhação de situações do futuro, para isso, são utilizadas cartas de um baralho, sendo que podem ser qualquer baralho, até mesmo as cartas comuns utilizadas para jogar truco, buraco e outros jogos.
Porém, existem os baralhos divinatórios que são próprios para a prática. Sendo que a Cartomancia está sendo cada vez mais disseminada, dessa forma, baralhos especializados são encontrados facilmente.
Diferenças entre Tarologia e Cartomancia
O Cartomante é aquele que utiliza um baralho comum para desvendar situações do futuro, já o Tarólogo usa os arcanos para descobrir tanto o futuro como questões internas que não foram identificadas. Confira a seguir mais sobre essas diferenças.
■O cartomante
O cartomante é aquele que pratica a Cartomancia, ou seja, utiliza o baralho comum ou baralhos divinatórios para prever o futuro. Essa técnica não pode ser ensinada para qualquer pessoa, pois exige que seja feita por indivíduos sensitivos.
Geralmente, a Cartomancia é passada de geração em geração dentro das famílias, assim, uma pessoa que já convive com a prática, possui ligação com a intuição e também é sensitiva consegue fazer a leitura de forma certeira.
■O tarólogo
O Tarot, diferente da Cartomancia, não utiliza qualquer baralho, mas sim, o baralho de Tarot, sendo que existem diversos decks ou tipos. O Tarólogo não usa os arcanos apenas para desvendar o futuro, pois o Tarot também é um mecanismo terapêutico e de autoconhecimento.
O tarólogo pode optar por apenas uma linha de estudo e tiragem, melhor dizendo, o método terapêutico ou o divinatório, mas nada impede que ele empregue ambas as técnicas em seus atendimentos. O tarólogo deve estudar os 78 arcanos para fazer interpretações corretas, por isso, é uma técnica que pode ser aprendida.
A abordagem do tarólogo
A abordagem prática do tarólogo varia de acordo com a preferência e estudo de cada profissional. Mas é importante que o consulente tenha familiaridade com as cartas e íntima ligação com a intuição. Veja a seguir como funciona o Tarot na prática, na teoria, quem pode se tornar um tarólogo e muito mais.
■Prática
A abordagem prática do Tarot não é única, quando uma pessoa está iniciando no Tarot é comum tirar 3 cartas, a primeira com foco no problema, a segunda do desenvolvimento da questão e a terceira na resolução e consequências.
Lembrando que existem várias outras formas de tirar o Tarot, inclusive usando muito mais cartas. Dessa forma, o tarólogo escolhe qual método será empregado, de acordo com seus conhecimentos.
■Teoria
O tarólogo estudou cada uma das 78 cartas do Tarot com afinco. Ele tem familiaridade com as cartas, dessa forma, reconhece os símbolos dos arcanos através dos seus estudos e também da sua intuição.
Cada carta tem um significado único na jornada de um indivíduo, sendo que os arcanos maiores simbolizam questões espirituais e internas mais importantes e profundas, enquanto que os arcanos menores indicam situações e mudanças pontuais.
■Como se tornar um tarólogo
Ao optar por ser tarólogo, é preciso comprar um baralho, mas essa etapa pode ser difícil para algumas pessoas, pois não sabem qual deck de Tarot escolher, é sugerido optar pelos arcanos que sinta atração e familiaridade, mas também é importante dar preferência para Tarot populares e tradicionais, como o de Marselha e o Rider Waite, isso facilitará os estudos.
É indicado que antes dos estudos teóricos, a pessoa tenha familiaridade com as cartas, para isso é preciso analisar cada símbolo e descobrir o que as lâminas significam intuitivamente. Depois, a melhor escolha é começar a estudar os arcanos maiores, pois apenas com esses arcanos já é possível fazer a leitura para si mesmo ou para outras pessoas.
Os estudos podem ser feitos por meio dos livros que acompanham os baralhos de Tarot, através de outros livros vendidos separadamente, cursos, vídeos, informações na internet, entre outros. Portanto, para ser tarólogo não é necessário ter um título ou um certificado, mas um curso pode encurtar o caminho.
■Quem pode ser tarólogo
Qualquer pessoa pode ser tarólogo, desde que estude bastante. Dessa forma, o Tarot é um método que pode ser ensinado, sendo que existem muitos cursos que auxiliam no estudo dos arcanos.
Por isso, não é preciso fazer um curso para ser tarólogo, o mais importante é estudar cada arcano para saber fazer a leitura das cartas, como também, é fundamental conectar-se com a intuição.
Também não existe um tempo ideal para tornar-se tarólogo, isso depende das habilidades adquiridas ao longo do tempo. Conforme for estudando e praticando, a pessoa saberá se está pronto para realizar tiragens para os outros.
Mitos sobre Tarologia
Muitas pessoas acreditam que no Tarot existem cartas que apontam para significados ruins, enquanto outras tem sentido positivo, mas essa ideia é um equívoco, pois tudo depende do contexto em que a pessoa está, da pergunta que foi feita e da interpretação do tarólogo. Entenda melhor a seguir.
■Existem cartas negativas
No Tarot, existem algumas cartas que são consideradas negativas, porém nem sempre elas trazem um significado tão ruim assim. Na verdade tudo depende da pergunta e da interpretação.
Alguns arcanos conhecidos como negativos são o enforcado, a morte e a torre. O enforcado, de modo geral, significa que o indivíduo está preso a algo, mas não, necessariamente, é algo ruim, pode ser apenas uma reflexão para buscar mais liberdade.
Quando em uma sai a carta da morte, as pessoas tendem a ficar apreensivas, pois a morte está associada a algo ruim, mas ela também sugere mudanças e transformações, sendo assim, pode ter um sentido positivo.
A torre simboliza mudanças drásticas, o que pode gerar desconforto, mas, provavelmente, eram necessárias modificações. Existem outras cartas que são vistas como negativas, como, por exemplo, o diabo, mas todas cabem nessa lógica, portanto, depende do contexto.
■Existem naipes bons e ruins
Existem naipes que a primeira vista são tidos como bons, porém essa análise é equivocada, pois tudo depende da pergunta que foi feita e da interpretação das cartas. Sendo assim, uma carta considerada positiva pode apontar para um significado negativo.
Nesse sentido, o arcano “o mundo” simboliza triunfo e glória, porém também pode ter sentido de traição e negligência. Da mesma forma, a lâmina “a estrela” indica esperança, mas pode apontar a romantismo exagerado. Isso também ocorre com as cartas que são tidas como negativas.
O Tarot
O Tarot existe há muito tempo, sendo que sua origem não está totalmente esclarecida. Algumas pessoas não sabem, mas o Tarot é bem diferente do Baralho Cigano, apesar dos dois apresentarem funções semelhantes. Saiba mais sobre essas diferenças e outros pontos abaixo.
■Origens
A origem do Tarot é desconhecida, pois não é possível confirmar, com certeza, seu local de origem. Também não dá para ter certeza se as 78 cartas foram criadas em conjunto, ou se os arcanos maiores surgiram primeiro, dando origem aos arcanos menores.
Acredita-se que a origem dos arcanos menores está ligada aos guerreiros mamelucos, que criaram o “Tarot Mamluk", ao qual foi disseminado pela Europa no período da Idade Média. Já os arcanos maiores, acredita-se que foram criados ao norte da Itália.
■Diferença entre Tarot e Baralho Cigano
O Tarot já difere do Baralho Cigano logo de cara com o número de cartas, um baralho de tarot é composto por 78 cartas, no qual podem ser utilizados apenas os arcanos maiores ou todas as lâminas. Já o baralho cigano possui 36 cartas.
Além disso, o Tarot existe há muito mais tempo que o Baralho Cigano. Como também, a interpretação com o Baralho cigano é mais simples e direta, mas não deixa de ser certeira. Em ambos os casos é fundamental que o consulente tenha familiaridade com as cartas e ligação com a intuição.
Posso jogar cartas para outra pessoa sem conhecimentos em tarologia?
Não é aconselhável jogar cartas para outra pessoa sem o conhecimento necessário em tarologia, por isso, é ideal estudar antes. Após aprender minimamente sobre o Tarot, já é possível tirar cartas para pessoas próximas, assim, poderá adquirir experiência.
Lembrando que para fazer uma tiragem de Tarot apenas os estudos não são suficientes, o Tarot exige concentração e ligação com a intuição. Assim, o consulente consegue tirar as cartas e fazer a leitura de forma correta.
Para mais, ao ter o Tarot em mãos consultas para si mesmo podem ser feitas, inclusive é uma ótima ferramenta de autoconhecimento. Agora você poderá empregar as informações deste artigo de forma prática e conhecer cada vez mais o mundo do Tarot.
Copywriter, Redatora SEO e taróloga. Sou apaixonada pela escrita, seja ela informativa ou artística, e por assuntos relacionados a autoconhecimento e espiritualidade.