Tarot: Terapia emocional que vai te encantar
O Tarot revela informações implícitas e ajuda a resolver problemas. Apesar de existirem diversos baralhos, todos eles apresentam os mesmos arquétipos, ou seja, um modelo de imagens com as mesmas características que traduzem questões emocionais e padrões de comportamento que precisam ser observados.
Dessa maneira, é possível desvendar mistérios e situações mal resolvidas no passado. Já que, revela aspectos nas suas relações que não estão caminhando bem, necessidade de mudança de hábitos, pontos positivos na sua personalidade que não foram percebidos, entre outras informações.
É uma prática muito antiga que ficou conhecida na França por meio do baralho de Marselha. Independente do baralho utilizado, todos possuem 78 cartas que podem ser utilizadas como prática terapêutica.
Além disso, cada carta contém uma explicação única sobre o que está ocorrendo na vida de cada um. Dessa forma, por meio das informações obtidas é possível modificar o momento presente e, consequentemente, o futuro. Neste artigo vamos te explicar mais a respeito da terapia com tarot, como ela funciona, e como pode te ajudar. Confira!
Entenda o que é terapia com Tarot
É fundamental entender que existem muitos mitos e preconceitos em torno da terapia com Tarot, podendo gerar a falsa ideia de ser um tipo de charlatanismo, ou seja, uma enganação. Veja abaixo algumas características sobre o baralho e por que essas cartas não devem ser consideradas apenas uma técnica de adivinhação.
■Terapia com Tarot não é adivinhatória
O Tarot pode ser classificado como uma arte divinatória, ou seja, que promove adivinhações. Por isso, muitas pessoas podem ficar descrentes sobre sua eficácia como prática terapêutica.
Entretanto, essa adivinhação nada mais é do que trazer à tona uma situação que o indivíduo já está passando e não tem consciência. Isto é, uma circunstância que não está clara e, através das cartas, a pessoa poderá analisar melhor o que está acontecendo em sua vida.
■Os arcanos menores no Tarot terapêutico
No tarot terapêutico, os arcanos menores se relacionam com a maior quantidade de cartas ou lâminas. Dentre 78 cartas que compõem o tarot como um todo, 56 são arcanos menores. Eles podem revelar aspectos que precisam ser observados e melhorados a curto prazo, ou seja, correspondem às questões mais práticas do dia a dia.
Esses arcanos se referem à vida material. Desse modo, não estão ligados à reflexão e, sim, à ação. Através de uma revelação dos arcanos menores, você poderá mudar atitudes pontuais que não te favorecem, em padrões de comportamentos que precisam ser modificados através da atitude.
■Os arcanos maiores no Tarot terapêutico
Os arcanos maiores são compostos por 22 cartas e desvendam aspectos da vida espiritual e questões internas. São cartas que podem revelar aspectos grandes, no caso mudanças notáveis a serem feitas, desafios a serem ultrapassados, conquistas que você deseja alcançar, entre outros.
São cartas que promovem a reflexão e esclarecem traços marcantes da personalidade de cada indivíduo. Lembrando sempre que o tarot como prática terapêutica não vai desvendar uma conquista do futuro. Ele pode deixar mais claro seu desejo, para que você possa caminhar na direção correta.
■Como é feita a terapia com Tarot?
Por serem cartas voltadas à vida íntima, a terapia pode ser feita apenas utilizando os arcanos maiores. Apesar disso, os arcanos menores também são importantes para desvendar traços de personalidade e, principalmente, promover a mudança em um curto prazo. Dessa forma, a preferência por utilizar apenas os arcanos maiores ou ambos é uma escolha individual.
Além disso, alguns psicólogos e outros terapeutas também integram o tarot às suas práticas, para facilitar o entendimento da dor que o cliente está vivendo. Pode acontecer do paciente estar retraído, dificultando a terapia, e a tiragem de cartas se mostrar como um auxílio para melhor entendimento das questões internas.
Funções do Tarot como terapia emocional
O tarot atua como uma importante terapia na compreensão das questões emocionais. Por meio dessa prática, é possível desenvolver a reconexão interior consigo mesmo, ter orientações sobre questões da vida, desconstruir padrões de comportamentos, entre outras percepções que possibilitam crescimento. Confira a seguir algumas funcionalidades dessa terapia!
■Reconexão consigo mesmo
Independente se você está tendo contato com o tarot terapêutico em uma consulta com um tarólogo, com um terapeuta ou na sua casa, é fato que as cartas possibilitam uma reconexão consigo mesmo, como uma prática para observação das ações internas e externas
Muitas vezes, não temos conhecimento de fatores internos que estão ocorrendo em nossas vidas, ou até mesmo de padrões repetitivos do dia a dia que são prejudiciais para nosso desenvolvimento. Dessa forma, podemos tomar muitas atitudes erradas, nos desconectando de quem somos.
As cartas apontam esses elementos para que, assim, seja possível nos reconectarmos e levarmos nossas vidas de forma mais fluida.
■Dar orientações sobre algumas questões da vida
O tarot é um poderoso orientador para a resolução de problemas, por clarear nossos interesses e aspectos mais íntimos. Pode ser que estejamos com dificuldades para ouvir nossa intuição e realizar nossos desejos.
Por intermédio dos arcanos, se torna mais fácil reconhecer as vontades internas, aquelas que não são conscientes. Desse modo, podemos seguir caminhos mais assertivos e solucionarmos problemas de nossas vidas.
■Desconstruir alguns padrões de comportamento
Os arcanos menores apontam para questões pontuais, tornando possível a desconstrução de padrões de comportamentos e, consequentemente, modificar a realidade. Isso ocorre em razão dessas cartas indicarem atitudes que não estão te favorecendo.
Os arcanos maiores também podem desconstruir padrões de comportamentos ao interferir nas questões mais importantes da sua vida. Ao visualizar um grande aspecto que precisa ser modificado, mudanças singelas são feitas, de forma a buscar por essa transformação.
■Identificar experiências passadas que influenciam a personalidade
As experiências passadas moldam a nossa maneira de agir. Esse é um dos fatores que explica por que situações negativas podem se repetir de maneira tão semelhante.
Aquilo que não deu certo antes, se não for analisado e transmutado, pode voltar a ocorrer diversas vezes. Por isso, muitas pessoas se queixam que entram em relacionamentos ruins repetidas vezes, apresentando pontos negativos em comum entre cada parceiro.
O tarot é capaz de identificar experiências passadas que estão te prejudicando, seja nos seus relacionamentos, no trabalho ou no seu dia a dia. As cartas podem revelar quais aspectos da sua personalidade foram moldados por traumas anteriores. Dessa forma, você poderá buscar modificar traços ligados a esses incômodos, conseguindo, finalmente, fechar esse ciclo.
Quais os benefícios da terapia com o Tarot?
As vantagens de utilizar o Tarot terapêutico são inúmeras. A principal delas é a de se conectar consigo mesmo, por meio do autoconhecimento. Sendo assim, você será capaz de tomar decisões melhores, valorizar suas qualidades, se desligar de pensamentos negativos, entre outras virtudes. Veja abaixo alguns dos benefícios da terapia com o Tarot!
■Autoconhecimento
O tarot terapêutico é ótimo para quem está na busca por autoconhecimento. Por meio dele, você conseguirá ficar mais consciente sobre suas próprias ações e sentimentos. Consequentemente, é possível desenvolver a autorresponsabilidade.
Quando se descobre quais aspectos comportamentais e padrões de pensamentos são negativos, a pessoa é capaz de desenvolver a habilidade de assumir a responsabilidade dessas questões, de forma a conseguir mudá-las. Além disso, torna-se perceptível que as dificuldades, na verdade, são impulsos para alcançar uma vida plena.
■Clareza na tomada de decisões
Muitas vezes, a tomada de decisões se torna uma tarefa difícil quando só conseguimos ver o lado negativo do que está acontecendo. Por mais difícil que possa ser a situação, é fato que sempre existe uma saída, porém, por falta de clareza, a resolução pode parecer bastante difícil.
O Tarot terapêutico traz compreensão das situações que estão ocorrendo. Dessa forma, a tomada de decisão ocorre de forma mais fácil. Além disso, durante uma tiragem, você pode fazer uma pergunta específica sobre algo que precisa ser solucionado na sua vida, podendo optar pelo caminho mais certeiro.
■Valorização das virtudes de cada um
Além de apresentar aspectos negativos, a terapia por meio do Tarot pode revelar suas virtudes e pontos positivos que você não consegue reconhecer, como os traços da personalidade de cada um que favorecem o indivíduo em diversos âmbitos.
Porém, por falta de autoconhecimento, nem sempre é possível visualizar o que temos de melhor. Os arcanos trazem à tona essas qualidades. Dessa forma, com a tiragem do Tarot, você poderá se tornar mais autoconfiante e melhorar o que já tem de bom em si mesmo.
■Combate a pensamentos negativos e inúteis
Os pensamentos negativos são prejudiciais para a saúde física e psíquica. Muitas vezes, eles são um tipo de autossabotagem por falta de clareza em torno da situação. O tarot terapêutico é capaz trazer de reflexões que podem combater essas ideias.
Ao tirar uma carta que desvenda um problema da sua vida, você poderá compreender os caminhos para a solução. Sendo assim, ideias negativas e inúteis tendem a ser afastadas, dando lugar para ação em busca de uma saída.
O Tarot como terapia revela partes profundas de cada um!
O Tarot como atividade terapêutica consegue esclarecer questões profundas e cotidianas. Isso porque esses pontos já existem no íntimo de cada indivíduo de forma inconsciente. Quando as cartas revelam determinada situação, é possível fazer uma associação com vivências anteriores, levando à resolução de impasses e desenvolvimento da autoconfiança.
Por isso, é tão importante considerar o Tarot como um mecanismo de autoconhecimento. Você pode optar por procurar um tarólogo para te aconselhar, ou até mesmo estudar por si só. para ter mais autonomia. Dessa forma, sempre que necessário, poderá recorrer às cartas como conselheiras, de forma a ajudar no seu desenvolvimento pessoal.
Copywriter, Redatora SEO e taróloga. Sou apaixonada pela escrita, seja ela informativa ou artística, e por assuntos relacionados a autoconhecimento e espiritualidade.