O que são Exus e Orixás
O conceito de Orixás pode variar muito conforme a interpretação, sendo vistos pela maioria dos cultos como divindades. Porém, para outras crenças, são arquétipos e representam determinadas forças da natureza. De qualquer modo, os Exus na Umbanda devem seguir a vibração de cada Orixá com o qual ele se identifique e trabalhe baseado em seus princípios.
Exus são entidades que estão no lado esquerdo da Umbanda, atuando em harmonia com determinadas energias referentes a cada Orixá. Os Exus batizados na Umbanda praticam o amor e a caridade, atuando na quebra de demandas que prejudiquem outras pessoas e na abertura de caminhos para a vida de cada indivíduo.
Exu e Orixás nas religiões de matriz africana
As diferentes religiões de matriz africana enxergam o Exu de maneiras muito distintas. Confira como a Umbanda e o Candomblé veem os Exus e entenda de uma vez por todas quais são as diferenças de interpretação entre essas duas religiões na concepção de quem é Exu.
■Exu e Orixás na Umbanda
Na Umbanda, o Exu pode ser categorizado como um conjunto bastante hierarquizado e amplo de entidades que atendem pela categoria de Exu. Os Exus são entidades benignas que trabalham sob a tutela de pretos velhos e caboclos, em sintonia com os princípios do Orixá para o qual esse Exu trabalha. Você poderá ver no texto que existem diversos tipos de Exu na Umbanda, como o Tranca-Ruas, Marabô, Tiriri e muitos outros.
■Exu e Orixás no Candomblé
No Candomblé, não há entidades que atendam pelo nome de Exu, já que essa religião apenas cultua os Orixás e não os Espíritos, não tendo a influência Kardecista presente na Umbanda. O Exu do Candomblé é o Orixá responsável pela comunicação entre o Ser Humano e os Orixás, através do jogo de búzios que é comandado pelo Orixá Exu.
■A Hierarquia dos Exus
Os Exus possuem uma hierarquia bem sistematizada, com o comando das falanges sendo realizado pelo Exu Maioral. A partir dessa entidade, dividem-se três entidades que se ramificam na hierarquia dos Exus que são os Exus Marabô, Tranca-Rua e Veludo.
Feito isso, a hierarquia de Exus é divida por Exus da Calunga e por Omolu Rei que é repartido em Exu Caveira e Exu da Meia Noite, com estes englobando diversas categorias de entidades.
Os Exus correspondentes à falange espiritual do Orixá Oxalá
Oxalá é o Orixá mais antigo, considerado como o pai de todos e sendo sincretizado com Jesus em algumas casas de Umbanda. Os Exus da falange espiritual de Oxalá são altamente evoluídos e possuem grande importância para a abertura de caminhos e proteção.
■Exu Sete Encruzilhadas
O Exu Sete Encruzilhadas é uma das entidades mais famosas da Umbanda, estando diretamente abaixo do Exu Rei e evoluindo diretamente para ele, para ser um caboclo ou um preto velho. Suas cores são preto e vermelho e trabalham diretamente com a abertura de caminhos, auxiliando médiuns e outros sob seu amparo com conselhos despertando a intuição do ser em momentos cruciais.
■Exu Sete Chaves
O Exu Sete Chaves trabalha com proteção de caminhos, evitando que fluxos de energia negativas e espíritos densos adentrem por sua vida. Ele é associado principalmente à proteção e possui uma associação aos guardiões, pelo seu papel protetor.
■Exu Sete Capas
O Exu Sete Capas é muito ligado à magia, podendo realizar quaisquer tipos de magia que lhe são pedidos. Ele é uma entidade muito ligada aos cemitérios, tendo grande associação ao plano dos desencarnados e atuando com sua magia também para os encarnados, dependendo de qual seja o tipo solicitado a ele.
■Exu Sete Poeiras
Chefe da Legião do Oriente, o Exu Sete Poeiras é uma entidade muito séria em seus trabalhos que não aprecia fanatismo religioso, pois foi esse fanatismo que o fez sofrer quando encarnado. Exu Sete Poeiras trabalha como mentor para que os Espíritos sejam conduzidos a um caminho de luz e também é caçador de kiumbas que são espíritos perturbadores da ordem e da paz.
■Exu Sete Cruzes
O Exu Sete Cruzes é essencial para as entidades que trabalham nos cruzeiros, já que é esse Exu que abre os caminhos espirituais para que outros Exus do cruzeiro consigam se deslocar e trabalhar adequadamente. O Exu Sete Cruzes está sob a tutela do Exu Rei dos Sete Cruzeiros e da Pombagira Rainha dos Sete Cruzeiros.
■Exu Sete Ventanias
O Exu Sete Ventanias é muito rígido e escolhe seu médium quanto ele ainda é criança, para entender a essência de seu Espírito com precisão. Exu Sete Ventanias trabalha auxiliando as pessoas que o solicitam, com conselhos sábios e atua na proteção dos encarnados contra possíveis mazelas que possam surgir.
■Exu Sete Pembas
O Exu Sete Pembas, apesar de ser da linha de Oxalá, também atua em harmonia com Iemanjá. Desse modo, é uma entidade bem equilibrada que auxilia as pessoas na abertura de seus caminhos, promovendo sabedoria ao despertar a intuição do ser humano. Desse modo, é um dos agentes que trabalham em prol da evolução espiritual.
Os Exus correspondentes à falange espiritual da Orixá Iemanjá
A Orixá Iemanjá é conhecida como a rainha dos mares e representa maternidade, amor e afeto. Os Exus que seguem a falange espiritual de Iemanjá geralmente aparecem em barcos, já que Exu é uma entidade que não se identifica com o elemento água, possuindo certa repulsa por este. Mesmo assim, Exus da falange de Iemanjá possuem uma relação não repulsiva com a água, por vibrarem na sintonia desta Orixá.
■Pomba Gira Rainha
A Pomba Gira Rainha é uma entidade que se apresenta como uma dama nobre que viveu entre os séculos XII e XIX, se apresentando de maneira sempre muito educada, gentil e majestosa. Uma Pomba Gira Rainha trabalha como conselheira e auxilia na instrução dos espíritos encarnados e desencarnados a evoluírem.
■Exu Sete Nanguê
O Exu Sete Nanguê atua no polo positivo da Pomba Gira Rainha, tendo também consonância com o Orixá Ogum. Desse modo, ele não apenas abre o caminho, como também auxilia seus protegidos para atravessá-los. Exu Sete Nanguê atua sob a tutela do Exu Caveira, sendo uma entidade relacionada à calunga.
■Maria Mulambo
Atuando como intermediária de Oxossi, pela falange espiritual de Iemanjá, Maria Mulambo trabalha curando a pessoa do lixo espiritual que a aflige, além de dar muitos conselhos relacionados ao amor próprio. Ela possui uma aparência delicada, bela, encantadora e elegante, conforme é representada em suas incorporações.
■Exu Sete Carangola
O Exu Sete Carangola trabalha diretamente sob a tutela do Exu Caveira, assim como a Pombagira Maria Mulambo e o Exu Sete Nanguê. Desse modo, o Exu Carangola trabalha dentro dos cemitérios, onde recebem suas oferendas e cortam demandas que possam ser colocadas sobre essa poderosa região com fins malignos.
■Exu Maria Padilha
Maria Padilha, assim como todos os Exus e Pombagiras que atuam na Umbanda, não praticam o mal. Por isso, você nunca verá essa entidade fazendo amarrações e feitiços para desfazer casamentos. Na realidade, ela atua apenas para o bem e foca no ajuste consensual de matrimônios e para que suas relações sejam mais saudáveis, incluindo a relação que você possui consigo mesmo.
■Exu Má-Canjira
O Exu Má-Canjira é intermediário de Yori que representa uma das linhas da Umbanda. Apesar de estar na falange de Iemanjá, essa entidade também se relaciona com o elemento terra, devido ao fato de ela ser uma entidade intermediária de Yori.
■Exu Maré
Ligado à Oxum e à Iansã, Exu Maré é intermediário de Oxalá na falange espiritual de Iemanjá. É dito que essa entidade foi atirada ao mar com uma adaga velha, quando estava encarnado, para enfrentar sozinho tubarões. Todavia, como desencarnado, Exu Maré atua na desobsessão e livra as pessoas de kiumbas que sugam sua energia espiritual.
Os Exus correspondentes à falange espiritual do Orixá Ibeji
Ibeji é o Orixá dos gêmeos e representa a dualidade, tendo um papel essencial em prol da espiritualidade, já que representam a justiça e como ela atua. Os Exus da falange espiritual de Ibeji são poderosos e se centram principalmente na proteção e afastamento de kiumbas.
■Exu Tiriri
Em alguns terreiros, Exu Tiriri é interpretado como trabalhador da linha de Ogum, sendo o principal Exu da falange de Ibeji. Exu Tiriri é um exu de lei que trabalha para a caridade e o amor. Essa entidade também atua contra espíritos kiumbas e zombeteiros, mantendo-os afastados do ambiente em que você vive e dando a liberdade para que pretos velhos e caboclos trabalhem no descarrego.
■Exu Toquinho
Também conhecido como Exu Marabô Toquinho, essa entidade trabalha como intermediária de Ogum e atua na quebra de demandas em prol da limpeza espiritual. Enquanto ainda estava vivo, é dito que ele conseguiu afastar sozinho uma manada de búfalos sozinho, o que o rendeu muitas honrarias em sua tribo.
■Exu Mirim
O Exu Mirim engloba toda uma categoria de Exus, como os Caveirinhas, Lodinhos e muitas outras entidades. Quanto a sua característica, o Exu Mirim é agitado e está sob a tutela de Exus e Pombagiras da casa, já que sua manifestação é mais intensa e repleta de traquinagens.
Porém, são essas traquinagens nas manifestações de Exu Mirim que permitem que ele realize seu valioso trabalho de limpeza espiritual e proteção.
■Exu Lalu
O Exu Lalu faz parte da falange dos Exus Mirins, sendo um intermediário de Oxalá para essa linha de atuação. Inclusive, o Exu Lalu trabalha sob o intermédio do Exu Sete Encruzilhadas que supervisiona seus atos e o auxilia em seus trabalhos espirituais.
■Exu Ganga
O Exu Ganga trabalha sob a supervisão de Exu Meia-Noite. Você deve fazer a oferenda a esse Exu nos cemitérios, sabendo que ele possui veste cinza e preta. Com forte ligação ao Orixá Omolu, Exu Ganga possui um alto poder de cura, podendo ajudar pessoas a superarem demandas que tenham causado problemas de saúde.
■Exu Veludinho
O Exu Veludinho é uma subcategoria de Exu Mirim, chamado de Exu Veludinho da Meia-Noite, sendo da linha negativa do Orixá Ogum. Além disso, O Exu Veludinho trabalha para a proteção, sendo supervisionado pelo Exu Tranca-Rua das Almas que também sintoniza com a energia de Ogum.
■Exu Manguinho
O Exu Manguinho também é um Exu Mirim que trabalha para afastar energias negativas e gerar um ambiente harmônico, sendo intermediário da Orixá Iemanjá. Inclusive, a entidade Exu Manguinho trabalha juntamente com a linha da Pombagira Rainha, estando sob a tutela dessa entidade que comanda os Exus de Iemanjá.
Os Exus correspondentes à falange espiritual do Orixá Xangô
Xangô é o Orixá da justiça, fazendo valer a lei do retorno com o seu Oxé que consiste em um machado de dois lados, demonstrando a imparcialidade desse Orixá no cumprimento da justiça. Os Exus da falange de Xangô são altamente justiceiros e sérios, atuando conforme os princípios deste poderoso Orixá.
■Exu Mangueira
O Exu Mangueira possui poder de cura, auxiliando em desobsessões e em trabalhos de limpeza espiritual. Inclusive, esse Exu atua no polo negativo do Orixá Xangô, em prol do cumprimento da justiça. Logo, o que foi feito de bom ou de ruim por alguém será rapidamente recompensado pelo Exu Mangueira.
■Exu Pedreira
O Exu Pedreira auxilia pessoas que se encontram diante de dilemas éticos e morais, dando competência e força para que a pessoa que o chamou consiga escolher o melhor modo de proceder diante de uma situação. Esse Exu vibra fortemente na energia de Xangô, já que a pedreira é um dos pontos de maior vibração desse Orixá, explicada pela relação íntima desse Orixá com as rochas.
■Exu Ventania
O Exu ventania é conhecido por sua proteção, auxiliando a escolher os caminhos mais apropriados para que você cresça na sua jornada espiritual. Ele também é fiel e ampara os justos nos momentos de crise, ajudando essa pessoa a encontrar a força que existe dentro de si, para que ela consiga superar os obstáculos por conta própria.
■Exu Corcunda
Exu Corcunda trabalha na linha de Xangô, em prol da justiça e executando a lei do retorno, o que faz dele um Exu mais sisudo e extremamente sério na realização de seus trabalhos. Essa entidade aprecia condutas retas e sem hipocrisia, com coerência em suas ações.
■Exu Calunga
O Exu Calunga é portador de magia poderosa e trabalha nos cemitérios, sendo um agente da transformação, tanto no plano físico, quanto no plano espiritual. Além disso, ele pode realizar diversos trabalhos de limpeza espiritual, incluindo desobsessões, já que ele é eficaz em interações com entidades desencarnadas que necessitam de amparo.
Os Exus correspondentes à falange espiritual do Orixá Ogum
Ogum é o Orixá do progresso, agricultura, tecnologia e é senhor da guerra, tendo o arquétipo do guerreiro. Os Exus da falange de Ogum são muito poderosos e atuam na proteção de lares e terreiros, além de trabalharem na remoção de demandas.
■Exu Tranca-Ruas
O Exu Tranca-Ruas, também conhecido como Exu Tranca-Rua, trabalha na calunga e possui relação com Omolu, trabalhando e prol da evolução espiritual dos desencarnados e atuando ao lado de caboclos e pretos velhos.
Essa entidade é famosa por seus conselhos objetivos e valiosos a seus filhos, amparando seus protegidos diante dos perigos que os rodeiam. Exu Tranca-Rua facilita que as pessoas trilhem seus caminhos, vibrando na energia de Ogum.
■Exu Tira-Teimas
O Exu Tira-Teimas é muito eficaz para remover coisas negativas e agentes do mal de seus caminhos, para que você possa trilhar sua vida com maior tranquilidade para absorver as aprendizagens que a jornada oferecerá. Desse modo, o Exu Tira-Teimas remove demandas e faz com que você possa viver seu dia a dia com leveza.
■Exu Veludo
Usando turbante e tendo características típicas de residentes do norte da África, o Exu Veludo trabalha diretamente na proteção dos médiuns, sendo muito poderoso e incorporando com uma voz suave. Além disso, ele desmancha demandas no cemitério que visam prejudicar outras pessoas, sendo uma entidade protetora dos encarnados e desencarnados.
■Exu Tranca-Gira
O Exu Tranca-Gira é popular por dar valiosos conselhos a quem está em sua companhia e a guiar essas pessoas através dos caminhos da vida, sendo uma entidade muito sábia e equilibrada. Além disso, esse Exu trabalha diretamente na linha de Ogum Iara, falangeiro de Ogum que trabalha em harmonia com a Orixá Oxum.
■Exu Porteira
Essa é uma entidade que possui um papel essencial para o funcionamento da espiritualidade. Afinal, Exu Porteira é o responsável por todos os portais que ligam duas dimensões. Então, Exu Porteira é o responsável pela ligação entre o físico e o espiritual, sendo a força cuidadora para que esse portal trabalhe com harmonia.
■Exu Limpa-Trilhos
O Exu Limpa-Trilhos trabalha sob a supervisão de Exu Marabô que é da falange espiritual de Oxossi, atuando diretamente na proteção dos caminhos que ligam os guias espirituais a seus filhos. Desse modo, o Exu Limpa-Trilhos atua como intermediário da comunicação espiritual, facilitando o acesso dos encarnados às valiosas mensagens dadas por entidades benignas.
■Exu Arranca-Toco
Ele trabalha nas matas, cuidando de cemitérios clandestinos e de corpos que são enterrados na natureza, estando na falange de Ogum, mas trabalhando em sintonia também com Omolu. Ele trabalha sob a tutela de Ogum Beira Mar, sendo o responsável pelo amparo das almas e proteção dos desencarnados, para que sigam a caminhada evolutiva.
Os Exus correspondentes à falange espiritual do Orixá Oxossi
Oxossi é o Orixá da abundância, estando altamente ligado às matas e a qualquer vegetação presente na natureza. Exus que trabalham na falange espiritual do Orixá Oxossi são muito ligados à magia e conseguem desfazer feitiços pesados, além de terem grande influência nas matas.
■Exu Marabô
Trabalhando na falange espiritual de Oxóssi, a entidade Exu Marabô é poderosa para proteção, atuando contra magias negras e desfazendo demandas. Além disso, ele atua na desobsessão, afastando quiumbas que estejam nas vidas de seus filhos. Quiumbas são espíritos que geram danos financeiros e de saúde em pessoas que se vinculam a eles.
■Exu Pemba
O Exu Pemba atua em sintonia com a magia e auxilia quem o chama para dar novas oportunidades a quem merecê-las. Por isso, ele abre o caminho, mas não adianta abrir o caminho, se você não está disposto a trilhá-lo. Por isso, é importante ter disciplina e persistência para vencer os desafios e atingir seus objetivos.
■Exu da Campina
O Exu da Campina atua na linha negativa do Orixá Oxossi e é a entidade que governa as matas. Por isso, todo Exu que trabalhar nas matas, deverá estar em consonância com o Exu da Campina e os trabalhos para esse Exu também serão mais facilmente atendidos se forem realizados nesse ambiente.
■Exu Capa Preta
O Exu Capa Preta é uma entidade poderosa que desfaz magias malignas e amarrações, já que ele entende muito de magia. Além disso, essa entidade também protege a coroa do médium de influências negativas. Exu Capa Preta atua como intermediário de Xangô na falange de Oxossi, atuando em prol da justiça, com seus valorosos conselhos.
■Exu das Matas
A entidade Exu das Matas possui conhecimentos profundos sobre tudo que possui na natureza, como sementes, frutos, folhas e muitos outros componentes que podem ser encontrados na mata. Além disso, está altamente relacionado à pratica dos banhos de erva, já que ele também é profundo conhecedor de seus efeitos de purificação e cura.
■Exu Lonan
O Exu Lonan é basicamente uma subcategoria da entidade Exu Tiriri, sendo ele um abridor de caminhos para a pessoa que necessite dele, tenha oportunidades de crescimento na jornada espiritual. Além disso, ele desfaz demandas e atua contra kiumbas que drenam a energia de pessoas inocentes.
■Exu Bauru
O Exu Bauru, possui relação direta com a cabocla Jurema que também trabalha na falange do Orixá Oxossi. Assim como essa cabocla, o Exu Bauru possui a habilidade de dar conselhos muito sábios, tendo um semblante mais sério e prezando pelo equilíbrio do ser, mesmo que diante das adversidades, sendo também um intermediário de Iemanjá.
Os Exus correspondentes à falange espiritual do Orixá Yorimá
O Orixá Yorimá não é tão conhecido no Brasil, mas possui enorme ligação com o elemento terra e atua como representante de falanges de Exus. Diante disso, a falange de Exus de Yorimá é composta pelos Exus: Brasa, Come-fogo, Pinga-fogo, Bará e Alebá.
■Exu Brasa
O Exu Brasa trabalha na sintonia do elemento fogo, estando diretamente associado também ao elemento terra. Essa entidade é responsável por auxiliar na intensidade e na dinamicidade, trabalhando para que a pessoa não desista de seus objetivos. Além disso, o Exu Brasa trabalha para proteger as pessoas de intenções negativas.
■Exu Come-fogo
Trabalhando em prol do equilíbrio, o Exu Come-Fogo atua em prol da justiça divina, assim como os Exus que atuam na sintonia do Orixá Xangô. Além disso, ele possui uma característica ativa inerente a ele, atuando diretamente na quebra de demandas e em prol da caridade e do amor.
■Exu Pinga-fogo
O Exu Pinga-Fogo é uma entidade poderosa que trabalha desmanchando magia negra, em todas as suas variantes. Além disso, Exu Pinga-Fogo desfaz demandas e auxilia as almas a caminharem rumo à evolução espiritual, por estar altamente associado a Omolu, o que explica a sua característica de trabalhar em cemitérios.
■Exu Bára
Não sendo o nome de uma entidade específica, Exu Bará indica a relação de Exu com o mundo corpóreo, sendo este termo traduzido como ‘O rei do corpo’. Ele expressa a dinamicidade do ser e da própria vida, admitindo a dualidade no uno, o que quebra a concepção maniqueísta que perdurou no decorrer da história.
■Exu Alebá
Exu Alebá atua em intermédio com Iemanjá, apesar de ser da linha de Yorimá. Trabalha sob a tutela do preto velho Pai Benedito das Almas que atua nos umbrais, com espíritos menos evoluídos, para transmitir sabedoria em suas caminhadas pela jornada evolutiva. Exu Alebá também trabalha no desmanche de magia pesada e quebrando demandas, protegendo as pessoas que estão sob seu acompanhamento.
O meu Orixá determina a regência de meu Exu?
Não, seu Orixá de frente, ancestral ou adjunto não determinam a regência de seu Exu. Por exemplo, você poderá ter Xangô como Orixá Adjunto, mas mesmo assim ser acompanhado pelo Exu Tranca-Rua. Por isso, não necessariamente o seu Exu trabalhará na falange de seu Orixá, apesar de que você terá maior facilidade de se atrair com Exus que sejam condizentes com seu Orixá de cabeça ou adjunto.
É vivendo que nos tornamos a própria obra. Sou escritor e acredito que a escrita nos auxilia a extrapolar os limites do mundo concreto, então embarque nessa transcendência e mergulhe na leitura!