Você sabe como são os filhos de Ogum?
Os filhos de Ogum têm características marcantes e, certamente, você vai identificar alguém próximo que tem boa parte delas. Teimosos, alegres e corajosos – até demais, diga-se de passagem – estão sempre metidos em algum tipo de desafio. Mas, como toda personalidade, existem pontos mais positivos e outros nem tanto em cada característica.
Antes de tudo, é importante lembrar que, na Umbanda, se considera filho de um Santo aquele que vibra na mesma faixa energética que o arquétipo deste. Em outras palavras, O Orixá que rege o Ori (cabeça) da pessoa é quem lhe traz as principais características nessa vida, junto com o de frente e o adjunto.
Por isso, ao se conhecer bem uma pessoa, é fácil associar algumas características marcadas como sendo de filhos de Ogum ou de outro Orixá. A seguir, entenda melhor como isso funciona e, em seguida, veja as principais características dos filhos desse poderoso Orixá guerreiro!
Ogum no Candomblé e na Umbanda
Para conhecer as características dos filhos de Ogum, é fundamental entender, primeiro, quem são os Orixás e principalmente quem é Ogum, o guerreiro. Aproveite também para descobrir como saber se é filho dele e quais são suas guias mais utilizadas. Confira!
■Quem são os Orixás?
Orixás são as deidades do panteão afro-brasileiro. Em outras palavras, eles são os deuses de religiões como a Umbanda e o Candomblé. O Candomblé é divido em diversas nações, cada uma com uma quantidade de Orixás cultuados, a depender da região da África da qual se originaram.
Já na Umbanda existem apenas 9 Orixás principais, sendo eles Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú. Eles são vistos também em sua versão jovem e madura, com características únicas para cada um. Entre os Orixás mais famosos, está Ogum, Senhor dos Caminhos.
■Quem é Ogum?
Ogum é o Orixá guerreiro, protetor e Senhor dos caminhos, sendo o primeiro a descer à Terra para ajudar seus filhos. Ele ensinou o trato com o metal, a agricultura e é o protetor nas batalhas, seja na guerra ou nas demandas da vida. De origem Iorubá, vêm principalmente de regiões como Nigéria, Togo, Sudão e Benin.
Em Iorubá, Ogum significa Guerra, mas não leve essa palavra de forma literal. Quando se fala em guerrear, se está falando em lutar, seja pelo seu objetivo, por sua família ou por uma causa. Aliás, essa é uma das características mais marcantes dos filhos de Ogum: eles persistem até alcançarem a vitória.
■Como saber se sou filho de Ogum?
A primeira ação a se fazer para saber se é um dos filhos de Ogum é se conhecer. Analisar seus comportamentos, pensamentos e sentimentos e observar como reage diante do mundo é fundamental para entender suas próprias características.
Conhecer os aspectos de Ogum e de seus filhos também é importante para ver se seus próprios atributos acabam convergindo com elas. Tendo uma ideia geral, é só partir para uma consulta com búzios no Candomblé ou com médiuns na Umbanda. É fundamental consultar um Pai ou Mãe de Santo de sua confiança.
■O que são as linhas de guias?
As linhas de guias usadas pelos filhos de Ogum podem variar, a depender do Ogum mais próximo à sua energia. Isso porque existem diversas qualidades de Ogum, como Matinada (ligado a Oxalá), Beira Mar (ligado a Iemanjá), Megê (associado a Iansã), Rompe Mato (ligado a Oxóssi) e outros.
Dessa forma, suas contas podem ser diversas. A mais comum entre elas é a geral, representando todas as qualidades de Ogum, tendo a linha completamente composta por azul escuro. Outras qualidades podem usar também a guia vermelha ou até mesmo vermelha e branca, sendo essa mais comum na Umbanda do que no Candomblé.
Características dos filhos de Ogum
Os filhos de Ogum têm características marcantes, quase impossíveis de se confundir com outros Orixás. Mas é claro que elas podem ser mais ou menos evidentes, a depender dos orixás adjunto e ancestral. A junção entre os três visam equilibrar as atitudes, podendo ocorrer de alguns impulsos serem menos intensos.
Entre as principais características dos filhos de Ogum estão a determinação, a sede por desafios e um temperamento forte. Os indivíduos também têm um físico propício a atividades físicas, adoram uma boa festa e possuem dificuldades em se fixar num só lugar. A seguir, conheça melhor essas e outras características e veja se há alguma relação com você!
■Determinados
Os filhos de Ogum são reconhecidamente determinados quando querem atingir um objetivo. Na realidade, a palavra mais adequada seria teimosos, pois, quando colocam uma ideia na cabeça, não tem quem os faça mudá-la. Aliás, talvez, alguma filha de Oxum possa ter sucesso nessa empreitada.
Essa determinação pode ser extremamente construtiva, pois ajuda a atingir seus objetivos, mesmo quando tarefas chatas e repetitivas (que eles não gostam) apareçam no caminho. Por outro lado, isso pode também ser interpretado como teimosia ou até grosseria, em alguns casos.
■Amam desafios
Se tem uma coisa que os filhos de Ogum adoram é um bom desafio. Se você quer que ele faça alguma coisa que provavelmente não faria, é só duvidar de sua capacidade. Apesar de serem muito inteligentes, não vão resistir a isso e provavelmente vão fazer o que deve ser feito.
Quando se trata de desafio, eles costumam ir até o limite para conquistarem uma etapa, seja no trabalho, no relacionamento ou até em atividades físicas. Por outro lado, isso pode trazer diversos riscos à sua saúde e até mesmo à sua integridade emocional, podendo deixar sequelas para o resto da vida.
■Temperamento forte
Práticos e extremamente pragmáticos, os filhos de Ogum são reconhecidos pelo seu temperamento forte. Para eles, sim é sim e não é não, não existe meio termo. Claro que isso leva a grandes sucessos profissionais e uma noção de honra muito acima da média das pessoas.
Por outro lado, quando em desequilíbrio, podem se mostrar menos tolerantes com outras pessoas, irritando-se e, às vezes, perdendo a calma (que já é tão escassa). Por isso, é fundamental que os filhos desse Orixá procurem sempre pensar antes de agir e tenham mais empatia.
■Esportistas
Descendentes de um guerreiro implacável, os filhos de Ogum têm muita energia e precisam gastar parte dela com atividades físicas. Por causa disso, tendem a ser ótimos esportistas, aparentemente incansáveis e dotados de uma força fora do normal.
São apaixonados por modalidades diferentes ao longo da vida e tendem a ir até o final, com um objetivo em mente. Ou seja, buscam se graduar cada vez mais ou, até mesmo, participar de campeonatos ao longo da vida, sempre almejando a vitória e não somente a participação.
■Fortes e musculosos
Por mais que isso não seja uma regra de fato, há muitas chances de os filhos de Ogum serem fortes – mesmo que não tenham músculos superdesenvolvidos. Claro que também podem ser musculosos, desafiando-se a pegar cada vez mais peso.
As mulheres filhas de Ogum também têm uma força incomum, independentemente da sua composição física. Essa força não se resume apenas ao que se trata de músculos ou ao quanto consegue suportar de peso, mas também se refere a um âmbito moral e emocional.
■Festeiros
Se você quer uma boa companhia para animar a sua festa, então precisa chamar um ou mais filhos de Ogum. Isso porque são festeiros natos, super animados e gostam muito de barulho, agitação e música alta. Eles têm energia de sobra e não gostam de ficar parados.
Além disso, filhos e filhas de Ogum são pessoas de comunicação extremamente fácil, gostando de se relacionar com os outros e sendo abertos a brincadeiras. Isso, é claro, desde que não passe do limite ou que toque em algum ponto delicado, pois, a partir daí, entra outra face dessa energia: a ira.
■Nômades
Como todos os filhos de Ogum são propensos a realizarem mudanças diversas – e até bruscas – ao longo da vida, eles tendem a trocar de casa, cidade ou país com muito mais facilidade. Dessa forma, escolhem profissões que possam permitir essa mobilidade, como muitos dos negócios online.
Se não tiverem como se mudar de casa, acabam modificando a o local todo por dentro. Isso acontece através da pintura de paredes, transformações estruturais, reformas infinitas e, em último caso, mudança de lugar dos móveis e decorações. Fazem qualquer coisa para se ter pelo menos um pouco do gostinho da mobilidade.
■Valorizam a liberdade
Estar em um relacionamento com filhos de Ogum é saber que ciúmes e regras impositivas não vão funcionar. Pior: vão gerar tanto desgaste a ponto de acabar com o relacionamento. Isso porque eles apreciam e necessidade da liberdade, sendo independente a forma como ela se apresente.
Fora do relacionamento, gostam de se sentir livres para atuar de maneira autônoma em sua profissão, além de poder transitar entre setores e locais. Definitivamente, um trabalho em escritório, onde se fica sentado o dia todo, não é o ideal para filhos e filhas de Ogum.
■Impulsivos
Com energia transbordando, amor pela liberdade e necessidade de nunca estarem parados no mesmo lugar, os filhos de Ogum tendem a ser muito impulsivos. Isso leva a uma ótima posição em startups, lideranças diversas, esportes e outras profissões.
Apesar de essa ser uma ótima característica para negócios, pode ser um veneno na vida pessoal ou profissional. Uma pessoa que age por impulso na hora da raiva, ou quando as coisas parecem estar fora de controle, tende a perder a razão.
■Irritam-se facilmente
Extremamente comunicativos, os filhos de Ogum podem, às vezes, perder a linha e agir com certa grosseria – ou, pelo menos, é assim que a maior parte das pessoas visualiza. Eles são muito práticos, não tendo paciência para gente que demora a fazer as tarefas ou a desenvolver um raciocínio durante a conversa.
Assim, acabam perdendo a calma, pois se irritam facilmente com atitudes que estão em desalinho com sua própria conduta ou visão de mundo. Quando estão em equilíbrio, conseguem encontrar ferramentas para lidar com as mais diversas situações, evitando o contato com quem lhe faz mal.
Outras informações sobre os filhos de Ogum
Os filhos de Ogum têm características marcantes, mas há diferenças em sua manifestação, a depender se eles se identificam mais com a energia masculina ou feminina. Além disso, as diversas áreas da vida – como amor, profissão e saúde – também podem ter alguns sinais claros que indicam se você é ou não um filho de Ogum. Entenda cada um deles a seguir!
■O homem de Ogum
Aqueles filhos de Ogum que se identificam mais com a energia masculina tendem a ser mais fortes, mas isso não é regra geral. Sua impulsividade é bem marcante, podendo serem considerados irresponsáveis. Às vezes, colocam as pessoas que amam em perigo ou gastam muito mais do que deveriam.
Além disso, também tendem a perder a paciência e, quando em situação de liderança, podem ser autocráticos, para que as coisas sejam realizadas rapidamente e da forma esperada. No relacionamento, gostam de se sentir livres e podem optar por uma relação aberta.
■A mulher de Ogum
Os filhos de Ogum que se identificam mais com a energia feminina também apresentam força fora do padrão, sejam mulheres ou homens, mesmo que não tenham tantos músculos aparentes. Impulsivas, as filhas desse Orixá também tendem ao perigo. Mas, por causa de sua formação, a impulsividade é canalizada em papeis de liderança mais fortes e válvulas de escape.
Da mesma forma que os filhos, as filhas de Ogum tendem a perder o controle na hora das compras e de outros impulsos que tragam realização imediata. Pouco pacientes, querem tudo para ontem e, às vezes, lidam com tudo sozinhas, para não terem que esperar ou contar com a competência de terceiros. Além disso, também são favoráveis a relacionamentos abertos.
■Filhos de Ogum no amor
Quando se trata de relacionamento amoroso, liberdade é a palavra-chave com os filhos de Ogum. Eles admiram e até aceitam relacionamentos abertos, mas isso não impede que desenvolvam relações monogâmicas também. No entanto, é fundamental que os parceiros confiem e deem liberdade para serem o que quiserem.
Da mesma forma, eles também precisam de mudanças ao longo do tempo, pois rotina mata sua essência. Tendem a grandes e inesperados gestos românticos, alternados com uma praticidade na relação que assustaria, até mesmo, os filhos de Xangô, conhecidos por serem práticos.
■Filhos de Ogum na profissão
Quando se trata de um trabalho que tem de ser feito rapidamente, os filhos de Ogum são os líderes ideais. Cheios de energia e com uma praticidade sem igual, eles conseguem inspirar aos outros pelo bom exemplo e fazem com que todos o sigam, mesmo sem perceber.
Não são muito afeitos a trabalho de escritório, mas, quando o fazem, tendem a procrastinar, pesquisar questões diversas e até buscar novas formas de fazer o que é usual. Por outro lado, trabalhos que os desafiem mental ou fisicamente são as melhores escolhas para um filho ou uma filha de Ogum.
■Filhos de Ogum na saúde
Como nem sempre os filhos de Ogum conseguem se enquadrar em profissões ou relacionamentos adequados à sua personalidade, eles tendem a sofrer muito mais mentalmente do que fisicamente. Ou seja, apesar de terem uma constituição física forte e resistente, suas mentes podem ser seu ponto fraco.
Por isso, tendem a sofrer com estresse, ansiedade e até crises existenciais. Além disso, dores de cabeça, cefaleia e outras mazelas físicas oriundas da soma dos sentimentos podem se desenvolver.
Filhos de Ogum são conquistadores natos?
Os filhos de Ogum são reconhecidamente conquistadores natos, tanto no campo afetivo quanto profissional. Ogum é o Senhor dos Caminhos, guerreiro incansável e que luta pelo que acredita. Da mesma maneira, seguindo seus passos, seus filhos e filhas são incansáveis na busca pelo que desejam.
Dessa forma, tendem a alcançar boa parte de seus objetivos na vida, cansando-se rapidamente desses e buscando novos desafios logo em seguida. Estão sempre lutando por alguém ou uma causa e tendem a amar a vida, independentemente de como ela se apresente. Após a leitura desse artigo, esperamos que você possa trabalhar melhor em sua pesquisa sobre filhos de Ogum!
Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.