Quem é Xangô?
Xangô é o Orixá da justiça, sendo símbolo de equilíbrio, racionalidade e executor da lei do retorno. Para Xangô, costuma-se pedir sabedoria para ser justo em suas ações e avalia-se a injustiça cometida pelo outro com certa misericórdia, pois você também não é perfeito. Esse aspecto imparcial é simbolizado pelo seu machado que corta para os dois lados, buscando justiça independentemente de quem seja a pessoa.
Na Umbanda, qualquer entidade que vibre energeticamente na linha de Xangô atuará conforme os princípios desse Orixá. Desse modo, você poderá constatar que os Exus que trabalham na linha de Xangô atuam principalmente no cumprimento da justiça cósmica, apesar de também trabalharem em desobsessões e todos os tipos de limpeza espiritual.
O que são os exus
O conceito de Exu pode gerar uma certa confusão entre quem seria o Orixá e quem seriam as diversas entidades que trabalham sob o nome de Exu. Por isso, a definição de quem é Exu e como ele trabalha irá variar conforme a Umbanda e o Candomblé. Na Umbanda, os Exus trabalham em linhas de atuação, para cada Orixá. Enquanto isso, no Candomblé, Exu é o próprio Orixá.
■O que são os exus na Umbanda
Os Exus na Umbanda são entidades que trabalham também no plano terreno, geralmente sob a supervisão de entidades mais evoluídas, como pretos velhos ou caboclos. Na Umbanda, os Exus devem apenas praticar o bem e a caridade, escalando também em sua evolução espiritual.
Existem diversas falanges de Exu, e cada um vibra em determinada energia, associada a um determinado Orixá. Desse modo, é possível dizer que existem Exus que trabalham na linha de Ogum, Xangô, Omolu e de outros Orixás.
■O que são os exus no Candomblé
No Candomblé, o Exu é um Orixá mensageiro que atua como intermediário entre a dimensão humana e a dimensão dos Orixás, sendo o intermediário dos búzios. O Exu é dinâmico e considera-se que ele está presente em todos os locais, como se fosse a dinamicidade da própria natureza.
Sendo assim, para quaisquer oferendas feitas para outro Orixá, outra deverá ser dada a Exu. No Candomblé, Exu representa o masculino, a dinamicidade, a força e está ligado aos elementos fogo e terra, tendo pouca associação à água.
O conceito de falange espiritual
Para resumir, falange espiritual é uma organização de Espíritos que trabalha ou para o bem ou para o mal. Desse modo, falange é resumidamente um modo de agrupar uma linha de Espíritos em categorias. Por isso, confira abaixo como se organizam as falanges na Umbanda e qual é a visão do Candomblé acerca desse conceito.
■Na Umbanda
As falanges, na Umbanda, consistem no agrupamento de determinados Espíritos em linhas de trabalho que seguem determinados arquétipos. Cada um desses arquétipos representa um Orixá, sendo que para esse Orixá trabalhará um chefe de falange.
Ainda por cima, para um chefe de falange há diversos colaboradores. Para exemplificar, há o Orixá Omolu e para ele trabalham diversos chefes de falange, como Exu Caveira. Para cada um dos chefes de falange há diversos espíritos, como Rosa Caveira para o exemplo dado.
Os Espíritos que trabalham para um chefe de falange escolhem atuar para ele conforme sua identificação com a linha de trabalho. Por isso que não se incorpora Orixás na Umbanda, já que a energia deles é muito forte, sendo incorporados apenas os espíritos colaboradores que transmitem a mensagem do chefe de falange.
■No Candomblé
Relativo ao Candomblé, também não é possível incorporar totalmente o Orixá, apenas entrando em sintonia com sua vibração. Porém, não há falanges espirituais intermediárias no Candomblé, já que essa religião não possui esse braço Kardecista presente no Espiritismo e na Umbanda.
Desse modo, no Candomblé, a comunicação entre os Orixás e a pessoa é feita através dos búzios. Inclusive, é o próprio Exu o responsável pelos búzios, comunicando a mensagem dos Orixás para o ser humano, apesar de que a Oxum também possui uma certa participação nos búzios.
Os Exus correspondentes à falange espiritual do Orixá Xangô
Os Exus correspondentes à falange espiritual de Xangô vibram na energia desse Orixá, trabalhando com assuntos relacionados à justiça e auxiliando quem os procura. Dentre esses Exus, estão Exú Gira Mundo, Meia Noite, Mangueira, Pedreira, Ventania, Corcunda e Calunga.
■Exu Gira Mundo
O Exu Gira Mundo atua na quebra de demandas e é altamente eficaz para desobsessões e trabalhos de limpeza espiritual como um todo. Logo, esse é um Exu altamente poderoso, trabalhando também com entidades sem luz que são chamadas de Eguns. O Exu Gira Mundo trabalha de forma séria, tendo uma expressão mais sisuda e atuando com base na justiça de Xangô, atuando com a lei do retorno.
■Exu Meia Noite
O Exu Meia Noite é o responsável pelos portais, atuando na meia noite, conforme o próprio nome diz. Ele atua em médiuns incorporados com capa preta, chapéu preto e um traje com um tom mais misterioso. Esse é um Exu muito famoso em toda espiritualidade, da quimbanda e magia até a Umbanda, onde ele atua apenas para o amor e caridade.
■Exu Mangueira
Muito famoso pelo seu amplo poder de cura, Exu Mangueira atua também sobre a energia de Xangô e atua em prol da lei do retorno. Esse Exu pode fazer com que pessoas que tenham agido de maneira errada tenham o seu carma cumprido, retribuindo o que ela executou de mal para outra pessoa, além de retribuir também o que foi feito de bom.
■ Exu Pedreira
O Exu Pedreira é um guia para quem se encontra diante de algum dilema, principalmente se for relativo a injustiças. Esse Exu auxilia a pessoa que deseja ser justa, mas que não sabe se a decisão que tomará será a mais equilibrada ou não.
Inclusive, a pedreira é um dos pontos em que a energia de Xangô mais sintoniza, devido ao fato do Orixá Xangô possuir uma forte relação com as rochas, o que explica o motivo de a cor desse Orixá na Umbanda ser o marrom.
■ Exu Ventania
Para quem deseja proteção sempre que passar por obstáculos, o Exu Ventania é um amigo fiel. Ele ampara os justos nos momentos de escuridão, para que a pessoa merecedora consiga superar os obstáculos e adquirir novos aprendizados de vida após superar o desafio. Você poderá chamá-lo para abrir seus caminhos ao necessitar de auxílio para escolher a atitude mais justa perante um dilema.
■Exu Corcunda
Enquanto ainda estava em vida, foi juiz da inquisição e praticou diversas injustiças. Porém, após descobrir que seu criador era cigano, fazendo parte de um povo que ele tinha preconceito e mandava executar, Exu Corcunda se arrependeu e jurou que nunca mais cometeria alguma injustiça. Sendo assim, Exu Corcunda trabalha na linha de Xangô em prol da justiça e executando a lei do retorno.
■Exu Calunga
O Exu Calunga é portador de forte magia e trabalha nos cemitérios, sendo um dos atuantes na transmutação. Ele se apresenta na forma de um anão, mas não se engane, já que ele é altamente poderoso e pode realizar diversos trabalhos de limpeza espiritual. Afinal, trabalha com eficácia em interações com outros espíritos desencarnados.
Como descobrir se o meu exu é da linha de Xangô?
Para descobrir qual é o Exu que te acompanha, é necessário que você faça uma consulta mediúnica para que a entidade incorporada no médium revele qual é o Exu que te acompanha. Se preferir, você também poderá consultar os búzios que não são proibidos na Umbanda, apesar de serem pouco utilizados.
Desse modo, para descobrir se seu Exu é da linha de Xangô, é importante entender qual te acompanha e analisar seu nome. Feito isso, é importante que você entenda quais são as características do Exu que está ao seu lado, seja pelo nome da entidade ou até por sua atuação mais centrada no cumprimento da justiça.
É vivendo que nos tornamos a própria obra. Sou escritor e acredito que a escrita nos auxilia a extrapolar os limites do mundo concreto, então embarque nessa transcendência e mergulhe na leitura!