Você já comeu o biscoito da sorte chinês?
O biscoito chinês é uma delícia, é crocante e ao mesmo macio de se comer. A primeira coisa que se pensa ao se falar sobre, é que ele é servido como brinde ou acompanhamento nos restaurantes chineses.
Muitos devem pensar que a origem desse doce é provavelmente chinesa. Porém, as origens do biscoito da sorte chinês indicam que ele primeiramente introduzido no Japão e em seguida migrou para o resto do mundo.
Independentemente de sua origem verdadeira, esse doce é muito popular e querido, e pode ser preparado de diversas maneiras diferentes para agradar a gregos e troianos. Dentro de cada um desses biscoitos se encontra um papelzinho com dizeres sábios, conselhos ou até profecias.
Muitas dessas mensagens são provérbios tirados do I Ching, um clássico livro de filosofia chinesa datado da época da Dinastia Zhou Ocidental (1000–750 AEC). Acompanhe agora mais informações sobre o biscoito chinês e descubra como ele é preparado!
Conheça o biscoito da sorte chinês
O biscoito da sorte chinês é uma iguaria deliciosa. Mas para ele ficar com a massa sequinha e crocante ele possui uma maneira certa de preparar. A seguir confira mais sobre esse biscoito e como é feito seu preparo.
■O que é o biscoito da sorte chinês?
O biscoito da sorte chinês consiste em um pequeno biscoito crocante, e que geralmente possui dentro dele um pequeno papelzinho da “sorte”, com dizeres que vão desde a uma profecia quanto a algum conselho moral. Alguns dos provérbios escritos nesses papeizinhos vem do famoso livro de filosofia chinesa o I Ching.
Na maioria das vezes podem possuir uma série de números na traseira desse papelzinho, que são muitas vezes usados como números para serem apostados na loteria.
Esse biscoitinho é comum de ser servido de sobremesa nos restaurantes chineses de todo mundo, assim como nos do Brasil, ele é um brinde para aqueles que fazem uma refeição no estabelecimento. Apesar do nome, o biscoito não tem origem chinesa.
■Como é preparado o biscoito da sorte?
Esse biscoito é geralmente feito de farinha, açúcar, baunilha e óleo de gergelim. Porém há diversas variações da receita, em que se usa essência de amêndoa no lugar da baunilha e assim por diante.
De forma geral o biscoito chinês manufaturado é preparado misturando os ingredientes em um grande tanque e em seguida são esguichados em uma espécie de bandeja que se move rapidamente. Em seguida são aquecidos para cozinhar a massa e depois são moldados e cozinhados em uma espécie de prato quente redondo.
Por fim, os biscoitos são assados por aproximadamente um minuto e logo depois modelados mecanicamente ou dobrados à mão.
Origens históricas do biscoito da sorte chinês
O biscoito chinês possui várias versões para sua origem, que até incluem uma lenda antiga. Você poderá conferir a seguir cada uma dessas versões.
■O biscoito da sorte e a disputa entre China e Mongólia
Essa é uma lenda antiga, onde se fala que o biscoito da sorte teve seu berço na China, há mais de 800 anos no século XII. Durante essa época, o país era dominado pelos mongóis e estes estavam sempre em guerra com os chineses, que queriam expulsar os invasores, porém, não sabiam como se comunicar com os adversários.
Um dia, os chineses descobriram que os mongóis odiavam um certo doce, assim eles tiveram a ideia de cozinharem um bolo chinês, que tem a forma de uma meia lua, e colocarem uma mensagem dentro dele.
Assim eles tiveram sucesso com a “comunicação” entre seus invasores, que imediatamente entenderam o recado, e se retiraram do território. Assim se deu origem da base da dinastia Ming.
Com o passar do tempo, o costume de colocar mensagens dentro de bolos e doces ganhou força dentro da China, onde criaram o “bolo da vitória” que carregava dentro mensagens positivas de incentivo.
Muito tempo depois, o biscoito chinês perdeu a popularidade, sendo mais presente durante as festas de ano novo. Enquanto isso no ocidente o biscoito da sorte se tornou muito popular, principalmente nos restaurantes chineses.
■O biscoito da sorte e a tradição budista
Em meados do século XIX, alguns comerciantes começaram a vender uma espécie de biscoito da sorte chamado de omikuji senbei ou tsujiura suzu, em Fukakusa, uma pequena região localizada na cidade de Kyoto.
Esse biscoito era bem diferente da versão tradicional que se conhece. Além de ser maior, ele possuía a massa mais escura, e ao invés da baunilha e manteiga, era usado gergelim e missô (pasta de soja fermentada) no preparado da massa.
Esse biscoito continha um papelzinho dobrado preso na dobra do biscoito, e não dentro dele, como normalmente vemos. Ele era bastante vendido na vizinhança próxima do templo Fushimi Inari-Taisha em Kyoto, que sempre atrai pessoas todos os anos com a finalidade de tocar os dois grandes sinos e pedir boa sorte e bons fluídos.
As frases presentes no papelzinho poderiam transmitir sorte grande, quanto ambígua ou mesmo ruim. No caso de sorte ruim, amarrava-se o papelzinho em um galho da árvore ou nas grades dos templos.
■O biscoito da sorte nos Estados Unidos
Durante as guerras dos EUA contra o Japão em 1942, enquanto as comunidades japonesas eram retidas, os chineses conseguiram se reerguer durante esse cenário, já que antes da guerra, a cultura chinesa era marginalizada.
Com isso a economia dos chineses recebeu um “boost” graças à sua gastronomia que se tornou bem valorizada. Consequentemente fazendo com que o famoso bairro chinês da Chinatown se tornasse bastante popular. Com isso, a venda de produtos chineses, entre eles o biscoito da sorte, aumentaram gradativamente.
Os soldados que iam até os restaurantes chineses da região consumiam esses biscoitos, e assim que se dissipavam para outras regiões dos EUA, passaram sempre a exigir essas mesmas iguarias. Assim a demanda pelo biscoito da sorte só foi aumentando, causando a abertura de novas empresas para o produzirem.
■O biscoito da sorte e a Segunda Guerra
Até por volta da Segunda Guerra mundial, os biscoitos da sorte eram conhecidos como “bolos de chá da sorte”. Provavelmente refletindo suas origens nos bolos de chá japoneses.
Durante esse momento histórico, os biscoitos da sorte foram deixados de serem unicamente feitos pelos nipo-americanos para então serem produzidos pelos sino-americanos.
Há uma teoria que diz que durante a Segunda Guerra, foram colocados mais de 100.000 nipo-americanos em campo de internamento, e isso incluía aqueles que fabricavam os tais biscoitos da sorte. Isso gerou uma oportunidade para as empresas chinesas começarem a produzir o doce.
■O biscoito da sorte no Brasil
No Brasil, a ideia do biscoito da sorte foi importada de um restaurante de São Francisco, nos EUA. Makoto Hagiwara, gerente da rede Japanese Tea Garden, utilizou do biscoito com frases de boa sorte para atrair a clientela a tomar um chá japonês acompanhado do doce.
Assim, com o passar do tempo, esse biscoito se tornou muito popular com as pessoas, fazendo com que até os donos de restaurantes chineses também entrassem na onda. Adotando o biscoito da sorte como um brinde ou acompanhamento durante as refeições.
Lá por volta dos anos 40 que o doce começou a ser relacionado a cultura chinesa ao invés da nipônica. A ideia, a partir de então, foi importada para vários outros países além do Brasil. Aqui o biscoito da sorte é produzido pela empresa Hakuna Matata, localizada em São Paulo desde 1999.
Biscoito da sorte de restaurante chinês
Se você quer fazer um biscoito da sorte, que seja bem parecido com aqueles que são servidos de acompanhamento nos restaurantes chineses, a seguir você poderá acompanhar passo a passo dessa deliciosa receita.
■Ingredientes
3 claras de ovo
3/4 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de manteiga derretida
1 colher (chá) de essência de amêndoa
■Modo de preparo
- Numa tigela, bata as claras com um batedor de mão até espumarem.
- Junte o açúcar e o sal e misture.
- Junte a farinha, a manteiga e a essência. Misture até ficar homogêneo, e em seguida aqueça o forno em temperatura média.
- Na assadeira, ponha porções de meia colher de sopa de massa, deixando 7 cm de espaço entre um monte e outro.
- Prepare seis biscoitos de cada vez.
- Asse por 8 minutos. Retire do forno e, quando os biscoitos amornarem e ficarem maleáveis, tire-os rapidamente da assadeira com uma espátula.
- Coloque cada biscoito na palma da mão, ponha um papelzinho com uma mensagem bem no centro e dobre ao meio novamente e deixe esfriar.
Biscoito da sorte para festas e ocasiões especiais
Vai fazer uma festa e quer dar uma lembrancinha para seus convidados, dar um biscoito da sorte com um papelzinho dentro é uma boa pedida. A seguir ensinaremos a fazer o doce para ocasiões festivas, usando farinha de arroz, que além de ser barato é uma boa opção para quem não pode comer glúten.
■ Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de farinha de arroz
2 colheres de chá de maisena
1 pitada de sal
1 xícara de açúcar
4 claras
1/4 de xícara + 2 colheres de sopa de óleo vegetal
3 colheres de sopa de água
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha
■Modo de preparo
- Bata no liquidificador o arroz cru, e em seguida coe numa peneira fina até chegar em um pó de arroz bem fino, quase na consistência de açúcar.
- Pegue uma tigela grande e peneire a farinha de trigo, farinha de arroz, maisena, açúcar e o sal. Misture bem e abra um buraco no centro para adicionar o óleo, a água e o extrato de baunilha.
- Com uma espátula misture bem, e vá amassando até que tudo se incorpore. A massa pode estar um pouco seca, então essa parte pode ser um pouco difícil mesmo.
- Numa outra tigela, bata as claras até elas ficarem espumosas, por aproximadamente 2 minutos. Depois adicione metade das claras batidas na massa e misture, após incorporar, adicione a outra metade e misture junto. A massa no final deve ficar líquida e bem homogenia.
- Pré-aqueça o forno a 180° C, e pegue uma forma com papel manteiga, em seguida despeje aproximadamente uma colher de sopa de massa formando um círculo pequeno. Utilizando a parte de trás da colher espalhe a massa até ela ficar bem fina. O ponto da espessura é quando você vê uma transparência na massa. Cuidado para não formar buracos e bolhas.
- Coloque para assar por 8 a 10 minutos. Retire quando estiverem coradas nas laterais e brancas no centro.
- Uma dica para o biscoito não trincar na hora de fazer a dobra, é importante que a massa ainda esteja quente. A melhor maneira é retirar um biscoito por vez do forno, deixando o restante ainda dentro.
- Na hora de dobrar é só virar a massa ao contrário, colocar o papelzinho com a mensagem e dobrar formando um semicírculo, após esse passo, com a ajuda do canto de uma caneca, dobre o semicírculo ao meio.
- Para segurar o formato do biscoito da sorte você pode colocar dentro de um copo, ou xícara. Dobre o mais rápido que puder, pois os biscoitos tendem a esfriar rápido.
Biscoito da sorte para o seu amor
Os biscoitos da sorte também podem ser um ótimo presente para o dia dos namorados ou então no aniversário de namoro ou casamento. Confira a seguir uma receita desse doce para fisgar o coração e o estômago do seu parceiro.
■Ingredientes
2 claras
½ xícara de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga derretida
3 colheres de chá de extrato de baunilha
½ xícara de farinha
½ colher de maisena
■Modo de preparo
- Misture as duas claras, a meia xícara de açúcar, duas colheres de manteiga derretida, 3 colheres de chá de extrato de baunilha e misture bem.
- Acrescente a meia xícara de farinha e a meia colher de maisena, e misture junto até incorporar bem a massa. Agora deixe a massa descansar por alguns minutos.
- Com a massa bem homogênea, pegue uma assadeira de silicone e despeje uma colher de sopa da massa encima dela. Utilizando a parte traseira de uma colher espalhe a massa no formato de pequenos círculos.
- Insira no forno à 180°C por 8 minutos. Retire do forno e com a ajuda de uma espátula retire os biscoitos da assadeira.
- Coloque o papelzinho no meio do biscoito, dobre formando um semicírculo, após esse passo, com a ajuda do canto de uma caneca, dobre o semicírculo ao meio.
- Você pode inserir corante na massa se preferir. Após terminados os biscoitos, você pode escolher aonde inserir eles para dar de presente ao seu amado.
Biscoito da sorte diet
Essa receita é para aqueles que seguem uma dieta, mas não querem perder os prazeres de comer um docinho uma vez ou outra. O biscoito é feito de açúcar mascavo e polvilho doce no lugar do açúcar e farinha. Confira a seguir o passo a passo dessa deliciosa receita.
■Ingredientes
1 ovo
30g de açúcar mascavo
50g de polvilho doce
30g de manteiga derretida
■Modo de preparo
- Comece misturando o ovo e os 30g de açúcar mascavo em uma vasilha.
- Após misturar bem insira 50g de polvilho doce e 30g de manteiga até virar uma massa homogênea.
- Coloque a massa em formas pequenas, de modo que cubra apenas o fundo.
- Deixe ao forno por 5 minutos à temperatura de 180°C.
- Retire os biscoitos da assadeira e coloque o papelzinho no meio do biscoito, dobre formando um semicírculo, após essa passo, com a ajuda do canto de uma caneca, dobre o semicírculo ao meio.
- Dobre o mais rápido que puder antes que os biscoitos esfriem. E está pronto o seu biscoito da sorte diet.
Biscoito da sorte para o ano novo
Fazer biscoitos da sorte e dentro deles colocar frases e conselhos para o ano que vem, é uma boa sugestão para começar o ano novo com o pé direito. Confira a seguir como preparar o biscoito da sorte para curtir na festa de réveillon junto com a família e amigos.
■Ingredientes
1 clara de ovo
1/8 colher de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal
¼ de xícara de farinha
¼ de xícara de açúcar
■Modo de preparo
- Pegue uma vasilha, adicione a clara e 1/8 colher de chá de extrato de baunilha, e misture bem até formar uma espécie de espuma.
- Coloque ¼ de xícara de farinha, ¼ de xícara de açúcar e uma pitada de sal para realçar o sabor.
- Misture muito bem e enquanto isso deixe o forno a aquecer por volta dos 200°C.
- Pegue uma forma e unte-a com manteiga e farinha.
- Espalhe bem a massa em formato de pequenos círculos. Deixe no forno durante 5 minutos até as bordas estarem bem douradas.
- Retire os biscoitos do forno, insira os papeizinhos em cada um dos biscoitos e em seguida dê forma a eles utilizando uma caneca.
Um pouco mais sobre o biscoito da sorte chinês
Se você pretende preparar o biscoito da sorte, mas está sem ideias de frases para inserir ou então como decorar o doce para momentos festivos ou até mesmo presentear aqueles que ama, a seguir listaremos diversas sugestões de frases e decorações.
■Sugestões de frases para o seu biscoito da sorte
1- A vida trará coisas boas se tiveres paciência.
2- Defeitos e virtudes são apenas dois lados da mesma moeda.
3- Não há que ser forte. Há que ser flexível.
4- Siga os bons e aprenda com eles.
5- Não importa o tamanho da montanha, ela não pode tapar o sol.
6- Surpreender e ser surpreendido é o segredo do amor.
7- Se você se sente só é porque construiu muros ao invés de pontes.
8- Vencer é 90 por cento suor e 40 por cento técnica.
9- O nosso primeiro e último amor é o amor-próprio.
10- O pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade; O otimista vê a oportunidade em cada dificuldade.
11- Nunca esqueça que meia verdade é uma mentira.
12- Espere pelo mais sábio dos conselhos: o tempo.
13- Há três coisas que jamais voltam; a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida.
14- A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem para em qualquer topada.
15- Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós.
16- Acredite em milagres, mas não dependa deles.
17- Você sempre será a sua melhor companhia!
18- Todas as coisas são difíceis antes de serem fáceis.
19- Você é jovem apenas uma vez. Depois precisa inventar outra desculpa.
20- Sem o fogo do entusiasmo, não há o calor da vitória.
■Ideias para enfeitar seu biscoito da sorte
Há várias maneiras de enfeitar seus biscoitos da sorte. Você pode inserir corante comestível ou natural na massa, os deixando bem chamativos e divertidos. Inserir cobertura de chocolate e confeitos, ou adicionar glitter comestível, ideal para festas, casamentos etc.
Há a opção de colocar os biscoitos dentro de uma embalagem personalizada ou em pequenas jarras de vidro para dar de lembrancinha ou presente. Os biscoitos da sorte também podem ser inseridos em cupcakes como decoração em festas também.
Por fim há a possibilidade de decorar os doces para festas de aniversário ou casamentos, por exemplo, usar glacê e chocolate para estilizar os biscoitos, por exemplo em uma festa de casamento enfeitar a iguaria com roupinhas de noivo e noiva.
O biscoito da sorte chinês é gostoso mesmo?
Apesar de ser uma receita simples e fácil de se fazer, o biscoito da sorte é muito gostoso. Há diferentes receitas e métodos para se fazê-lo, para todos gostos e necessidades. Desde os biscoitos mais simples até os mais elaborados, é um doce que encanta todas gerações.
Pode ser servido em festas, ou dado de presente para amigos, ou servido para acompanhar um chá. Os papeizinhos com dizeres que vão desde provérbios famosos ou conselhos para a vida são um charme a parte do biscoito da sorte.
É um doce para ser apreciado com aqueles que você ama, e talvez levar alguns de seus aforismos do papel para pôr em prática no dia a dia.
Bacharelada na Universidade de São Paulo em Letras, amante da escrita e literatura. Tem grande interesse em cultura geek em geral, tarot e esoterismo.