Você sabe quais são os benefícios do limão?
O limão faz parte do dia a dia de milhares de brasileiros. Cítrico, é uma excelente opção para sucos, sobremesas e, ainda, pode perfeitamente acrescentar um toque especial a diversos pratos salgados. Embora seu nome venha do persa, a fruta se originou provavelmente na Ásia e, hoje, é encontrada nos mercados e feiras do Brasil.
O país, inclusive, é um dos líderes mundiais na produção da variedade Taiti. Entre seus benefícios, pode-se destacar o aumento da imunidade e a melhoria da pele, que fica mais bonita e tem o envelhecimento celular minimizado.
O limão ajuda a emagrecer e a eliminar as toxinas do organismo, sendo um grande aliado de quem busca uma vida mais saudável sem abrir mão do sabor único da fruta. Se você é apaixonado por limão e quer saber mais a respeito, continue a leitura. Aproveite e confira dicas deliciosas para variar o consumo ou inseri-lo na rotina!
Entendendo mais sobre o limão
Repleto de vitamina C, o limão ainda é rico em minerais, como o cálcio e magnésio. Embora muitas pessoas não saibam, seus benefícios são muitos e vão do suco à casca, independente do tipo. E mais: a fruta pode ainda ser plantada em quintais, favorecendo seu consumo ainda fresco. A seguir, saiba mais sobre as características e diferenciais do limão, além de suas propriedades únicas.
■Origem e história do limão
Assim como outras frutas cítricas, o limão tem sua origem na Ásia, em regiões localizadas entre a Índia e o Himalaia. Na Europa, a fruta ganhou as terras a partir do século XV, provavelmente levada por imigrantes muçulmanos. Já no continente americano, o limão chegou com os europeus colonizadores, e pode facilmente se adaptar ao clima do Brasil, por exemplo.
Mesmo o limão siciliano, que muitos pensam ter se originado na Itália, veio da Ásia. Em outros momentos da história, surgiram versões híbridas da fruta, como o limão Cravo. Hoje, o Brasil se destaca pela produção de limões, especialmente o Taiti. É uma das plantas mais famosas da família das rutáceas, e seu nome científico é Citrus limon.
■Características do limão
O limão tem como principais características seu alto teor cítrico, além de ser uma fruta de sabor azedo, o qual se mantém o mesmo ao longo de todo o ano. A espessura de sua casca varia dependendo do tipo de limão, e a fruta é bastante aromática. Existem variedades com e sem sementes, idealmente acrescentadas a pratos e bebidas de diferentes formas, a fim de destacar seu sabor.
■Propriedades do limão
O limão é anti-inflamatório, antioxidante e um aliado da manutenção da imunidade. A fruta contém fibras e é rica em vitaminas, sendo um complemento poderoso para dietas equilibradas e saudáveis. As cascas são descartadas por muitas pessoas, mas são bastante nutritivas e ajudam a proteger o organismo como um todo. O limão ainda é um famoso antisséptico.
■Tipos de limão
Não, os limões não são todos iguais. No mercado, existem diferentes tipos da fruta, que se diferenciam pelo teor ácido e pelo nível de suculência. Na prática, tais diferenças ajudam a escolher o limão ideal para a sua receita, aproveitando ao máximo seu sabor. Um detalhe interessante é sobre os benefícios, que continuam os mesmos independente da variedade do limão utilizado. São elas:
Limão Taiti
Sem dúvida, o limão Taiti é um dos queridinhos dos brasileiros. Em solo nacional, a fruta é bastante cultivada, sendo o segundo país no ranking de produtores. Seu sabor é azedo e refrescante, e é uma variedade com grande quantidade de suco. Na realidade, o limão Taiti é uma lima ácida, ou seja, é uma fruta próxima ao limão. É muito usado em sucos, caipirinhas e sobremesas, como a famosa torta de limão.
Limão Galego
O limão Galego é, assim como o Taiti, uma lima ácida. Sua casca é verde de tom claro, e a fruta, arredondada, tem diâmetro pequeno. Seu aroma é fresco e suave, e o Galego é um limão que se destaca pela suculência. Por possuir um sabor mais leve, é popularmente utilizado em misturas para fazer diferentes tipos de drink, já que dá um toque a mais em meio a outros ingredientes.
Limão Siciliano
Os limões alongados de casca amarela, da variedade Siciliano, são verdadeiros e possuem um sabor marcante, mais ácido e refrescante. Comparado ao Taiti, o limão Siciliano não possui tanto suco, mas é muito utilizado em receitas doces e salgadas, além da produção do óleo essencial usado em práticas terapêuticas. As raspas são costumeiramente aproveitadas em temperos e molhos.
Limão Cravo ou Caipira
Fruto de um cruzamento genético, o limão Cravo ou Caipira chama a atenção pela cor alaranjada e pelas nervuras, além das sementes, herdadas das mexericas. É amplamente utilizado como tempero, especialmente para saladas e carnes, que podem ser marinadas. Seu sabor é marcante e o limão Cravo é suculento, embora seja menos cítrico que o tradicional Taiti, por exemplo.
■Qual a melhor forma de consumir o limão?
A melhor forma de consumir o limão é aproveitar ao máximo cada uma de suas partes. Independente do preparo, o sabor do limão pode criar composições contrastantes ou com acidez acentuada, com aromas marcantes. Vale lembrar que o ideal é não adoçar a fruta, e também usar a casca para perceber ainda mais os benefícios. Para finalidades específicas, o consumo deve seguir orientação médica.
Quais são os benefícios do limão
Não faltam motivos para consumir o limão agora mesmo. Seus impactos positivos à saúde podem ser notados na pele, na imunidade, no sistema gastrointestinal e no bem-estar do organismo como um todo. São muitas as formas de tornar a rotina mais saborosa e nutritiva. O que você está esperando para aproveitar os benefícios da fruta a partir de um consumo regular e sem excessos?
■Aumenta a absorção do nutriente ferro
A vitamina C presente em grande quantidade no limão é um composto que impulsiona a absorção de ferro pelo organismo. Por isso, a combinação da fruta com fontes naturais de ferro é poderosa para manter o organismo saudável.
Além dos próprios níveis de ferro no corpo, aliar o consumo do limão a alimentos com o nutriente melhora a oxigenação do sangue. Vale lembrar que o consumo regular do limão é o que traz os benefícios da fruta ao dia a dia.
■Favorece a perda de peso
A conhecida água com limão pela manhã pode ajudar a emagrecer. Embora ainda faltem estudos suficiente para comprovar a eficácia da fruta para a perda de peso, sua composição se beneficia dos flavonoides e polifenóis para tornar o limão um aliado na hora de ingerir menos alimentos ao longo do dia. Sendo ainda diurético, o limão ajuda a eliminar os líquidos acumulados no corpo.
■Abranda os sintomas de doenças respiratórias
Doenças respiratórias são as mais comuns para pessoas com a imunidade baixa. Gripes e resfriados são um exemplo, e a vitamina C presente na fruta ajuda a minimizar os sintomas sentidos. O limão também é um poderoso antioxidante, além de ser anti-inflamatório.
Com isso, a fruta pode ser consumida por quem está com quadro de doenças respiratórias. Nesses casos, os chás são uma boa opção para o consumo do limão.
■Aumenta a imunidade
Muito se fala sobre a presença de vitamina C no limão, um composto que atua diretamente na preservação da imunidade. Mais do que isso, a vitamina estimula a produção de glóbulos brancos, o que deixa o corpo mais forte contra agentes infecciosos. Sua ação antioxidante é fundamental para manter as células do organismo íntegras e saudáveis. Como o organismo humano não guarda vitamina C, seu consumo deve ser regular.
■Previne a prisão de ventre
A constipação pode ser evitada com o consumo frequente do limão. Esse benefício se deve à presença de fibras na fruta, que estimulam o trabalho intestinal saudável e sem desconfortos. Beber a água com limão espremido é uma forma natural de diminuir sintomas como prisão de ventre ou mesmo o acúmulo de gases na região abdominal.
■Auxilia na proteção do sistema digestivo
Respeitando bases recomendadas por especialistas, consumir limão diariamente ajuda a evitar problemas estomacais e intestinais. A úlcera é um dos mais comuns, assim como infecções por bactérias como a H. pylori, devido a um composto chamado limoneno. Ele atua de modo a estimular propriedades anti-inflamatórias e antibióticas no sistema gastrointestinal, que se torna mais forte e saudável.
■Ajuda no controle da pressão arterial
Você sabia que o limão ajuda a combater a hipertensão? A composição da fruta e seu teor nutricional trabalham relaxando os vasos sanguíneos, evitando que o corpo precise de mais esforço do que o necessário para manter o fluxo sanguíneo. A vitamina C, segundo estudos, é um componente que diminui a pressão arterial em pessoas que têm ou não o problema.
■Possui efeito antisséptico e antibiótico
Junto a medicamentos prescritos por especialistas, o limão ajuda a tratar infecções no corpo, especialmente causadas na boca e na garganta. Sendo antisséptico e antibiótico, o limão ainda atua prevenindo quadros infecciosos, especialmente devido aos flavonoides presentes na fruta.
Trata-se de compostos vegetais que melhoram a saúde com suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
■Ajuda a manter os rins saudáveis
Os nutrientes e componentes do limão são funcionais para evitar a formação de pedras nos rins, especialmente o potássio e o ácido cítrico. A fruta também tem propriedades diuréticas, que são potencializadas em preparos com outros ingredientes também diuréticos.
Com isso, se torna mais fácil para o corpo eliminar agentes infecciosos. No caso dos rins, os órgãos têm seu funcionamento estimulado.
■Previne a anemia
A anemia, causada pela deficiência de ferro no organismo, é uma doença muito comum no Brasil, com mais de 2 milhões de casos por ano.
Adicionar o limão na dieta e consumi-lo regularmente em bebidas, receitas ou como complemento de saladas aumenta a absorção do nutriente pelo organismo, o que é essencial para a produção de glóbulos vermelhos capazes de transportarem oxigênio suficiente. Esse benefício impacta todos os órgãos e sistemas.
Como consumir o limão
Essa é uma pergunta que aceita inúmeras respostas. O segredo é colocar o limão no dia a dia da maneira que mais agrada o paladar, para aliar benefícios e satisfação. No entanto, algumas receitas menos conhecidas do que a famosa limonada são deliciosas e aproveitam ao máximo as propriedades da fruta. Quer conhecer formas diferentes de consumir o limão? Confira e surpreenda-se com o sabor:
■Receita de suco de limão com laranja
Combinar duas frutas cítricas queridinhas dos brasileiros pode parecer uma ideia óbvia, mas é possível incrementar o suco. A bebida tem tudo a ver com os dias quentes, o que não impede seu consumo nos períodos frios do ano durante as refeições, por exemplo. O suco é uma forma natural de potencializar a imunidade, um excelente benefício para a saúde. Anote os ingredientes e aproveite!
Ingredientes
Poucos ingredientes são necessários para fazer o suco de limão com laranja. Para ele, separe 100 ml de água, duas laranjas e um limão. Se quiser, depois de pronto, coloque gelo ou mesmo complemente com folhas de hortelã. Uma opção para dar cara nova ao suco é usar água com gás.
Como fazer
O primeiro passo é preparar um suco com as laranjas e o limão, que podem ser espremidos a fim de misturar o sumo que sai das frutas. É possível fazer o preparo com um liquidificador, mas a polpa do limão deve ser cuidadosamente retirada para evitar um sabor amargo. Na sequência, coe e acrescente a água e a bebida estará pronta. Caso queira adoçar, prefira ingredientes naturais como mel, por exemplo.
■Receita de chá de casca de limão
Quer turbinar a imunidade? As cascas do limão são ricas em nutrientes, e podem ser aproveitadas para o preparo de um chá delicioso e muito aromático. Para quem quer deixar o corpo mais saudável com os benefícios da fruta, a bebida pode ser consumida no fim do dia e ainda ajuda a acalmar. Perfeita para o dia a dia atribulado, não? Confira como preparar o chá:
Ingredientes
Para fazer o poderoso chá de cascas de limão, você vai precisar de meio litro de água e dois limões, com o suco da fruta já separado das cascas. O mel é um complemento muito popular para a bebida, acrescente-o a gosto.
Como fazer
Embora as pessoas costumem ferver os ingredientes juntos, alguns compostos benéficos do limão são voláteis. Por isso, evite ferver a fruta mesmo para preparar o chá, fervendo apenas a água em um primeiro momento. Espere amornar e acrescente o suco e as cascas dos limões, adicionando mel se preferir. Aproveite!
■Receita de limonada de limão
Assim como o limão, o morango é muito benéfico para a saúde. Rica em vitamina C, a fruta combina com limão e ajuda a tornar a bebida ainda mais funcional. Dependendo do sabor do morango, o preparo pode ficar um tanto azedo, mas é uma ótima forma de consumir componentes naturais mesmo em meio a rotinas corridas e pouco tempo disponível. Confira a receita:
Ingredientes
Para preparar uma limonada de morango deliciosa, você vai precisar de poucos ingredientes. São eles: meio copo de água preferencialmente gelada, 5 morangos de tamanho médio sem as folhas e suco preparado com dois limões da variedade que preferir.
Como fazer
Corte os morangos lavados em fatias finas, para facilitar o preparo do suco. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes juntos até ficar homogêneo, e acrescente gelo se desejar. Uma dica é levar os morangos cortados à geladeira antes de fazer a bebida, para que a fruta libere mais suco. Consuma sem adoçar.
Outras informações sobre o limão
Quem já ouviu que não se deve consumir limão em excesso? Ou que a fruta pode ser aplicada na pele para clarear manchas? Independente da variedade da fruta, é importante saber sobre ela antes de decidir de que forma consumi-la. Assim, é mais fácil aproveitar os diversos benefícios que esse ingrediente tipicamente tropical tem a oferecer. Saiba mais na sequência.
■O limão pode ser consumido com que frequência?
O consumo de limão deve respeitar a condição de saúde do indivíduo. De modo geral, a fruta pode ser colocada na dieta diariamente, desde que não em excesso. Essa medida é fundamental, por exemplo, para evitar problemas sanguíneos.
Porém, é recomendável procurar um médico para avaliar a quantidade máxima indicada para cada organismo. Uma dica é consumir o limão durante todas as estações do ano. A fruta costuma ser esquecida nos meses mais frios, mas a grande variedade de receitas ajuda a colocá-lo na dieta sem dificuldade.
■Contraindicações e possíveis efeitos colaterais do limão
A principal contraindicação do limão é a respeito de indivíduos com sensibilidade ao ácido cítrico. Seu consumo em excesso, particularmente para quem possui problemas estomacais ou mesmo consome a fruta em jejum, pode causar irritação das mucosas gástricas, azia e dores de cabeça. Para gestantes, a dose diária de limão deve ser indicada por um especialista.
■Principais mitos sobre o limão
As receitas caseiras envolvendo limão são muito conhecidas da população. Assim como outros truques com ingredientes naturais, são dicas simples que exploram os benefícios da fruta para mais bem-estar, qualidade de vida e autoestima. No entanto, não faltam ideias equivocadas sobre o potencial do limão. Confira alguns mitos conhecidos e use a fruta da melhor forma possível.
Passar limão nas axilas ajuda contra o mau cheiro?
O pH ácido do limão leva muitas pessoas a utilizarem preparos caseiros para solucionar mau cheiro nas axilas. No entanto, o uso da fruta nessa área do corpo como meio de eliminar o problema é um mito. Além do limão não ser indicado para resolver o problema das bactérias que causam odores, pode causar manchas escuras na pele. Em caso de incômodos, procurar um médico é a melhor alternativa.
Limão ajuda a diminuir as manchas da pele?
Muito se fala sobre as manchas que o limão pode causar na pele exposta ao sol, além de possíveis queimaduras, o que é real. Embora seja lembrado como uma fruta que combate manchas escuras na pele, o limão não deve ser usado com essa finalidade. A origem do mito se deve à presença de vitamina C e à ação antioxidante do limão, mas o tratamento de manchas é idealmente recomendado por especialistas.
Água com limão em jejum emagrece?
Trata-se de um mito muito comum relacionado ao consumo de limão. De preparo simples, a água com a fruta ajuda a digestão e auxilia a eliminação de toxinas do organismo, mas não tem conexão direta com o emagrecimento. Entretanto, o limão é sim um aliado de quem busca perder peso, desde que esse passo seja um complemento de uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável.
■Como comprar e armazenar o limão?
Para comprar o limão, confira a cor e o brilho da casca, e a textura. Se estiver muito firme, é provável que não haja muito suco: prefira os que ainda cedem ao toque. O ideal é armazenar os limões na geladeira, mas adequadamente guardados.
Os saquinhos herméticos, potes de vidro e papel filme são boas opções para prolongar a durabilidade da fruta. Guardar o limão cortado causa ressecamento e perda de suas propriedades.
Aproveite todos os inúmeros benefícios do limão!
Acessível, fácil de ser encontrado nos mercados e com o mesmo sabor em qualquer época do ano, o limão é uma alternativa para incrementar preparos no dia a dia. Saborosa e cítrica, pode ser utilizada em bebidas e receitas ácidas, doces ou salgadas, possibilitando aproveitar seus benefícios de diversas formas.
Além disso, o limão combina com outras frutas, o que faz ainda mais bem à saúde. Inseri-lo na dieta é simples, já que ele vai bem em sucos, sobremesas e como o toque final de uma refeição caprichada. O suco e a casca da fruta são ricos em nutrientes, cujos benefícios podem ser sentidos em todo o corpo, por dentro e por fora.
Independente do tipo escolhido, o limão não precisa ser adoçado para transformar o sabor dos pratos, o que intensifica sua contribuição ao organismo. Consuma limão para viver melhor, ter mais imunidade e imunidade e evitar problemas de saúde!
Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.