Conheça tudo sobre a Espada-de-São-Jorge!
A espada-de-são-jorge tem uma forte presença no nosso cotidiano do brasileiro, você mesmo já deve ter visto ela disposta em alguma casa ou ruas do seu bairro. Ela também é conhecida como Espada de Ogum e a sua forma remete a sua capacidade de proteção.
As suas propriedades é o que a torna apreciada por todos, ter uma planta como essa em sua casa permitirá que você tenha um ar mais limpo e um ambiente mais harmonioso. A espada-de-são-jorge é um amuleto essencial para preservar a sua motivação e garantir boas vibrações em sua vida.
Conheça tudo sobre essa espécie de planta tão popular no mundo e entenda os motivos para ela ter tamanha influência na leitura a seguir!
Entendendo mais sobre a Espada-de-São-Jorge
A espada-de-são-jorge possui uma representação simbólica única para diversas culturas, sendo utilizada não apenas em decorações, mas também em rituais e banhos de proteção. A sua história revela a sua influência e como ela se popularizou pelo mundo. Continue a leitura e se surpreenda!
■Origem e nome científico
A Espada-de-São-Jorge é uma planta originária da África tropical, o seu nome científico é Sanseviera trifasciata e pertence ao gênero Sanseviera. Ela pode ser comumente conhecida como Rabo de tigre, Língua de sogra, Língua de tigre, ou Espada de Ogum. Também foram encontradas espécies dessa planta na Ásia, mais próximo da Nova Guiné.
Essa planta pertencente à família Liliaceae passou a se popularizar em 1930, por sua beleza e resistência, similar às das suculentas. Sendo assim, amplamente utilizada em decoração de interiores, por não necessitar de muita atenção, ou cuidado, por parte dos seus donos, uma vez que ela é resistente à seca e não precisa de muita luz do sol.
■Tipos de Espada-de-São-Jorge
Existe uma variedade incrível dessa planta, cada uma delas possui uma função e os seus tipos a tornam extremamente úteis e versáteis para serem usados em decorações. Veja os tipos de espada-de-São-Jorge a seguir:
- Espada de São Jorge (Sansevieria zeylanica)
Essa é mais conhecida e pode ser chamada também de espada de Ogum, possuindo uma cor verde escuro rajado, ela pode alcançar até 3 cm de largura e 80 cm de comprimento. Sendo muito utilizada em rituais religiosos nos terreiros de Candomblé e Umbanda, pois ela está associada ao orixá Ogum.
- Espada de Santa Bárbara (Sansevieria trifasciata)
Também conhecido como espada de Iansã, esta espécie de planta se diferencia por suas bordas amareladas que acompanham todo o comprimento da folha. Como diz o nome, ela também é uma referência para as religiões afro-brasileiras e representa a proteção contra o mau tempo, raios e trovões.
- Lança de São Jorge (Sansevieria cylindrica)
O que diferencia as lanças de São Jorge das demais são suas pontas redondas e o seu formato cilíndrico, o que a faz parecer com uma lança e suas folhagens são pontudas e fechadas. Além disso, ela representa proteção contra as más energias.
- Mini Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata var. hahnii)
Essa espécie cresce até no máximo 10 cm de altura, é conhecida também como estrela de Ogum por ser uma caracterizada como uma planta anã em relação a espécie mais comum. Na Umbanda ou no Candomblé essa planta é utilizada em rituais e banhos pois ela tem a capacidade de garantir a proteção.
- Espada de São Jorge de folhas largas (Sansevieria trifasciata var. moonshine)
Essa espécie pode possuir duas variações, uma de folhas mais moles e outra com folhas mais duras. Além disso, as duas possuem as folhagens largas e esbranquiçadas. A sua tonalidade também é diversa, podendo ir desde um tom mais prateado, passando por um verde escuro até alcançar um tom verde oliva.
■Para que serve?
Em países nativos que estão localizados na África tropical ou na Ásia, é comum extrair de suas folhas uma fibra que é muito utilizada na fabricação de amarras e cordas vegetais. Além disso, ela possui uma profunda relação com as religiões africanas, mais especificamente com o Candomblé e Umbanda.
Essas religiões apontam que a Espada-de-São-Jorge possui a propriedade de purificação e proteção do lar, além de serem frequentemente utilizadas em banhos espirituais e rituais de proteção, pois acredita-se que ela é capaz de afastar energias negativas como a inveja, o mau-olhado, a discórdia, além de atrair a prosperidade.
■Relação entre a planta e o Feng Shui
Já para o Feng Shui é recomendado que essa planta seja utilizada em ambientes externos a sua casa. Pois, acredita-se que o seu formato de lança motiva significados que induzem a conflitos e desentendimentos, podendo assim influenciar negativamente as energias do lar. Acredita-se até que ela é capaz de romper relacionamentos por causa de suas arestas cortantes.
■Relação entre a planta e Ogum
Apesar dela possuir tantas representações, todas elas apontam para uma característica em comum de proteção. O que explica a sua utilização em ambientes externos pelo Feng Shui, ou em simpatias e banhos de proteção pelas religiões africanas.
Isso ocorre por sua associação ao santo católico e guerreiro São Jorge da Capadócia, a figura da sua espada serve como uma referência ao formato da planta, por isso lhe foi atribuído esse nome. Por essa associação católica e por ter ocorrido o sincretismo religioso no Brasil, a Espada-de-São-Jorge também passou a ser conhecida como Espada de Ogum, que é representada pelo mesmo santo católico.
Como usar a Espada-de-São-Jorge
Existem diversos motivos para que você tenha em casa uma planta como a Espada-de-São-Jorge. Mas, fique atento, ela deve ser colocada longe do alcance de animais de estimação e das crianças, uma vez que elas não podem ser ingeridas por suas folhas serem tóxicas.
Saiba os motivos e como usar a Espada-de-São-Jorge de maneira eficiente na decoração de sua casa na leitura abaixo!
■Proteção de ambientes
Essa é uma planta poderosa pois simboliza proteção, sendo muito utilizado nas casas por suas capacidades de purificação e por afastar as energias negativas, o mau-olhado e a inveja. Sendo considerada um escudo natural contra todas as vibrações negativas.
Por isso, normalmente é indicado que você as coloque no exterior, ou na entrada da sua casa. Assim, a Espada-de-São-Jorge servirá ao seu propósito de guardiã do lar, além de afastar as pessoas com um olhar mal intencionado.
Não permitindo assim a presença de quaisquer pessoas que carreguem consigo uma energia negativa, que trazem consigo a mentira, a discórdia e afetem a harmonia do seu ambiente familiar. O protegendo das discussões, das vibrações negativas e energias pesadas.
■Amuleto pessoal
Você pode utilizá-la também como um amuleto pessoal, uma vez que ele tem a capacidade de combater a inveja e afastar pessoas má intencionadas. Nesse caso, você pode posicioná-la estrategicamente no seu lar, principalmente nas áreas comuns ou próximo às portas de entrada e do fundo da casa.
Então, arranje um vaso com suas folhas nesses locais, logo você sentirá o seu lar mais harmonioso e purificado. O que torna o seu ambiente mais leve e agradável para se viver.
■Decoração
As suas diversas espécies e os diversos tipos de vasos disponíveis hoje permitem que você tenha uma liberdade criativa enorme com a Espada-de-São-Jorge na decoração. Suas folhas alongadas e duras, permitem que você traga uma imponência para o ambiente e crie um contraste magnifico com outras plantas.
Uma aposta é investir em vasos, ou cachepôs, que possuam suportes de diferentes alturas de maneira a destacar o seu formato e criar uma profundidade ao ambiente. Quando alinhadas dessa forma e acompanhadas de plantas pendentes no teto você tornará o seu ambiente muito mais harmonioso.
Por sua capacidade de purificação segue locais que são aconselháveis colocar a Espada-de-São-Jorge:
- Sobre os móveis, principalmente as espécies anãs;
- No banheiro;
- No escritório, principalmente nos cantos ou sobre algum móvel;
- Na sala de jantar, utilizá-la em suportes mais elevados e ao lado de diferentes espécies cercando a mesa;
- Entrada da casa;
- Sala de estar.
Invista em colocar a sua planta em locais mais elevados caso tenha crianças, ou animais de estimação, para que não haja probabilidade deles tentarem ingerir a planta.
■Purificar o ambiente
É uma das plantas mais recomendadas para você ter em casa, pois ela possui a capacidade de neutralizar e absorver elementos nocivos no ar como o benzeno, xileno, tricloroetileno e o formaldeído. Manter essa planta no interior da casa permite que o ar da sua casa fique mais puro e harmonioso graças a sua capacidade de purificar o ar.
■Combinação da Espada-de-São-Jorge com outras plantas
Por ser uma planta que exige poucos cuidados, o fato dela ter de ser pouco regada limita a possibilidade de combinações. As plantas que melhor se associariam à Espada-de-São-Jorge seriam então as suculentas e os cactos nesse caso.
Mas, você ainda assim terá a liberdade de dispor diversas plantas próxima a ela, lembrando de sempre valorizar o contraste do ambiente.
Como cultivar a Espada-de-São-Jorge
Embora acredite-se que a Espada-de-São-Jorge seja uma planta rústica e que não exige muitos cuidados, você deve ter um cuidado em relação a esse pensamento. Pois, ainda assim existem algumas regras que precisam ser seguidas para que você consiga mantê-la viva. Continue a leitura e saiba que cuidados são esses.
■Onde colocar?
O primeiro ponto a ser observado é a localização, por ser uma planta que sobrevive bem à sombra, isso indica que podemos colocá-la tranquilamente em um ambiente no interior da casa, mas em relação a parte externa é bom posicioná-la em um local que possua alguma sombra.
Lembre-se que ela suporta temperaturas que oscilam entre 5 a 30 graus ºC, caso queira que ela cresça mais rápido é recomendado que você deixe ela no sol no início da manhã, ou no final da tarde. Outro ponto importante é mantê-la em locais que dificultem o acesso dos seus animais de estimação, pois essa é uma planta tóxica e pode ser perigosa para os seus animais.
■Como cuidar?
A irrigação deve ser feita quando o solo estiver completamente seco, não havendo nenhum sinal de umidade. Pois, se você manter a raiz úmida ela irá apodrecer, fique atento a rega especialmente no verão, ou em períodos mais secos.
Em relação aos vasos onde foi semeado a espada-de-são-jorge, você deve utilizar um substrato universal rico em matéria orgânica, e fazer uma camada de três quartos de areia para facilitar a drenagem da água. Fique atento ao acúmulo de água no vaso.
Outra atenção que você deve ter é em relação aos fertilizantes, eles devem ser utilizados na primavera e no verão podendo ser os mesmos usados para cactos e suculentas. Sempre siga as especificações da embalagem, também deve estar alerta ao número de brotos ou quando observar as raízes saindo pelo vaso, esse é um sinal para transplantá-la.
■Cuidados
Nesse caso, é preciso manter os cuidados básicos como mantê-la em ambientes com pouca iluminação, regar apenas quando a terra estiver seca e ficar atento à drenagem do vaso para não concentrar umidade.
■Preço e onde comprar
Por ser uma planta bastante popular você irá encontrá-la em qualquer floricultura ou feiras públicas em sua cidade. O seu valor pode variar a depender da espécie e do local, outra forma de obtê-la é pegando suas mudas.
A Espada-de-São-Jorge é uma ótima opção para a sua casa!
Essa é uma das plantas mais versáteis e resistentes que você pode encontrar para a decoração de sua casa, o fato dela possuir uma variedade de espécies lhe garante uma liberdade estética que pode ser aplicada a qualquer cômodo do seu lar. Além, claro, de trazer consigo uma série de benefícios.
Dessa forma, ao utilizar uma espada-de-são-jorge em casa você não estará apenas utilizando como um artigo decorativo. Mas também, estará aproveitando a sua capacidade de purificação de ar, eliminando impurezas e deixando o seu ambiente mais leve. Além de garantir a proteção do seu ambiente.
São essas características que a tornam tão única e especial, que tornam essa planta indispensável para você ter em sua casa!
Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.