As flores e os seus significados
Carregadas de significados e simbolismos, temos nas flores a representação máxima da beleza e exuberância da natureza. Estes verdadeiros colírios para os nossos olhos são responsáveis pela reprodução dos vegetais e dão um colorido especial a um mundo muitas vezes cinza em qual vivemos.
Não há cultura no planeta que não admire e faça uso das flores, seja para enfeitar, homenagear ou trazer boas energias para ambientes e moradias.
Venha conosco para esta viagem ao universo das flores e confira o que cada espécie diferente significa. Veremos também como que o entendimento sobre cada espécie de flor pode ajudar a compor o jardim de nossas casas.
O universo das flores
Das mais variadas cores, tamanhos e aromas, o universo das flores representa a diversidade da natureza e há quem diga que, sem elas, simplesmente não haveria vida.
Mesmo que não seja um amante da natureza, não há ser humano que não se renda ao poder das flores que são parte da experiência humana no planeta terra.
Confira neste artigo a simbologia geral das flores em suas mais diferentes colorações. Veremos também mais detalhes sobre os diferentes perfumes que elas carregam e como elas transmitem boas energias para o mundo.
■Simbologia
Em praticamente todas as culturas e religiões de todos os povos que existem ou já existiram no mundo, as flores têm uma profunda e forte simbologia. São intimamente relacionadas ao feminino e à fertilidade, uma vez que é o principal órgão reprodutor do mundo vegetal.
As flores por si só simbolizam a beleza, a paz, a alegria e a vitória, sendo utilizadas nas mais variadas cerimônias. Em certas religiões, são também tidas como uma entrega de corpo e alma a Deus num senso de evolução espiritual dos seres humanos.
Em sua essência, representam a passividade e recepção, uma vez que recolhem o orvalho vindo dos céus. Para a cultura japonesa, as flores simbolizam desenvolvimento interno e também a estrutura do universo através do tradicional arranjo floral chamado Ikebana.
■Diferentes colorações
Um dos principais atrativos das flores vem de encontro com a variedade de cores que elas possuem. Existem flores de praticamente todas as cores conhecidas no mundo, e essa variedade é relacionada à forma de polinização que cada variedade de planta possui.
As cores que cada flor carrega servem de atrativos para animais polinizadores, portanto são essenciais para o ciclo de vida dos vegetais. As cores mais comuns de flores são as lilases, brancas e amarelas, e as mais incomuns são as de tonalidades azul, laranja e vermelha.
Existem ocorrências raras de espécies de plantas que possuem flores negras e até verdes que, por sua vez, passam despercebidas em meio à vegetação.
■Diferentes perfumes
As flores não são apenas dádivas para os olhos e para a alma, mas também trazem aromas variados, amplamente utilizados para perfumar ambientes e para fabricação de essências e perfumes.
Os diferentes aromas que variados tipos de flores emanam também têm a função biológica de atrair animais polinizadores, como, por exemplo, as abelhas. Estes perfumes também são relacionados com o tempo que estas flores duram.
Cada espécie de flor possui diferentes e específicos aromas que possuem propriedades que vão desde relaxamento e paz até energização e limpeza energética.
■Boas energias
A relação das flores com as energias se dá pelo poder energéticos que as plantas em geral possuem. Este conhecimento é milenar e já foi muito utilizado por povos com os hindus que eram, e ainda são, grandes sábios na utilização do poder das plantas.
Seja em arranjos ou em vasos, as flores são capazes de filtrar e transformar energias densas e negativas em vibrações leves e elevadas. Biologicamente falando, as flores naturalmente exalam óleos essenciais que atuam como bálsamos ao nosso corpo e a beleza delas, por si só, atua positivamente no psicológico dos indivíduos.
O significado de diferentes espécies de flores
São quase inesgotáveis os tipos de flores encontrados na natureza. Para os mais variados propósitos e utilidades, cada espécie de flor traz um significado diferente, seja para homenagear um amigo ou ente querido, ornamentar sua moradia ou até mesmo compor um jardim.
Veremos a seguir os significados de flores desde as mais comumente encontradas, como a margarida, o jasmim, a violeta, a orquídea, a tulipa e o Lucky bamboo (bambu afortunado), até espécies não tão facilmente encontradas como a flor de lótus.
■Margaridas
A margarida é uma das flores mais populares e conhecidas, e seu nome vem do latim, margarita, que quer dizer pérola. É encontrada em variadas cores que dão o tom de diferentes significados.
As de cor branca simbolizam paz, pureza, inocência e juventude. A margarida azul significa fidelidade e a amarela representa o amor leal. Já as de tonalidade rosa trazem um senso de gratidão e afeto, as vermelhas os impulsos do amor, e as margaridas multicoloridas simbolizam a alegria.
■Jasmim
O jasmim é muito conhecido pelo seu aroma adocicado e agradável. Para os árabes, é sinônimo de feminilidade e delicadeza, e o seu nome deriva da palavra árabe yasmim.
Especula-se que a origem do jasmim seja a região do Himalaia, o que traz inúmeras lendas e histórias sobre a energia que esta flor carrega. A cor branca do jasmim traz um sentido de paz e harmonia e é bastante utilizada em cerimônias de casamento.
Traz leveza a ambientes e jardins e sua essência, muito utilizada no mundo da perfumaria, tem propriedades medicinais antibacterianas, sendo muito utilizada para tratamentos de pele, seja para tratar feridas ou até mesmo como um antirrugas.
■Violeta
Pela facilidade de manuseio, a violeta é muito utilizada na ornamentação de janelas de apartamentos ou casas. Podem ser encontradas em cores como lilás, brancas, violetas e bicolores. Traz um tom de delicadeza ao ambiente e significa modéstia e lealdade.
A sua cor violeta também faz referência aos mistérios da espiritualidade. Presentear alguém com um vaso de violeta é uma demonstração de afeto despretensioso e simplicidade. Como não requer muita água e sol, é ideal para arranjos em banheiros ou em mesas e móveis de escritórios.
■Orquídea
Por mais rara e exuberante que as orquídeas possam parecer, elas estão presentes em todos os continentes menos na Antártida, sendo predominante em regiões tropicais. Possuem diversas cores e formatos e para diversas culturas trazem um sentido de virilidade por ser uma planta vigorosa e resistente.
Os significados das orquídeas vão de acordo com suas diferentes cores. A que possui coloração rosa emana amor, sensualidade e carinho. As amarelas fazem referência à prosperidade, alegria e felicidade e as brancas simbolizam inocência, pureza e paz de espírito.
As orquídeas de cor lilás simbolizam elevação espiritual e dignidade, e as azuis trazem tranquilidade gratidão e sentimentos de lealdade. Já as de coloração vermelha simbolizam energia sexual, força da ação, ânimo e motivação. As que carregam a cor negra são mais difíceis de encontrar e carregam em si um senso de altivez, ousadia e poder.
■Girassol
Com toda sua imponência e vibração, o girassol faz grande referência ao nosso astro rei, o Sol. É também chamado de rei ou deus das flores e sempre direciona sua flor de encontro ao Sol, alegrando e trazendo energia vibrante a qualquer ambiente, seja na forma de vasos, arranjos ou plantados em jardins.
O significado do girassol é bastante positivo e faz referência à amizade, alegria, sucesso, amor à vida e vitórias. Presentear alguém com girassóis é um ato que demonstra extremo apreço, admiração e reverência.
■Gérbera
Da mesma família das margaridas e girassóis, a gérbera é encontrada em diversas tonalidades. São uma das flores mais comercializadas no mundo pela versatilidade em arranjos e composição em vasos e jardins.
Suas cores inundam qualquer ambiente de energia vibrante e jovialidade, trazendo a energia da natureza e a pureza e alegria das crianças.
Recomenda-se presentear com gérberas pessoas as quais conquistaram algo positivo, pois também são fortemente relacionadas ao sucesso.
■Cravo
A flor do cravo tem sido utilizada por milênios na fabricação de perfumes e incensos devido ao seu peculiar e agradável aroma. Está presente em praticamente todas as culturas, sendo uma flor encontrada em cores que vão do branco à cor púrpura.
Os cravos vermelhos representam amor profundo e sincero, sendo usados como verdadeiras declarações. Os brancos transmitem sentimentos de paz, amor puro e harmonia, e os rosas remetem aos sentimentos de amor materno.
Existem também os cravos verdes que não são facilmente encontrados, mas são muito utilizados em decorações para o dia de São Patrício, que tem a cor verde como símbolo. A flor do cravo é tradicionalmente relacionada à masculinidade, sendo comum para adornar ternos em cerimônias de casamento.
■Lírio
Temos na flor de lírio um dos maiores simbolismos espirituais e de grande beleza da natureza. É muito cultivada em jardins de casas e é tida como uma flor que traz proteção contra energias negativas. O lírio é encontrado em diversas cores que trazem variações para seus significados.
O mais popular é o lírio branco, que significa ingenuidade e pureza de alma. Já os de coloração alaranjada trazem sentimentos de paixão e admiração, e os de tonalidade azul são mais difíceis de serem encontrados e vibram energia da beleza e de segurança.
Os lírios amarelos significam alegria e amizade e são indicados para presentear um amigo que se tenha intenção amorosa. Os de tonalidade rosa demonstram afeto e carinho, enquanto os vermelhos são referências ao amor. Os de cor lilás representam a maternidade e o casamento, sendo assim os preferidos pelas noivas.
■Alstroeméria
O significado da alstroeméria refere-se à amizade duradoura, carinho e respeito, sendo indicada para presentear àqueles que compartilhamos momentos especiais em nossas vidas. A alstroeméria possui variadas cores que em muitas vezes variam na forma de manchas nas pétalas.
As tonalidades mais encontradas são as lilases, rosas, brancas e vermelhas. Igualmente conhecida como lírio inca, a alstroeméria é de fácil cultivo e pode resistir até duas semanas em suporte para plantas.
Possui um aroma suave, o que a faz ser muito utilizada para harmonizar ambientes e também em buquês de noivas. A flor de alstroeméria possui seis pétalas de formato irregular e cada uma tem um significado, sendo a empatia, paciência, humor, compromisso, respeito e compreensão.
■Lisianthus
Esta flor encanta por sua delicadeza e elegância, tornando-se a preferida de muitas pessoas que a conhecem. O lisianthus é originário da América do Norte e suas cores mais comuns são o roxo e o branco, seguido por variações de tons de rosa, azul e lilás.
Além da delicadeza que o lisianthus emana, seu significado também é de entrega e romance, sendo assim de comum uso pelas noivas nas cerimônias de casamento em seus buquês.
■Azaleia
Apesar de originária da Ásia, a azaleia adaptou-se bastante ao Brasil, sendo um arbusto de folhagem e floração abundantes. Existem várias cores, mas as mais comuns são as azaleias brancas, rosas e vermelhas.
Os significados da azaleia variam de acordo com a sua cor, sendo as brancas uma representação de romantismo, as de cor rosa referindo-se ao amor, à natureza e à vida, e as vermelhas ao amor intenso e verdadeiro.
De uma maneira geral, transmitem o simbolismo de delicadeza, feminilidade, perseverança e amor incondicional.
■Tulipa
Pela perfeição de sua flor, a tulipa, de um modo geral, representa o amor perfeito. Sua origem é incerta e muito discutida, sendo mais aceita a versão que diz que ela é originária da Turquia, tendo seu cultivo espalhado por diversas regiões montanhosas do planeta.
Atualmente, o país que mais cultiva é a Holanda, que tem na tulipa um dos seus símbolos nacionais. Elas possuem diferentes cores que também trazem diferentes significados. As tulipas amarelas representam a alegria e energia positiva, as brancas significam um pedido de perdão e de paz, e as vermelhas simbolizam o amor verdadeiro.
Já as tulipas de cor rosa significam paixão e as roxas serenidade. São consideradas flores sofisticadas, sendo assim muito usadas em festas e eventos refinados.
■Hortência
Esta linda flor tem origem no Japão, mas hoje é amplamente cultivada em regiões onde não faz muito calor ao redor do mundo. A hortência é uma planta considerada tóxica se ingerida, portanto, todo cuidado é pouco em relação a animais de estimação e crianças.
As cores encontradas na hortência são roxo, azul ou rosa, e a floração é duradoura, indo do início do verão até o início do inverno.
Seu significado é de iluminação espiritual, pureza de sentimentos, determinação, coragem, e é também um símbolo de devoção.
■Begônia
De um colorido marcante e forte, a begônia é uma das flores preferidas dos paisagistas e decoradores, pois se destacam em qualquer ambiente onde são utilizadas. Apesar de ser originária de regiões tropicais, a begônia prefere ambientes sombreados do que ser exposta diretamente ao sol.
Existem uma infinidade de espécies e de cores de begônia, sendo as mais comuns as de cores branca, vermelha e mescladas.
Seus significados são de afeição, gentileza e amor sincero. A begônia também possui um significado especial para o Feng Shui, sendo um símbolo de fertilidade.
■Bromélia
Considerada uma planta exótica, a bromélia tem uma forte referência tropical. O Brasil é onde mais se encontram bromélias, possuindo em seu território mais da metade das 3 mil espécies catalogadas.
Assim como o número alto de espécies, a bromélia também possui diversas cores, sendo mais comuns as de tonalidades de verde e vermelho.
Naturalmente, as bromélias possuem propriedades desintoxicantes e funcionam como purificadoras de más energias. Elas também fazem referência à mediunidade e clareza de pensamentos e de intuição. Também simbolizam renovação e vitalidade.
■Crisântemo
O crisântemo é de origem asiática, onde a flor é muito estimada e valorizada. No Japão, por exemplo, é um símbolo nacional, sendo até relacionada ao trono do imperador na antiguidade, que era chamado de “trono do crisântemo”.
Originalmente de cor amarela, o crisântemo hoje possui diversas cores que foram fruto de manipulação genética ao longo dos séculos.
O crisântemo simboliza a alegria de um lar, a simplicidade e a perfeição. No Brasil, ganhou um simbolismo da beleza na vida e na morte, e por conta disso é amplamente utilizada no dia de finados e em outros eventos religiosos.
■Antúrio
O antúrio é uma flor de simples manutenção e não exige conhecimentos aprofundados, sendo assim a preferida por quem não tem tempo para dedicar-se ao cultivo de flores. Seu aspecto é exótico e adapta-se com extrema facilidade em ambientes internos e sem muita incidência solar.
Os antúrios podem ser encontrados nas cores, branca, rosa, vermelhas, verdes e até pretas ou mixadas de roxo ou rosa.
O antúrio traz energia renovada aos ambientes e é simbolismo de luxo, bem estar e receptividade, também podendo ser associado à boa sorte e ao amor.
■Lótus
A flor de lótus é originária da Ásia, onde é muito cultuada no aspecto religioso principalmente pelos budistas. Na antiguidade egípcia, a flor de lótus também era reverenciada com um sentido principalmente religioso, sendo inclusive cultivada dentro das pirâmides.
Esta flor é uma das espécies mais belas criadas pela natureza, e suas 8 pétalas representam a harmonia cósmica, possuindo também propriedades antivirais e antioxidantes. Podem variar de coloração, sendo que apenas cinco cores trazem significados especiais.
A flor de lótus branca simboliza a alma, mente e corpo puros, a flor de lótus azul significa a sobreposição do espírito sobre as coisas materiais. A de tonalidade vermelha representa a compaixão e o amor, a rosa simboliza o próprio Buda e, a amarela faz referência às energias positivas, ao sol e à felicidade.
■Rosas
Temos as rosas como as mais clássicas das espécies de flores. Enfeitam jardins, sacadas e janelas, sendo a preferida dos amantes em todo o mundo. Existem em diversas cores e seus significados variam de acordo com elas.
As rosas brancas trazem um sentido de paz e espiritualidade, e as vermelhas de paixão e declaração de amor. Já as amarelas transmitem a vibração da alegria, e as azuis simbolizam espiritualidade e mistérios. As rosas negras, não tão fáceis de encontrar, são sofisticadas e elegantes, mas propícias para momentos de maior peso e sobriedade emocional.
■Lucky Bamboo (Bambu afortunado)
A planta do Lucky bamboo, ou bambu afortunado, é de fácil cultivo e manutenção, sendo utilizada no Feng Shui há mais de 5 mil anos. Tem sua origem no sudoeste asiático e requer baixa incidência de raios solares, o que o torna ideal para escritórios e residências em geral.
O significado do Lucky bamboo vem de encontro à harmonização das energias, unindo os elementos água e madeira, trazendo assim boa sorte e felicidade. Por ser também símbolo de prosperidade, é muito popular como presentes para pessoas que nos são especiais.
■Magnólia
O nome dado a esta flor significa “bela flor” ou “flor da simpatia”. É bastante popular no Brasil, sendo inclusive inspiração de muitas mães na escolha do nome de suas filhas. A magnólia tem origem asiática, e na China é usada em templos budistas, sendo cultivada há milhares de anos.
Seu significado é de pureza e nobreza, e são encontradas nas cores branco e rosa ou de tonalidades roxa e lilás. Suas flores são cheirosas e grandes, e também simbolizam a doçura de alma, a perseverança e esperança.
Entender o significado das flores auxilia na montagem do seu jardim?
Sabemos que nem tudo na vida são flores, mas podemos fazer uso delas como bálsamos para nossa existência terrena. Seja para tornar nossa casa ou nosso jardim mais colorido ou para filtrar e transformar energias densas através de seus perfumes, ou até mesmo como forma de homenagear e presentear alguém, as flores são presentes preciosos para a humanidade.
Da mesma maneira que ao mobiliarmos nossas casas buscamos entender a funcionalidade de cada móvel e item, devemos buscar compreender todos os aspectos das espécies de flores que irão compor nosso jardim.
A compreensão acerca do cultivo das mais variadas espécies de flores em determinados espaços, entendendo também as suas simbologias e significados, permitirá alcançar um resultado tão positivo e belo quanto um arranjo da mais linda flor existente.
Jornalista, aviador e extasiado pelos estudos dos mistérios do universo e suas implicações na existência humana!