Para que serve o chá de hibisco?
Se você já passou ou conhece alguém que está passando pelo processo de emagrecimento, é certo que você e a pessoa já pensaram no chá de hibisco. Entretanto, talvez, há algo que você não saiba: além de reduzir o peso, o chá conta com diversas vantagens para o organismo, o que traz mais de um benefício.
Normalmente, quando as pessoas estão passando pelo processo de emagrecimento, elas costumam se apegar a diversas coisas que talvez não sejam de fato verdadeiras. Compram produtos, vitaminas, fazem chás e acabam se frustrando. Entretanto, o chá de hibisco já foi estudado por alguns nutricionistas, utilizados em muitas pesquisas e ficou comprovado os benefícios que ele oferece.
Por ser um chá de fácil acesso, pois é encontrado nos mercados, o chá de hibisco é muito conhecido e popular entre as pessoas. Além disso, ele é bastante indicado por nutricionistas. Mas afinal, quais são esses benefícios do chá e qual a origem dele? Para saber mais sobre essas e outras informações, continue lendo o artigo.
Mais sobre o chá de hibisco
O chá de hibisco é preparado através das folhas de Hibiscus sabdariffa, estas, por sua vez, que são as grandes responsáveis pelos benefícios que o chá oferece. As folhas deste chá são aromáticas e são utilizadas pela medicina há séculos, o que comprova sua eficácia.
Entretanto, há algumas coisas que precisam ser ditas e as pessoas precisam saber antes de sair bebendo o chá por aí. Pensando nisso e no bem-estar das pessoas que estão pensando em emagrecer, decidimos compartilhar as principais informações sobre a receita. Confira a seguir!
■Propriedades do chá de hibisco
As propriedades do chá de hibisco são antioxidantes e anti-inflamatórias. Elas contam com os efeitos antioxidantes devido às altas taxas de vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina C e entre os minerais, estão ferro, cálcio, potássio e uma boa quantidade de fibras. É por isso que o chá serve para várias funções, incluindo o combate da hipertensão.
■Origem do hibisco
Não se sabe ao certo sobre a origem do hibisco, entretanto, os primeiros registros demonstram que ela foi vista pela primeira vez na África Oriental e Ásia. Ao chegar à Europa, a Hibisco não foi tão aceita, entretanto, o cheiro, o sabor e as propriedades benéficas acabaram conquistando os europeus um tempo depois.
Em contrapartida, quando chegou ao Brasil, pelas mãos dos escravos, a planta foi muito bem utilizada. Ela é encontrada em regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo. Isso porque ela se adapta a lugares mais quentes.
■Efeitos colaterais
Em relação aos efeitos colaterais, eles estão relacionados às pessoas que sofrem de pressão baixa. Neste caso, é comum que a pessoa sinta um pouco de tontura, sonolência, escurecimento da visão ou desmaios em alguns casos.
■Contraindicações
O chá de hibisco reduz os níveis de estrogênio no organismo e, por isso, ele não deve ser ingerido por pessoas que tomam pílula anticoncepcional ou que façam terapia de reposição hormonal. No mais, ele também é capaz de inibir a ovulação temporariamente e alterar a fertilidade.
Em casos de gravidez ou pessoa lactante não é indicado o uso da receita. Isso porque o chá de hibisco atua na musculatura do útero, o que pode ocasionar um aborto ou mutações genéticas.
Benefícios do chá de hibisco
Como se sabe o chá de hibisco é responsável por diversos benefícios, inclusive para pessoas que têm diabete, que neste caso são mais ariscas a evitar certo tipo de alimento e bebidas. Além do emagrecimento, essa infusão é rica em minerais, estes que auxiliam no cuidado da pele, dos ossos e do cabelo.
Pensando em todos esses benefícios, decidimos compartilhar com você cada um deles. Assim você pode comprovar se o chá é bom ou não.
■Diminui a pressão arterial
Quando os vasos em que o sangue circula se contraem, a pressão arterial tende a aparecer. Dito isso, é importante frisar que uma vez que isso acontece, a pessoa pode ter problemas cardíacos como infartos ou acidente vascular cerebral.
A parte boa é que já foi comprovado que o chá de hibisco reduz a pressão arterial, já que as antocianinas são encontradas no chá e elas são responsáveis pelos efeitos anti-hipertensivos. A presença de vitaminas, minerais e ácidos orgânicos na planta faz com que o estresse seja prevenido, o que ajuda no controle das doenças cardiovasculares.
Uma pesquisa divulgada num Jornal, The Journal of Nutrition, estudou 65 pessoas com hipertensão e comprovou que aquelas que ingeriram o chá tiveram uma diminuição significativa na pressão arterial.
■Ajuda a emagrecer
Algumas pesquisas comprovaram que o chá de hibisco ajuda a reduzir a criação de células de gordura, evitando o acúmulo destas no corpo. Os flavonoides e antocianinas, presentes no chá, contribuem para evitar esse problema.
O chá vai ser o responsável por evitar que gorduras fiquem localizadas na parte do abdômen e do quadril, além de bloquear a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar.
■Auxilia no colesterol
O consumo diário do chá de hibisco vai contribuir na redução dos níveis de colesterol no sangue e os triglicerídeos em pessoas com diabetes e síndrome metabólica.
Um estudo realizado pelo Journal of Traditional and Complementary Medicine comprovou que 60 pessoas com diabetes que ingeriram a bebida tiveram um aumento do colesterol "bom" (HDL) e uma diminuição do colesterol "ruim" e triglicérides.
Em relação às pessoas com obesidade ou com pressão alta, uma pesquisa, realizada na Universidade de Guadalajara, comprovou que aqueles que ingeriram 100 mg de extrato de hibisco todos os dias tiveram uma diminuição do colesterol total e um aumento do colesterol "bom''.
■Bom para o fígado
Algumas pesquisas feitas em humanos e animais comprovaram que o consumo do chá hibisco melhora a saúde do fígado. Ou seja, o chá é responsável por aumentar as enzimas desintoxicantes e reduzir os danos ao órgão.
Segundo a pesquisa que foi divulgada no jornal ''The Journal of Functional Foods'', se você for uma pessoa acima do peso e tomar o extrato de hibisco por 12 semanas, a esteatose hepática será beneficiada.
■ Diurético
O chá de hibisco contém quercetina. Para quem não sabe, quercetina é uma substância que possui ação diurética, o que aumenta a produção da urina ao longo do dia e da noite, se for o caso. O consumo do chá, por sua vez, vai eliminar uma quantidade maior de toxinas e de água retida pelo corpo.
Por ter ação diurética, o chá é capaz de eliminar potássio e outros eletrólitos. É por isso que ele não pode ser recomendado para pessoas com doenças cardíacas graves, que necessitam de níveis adequados desses minerais.
■Antioxidante
O chá hibisco também é rico em antioxidantes e, devido a isso, ele previne o envelhecimento precoce. Mas não só, a bebida também é responsável por prevenir doenças causadas pelo acúmulo de radicais livres, que causam danos às células.
Foi realizado um estudo em ratos na Nigéria. Esse estudo comprovou que comprovou que o extrato de hibisco aumenta o número de enzimas antioxidantes e reduz os efeitos nocivos dos radicais livres em até 92%. Entretanto, é justo ressaltar que ainda são necessários estudos para comprovar se o chá de hibisco proporciona esse benefício também em humanos.
Em contrapartida, além de prevenir o envelhecimento precoce, é uma arma poderosa para prevenção do câncer. Isso porque os fitonutrientes presentes no chá reduzem os danos causados pelos radicais livres ao DNA das células, os quais podem levar a mutações.
■ Ação analgésica
O chá hibisco também contém analgésicos, o que é ótimo para quem sofre de gastrite ou para as mulheres que estão sofrendo com cólicas. O chá é capaz de aliviar as dores com seu efeito analgésico e calmante.
■Calmante
Todos sabem que o chá é uma grande aliada para aliviar tensões e sentimentos ruins. Ele é um ótimo amigo nessas horas. O chá de hibisco, por sua vez, pode ser um ótimo aliado quando você estiver em um dia mais conturbado que o normal. Além dos efeitos antioxidantes, analgésicos, o chá também traz efeito calmante. O que possibilita o relaxamento das pessoas em um dia mais difícil.
■ Auxilia na imunidade
O chá de hibisco é um grande auxiliar em relação à imunidade. Por conter vitamina C, ele acaba sendo um ótimo estimulante para o sistema imunológico. No mais, a flor dessa infusão funciona também como um anti-inflamatório e antibacteriano. Portanto, o uso balanceado dessa bebida pode prevenir gripes ou resfriados.
■Ajuda a prevenir diabetes e síndrome metabólica
O chá de hibisco é benéfico para as pessoas que sofrem com diabetes ou com a síndrome metabólica. Segundo alguns nutricionistas, não há contraindicações para esse grupo de pessoas. Isso porque o chá conta com propriedades antiglicemiantes e, devido a isso, é recomendado para tais pessoas.
■Ajuda na digestão
Além de controlar a pressão arterial, o chá de hibisco é responsável por favorecer a digestão. Sabe-se que uma boa digestão consegue eliminar resíduos mais rapidamente. Consequentemente, o chá irá fazer com que a pessoa perca peso mais rapidamente.
Chá de hibisco
Agora que você já sabe mais sobre o chá de hibisco, sua planta e quais são os benefícios que ele oferece, nada mais justo que você aprenda a como prepará-lo. Abaixo, você irá conhecer a receita do chá de hibisco, o modo de preparo e, principalmente, as indicações necessárias para que nada dê errado e nem prejudique a saúde.
Embora ele seja um excelente chá e muito bem recomendado, ele também anseia por cuidados, ou seja, não é sair bebendo só porque viu que ele traz consigo muitos benefícios e ajuda a emagrecer. Para isso, é necessário todo um processo. Conheça a receita e as indicações abaixo:
■Indicações
É extremamente importante que, uma vez que você decida que vai tomar esse chá, o indicado seria ter acompanhamento profissional. Assim, ele saberá te aconselhar perfeitamente e lhe auxiliar caso necessário. Entretanto, sabendo que há pessoas que normalmente não buscam por esses profissionais, aqui vão algumas indicações sobre o chá. Confira:
- Ele não deve ser tomado à noite. Isso, devido a sua ação diurética;
- Pessoas com doenças cardíacas graves, não deve tomar o chá antes de um diagnóstico profissional;
- Se você consumir demais pode sofrer como dor de cabeça, náuseas, hipotensão, cãibras e problemas relacionados ao fígado;
- Consuma 200 ml de chá por dia;
- Grávidas e lactantes não devem ingerir o chá de hibisco.
■Ingredientes
Para preparar o chá de hibisco, você vai precisar de algumas pétalas secas de hibisco e água. As pétalas podem ser encontradas facilmente nos mercados ou em qualquer Nature Center. Na Nature Center, você pode encontrar o tradicional saquinho com as flores de hibisco, para preparar o chá com a própria planta.
■Como fazer
Com os ingredientes em mãos é hora de pôr a mão na massa:
- Leve a água ao fogo.
- Quando começar a ferver, desligue, junte o hibisco e abafe por 3 a 5 minutos. Não deixe mais que dez.
- Coe e beba.
- Não o adoce com açúcar ou outros adoçantes;
Observação: Se preferir, você tem a opção de bebê-lo gelado. Dessa forma, conserve na geladeira por no máximo 6h. Porém, o ideal é sempre tomar logo após o preparo, para não perder suas propriedades.
Dentre todos os benefícios que o chá oferece, o hibisco também auxilia na saúde da pele, dos ossos e dos cabelos, além de ajudar o cérebro a manter suas funções em harmonia.
Com que frequência posso tomar o chá de hibisco?
Como foi exposto durante o artigo, o chá de hibisco é uma das mais fortes recomendações para as pessoas que estão buscando emagrecer, entretanto, como tudo na vida, é necessário tomar cuidado para se poupar e cuidar da saúde. Lembra-se de que menos é mais e que tudo que a gente consome demais, inevitavelmente, vira veneno.
Por isso, é justo - se não necessário - ressaltar que o acompanhamento médico antes de ingerir o chá de hibisco é super importante e, em alguns casos, imprescindível. Dessa forma, previne doenças ou complicações à saúde.
O chá deve ser ingerido em 200 ml, isto é, uma ou duas xícaras por dia. Isso deve ser feito no horário da manhã até à tarde, às 15h. Além de ser necessário estar em uma dieta equilibrada enquanto ingere a bebida, é importante que você beba pelo menos 2 litros de água.
Aos pouquinhos, você vai ver os resultados. Não se apresse e nem ingira o chá mais vezes do que o necessário.
Graduanda em Letras com ênfase em Tradução que escreve desde o dia em que aprendeu a segurar a caneta. Ama escrever temas relacionados à espiritualidade e viagens. Eu gosto de escrever, crer, ver e escrevo até poema, já dizia o Pensador.