Por que tomar Chá de Erva Doce?
O chá de erva doce é uma bebida que traz vários benéficos para a saúde. Conhecido principalmente pelas suas propriedades calmantes, ele pode ser usado no combate à insônia, mas ainda possui outras funções por ser feito a partir de uma planta medicinal.
Nesse sentido, é interessante destacar que o chá de erva doce possui substâncias que atuam no fortalecimento do sistema imunológico e também ajudam a prevenir o desenvolvimento de algumas doenças, como as inflamações na boca e na garganta.
Quer saber mais sobre os benefícios do chá de erva doce? Continue a leitura do artigo para saber mais a respeito disso!
Mais sobre o Chá de Erva Doce
De aroma adocicado e agradável, a erva doce é uma planta que possui várias propriedades benéficas para a saúde por contar com nutrientes como a vitamina C e o potássio. Além disso, ela também é rica em outros minerais e vitaminas importantes para o funcionamento do corpo humano. Logo, atua no sentido de melhorar a imunidade, bem como de combater doenças e dores.
Gostaria de saber mais sobre as propriedades do chá de erva doce? Veja a seguir maiores detalhes sobre isso!
■Propriedades do Chá de Erva Doce
A erva doce é uma planta ria em potássio, mineral indispensável para o bom funcionamento do corpo humano. Além disso, outros minerais importantes se fazem presentes na sua composição. Outro aspecto que se destaca em termos de propriedades é a presença das vitaminas A e C na composição da planta.
Também vale ressaltar que a erva doce possui ácido málico, uma substância derivada de alimentos de origem vegetal. As suas formas, conhecidas como sais de ácido málico, ajudam a produzir energia intracelular. Desse modo, melhoram as funções do estômago e do sistema digestivo.
■Origem da Erva Doce
A erva doce é uma das plantas mais cultivadas e antigas do mundo. De acordo com alguns relatos históricos, os gladiadores da Grécia Antiga misturavam essa erva À sua comida para ter mais força e os que venciam os combates recebiam uma coroa com os ramos da planta devido à sua importância nesse contexto.
Quando se fala sobre o chá, ele tem origem em algumas regiões da África, Mediterrâneo e Ásia. A sua chegada ao Brasil aconteceu através dos colonizadores europeus logo após o descobrimento.
■Efeitos colaterais
Em geral, o chá de erva doce não é algo que causa efeitos colaterais nos consumidores, especialmente se a planta é utilizada dentro de limites aceitáveis e em quantidades adequadas para a pessoa. Entretanto, quando esses limites são ultrapassados, algumas reações podem surgir.
Nesse sentido, o chá pode provocar náuseas e vômitos, especialmente em pessoas que sofrem com alguma condição de saúde que já lhes dá esse tipo de predisposição.
■Contraindicações
Apesar dos diversos benefícios da erva doce, nem todo mundo pode consumir o chá. Em geral, ele não é indicado para as pessoas que sofrem com epilepsia, por exemplo. Entretanto, vale ressaltar que a bebida não é capaz de gerar qualquer efeito colateral quando usada em quantidades adequadas.
Porém, no caso das pessoas acometidas pela doença em questão, em alguns casos raros, se o chá de erva doce consumido de forma excessiva ele pode causar reações adversas como os vômitos e as náuseas. Além disso, também pode provocar reações alérgicas em casos mais específicos.
Benefícios do Chá de Erva Doce
O chá de erva doce atua no organismo oferecendo vários benefícios distintos. Desse modo, pode tanto fortalecer a imunidade de quem o consome quanto ajudar em questões mais pontuais, como dores de cabeça, dores de barriga e cólicas menstruais. Além disso, devido a algumas substâncias presentes na composição da planta, também atua no fortalecimento do sistema imunológico e do sistema digestivo.
Quer saber mais sobre os benefícios do chá de erva doce? Veja tudo a seguir!
■Fortalece a imunidade
Entre os vários benefícios da erva doce para o corpo humano é possível destacar o fortalecimento da imunidade, que ajuda a evitar o surgimento de doenças cotidianas e oportunidades, como os resfriados e a gripe. Essa atuação da planta está ligada à presença da vitamina A e da vitamina C na sua composição.
Diante disso, ingerir o chá de erva doce é algo que ajuda o corpo a se fortalecer e a se tornar menos vulnerável a essas doenças. Portanto, melhora significativamente o bem-estar.
■Diminui dores de cabeça, barriga e cólicas
O chá de erva doce ajuda no combate às cólicas menstruais. Isso acontece devido às suas caraterísticas analgésicas e anti-inflamatórias, que atuam exatamente na diminuição das tensões musculares. Desse modo, ele ajuda a controlar e a regular as dores causas pela cólica.
As propriedades analgésicas do chá de erva doce também fazem com que ele seja um excelente aliado natural para combater as dores de cabeça, algo que faz parte da rotina de todas as pessoas. Por fim, por atuar diretamente no sistema digestório, também ajuda nas dores de barriga.
■Combate a má digestão
O chá de erva doce possui uma influência significativa no sistema digestivo como um todo. Isso acontece porque ele contribui para a diminuição das bactérias ruins e para o aumento das boas. Portanto, ajuda a melhorar a absorção dos alimentos ingeridos e regula os trânsitos intestinais, favorecendo o equilíbrio.
Nesse sentido, o seu combate a má digestão se faz notar com clareza. Como a planta é capaz de atuar em todo o sistema, as funções são cumpridas com maior eficiência e evita-se desconfortos.
■Calmante
Outra propriedade do chá de erva doce que chama bastante a atenção é o seu efeito calmante. A bebida é uma excelente aliada para aliviar o estresse e a ansiedade presentes no cotidiano. Desse modo, pode melhorar a qualidade do sono e também ajuda a ter noites mais tranquilas, ajudando ainda no tratamento de alguns distúrbios, como a insônia.
Portanto, para pessoas que sofrem com essas condições o mais recomendado é que a bebida seja ingerida no período noturno, em média uma hora antes de quando estas pretendem dormir.
■Combate à insônia
O chá de erva doce pode ser definido como um calmante natural bastante eficiente. Devido a essa propriedade, pessoas que têm problemas com distúrbios do sono, como é o caso da insônia, devem consumir a bebida para ter um sono mais tranquilo. Nesse sentido, a ingestão é recomendada antes de dormir porque ela é capaz de induzir a sonolência.
Entretanto, vale destacar que não se deve ingerir o chá exatamente no momento que se espera dormir. É preciso fazer isso alguns momentos antes visto que a bebida precisa de um tempo no organismo para fazer efeito.
■ Antioxidante
Os antioxidantes são substâncias indispensáveis para o fortalecimento da imunidade e estão presentes no chá de erva doce. Além disso, a grande quantidade de vitamina C presente nessa planta também merece destaque por ajudar no fortalecimento do sistema imunológico quando combinada aos antioxidantes.
Portanto, isso faz com que a bebida seja ótima para prevenir gripes, resfriados e também condições mais sérias, como doenças degenerativas. De acordo com os cientistas, isso acontece porque a combinação da vitamina com os antioxidantes protegem o organismo contra a ação dos radicais livres.
■Ajuda na gripe
A capacidade do chá de erva doce de ajudar no combate à gripe está diretamente ligada às vitaminas presentes na composição da planta, especialmente a vitamina C, que atua diretamente no enfrentamento de doenças desse tipo.
Também é interessante destacar que quando se fala sobre a gripe, o chá de erva doce pode ter um efeito de prevenção. Isso acontece porque o seu consumo ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, portanto, diminui a possibilidade de ocorrências dessa natureza.
■Facilita o funcionamento intestinal
Por atuar diretamente no sistema digestivo, o chá de erva doce também é capaz de ajudar no funcionamento intestinal. Nesse sentido, é interessante destacar que a bebida age principalmente prevenindo a constipação. Além disso, também beneficia diminuindo a sensação de inchado e a retenção de líquido. Além disso, também é um excelente aliado no tratamento de gases
Todos os fatores citados fazem com que a erva doce ajude no emagrecimento. Então, pessoas que têm este objetivo devem considerar incluir o chá nas suas dietas.
■Espasmos musculares
Um uso não tão conhecido do chá de erva doce é no combate dos espasmos musculares. A planta é capaz de prestar este tipo de auxílio por contar com várias substâncias calmantes e relaxantes na sua composição. Isso acontece visto que tais substâncias atuam diretamente no sistema nervoso.
Portanto, pessoas que já sofrem com esse tipo de condição podem usar a bebida para ameniza-la. Além disso, aquelas que têm propensão a algum quadro mais agravado desses espasmos podem usar a erva doce como forma de prevenção.
Chá de Erva Doce
O chá de erva doce é feito a partir da planta seca, deixada em infusão na água fervente. Entretanto, antes de utilizar a bebida é importante conhecer mais a respeito das suas indicações e do seu modo de preparo correto, de forma que as propriedades e os benefícios do consumo não sejam perdidos devido a algum tipo de manejo inapropriado. Essas questões serão comentadas na próxima seção.
Quer saber como preparar um chá de erva doce? Veja tudo sobre isso a seguir!
■Indicações
O chá de erva doce é recomendado, principalmente, para questões relacionadas ao sistema digestivo. Isso acontece porque a planta tem a capacidade de reduzir o efeito da fermentação dos alimentos, de modo que os desconfortos gerados por gases, por exemplo, podem ser aliviados pelo seu consumo.
Além disso, a erva doce também é recomenda para ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue, bem como para tratar condições como dores de cabeça, espasmos ,musculares, cólicas menstruais, inflamações na garganta e gripes.
■Ingredientes
Para fazer o chá de erva doce deve-se utilizar uma colher de sopa da erva na sua forma seca para cada litro de água. Entretanto, as pessoas que têm interesse nas propriedades digestivas da bebida podem potencializar este chá acrescentando outros temperos que ajudam nesse sentido.
Nesse caso, o cominho e o coentro nas suas formas secas são grandes aliados para fazer um chá digestivo de qualidade. Para tal, basta usar uma colher de sobremesa de sementes de cominho e coentro, bem como uma colher de sobremesa de erva doce, que devem ser levadas a uma frigideira antes de misturadas à agua para potencializar o seu efeito.
■Como fazer
Para fazer um chá simples de erva doce basta ferver a água por cerca de três minutos e, posteriormente, acrescentar a erva. Então, o fogo deve ser apagado e a mistura mantida em infusão por entre cinco e sete minutos. Por fim, basta coar e o chá estará pronto.
No que se refere ao chá digestivo, é preciso levar as ervas ao fogo em uma frigideira para ativar as suas propriedades. Então, deve-se ferver a água por cerca de 3 minutos, acrescentar as ervas e deixar abafado por sete minutos. Posteriormente, basta coar e consumir ainda morno.
Chá de Erva Doce e louro para cólica de bebê
As cólicas intestinais fazem parte da vida de qualquer bebê. Assim, conhecer as formas de alivia-las é algo que pode fazer a diferença na rotina das mães. Nesse sentido, o chá de erva doce, quando combinado com camomila e louro, pode ajudar bastante a amenizar os desconfortos causados pelas cólicas. Além disso, as propriedades calmantes podem fazer com que os bebês durmam melhor.
Veja a seguir as indicações para o chá de erva doce, camomila e louro no caso de bebês!
■Indicações e quantidade
O chá de erva doce, camomila e louro ajuda bastante no alívio das cólicas de bebês. Entretanto, é preciso ter atenção às quantidades para não provocar efeitos indesejados nas crianças. Nesse sentido, o indicado é que se dê uma colher de sobremesa para o bebê antes de mamar.
Como a camomila possui propriedades antiespasmódicas, além de ser ligeiramente sedativa, ela age no sentido de amenizar a tensão física e emocional das cólicas. Assim, o bebê se torna mais calmo. Além disso, a erva doce é usada para tratar dores de barriga e desconfortos intestinais de uma forma geral.
■ Ingredientes
Para o preparo do chá é preciso um punhado de camomila fresca ou seca, além de ½ colher de chá de erva doce e uma folha de louro para cada copo de água de 200ml. Caso seja preciso aumentar as quantidades da receita, as proporções destacadas devem ser respeitadas para obter os efeitos desejados com a bebida.
■Como fazer
O preparo do chá de erva doce, camomila é louro é bastante simples. Basta colocar todos os ingredientes na água, em fogo médio, e deixar ferver por aproximadamente cinco minutos. Então, uma vez que ele esteja pronto, é preciso deixar que esfrie um pouco, pelo menos até amornar, antes de dar para o bebê.
Com que frequência posso tomar o Chá de Erva Doce?
O consumo de erva doce é benéfico para várias áreas distintas do corpo, possuindo uma atuação especial no intestino. Entretanto, é preciso destacar que para sentir todos os impactos positivos gerados pela bebida é preciso ter cautela ao ingerir.
Isso acontece porque existe um limite diário de vezes que se pode tomar o chá de erva doce para realmente aproveitar o que ele tem a oferecer. De acordo com especialistas, a bebida deve ser ingerida somente na quantidade de três xícaras diárias e com uma infusão feita da maneira correta, destacada anteriormente.
O excesso pode provocar reações adversas, como vômitos e náuseas, especialmente em pessoas com condições pré-existentes, como a epilepsia.