Como se faz para ter mais fé?
Em meio a um período tão difícil da história da humanidade, em que ela está sofrendo com catástrofes naturais, crises econômicas, conflitos entre nações, um número cada vez maior de divórcios e a decadência da família, é necessário que as pessoas passem a ter mais fé.
Contudo, a pergunta que não quer calar e que será respondida nesse artigo é: “O que preciso fazer para ter mais fé?”. Existem diversas pessoas que já pararam alguns minutos para refletir sobre isso. O ponto chave para ter mais fé é colocar ela em prática diariamente, mesmo em períodos difíceis. Quer saber com mais detalhes como aumentar a fé? Confira nesse artigo!
Fé e religião
Existem muitas pessoas que acabam confundindo as palavras religião e fé. A realidade é que elas são distintas em termos de conceito e conotação. Elas possuem uma certa semelhança em seus significados e ambas estão relacionadas ao campo religioso. Saiba mais nos tópicos a seguir!
■Significado de fé
A fé pode ser definida como uma confiança que depositamos em algo ou em alguém, por mais que a realização do desejo seja profundamente improvável. Quando se parte para a esfera religiosa, a fé trata-se da crença em um ou mais deuses dentro de uma determinada religião. Também é possível afirmar que a fé e a esperança andam de mãos dadas.
Isso acontece devido ao fato de que, quando se confia em alguém, é esperado que essa pessoa corresponda às expectativas colocadas sobre ela. A fé é construída sobre o alicerce da crença em alguma coisa. A partir do momento em que a fé se fortalece e se solidifica, ela acaba culminando na prática religiosa.
■Significado de religião
A religião pode ser definida como um meio pelo qual as pessoas expressam a sua fé, independentemente de crença ou nacionalidade. A religião é influenciada pelos costumes de um povo ou localidade, bem como é capaz de influenciar a cultura das pessoas. Ela também é capaz de criar um senso de ética e moralidade.
Os líderes religiosos são responsáveis por transmitir aos fiéis os conceitos elementares das respectivas religiões. Conforme suas crenças, eles tentam fazer com que os fiéis tenham fé nos dogmas e princípios da respectiva religião. A religião é a responsável por ensinar as leis morais aos fiéis, e a fé se ocupa de fazer com que eles sigam esses princípios.
■Diferença entre fé e religião
Em primeiro lugar, é necessário diferenciar o conceito de fé e religião. A fé nada mais é do que uma confiança apoiada em algo ou alguém. Quando ela é levada para a esfera religiosa, indica a confiança no ensino de uma determinada religião. Esses ensinamentos podem estar relacionados a um deus ou não.
Já com relação à religião, ela é o meio pelo qual as pessoas transmitem e expressam a própria fé. Apesar de serem conceitos distintos, eles se conectam, pois a fé começa com a crença em algo, e a religião surge como resultado da fé. Ela só consegue sobreviver por conta da fé em si.
Benefícios da fé segundo a ciência
Apesar de muitas pessoas considerarem que a fé não possui nenhuma relação com a ciência, é possível notar e constatar, conforme a observação de alguns especialistas, que a fé traz alguns benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Confira com mais detalhes a seguir!
■Fé e a saúde física
Um dos aspectos que relacionam a fé com a saúde física é o fato de que pessoas que têm fé prezam mais por sua própria saúde. Pessoas religiosas geralmente se alimentam melhor, vão mais ao médico e têm a tendência a procurar e seguir os tratamentos recomendados pelos profissionais de saúde.
De modo geral, pessoas religiosas, algumas devido à própria crença, comem mais vegetais, não bebem nem fumam. A espiritualidade ajuda o indivíduo a se autoconhecer. Isso afeta de forma direta o corpo, pois ele passa a se cuidar mais e a filtrar o que vai comer e o que vai fazer.
■Fé e saúde mental e emocional
A fé se relaciona com a saúde mental e emocional devido ao fato de que o contexto religioso fornece uma rede de apoio emocional e a sensação de pertencimento a uma comunidade. Isso é extremamente benéfico para a saúde mental das pessoas, já que muitas delas acabam desenvolvendo problemas psicológicos devido às crises existenciais e por não se sentirem pertencentes a nenhum lugar.
As religiões costumeiramente oferecem uma rede de apoio, um grupo no qual o indivíduo pode encontrar forças nos momentos difíceis, como o surgimento de uma doença, o desemprego, a crise financeira, entre outros males que afetam a vida dos seres humanos.
■Fé e ciência como aliadas
Não podemos negar o fato de que a maioria das pessoas considera a fé e a ciência como conceitos antagônicos, que travam uma batalha eterna um contra o outro. Essa batalha se torna ainda mais árdua conforme o tempo passa. Os tópicos discutidos entre os defensores dos dois conceitos se tornam cada vez mais complexos com o passar do tempo.
Assim, o lado científico é o responsável por levantar hipóteses, criar teorias, buscar evidências para comprovar essas teses, entre outros métodos. Do lado da fé, estão a Bíblia, a revelação divina e a liberdade de crença pessoal. Harmonizar essas coisas é possível e, a partir do momento em que elas andam juntas, novos horizontes se abrem para as pessoas.
Benefícios da fé na vida
A fé é um elemento de suma importância na vida das pessoas. Apesar de muitas pessoas não acreditarem no poder que a fé possui, ela é capaz de dar mais qualidade de vida ao indivíduo e fazê-lo viver melhor em diversos aspectos. Saiba mais a seguir!
■Autocuidado
O autocuidado é uma característica de diversas pessoas, mas principalmente daquelas que têm fé, pois reconhecem que são preciosas e, como uma expressão disso, passam a se cuidar mais. De modo geral e de acordo com algumas pesquisas, pessoas que praticam a sua fé cuidam melhor da saúde, tanto física quanto mental.
Elas tendem a refletir mais sobre o que vão comer, o que fazer, para onde sair e outras decisões que são aparentemente simples, mas que, no final das contas, fazem uma diferença enorme e pesam na qualidade de vida das pessoas.
■A relação com outras pessoas
Para as pessoas que têm fé, a relação com outras deve ser preservada da melhor forma possível. De modo geral, as religiões, sejam elas abraâmicas, de matriz africana ou alguma outra, possuem um código de conduta que regem a forma como o fiel deve se comportar. Nesses princípios, geralmente, estão incluídos o amor as outras pessoas.
Por isso, indivíduos que têm e são praticantes de sua fé tendem a se relacionar melhor com os outros, principalmente com os que compartilham dos mesmos princípios que eles. A religião é capaz de fornecer ao fiel uma rede de conexões com as pessoas que são bastante sadias.
■Sentido à vida
Muitas pessoas se questionam sobre o que vem depois que o ser humano morre, qual o propósito da vida e da existência, entre outros dilemas que, por milênios, vêm assolando a humanidade e que continuam sem respostas. A fé surge para dar um sentido à vida e um propósito aos seres humanos.
Conforme a crença de cada religião, existe um conceito de vida após a morte e de um lugar transcendental onde as pessoas podem viver plenamente felizes. Os princípios pregados pela religião e seus escritos também trazem um sentido à vida dos fiéis. Por isso, pessoas que têm fé correm um risco menor de desenvolver uma crise existencial, pois conhecem o próprio propósito.
Como ter mais fé
Muitas pessoas, principalmente aquelas que fazem parte do meio religioso, questionam a si mesmas sobre como ter mais fé. A realidade é que a resposta pode ser mais simples do que muitos imaginam. Bem como os músculos, a fé precisa ser exercitada. Saiba mais a seguir!
■Não deixar o medo dominar
Existem diversas situações na vida das pessoas que exigem delas muita fé, força e um olhar esperançoso para o futuro. Em diversos momentos, o medo acaba tomando conta da mente e impedindo que as pessoas sigam em frente. Enfrentar esse medo é o primeiro passo para que se consiga sair de uma situação difícil.
A partir disso, é necessário que o indivíduo passe a ver as coisas da maneira correta, a fim de que possa ter mais fé e conseguir lidar melhor com as situações difíceis do dia a dia, que, muitas vezes, são impostas.
■Buscar por forças
A busca por forças é mais um fator de extrema importância para o fortalecimento da fé, pois não é possível superar as situações difíceis do dia a dia sem ela. Existem algumas formas de obter forças, como a oração, que é o ato de falar com Deus. As boas músicas também ajudam a acalentar o coração e dar mais ânimo.
A leitura das Escrituras Sagradas é um ótimo método para fortalecer a fé. Nela, estão contidos conselhos importantes e encorajadores para lidar com os desafios diários da vida. O apoio dos familiares e amigos também é super importante na hora de lidar com as situações difíceis.
■Ampliar a perspectiva
A ampliação da visão sobre as coisas facilita também o trabalho da fé. Existem alguns momentos em que as pessoas não conseguem compreender a razão de certos fatos, mas o melhor é passar a ver as coisas sob outras perspectivas e ter em mente que muitos problemas surgem para que o indivíduo se torne mais maduro e forte.
Apesar da compreensão humana ser, muitas vezes, falha e pequena, todos os dias, as pessoas devem ver as coisas com os olhos espirituais. Assim, será possível enxergar diversas situações da vida sob uma ótica mais positiva.
■Pensamento positivo
O pensamento positivo é uma característica que é desenvolvida por pessoas que têm fé. Elas são capazes de excluir todo o negativismo da própria vida de forma definitiva. O que deve ser feito é adotar atitudes e pensamentos mais positivos, que permitam que o caráter melhore e tenha motivos para prosseguir.
Assim, a força que você precisa para enxergar as coisas de maneira mais positiva está na fé. Por meio dela, é possível compreender que todas as coisas têm um propósito e que tudo possui uma razão de ser que coopera para o bem do ser humano. A partir do momento em que se tem esse pensamento, é possível ser uma pessoa positiva.
■Gratidão
A gratidão é um sentimento que te ajuda a valorizar tudo aquilo que possui. Ela deve ser exercitada diariamente, a fim de que você possa ter mais fé. Além disso, é preciso ter um motivo para agradecer diariamente, seja pelas coisas mais simples, como a vida, a família, a saúde, até algo mais complexo, como uma grande oportunidade de emprego, entre outras coisas.
Seja lá qual for o motivo da sua gratidão, o importante é que você seja grato diariamente. Só assim, conseguirá exercitar sua fé, pois a gratidão tem o poder de gerar esperança no coração humano e faz o indivíduo entender que existe um propósito para a vida dele.
■Acreditar
Acima de tudo, para se ter fé, é preciso acreditar, ter esperança, saber e sentir que coisas boas estão por vir e que podem acontecer na sua vida. Existem diversos exemplos reais, e alguns, inclusive, estão bem perto de você. Já outros estão presentes nas Escrituras Sagradas, de pessoas que acreditaram, exerceram a fé e venceram.
De acordo com a Escrituras Sagradas, a fé é a convicção de algo que não se vê. Dessa forma, o indivíduo só exerce a própria fé a partir do momento em que ele acredita que algo pode acontecer, mesmo que não tenha nenhuma razão aparente para isso.
■Oportunidades
Em dados momentos da vida, as pessoas são surpreendidas por fatos que acabam testando a fé delas - por exemplo, o surgimento de uma doença grave ou até incurável. Outras vezes, o indivíduo acaba sofrendo uma perda irreparável, como a morte de um ente querido, que acaba deixando muitas saudades, além das perdas financeiras, que também acontecem bastante.
Essas situações devem ser vistas como oportunidades para exercitar a fé, na certeza de que dias melhores virão e que essa situação difícil vai passar. Os revezes da vida são os momentos em que é possível ver o tamanho da fé e da força de vontade.
■Amadurecimento
Todos os desafios que são enfrentados na vida permitem ao ser humano passar por um processo de amadurecimento espiritual, porque o Pai sabe que eles são capazes de suportar e que têm a determinação e a fé necessárias para vencer as situações difíceis.
Além disso, também é possível se tornar uma pessoa melhor em meio à dificuldade, com mais respeito e amor ao próximo, paciência, humildade, entre outras características positivas.
As provações também habilitam o ser humano a compreender as dores do próximo e possibilita que ele seja capaz de ajudar outra pessoa. O apoio dos familiares e amigos também é algo fundamental quando alguém está enfrentando uma provação.
■Atitude
A mudança de atitude é um fator fundamental para desenvolver a fé. Tudo começa com uma mudança na postura com a qual o indivíduo enxerga a vida. Ele deve sempre ver as coisas sob uma ótica positiva e ter esperança de que dias melhores virão. Se ele alimentar a dúvida e o negativismo, certamente não obterá êxito em fortalecer a fé.
Assim, toda a evolução do ser humano, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da fé, passa por uma mudança de postura do indivíduo. Ele deve sair de um estado de incredulidade e desesperança, para o exercício da fé e uma visão mais positiva da vida.
■Ter coragem
A coragem é uma característica que nem todas as pessoas têm, mas que todos são capazes de desenvolver. Você não deve entrar em um estado de sofrimento e alimentar um sentimento de culpa. O que deve ser feito é alimentar a certeza de que você conseguirá superar todos os problemas que estão à sua frente.
Então, seja valente, sempre alimentando a certeza de que dias melhores virão e que, depois de passar pela provação, você poderá desfrutar da recompensa que está guardada. Muitas vezes, esse tesouro não é material, mas espiritual. As provações permitem que você cresça e se torne mais forte.
■Oração
A oração, certamente, é a prática mais eficaz para buscar forças e fortalecer a fé. A partir do momento em que se inicia um diálogo com o Divino, deve-se ter a certeza de que Ele te ouvirá e intervirá da melhor forma possível na situação. Em dados momentos, o indivíduo consegue perceber a atuação de suas crenças na vida dele com mais facilidade.
Isso pode acontecer por meio de algumas pessoas, com palavras de apoio e fortalecimento, ou quando ele sente de forma clara que o Divino está atuando a favor de si, renovando o viver e dando suporte em meio às situações difíceis.
■Providência
Acreditar e confiar que Deus ou qualquer outra divindade tem algo melhor para você é um sinal de que sua fé está sendo desenvolvida. Acreditar na providência divina, mesmo que a dor demore a passar, e continuar confiando e esperando com paciência, sem perder o ânimo, são características de pessoas que aprenderam a confiar na providência divina.
Então, por mais difícil que seja a jornada, o indivíduo não deve perder a fé. Mesmo quando todas as circunstâncias forem desfavoráveis, o necessário é apenas crer e confiar que o sofrimento tornará você uma pessoa mais forte. Confie na sua capacidade de suportar a provação.
Por que é importante ter fé?
Apesar de muitas pessoas discordarem, não apenas indivíduos com uma religião possuem fé, até quem não acredita em nenhum tipo de deus pode exercer a fé. Isso se deve ao fato de que a fé é a crença em coisas que se esperam, por mais que não haja nenhum motivo aparente para acreditar que tal coisa venha a acontecer.
Assim, a fé faz parte da vida do ser humano. Sem fé, não é possível alimentar a esperança no próprio coração. Sem ela, a humanidade viveria desnorteada e sem esperança de realizar coisa alguma.
Além disso, se a fé não existisse, todos desistiriam das próprias vidas em um piscar de olhos, pois viveriam sem perspectiva nenhuma. Por esses e outros motivos, a fé é um elemento fundamental na vida do ser humano.