O que é saúde e bem-estar?
Uma boa saúde caminha ao lado do bem-estar, e para avaliar o estado de saúde e bem-estar de alguém é preciso considerar vários fatores, sendo os principais o bom funcionamento do organismo e uma situação emocional em equilíbrio. Aliás, o equilíbrio é a chave para muitas conquistas quando se trata de saúde e bem-estar.
Com efeito, para alcançar uma saúde dentro de padrões de excelência a alimentação equilibrada é indispensável. Além disso, é preciso equilíbrio entre trabalho e lazer, exercícios físicos e sedentarismo, entre outros aspectos, uma vez que qualquer desequilíbrio pode gerar um estado patológico físico ou mental.
A saúde é o verdadeiro bem, que precisa ser tanto adquirido quanto preservado a todo custo. É uma condição essencial para uma vida bem desenvolvida e produtiva em todos os campos da existência humana. Com a leitura deste artigo, você obterá informações que o ajudarão a manter em dia não apenas a sua saúde, mas também o seu bem-estar.
Significado de saúde e bem-estar
Saúde e bem-estar são dois conceitos, que embora não sejam exatamente sinônimos, são tão interligados que é difícil imaginar um sem o outro. Aliás, uma boa saúde é o primeiro passo na conquista do bem-estar. Veja abaixo uma definição com mais detalhes de ambos os termos.
■Definição de saúde
A saúde pode ser explicada como o funcionamento adequado do organismo em seus múltiplos aspectos e funções. Assim, qualquer disfunção orgânica que gere algum tipo de transtorno físico ou psicológico impede a classificação de uma boa saúde. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece outras exigências na definição de uma saúde perfeita.
Para a OMS, as condições ambientais, sociais e econômicas que prevalecem no meio onde o indivíduo está inserido, também devem ser consideradas quando da avaliação da saúde de um indivíduo ou de um grupo. Essas condições interferem diretamente na qualidade de vida, e no aspecto emocional da pessoa, daí a sua importância.
■Definição de bem-estar
O bem-estar é um conceito amplo que envolve os aspectos objetivos e subjetivos que precisam ser conquistados. Assim, em seu aspecto objetivo, o bem-estar se mede pelo grau de satisfação das necessidades econômicas e sociais, como as aquisições de bens materiais e o bom convívio social em ambientes como trabalho, residência escolas, por exemplo.
Por outro lado, para viver em uma situação de bem-estar segundo o aspecto subjetivo, é necessário uma vida em que tenha havido experiências positivas mais do que negativas, enfim, experiências que façam com que o indivíduo se sinta feliz e alegre por estar vivo.
Tipos de bem-estar
Bem-estar é um conceito físico quando se trata do sentido do corpo, mas em seu sentido integral ele se divide em vários tipos, que precisam ser conseguidos isoladamente para que se chegue ao bem-estar geral. Veja o detalhamento dos tipos de bem-estar nos próximos blocos.
■Bem-estar físico
O bem-estar físico significa a obtenção das condições adequadas de funcionamento do organismo em sua totalidade, sem indícios de doenças ou indisposições orgânicas. Isso garante uma boa saúde, que é uma condição indispensável para o bem-estar físico. De fato, é difícil imaginar uma situação de bem-estar enquanto se enfrenta um problema de saúde.
Assim, considera-se como bem-estar físico um conjunto de circunstâncias que proporcionem força e vigor para a execução das atividades diárias, e ao mesmo tempo, um estado emocional que transmita sensações lúdicas e agradáveis, oferecendo satisfação por estar vivo.
■Bem-estar mental
Sentimentos e emoções em equilíbrio são as condições primárias para que exista o bem-estar mental. A partir dessas condições é que o indivíduo pode pensar em manter um padrão de vida estável. Certamente que os aspectos negativos irão se manifestar e, por isso, é preciso não se deixar abalar.
A construção do bem-estar mental é um processo amplo, que envolve os relacionamentos pessoais tranquilos, a vida social e familiar sem sobressaltos ou confusões, entre outros fatores. Bem-estar mental significa uma mente calma, capaz de enfrentar e vencer os desafios da vida de um modo sereno e confiante.
■Bem-estar social
O bem-estar social diz respeito à coletividade, sendo então uma função do Estado, que tem entre as suas obrigações a promoção desse benefício, de modo que seja extensivo a toda a sociedade. Assim, o bem-estar social deixa de ser uma conquista apenas individual, já que depende de políticas públicas.
O bem-estar social pode ser alcançado por meio do combate às desigualdades sociais, do acesso aos serviços básicos de qualidade como saúde, educação e segurança, bem como de qualquer outra medida que vise proporcionar condições humanitárias para a parte mais desfavorecida da população.
■Bem-estar econômico
O bem-estar econômico pode ser conseguido individualmente com medidas particulares de poupança, criação de fonte de renda e uma administração inteligente dos recursos, no qual as despesas sejam sempre inferiores às receitas. Por meio do bem-estar econômico, torna-se possível a conquista de outros tipos de bem-estar.
Além disso, o bem-estar econômico também pode ser fruto de medidas governamentais que direcionem a economia do país para essa finalidade. Em outras palavras, o Estado não apenas pode, mas deve atuar de modo a promover o bem-estar econômico da população, principalmente na parte mais baixa da pirâmide social.
Tipos de saúde
Uma saúde perfeita é um estado físico e emocional em equilíbrio, com todas as funções orgânicas apresentando um desempenho satisfatório. Para atingir essa meta, é necessário considerar a saúde em suas várias formas, a saber: saúde física, mental, social e outras que você conhecerá em detalhes na continuação da leitura.
■Saúde física
A saúde física se relaciona com a força muscular, com um coração forte, enfim, com o pleno funcionamento das funções orgânicas necessárias ao desenvolvimento do corpo, bem como da energia que o corpo precisa para executar as atividades de subsistência. A saúde física total é uma condição difícil tanto de obter quanto de manter.
Portanto, para desfrutar de uma boa condição física é preciso adotar hábitos saudáveis como praticar exercícios regularmente, fazer uma seleção adequada dos alimentos, e tentar fugir de aspectos ambientais nocivos como poluição do ar ou falta de boas condições sanitárias.
■Saúde mental
A saúde mental é um conceito mais abrangente do que a simples ausência de doenças mentais, que podem ser temporárias ou não. Logo, para se estar mentalmente bem se faz necessária a união de alguns fatores, que devem atuar de forma contínua e conjunta para potencializar esse estado.
Assim, a OMS define a saúde mental como “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de dar uma contribuição para sua comunidade“.
Essa situação prevista pela OMS indica a condição ideal para uma boa saúde mental, que está bem acima da capacidade da maioria da população brasileira. Com efeito, o Brasil tem um alto índice de problemas mentais como ansiedade e depressão, na verdade, um dos mais elevados índices do mundo.
■Saúde social
O termo social neste caso se liga com a vida do indivíduo dentro do meio em que convive, em qualquer dos seus múltiplos ambientes como o trabalho, a escola, círculo de amizades e outros. O pleno desenvolvimento humano acontece em função das relações sociais, daí a importância da saúde social, que também sofre influência da coletividade.
Nesse sentido, a saúde social é a capacidade de conviver em harmonia na sociedade, compreendendo as suas falhas, bem como procurando estabelecer relações cada vez mais amistosas e produtivas em seu meio. Significa ainda a capacidade de prosperar dentro do meio social, colaborando para o seu desenvolvimento.
■Saúde financeira
O mundo afunda cada vez mais em um sistema cruel, no qual o dinheiro dita as leis e os costumes. Assim, o aspecto financeiro se torna de fundamental importância na manutenção da saúde em suas diversas dimensões. O poder econômico pode garantir as necessidades básicas indispensáveis para uma boa saúde.
Logo, torna-se inviável a conquista da saúde geral sem uma estabilidade financeira que possa promover os cuidados necessários ao corpo e a mente. Por outro lado, é preciso ter equilíbrio na busca da saúde financeira, uma vez que o trabalho em excesso para atingir essa meta pode causar muitos problemas na saúde física e mental.
■Saúde intelectual
Gozar de uma boa saúde em seu sentido mais amplo exige o desenvolvimento do intelecto, que é a capacidade de manifestação do pensamento de uma forma clara e lógica. A atividade cerebral precisa ser estimulada a fim de desenvolver o raciocínio e enriquecer o conhecimento, o que irá facilitar a vitória sobre os desafios.
A saúde intelectual é obtida por meio de leitura e estudo, assim como atividades culturais e artísticas de boa qualidade que induzam o indivíduo a exercitar o cérebro e a memória, ao mesmo tempo em que promovem a interação social. Uma boa saúde intelectual é inseparável de um quadro de vida saudável.
■Saúde ocupacional
Ninguém poderá alcançar um estado de saúde de excelência sem que tenha um trabalho digno, que proporcione não apenas o devido retorno financeiro, mas também uma realização pessoal. O próprio esforço que se usa para executar um trabalho pode agir melhorando a saúde geral, por meio das substâncias que libera no organismo.
Assim, além de ser digno, o trabalho deve oferecer significado relevante e possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Além disso, o trabalho quando visto somente como fonte de renda é normalmente escravizante e, portanto, nocivo e prejudicial na busca por uma saúde ocupacional.
■Saúde espiritual
O ser humano em sua totalidade abrange muitos aspectos diferentes, mas todos com igual importância, de modo que a ausência ou deficiência de um pode prejudicar todo o conjunto. Nesse sentido, se faz necessário o cuidado com a saúde espiritual, uma vez que essa dimensão estando deficitária compromete o bom desempenho mental e psicológico.
Portanto, a saúde espiritual pode ser definida como um estado de segurança e tranquilidade no exercício da fé e das aptidões religiosas pessoais, ainda que você não professe nenhuma religião específica. A saúde espiritual não impõe uma fé, mas uma convivência de satisfação com o sistema escolhido.
Hábitos de cuidado da saúde e bem-estar
Para que você possa usufruir de uma boa saúde, além de sensações de bem-estar, é importante cultivar hábitos que contribuam com a aquisição desses objetivos. A maioria são medidas simples que devem se tornar rotineiras como a lavagem das mãos e a hidratação. Acompanhe o texto e veja mais exemplos.
■Lave suas mãos
O hábito de lavar as mãos com frequência pode reduzir de modo significativo o risco de contágio por vírus e bactérias, que são os grandes causadores de infecções. Esses agentes estão espalhados por toda parte e o contato com os olhos, orelhas, nariz e boca facilitam a entrada no organismo, uma vez que esses órgãos possuem aberturas, além de mucosas.
Assim, ao tocar em objetos como maçanetas e torneiras em lugares públicos, evite o toque nessas partes mais delicadas do corpo até que possa lavar as mãos com água e sabão. Além disso, lave as mãos sempre que utilizar banheiros, ao preparar e ingerir alimentos ou ter contato com o lixo, por exemplo.
■Lembre-se de beber água
O fato de o corpo humano ter de 60% a 70% de água em sua constituição já demonstra que a água serve não apenas para saciar a sede, mas para desempenhar muitas outras funções. Assim, a água serve, entre outras finalidades, de transporte de nutrientes, para a hidratação de órgãos e regular a temperatura.
A quantidade mínima de água para uma pessoa consumir por dia deve ser de dois a três litros, mas pode aumentar em virtude de elevações de temperatura ou atividades físicas com muito suor, por exemplo. Além disso, você não deve esperar sentir sede pata beber água, pois a sede já é um indício de desidratação.
■Abandone o açúcar e os refrigerantes
A busca por um estado de saúde satisfatório precisa passar pelo controle alimentar, que por sua vez exige a redução no consumo de açúcar. Como os refrigerantes são produzidos com alta quantidade de açúcar, além de outras substâncias potencialmente perigosas, eles também devem ser evitados.
O consumo regular de refrigerantes causa a elevação do peso que abre o caminho para uma série de doenças de risco como a diabetes, aumento da pressão arterial, pedra nos rins e outras complicações comumente associadas ao consumo dessas bebidas.
■Coma mais vegetais sempre
A ingestão de vegetais diariamente é uma forma saudável de alimentação que traz diversos benefícios para a saúde. Logo, frutas, verduras e legumes são alimentos essenciais entre os adeptos e buscadores de uma boa saúde. O resultado mais conhecido é a perda de peso, mas as vantagens vão bem além desse fator de emagrecimento.
Os vegetais atuam na regulação do intestino por meio das fibras, aumentam a imunidade contra diversas doenças e combatem os radicais livres causadores de câncer. Além disso, uma dieta rica em vegetais pode contribuir para um sono tranquilo, já que é de fácil digestão.
■Abandone o sedentarismo
O sedentarismo é um grande inimigo das pessoas que estão atentas à necessidade de obter uma vida mais saudável. Filho da preguiça e da acomodação, o sedentarismo é responsável direto pelo surgimento de várias doenças no corpo humano. Assim, o sedentarismo pode causar queda de atividade humana em geral, atingindo todos os sistemas do corpo.
O problema é tão grave que o sedentarismo está entre os hábitos considerados como questão de saúde pública, exigindo políticas governamentais a fim de combater o mau. O sedentarismo é definido pela ausência ou redução de exercícios físicos, uma definição bem simples que nem de longe expõe perigo que ele representa para a saúde.
■Dormir bem é muito importante
Entre as muitas práticas que são necessárias para manter a saúde está o hábito de dormir bem, mas lembre-se que dormir bem não significa dormir muito. A quantidade de horas de sono pode mudar em função do metabolismo, da idade e outros fatores, mas a recomendação é de sete a oito horas de sono por dia para adultos.
É durante o sono que o organismo se recupera do esforço diário na realização das atividades rotineiras. O sono precisa ser tranquilo, sem interrupções ou sobressaltos para que possa surtir o efeito reparador, melhorando inclusive o humor entre outros benefícios.
■Mantenha-se otimista
Uma boa saúde não é conseguida apenas com os cuidados físicos e mentais, mas também com a maneira como você se posiciona diante dos desafios da vida. Por isso, para alcançar essa meta é muito importante adotar uma postura otimista, alegre e simpática para lidar com a vida e com as pessoas.
Assim, você dificilmente verá uma pessoa que goze de boa saúde e bem-estar perder o seu tempo com resmungos inúteis, com falta de perseverança e atitudes negativas. Ser otimista significa estar sempre confiante, positivista e estimulado, qualidades necessárias para viver com mais saúde e disposição.
■Procure leitura produtiva
Não é possível separar a boa saúde de uma mente lúcida, ágil e bem informada, que responda de forma rápida as exigências que se apresentem na vida. Assim, é preciso treinar a mente e o melhor meio é a leitura produtiva. Ler ajuda na saúde mental, melhora o raciocínio e aumenta a criatividade.
Além disso, a leitura produtiva evita doenças degenerativas como o Mal de Parkinson e o Alzheimer. Ler produtivamente significa escolher temas instrutivos, em horários regulares e frequentes, até que se torne um hábito.
■Busque o autoconhecimento
O autoconhecimento é uma ferramenta de grande importância para a saúde física e mental, assim como para o bem-estar. Com o autoconhecimento você viaja ao seu interior descobrindo os seus pontos fortes e fracos, para que possa trabalhá-los em prol do seu aperfeiçoamento em todos os aspectos.
O autoconhecimento pode fazer com que o buscador sincero promova verdadeiras revoluções íntimas, substituindo hábitos nocivos por salutares e trocando objetivos fúteis por outros de relevância, que estejam sintonizados com o progresso e a saúde, tanto física quanto mental e emocional.
■Pratique meditação
A prática da meditação é um poderoso auxiliar no processo de obtenção de saúde e bem-estar. A meditação é reconhecida como relaxante e redutora de estresse e dos seus efeitos nocivos para o corpo e a mente. A meditação se apresenta em diferentes tipos e pode ser praticada individualmente ou em grupo.
A meditação reduz a possibilidade de ocorrência de diversas enfermidades ligadas ao estado mental como ansiedade e depressão, por exemplo. Além disso, a meditação resolve problemas de insônia, ajuda no controle da pressão arterial e serve como auxiliar em tratamentos de transtornos obsessivo-compulsivos.
Quais são os benefícios de cuidar da saúde e do bem-estar?
O cuidado com a saúde e bem-estar é mais do que uma busca por benefícios, sendo uma obrigação íntima de cada pessoa, que pode ser impulsionado até pelo instinto de sobrevivência. Assim, esses dois fatores se tornam os mais importantes agentes para se conseguir uma vida plena, realizada e feliz.
Logo, cuidando de forma preventiva da saúde e bem-estar você terá a sua disposição um corpo forte, robusto e bonito, que aliado a uma mente lúcida, veloz e dinâmica, se tornam um só organismo. Um ser com potencial para planejar, executar e desfrutar a vida de modo constante e bem mais duradouro.
A saúde perfeita parece não ser possível neste mundo de tantas doenças, mas ainda assim o progresso acontece. Então, imagine o que poderia ser feito tendo à disposição um corpo totalmente harmonizado com a mente, e ambos completamente saudáveis. Pense nisso e busque o seu.
Escritor, cordelista, redator freelancer. Meu trabalho é escrever, mas meu passatempo é ler. Leio principalmente sobre temas ligados ao transcendental. Ufologia, espiritualidade, filosofia, misticismo, astronomia. Apesar de 24 horas acabar logo, às vezes consigo jogar uma partida de xadrez, ou assistir um bom filme.