Para que serve a água?
Talvez, perguntar “para que serve a água?” possa parecer uma pergunta retórica, ou seja, uma pergunta que já se tem resposta definida. Contudo, como veremos ao longo desse artigo, não é bem assim que essa questão funciona.
A água, conhecida cientificamente pela nomenclatura H2O, é, por mais estranho que possa soar, uma substância química, assim como qualquer outra. Os seus componentes, que são basicamente hidrogênio e oxigênio, têm importância ímpar para o funcionamento da natureza como um todo.
Sem a água, é seguro dizer que nenhuma forma de vida teria se desenvolvido no planeta. Por essas e outras questões, a água é denominada por muitos como “o líquido (elemento) que traz a vida”. Continue lendo esse texto e saiba tudo sobre a água e a sua importância para diversos aspectos da vida humana!
Mais sobre a água
Nos tópicos que se seguem, você terá acesso a algumas informações básicas sobre a água. Confira a seguir quais são as propriedades desse líquido e como consumi-lo corretamente!
■Propriedades da água
A água é conhecida como solvente universal, o que pode não parecer estar relacionado com a saúde humana em um primeiro momento. Contudo, ao analisar bem essa propriedade, é fácil perceber que, por ser um solvente, ela é uma das responsáveis por eliminar toxinas do corpo humano.
Além disso, confira outras propriedades da água:
• É um regulador térmico natural;
• Conduz eletricidade com facilidade;
• Praticamente não possui toxicidade em seu estado puro.
■O consumo correto da água
Já é consenso entre especialistas e está se tornando uma máxima popular que não é suficiente apenas beber água, mas também consumir o líquido na quantidade e no tempo corretos. Isso acontece porque as funções do corpo humano têm ciclos, e todos esses ciclos necessitam de grandes quantidades de água para funcionar corretamente.
Com isso, vale frisar que a recomendação é a de que beba pelo menos dois litros de água por dia, dividindo o consumo ao longo das 24h. Além disso, a água não deve ser substituída por outros líquidos, sobretudo aqueles que são “carregados” de açúcares, como refrigerantes e sucos industrializados.
Benefícios da água
Você sabia que a água melhora o humor e diminui a acne? Abaixo, você acompanhará o descritivo de 15 tipos de benefícios que a água traz ao corpo humano. Alguns deles são surpreendentes. Vale a pena conferir!
■Melhora a pele
Muitas pessoas ainda não sabem, mas a pele é o maior órgão do corpo humano. Ela é composta por camadas e contém várias substâncias em sua estrutura que podem vir a se desgastar, sobretudo por causa de fatores como idade, incidência de raios UV e ganho de peso, por exemplo.
Todo o tipo de desgaste que acomete a pele ocasiona também no ressecamento dos seus tecidos, provocando um mau aspecto e até doenças superficiais. Portanto, para ajudar a melhorar a pele, o consumo correto de água é indicado.
Quando consumida em quantidades suficientes, a água transita pelos tecidos da pele, hidratando-os no processo. Além disso, quando o corpo está bem hidratado, a corrente sanguínea flui de forma melhor, o que ocasiona em uma maior irrigação dos vasos sanguíneos da pele.
■Previne pedra nos rins
Os rins são, ao lado do fígado, órgãos que basicamente filtram todas as substâncias que passam pelo corpo humano. Assim, seu bom funcionamento só é possível com a quantidade de água correta passando pelo sistema.
Quando não entra água suficiente nos rins, a produção de urina cai. A urina, por sua vez, é a responsável por eliminar impurezas do corpo e, quando ela não é produzida, essas impurezas permanecem nos rins. Dentre esses rejeitos, estão vários cristais e moléculas de gordura que, ao se juntarem uns nos outros, acabam criando os chamados cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins.
Com isso, vale a pena reforçar que quem não desejar ter as incômodas pedras nos rins precisa consumir quantidades corretas de água potável.
■Melhora a digestão
Existem alguns conceitos populares que dizem que beber água durante ou imediatamente após as refeições pode prejudicar a digestão. Há ainda uma superstição que relata que “tomar muita água” faz com que o sistema digestivo torne-se incapaz de fazer o seu trabalho.
Mas, segundo alguns especialistas, como a nutricionista Shanta Retelny, da Loyola University Chicago, todas essas crenças populares não passam de mitos. Estudos apontam que, quanto mais água, melhor. Isso porque todos os fluidos que trabalham na digestão são compostos basicamente de água - desde a saliva, que atua no começou do processo digestivo, até os ácidos estomacais e intestinais.
Portanto, não há problemas em beber água durante ou após as refeições, desde que, no resto do dia, a hidratação se mantenha em níveis corretos.
■Melhora a concentração
O bom funcionamento do cérebro depende de boas interações entre os neurônios, ocasionadas por substâncias neutransmissoras. Esse processo, por sua vez, só é possível quando há uma boa irrigação de sangue no cérebro, e é aí que água entra.
Um corpo desidratado não “deixa” o sangue “correr” corretamente, o que afeta todos os órgãos do corpo, direta ou indiretamente. O cérebro é diretamente afetado, e os níveis baixos de irrigação no órgão são um perigo. Além de afetar a concentração, pode desencadear uma série de problemas provenientes do mau funcionamento do corpo.
■Melhora a circulação sanguínea
A circulação sanguínea do corpo humano depende diretamente da hidratação. Sem água suficiente, o sangue coagula com maior facilidade, ficando “grosso” e sem oxigênio suficiente.
Assim, a má circulação sanguínea pode causar doenças terríveis em diversos órgãos, incluindo alguns vitais, como cérebro, coração, rins, fígado e pulmões. Além disso, a coagulação sanguínea pode entupir veias, provocando inchaços e edemas que levam a amputações por necrose, principalmente nas extremidades dos membros inferiores.
■Te deixa mais produtivo
A água tem o poder de melhorar todas as funções vitais do corpo humano. Como vimos alguns tópicos atrás, o cérebro, que é o principal responsável pela disposição mental, pode ser turbinado quando a hidratação corporal está certa.
Por outro lado, os músculos, incluindo o coração, recebem bem mais oxigênio quando o corpo tem água suficiente. Esse oxigênio refrigera as fibras musculares, proporcionando um alto ganho de energia e explosão muscular.
Tudo isso provoca um melhor estado de atenção e disposição física, diminuindo o cansaço e aumentando a produtividade.
■Ajuda a melhorar o humor
Alguns estudos, que ainda estão em fase de conclusão, já apontam o status da hidratação corporal como um dos fatores que levam a mudanças de humor. Se o corpo está bem hidratado, o humor melhora e, se há desidratação, o indivíduo pode ficar irritadiço ou demonstrar sintomas de esgotamento.
Os efeitos dessa teoria, que ainda não está confirmada, já podem ser sentidos no dia a dia. Por isso, como não há prejuízos em tomar bastante água, é recomendado manter uma boa hidratação e ganhar alguns sorrisos a mais no processo.
■Reduz sintomas de algumas doenças
Está comprovado que os sintomas de algumas doenças regridem quando o indivíduo acometido começa a consumir mais água do que o usual. Além do óbvio efeito positivo da água em crises renais, por exemplo, também é explícito que o H2O faz efeito contra constipações intestinais e das vias aéreas, resfriados, diarreias, crises de azia e má digestão e muito mais.
■Melhora o desempenho físico
A energia física depende da condição muscular do indivíduo e de uma correta metabolização de substâncias como a glicose, por exemplo. Contudo, o corpo não consegue manter todas essas atividades em funcionamento, sem que a circulação sanguínea e a dissolução de hormônios e substâncias negativas estejam sendo feitas corretamente.
Com isso, tomar bastante água “turbina” o corpo, provocando uma melhora na circulação, o que leva mais oxigênio às células e posteriormente aos músculos, e um crescimento nas taxas de metabolização de substâncias que geram energia ao corpo, como os açúcares.
■Pode prevenir ressaca
A chamada ressaca é uma reação natural do corpo humano após um período de consumo exagerado de álcool. O álcool etílico, presente em algumas bebidas, por sua vez, é uma das substâncias com maior potencial diurético que o ser humano pode ingerir.
Esse efeito diurético causa uma perda de líquidos brutal no corpo. Esse fato pode ser comprovado por amantes de bebidas alcoólicas, que certamente lembram das muitas visitas ao banheiro depois de uma noite.
Por causa da tamanha perda de líquidos, o corpo fica desidratado, apresentando os efeitos da ressaca, que são basicamente náuseas, vômito e dores de cabeça fortes. Para evitar sofrer com a desidratação e com a ressaca, é recomendado que os usuários de álcool bebam bastante água antes, durante e após a ingestão de bebidas.
■Regula a temperatura corporal
A temperatura média ideal do corpo humano gira entre 36º e 37,5º C. Ao passar disso, é constatado um superaquecimento, que também é conhecido como febre.
Para baixar a temperatura corporal e levá-la aos seus níveis normais, o organismo expele o suor por meio das glândulas sudoríparas que estão espalhadas por todo o corpo, sob a superfície da pele. O suor, por sua vez, esfria o corpo e evita problemas provenientes do superaquecimento.
Como já é de tácito entendimento, o suor é composto basicamente por água e alguns sais minerais. Com isso, se o corpo não estiver devidamente hidratado, o sistema de arrefecimento do corpo pode não funcionar corretamente.
Por isso, é importante beber bastante água, principalmente em dias quentes ou em locais em que haja incidência solar. Assim, conforme o corpo for excretando o suor, a água vai sendo reposta.
■Elimina as toxinas do corpo
Os rins, que são os órgãos responsáveis por filtrar o sangue e reter toxinas e substâncias nocivas ao corpo, só têm um pleno funcionamento quando a quantidade de água ingerida é suficiente. Um dos principais sinais que os rins não estão trabalhando corretamente pela falta de água é a cor amarelada da urina.
Logo, de forma direta, a água é responsável pelo processo de eliminação de toxinas do corpo, livrando o sangue, os tecidos e os próprios rins de sofrerem com infecções.
■Pode melhorar a constipação
Existem alguns tipos de constipação, sendo a intestinal e a das vias aéreas as mais comuns. Já está comprovado que, pelo menos no caso de constipações intestinais, a água é um “santo remédio”. Porém o que vai evitar de fato que o mau funcionamento dos intestinos ocasione em uma constipação é o consumo regular da água.
Então, junto com o consumo de alimentos ricos em fibras solúveis, a água é capaz de fornecer nutrientes e oxigenação necessários para o bom funcionamento dos intestinos grosso e delgado, calibrando as funções fisiológicas intestinais.
■Melhora o sono
Quando o corpo está desidratado, os níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse, tendem a aumentar. Para ilustrar esse fato, não é incomum encontrar pessoas que afirmam ficarem irritadas quando estão expostas ao sol ou a ambientes muito abafados e mal ventilados.
Por outro lado, uma boa hidratação melhora todas as funções do corpo humano, incluindo a ação dos neurotransmissores do cérebro e a função das glândulas que secretam hormônios como a serotonina e a dopamina que, ao contrário do cortisol, promovem bem-estar e relaxamento, favorecendo o sono.
■Diminui a acne
Um corpo bem hidratado tem uma corrente sanguínea fluida. Essa fluidez ajuda na irrigação de vasos sanguíneos em diversos órgãos, principalmente na pele.
Assim, com uma melhor irrigação de sangue, a pele fica mais sedosa, elástica e firme, pois há um aumento na produção de colágeno pelo corpo. No caso da pele do rosto, a mais afetada pela acne, além de mais saudável, ela fica também menos suscetível ao acúmulo de impurezas que aumentam a oleosidade e provocam o aparecimento de cravos e espinhas.
Água demais pode fazer mal?
Apesar de tendermos a dizer que não, em casos muito raros e específicos, o consumo excessivo de água pode causar alguns problemas. Algumas pessoas possuem distúrbios hormonais que, se combinados com um consumo excessivo de água que ultrapasse cerca de três litros por dia, podem ocasionar em um desequilíbrio na taxa de eletrólitos no sangue.
O problema é conhecido como hiponatremia e se caracteriza por uma queda brusca dos níveis de sódio no sangue, o que provoca náuseas, vômitos, fadiga, dores de cabeça, desorientação mental e, em casos mais graves, paradas cardiorrespiratórias. Contudo, essa condição é muito rara e necessita de uma combinação improvável de fatores para acontecer.
Por fim, podemos dizer que o consumo de água feito de forma regular é e sempre será um dos fatores primordiais para a manutenção de uma saúde forte. Por isso, beba água!
Professor de História, técnico em Recursos Humanos e Redator Web.