Como funcionam as simpatias?
Sabe-se que no Brasil o catolicismo ainda tem muita influência, entretanto, é fácil perceber que muitas pessoas têm suas próprias crenças e ceticismo. Há sempre aqueles que acreditam e aqueles que duvidam de toda verdade absoluta.
Desde o primórdio da humanidade, é comum que as pessoas tenham tendência a criar superstições e acreditar nelas. É o caso, por exemplo, das simpatias. Existem diversos tipos de simpatias que podem ser feitas por intermédio de um banho ou outros materiais.
Para aqueles que se perguntam como funcionam as simpatias, aqui vai uma explicação rápida: as simpatias são rituais que são feitos a fim de atrair algo bom para a pessoa que está o executando. Assim, ela funciona através da manipulação de energias. Para saber mais sobre as simpatias, o que são e os dias em que são feitas, continue a leitura!
O que são simpatias
Sabe-se que a concepção de algo pode variar de pessoa para pessoa. Isto é, se você perguntar para um grupo de pessoas o que é simpatia, as respostas serão divergentes, isso porque o que é simpatia para uns, pode não ser simpatia para outros. É o caso da fitinha no braço.
Se você já usou uma fitinha no braço e fez um pedido, saiba que você fez uma simpatia. Outros exemplos básicos e concretizados por muitos é: pular as sete ondas de Iemanjá e tomar um banho de sal grosso para descarregar as energias.
Pois é, quem diria, não é mesmo? Mas, afinal, qual o significado geral de uma simpatia? Isso você vai descobrir agora. Vem comigo!
■Aspectos gerais da simpatia
De modo geral, simpatia nada mais é que conexão. Isto é, uma forma que as pessoas usam para conectar o interno (os desejos e as vontades de conquistar algo) com o externo (o mundo, as coisas que precisam ser alcançadas ao longo do tempo). Sendo assim, através da visão mística ou de uma visão científica, a simpatia é uma forma de conseguir o que se deseja.
■Para quem acredita
Para as pessoas que têm ligação com a espiritualidade, uma simpatia é uma maneira de fazer magia básica, ou seja, aquela magia mais popular. No geral, uma simpatia está fortemente ligada à cultura de um povo, pois é costume que as simpatias tenham sido testadas várias vezes no passado até serem aperfeiçoadas.
Dito isso, os ensinamentos desse tipo de superstição são passados ao longo das gerações quase como uma tradição de família. Por isso, há aqueles que acreditam e há aqueles que não.
Como funcionam as simpatias pelo dia da semana
Normalmente, quando as pessoas realizam esse ritual a fim de atrair algo bom para si, elas levam algumas coisas em consideração, como o tempo, os horários, as velas e é o caso também dos dias das semanas, por exemplo.
Existem simpatias que apresentam um resultado melhor quando feitas na sexta-feira, outras, no domingo. Por essa razão, decidimos contar como elas funcionam em cada dia da semana. Confira a seguir, para descobrir qual o melhor dia para fazer e potencializar a sua simpatia!
■Simpatia feita no domingo
No geral, as simpatias feitas no domingo servem para agradecer, pedir por soluções, buscar por luz, inteligência e esclarecimento, pois esse é um dia propício para orações de força. Isso se deve ao fato de domingo ser o dia do sol. Portanto, aqueles que forem fazer uma simpatia, devem usar uma vela na cor dourada.
■Simpatia feita na segunda-feira
Na segunda-feira, as simpatias costumam ser de congelamento, isto é, dia de pedir para retirar alguém da nossa vida, dia de pedir para eliminar situações difíceis ou remover vícios. O melhor momento para fazer isso é nas três primeiras horas de noite durante a segunda-feira, sendo das 18h às 21h. Assim como a segunda-feira é o dia da lua, a vela usada precisa ser branca.
■Simpatia feita na terça-feira
A terça-feira é conhecida como o dia astrológico ligado ao planeta Marte. Sendo assim, nesse dia é imprescindível que você faça simpatias que tenham como finalidade propor resoluções para as pendências, independente de quais forem, além de pedir para remover obstáculos da sua vida. A vela indicada para essas simpatias é a azul.
■Simpatia feita na quarta-feira
A quarta-feira é destinada ao planeta Mercúrio e, normalmente, costuma ser usada para fazer simpatias que têm como objetivo promover soluções mais rápidas ou urgentes. Tendo isso em mente, é justo ressaltar que o melhor horário para fazer o ritual é às 9h da manhã, usando uma vela da cor verde.
■Simpatia feita na quinta-feira
Dia da semana destinado ao planeta Júpiter, quem faz simpatia às quintas-feiras precisa saber que as simpatias realizadas devem ser em busca de prosperidade, conexão espiritual, ganho de consciência, sabedoria e pedidos do gênero.
Para alcançar esse tipo de realização, a pessoa que faz a simpatia deve escolher o horário mais propício e lembrar-se de que, independente da hora, a vela usada é a azul clara. Há uma observação bastante interessante. Se for fazer em busca de defesa, opte fazer durante o dia; em caso de busca por atacar os males, deve fazer durante a noite.
■Simpatia feita na sexta-feira
A sexta-feira é o dia da semana dedicado ao planeta Vênus. É um excelente dia para fazer simpatias relacionadas ao amor e, devido a isso, a cor da vela deve ser rosa. O ideal é buscar simpatias que façam com que o amor seja capaz de resolver conflitos e, para atingir esse feito, o horário ideal é entre 17h e 18h.
■Simpatia feita no sábado
Sábado é dedicado ao planeta Saturno e, normalmente, as simpatias são feitas para o tempo e para a idade. Isto é, simpatias que atraem estabilidade e durabilidade para algo que se deseja. Além disso, nesse dia, bondade e sinceridade são bem vistas. Utilize a vela de cor violeta para potencializar a simpatia.
Como funcionam as simpatias para a ciência
Agora que você entendeu melhor sobre as simpatias, o que elas são e quando devem ser feitas, nada mais justo que saiba o olhar e perspectiva da ciência em relação a elas. É claro que, para a ciência, as simpatias não terão o mesmo valor ou significado que elas têm para os praticantes, assim como os cristãos que não veem a prática com bons olhos. Para saber mais sobre as simpatias na visão científica, continue a leitura!
■Pequenas simpatias cotidianas
Se você nunca pulou as 7 ondas, com certeza conhece alguém que já fez isso e vai continuar fazendo ao longo da vida na esperança de ter boa sorte.
As pessoas costumam acreditar que fazendo esse ato de fato o seu pedido e desejo irá se concretizar, entretanto, para a ciência, isso não passa de um processo cognitivo semelhante às ações cotidianas, como por exemplo, apertar o botão do elevador mais vezes quando se está com pressa.
■Repetição
Os cientistas, após uma pesquisa, chegaram à conclusão de que a repetição é o principal fator para que as simpatias deem certo. Isso acontece porque quando nosso sistema cognitivo se depara com uma ação e um resultado que não sabe explicar, é mais fácil a gente se convencer de que deve haver uma explicação quando vários procedimentos levaram ao resultado.
Por exemplo, se alguém disser que uma simpatia boa para crescer o cabelo é tomar um suco de laranja, seu cérebro provavelmente vai querer seguir um passo a passo. Então, se alguém lhe disser ''pegue o suco, sopre três vezes, rode e então beba'', a segunda maneira vai ser considerada mais eficaz, porque tem mais detalhes.
■Falta de controle
Alguns pesquisadores chegaram à conclusão que a falta de controle também faz com que as pessoas acreditem mais nas simpatias. Isso porque acredita-se que quando estamos em uma situação que sentimos que somos incapazes de controlar, é comum que acreditemos em rituais, já que isso vai compensar a falta do controle cognitivo.
Simpatias para o cristianismo
Os cristãos também têm suas próprias convicções sobre o que são simpatias e o que elas significam. Agora que você já descobriu a simpatia aos olhos da ciência, nada mais justo que conheça a concepção que ela tem para o cristianismo. Porque afinal, fazer simpatia é pecado? Isso você vai descobrir lendo a seção abaixo. Confira!
■Pecado de "feitiçaria''
Se você está se perguntando se para os cristãos fazer simpatia é feitiço, saiba que sim. Aos olhos do cristianismo, simpatia é feitiço e fazer simpatia é o mesmo que se envolver com o mal. A religião acredita que a pessoa crente deve orar a Deus, não fazer simpatias.
Acredita-se que fazer simpatia é tentar manipular as forças espirituais a fim de fazer a sua vontade e, para o cristianismo, aquele que faz simpatia confia em objetos, rituais e frases especiais para conseguir o que quer. E para eles, isso nada mais é que superstição.
■Dependência do que não é de Deus
Segundo o cristianismo, as pessoas que fazem simpatia criam uma dependência daquilo que não é de Deus, pois as velas, amuletos, estátuas e cartas estão mortas e não têm nenhum poder. Confiar nessas coisas, para os cristãos, seria idolatria. Eles se baseiam na passagem de Jeremias que diz:
''Os ídolos são incapazes de falar e têm que ser transportados porque não conseguem andar. Não tenham medo deles, pois não podem fazer nem mal nem bem.'' (Jeremias 10:5).
■Simpatia abre porta para influência maligna
Os cristãos acreditam que tudo o que é bom de verdade vem de Deus e, por isso, as pessoas não devem tentar manipular as forças espirituais em prol de si mesmos. Pensar que pode fazer uma coisa dessas é um verdadeiro engano e abre porta para influência maligna, porque quem faz simpatias está apelando para coisas ruins enganosas.
Os cristãos acreditam que o preço a ser pago por aqueles que fazem simpatias pode ser muito alto. A pessoa pode até mesmo pagar com a alma.
Qualquer um pode fazer simpatias que elas funcionam?
Se você está se perguntando se qualquer um pode fazer simpatias que elas irão funcionar, tenho uma resposta para você: não. Não é bem assim que as coisas funcionam: só fazer e pronto. Para aqueles que acreditam no ritual da simpatia, é certo que ao ser feita, ela vai concretizar o seu pedido.
Entretanto, se uma pessoa que acredita na ciência e é descrente em relação às simpatias, ela vai tentar e não terá o mesmo resultado. Isso porque, assim como dizem as pessoas que praticam o ritual, para que uma simpatia se concretize e dê certo é necessário é imprescindível que o praticante tenha fé.
Ou seja, se você for fazer uma simpatia duvidando de seu poder ou emanando energias negativas, é provável que tudo dê errado. Portanto, depende da crença de cada um decidir se acredita ou não no mundo místico. Pois, ao parar para refletir, o que é de fato concreto e normal no mundo?
Graduanda em Letras com ênfase em Tradução que escreve desde o dia em que aprendeu a segurar a caneta. Ama escrever temas relacionados à espiritualidade e viagens. Eu gosto de escrever, crer, ver e escrevo até poema, já dizia o Pensador.