Quem foi Chico Xavier?
Um ser de luz. Assim podemos classificar um dos maiores espiritualistas que o país, talvez o mundo, já conheceu. Chico Xavier foi um homem dotado de magnetismo próprio que, ao mesmo tempo que elevava sua religiosidade, encantava os brasileiros por tamanha afeição ao que fazia.
Chico Xavier deixou legados incontestáveis a quem quiser conhecer. Um dos médiuns mais respeitados dos últimos anos, assim continua até os dias atuais, Chico atraía centenas de pessoas que, em busca de alívio, cura e possibilidade de ouvir ou sentir seus entes queridos, o procuravam em busca de respostas ou soluções.
No artigo a seguir, você conhecerá um pouco mais da história de Chico Xavier. Em sua rica e espiritualizada doutrina, o mestre ensinou, ao longo de sua consagrada religião, a ter paz, cultivar amor e trazer união aos povos, famílias e etnias. Prossiga com a leitura, surpreenda-se e se encante com sua vida.
Conhecendo mais sobre Chico Xavier
Francisco Cândido Xavier nasceu na cidade de Pedro Leopoldo, MG em 02 de abril de 1910. Culto e com grande dedicação à filantropia, Chico tornou-se anos mais tarde, um dos mais renomados escritores de livros sobre psicografias. Para saber mais sobre a vida do mestre e sua obra, continue a ler o artigo e entenda sua espiritualidade.
■Origem e infância
Chico Xavier nasceu em uma família modesta e humilde. Teve oito irmãos, Seu pai, José Cândido Xavier, era vendedor de bilhetes lotéricos. Sua mãe, Maria João de Deus era lavadeira e altamente católica. Há indícios de acordo com biógrafos, que mediunidade de Chico se manifestou quando ele tinha quatro anos de idade.
Após o falecimento de sua mãe, seu pai, sem condição de criar os filhos, os entregou entre parentes. Chico foi viver com sua madrinha, Rita de Cássia. Porém, sofria abusos e violência da mulher, que o obrigava a vestir-se de menina e o surrava diariamente com vara de marmelo.
Dia após dia, vivia em clima de total terror e os únicos momentos de paz era, segundo pesquisadores, quando o menino, com cinco anos, comunicava-se com a mãe.
■Contato com a doutrina espírita
Seus primeiros contatos com o espiritismo aconteceram em 1927, quando Chico Xavier estava com 17 anos. Uma de suas irmãs teve uma suposta crise de insanidade, possível obsessão espiritual. Com sua mediunidade já desenvolvida, Chico incorporou diversos poetas falecidos e que foram identificados apenas em 1931. Porém, ainda em 1928, Chico teve suas primeiras psicografias publicadas em pequenos jornais no Rio de Janeiro e de Portugal.
■Obras
Em 1931, ainda na cidade de Pedro Leopoldo, Chico Xavier deu continuidade ao que foi sua primeira obra, “Parnaso de Além Túmulo”, uma antologia de poesias. Ao completar 18 anos, encontrou-se com Emmanuel, que viria, segundo o médium, seu orientador espiritual que o guiou em todas as suas psicografias.
Como missão atribuída pelo mentor, Chico Xavier teria pela frente a missão de psicografar 30 livros. Para tanto, Emmanuel o orientou, como condição para o trabalho, em ter apenas um foco: disciplina. Em 1932, seu livro de poesias foi lançado com grande repercussão na imprensa brasileira e trazendo bastante movimento na opinião pública.
Ressaltando, “Parnaso de Além Túmulo” foi ditado a Chico por espíritos de poetas brasileiros e portugueses, o que causou grande impacto entre membros da literatura. Uma das maiores impressões do público era reconhecer o talento do jovem que mal tinha o ensino primário completo.
■Previsões
Dentre suas inúmeras previsões, uma delas chama atenção até hoje. Chico descreveu que, caso não ocorresse uma 3ª Guerra Mundial, o homem chegaria à Lua, como ocorrido em 1969. Durante a viagem espacial, o mundo, em trauma com a possibilidade de novos conflitos, não se viu diante de batalhas.
Chico ainda afirmou que, a partir do momento de chegada de um ser humano ao corpo celeste, o mundo passaria, anos mais tarde, por uma nova era de descobertas de fatores científicos.
■Exercício da caridade
Consolidado como um dos maiores médiuns espiritualistas do país, Chico Xavier já havia fundado, até 1980, cerca de duas mil entidades filantrópicas. Sem fins lucrativos, as instituições são mantidas por ajudas, campanhas e direitos autorais de vendas de seus livros.
Chico recusava toda e qualquer ajuda financeira a ele. Viveu de simples aposentadoria e qualquer valor que lhe fosse atribuído, ele indicava para o auxílio de pessoas que necessitassem de ajuda. Ao longo de sua vida e, mesmo quando já apresentava problemas de saúde, não deixava de visitar hospitais, presídios, orfanatos ou asilos. Por onde passava, Chico deixava sua mensagem de paz e solidariedade a quem precisasse.
■Morte
Chico Xavier faleceu aos 92 anos, de parada cardio respiratória, na cidade mineira de Uberaba, em 30 de junho de 2002. O espírita afirmava que, quando desencarnasse, seria em um momento em que o país estaria em festa, com a nação alegre e bem disposta, a fim de que não houvesse tristeza por sua passagem.
Cerca de 120 mil pessoas compareceram aos dois dias de velório. Mais 30 mil acompanharam o cortejo a pé até a chegada ao cemitério da cidade. O túmulo do médium é um dos mais visitados na cidade.
Espiritismo
O Espiritismo é uma doutrina em que se baseia na evolução do ser humano através do processo de reencarnação. Conhecida também como Kardecismo ou Espiritismo Kardecista, a religião teve início na França, no século XIX. Um de seus grandes mentores foi Hippolyté Léon Denizard Rivail, ou simples Allan Kardec (1804-1869). Prosseguindo, veja mais detalhes sobre a doutrina e entenda a evolução espiritual.
■O que é a Doutrina Espírita?
A doutrina espírita consiste na análise e estudos específicos sobre a evolução do espírito humano. Por meio de teses e dados, busca a compreensão do progresso da evolução do homem através das etapas de reencarnação.
Baseia-se no comportamento de vidas seguidas, em que o homem é submetido a condições de vida e que a partir de sua vivência, possa manifestar realizações em que haja resultados de constante aprendizado humano. A isso, acredita-se na grandeza de que a sabedoria do homem é voltada para sua fé e crença em aspectos religiosos que valorizem sua existência.
■Origem
O espiritismo teve seu início na França no século XIX. Desenvolvida por Allan Kardec, teve como princípios a crença na evolução espiritual. Os princípios básicos da doutrina são a caridade e reencarnação. Jesus Cristo é visto com o primeiro grande espírito superior, cuja missão é guiar a humanidade à perfeição e crença espiritual.
Para essa ciência, todos os brasileiros são dotados de mediunidade. Os canais de comunicação entre o mundo material (Terra) e o campo espiritual são permanentes e constantes.
■Dogmas
Para Allan Kardec, os princípios do espiritismo se consistem em elementos que justifiquem sua existência e prática. Tanto que Kardec codificou dogmas para que houvesse mais compreensão na doutrina espírita. Os dogmas relacionados são o da razão, existência de Deus, reencarnação e comunicação entre os mortos.
A Lei da Reencarnação é a mais citada e de base coerente, pois se baseia na principal característica do espiritismo. Reconhecida em sua tese que está ligada diretamente ao princípio da evolução humana, o dogma requer que haja a compreensão de que há vida após a morte.
■Doutrina Espírita no Brasil e no mundo
O espiritismo é praticado e representado em mais de 36 países, sendo que possui mais difusão no Brasil. São mais de 4 milhões de adeptos no país e mais de 30 milhões de simpatizantes, de acordo com fontes do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Federação Espírita Brasileira (FEB).
E ainda, os espíritas são conhecidos por levarem assistência filantrópica. O Kardecismo teve fortes influências por outros movimentos, como a umbanda e outras correntes religiosas.
Oração de Chico Xavier para ter fé
O mestre Chico Xavier ganhou orações. Por ser considerado sábio e ter sido, durante sua vida, precursor de fé, religiosidade e aproximador de unidades, o médium possui versos especialmente desenvolvidos ao alcance de graças. São representações para quem deseja se sentir leve e pleno espiritualmente. Veja a seguir as dádivas da oração de Chico Xavier para ter fé.
■Indicações
A oração é indicada para quem deseja manter-se firme em propósito de alcançar certos resultados. Na intenção de acreditar na realidade de seu desejo, a oração consiste na crença e sabedoria de que tudo é possível no momento em que a fé é companheira da vida.
■Significado
Na condição de fazer a oração para ter fé, Chico Xavier mostra que a pessoa precisa de leveza precisa demonstrar sua crença na firmeza de pensamento. A energia deve ser sempre positiva, no objetivo de ter a certeza de que a graça pedida será abençoada e colocada em prática quando menos o devoto esperar. Confira abaixo a poderosa oração de Chico Xavier para ter fé. Fortaleça seu pensamento e leve com firmeza suas palavras.
■Oração
Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO, mesmo eu sabendo que as rosas não falam. Que eu não perca o OTIMISMO, mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre. Que eu não perca a vontade de VIVER, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa.
Que eu não perca a vontade de ter grandes AMIGOS, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas. Que eu não perca a vontade de AJUDAR as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.
Que eu não perca o EQUILÍBRIO, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia. Que eu não perca a VONTADE de amar, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo pode não sentir o mesmo sentimento por mim.
Que eu não perca a LUZ e o BRILHO no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo escurecerão meus olhos. Que eu não perca a GARRA, mesmo sabendo que a derrota e a perda são duas adversárias extremamente perigosas.
Que eu não perca a RAZÃO, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas. Que eu não perca o sentimento de JUSTIÇA, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu.
Que eu não perca o meu forte ABRAÇO, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos. Que eu não perca a BELEZA e a ALEGRIA de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma.
Que eu não perca o AMOR por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigirá esforços incríveis para manter a sua harmonia. Que eu não perca a vontade de doar este enorme AMOR que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado.
Que eu não perca a vontade de ser GRANDE, mesmo sabendo que o mundo é pequeno. E, acima de tudo, que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor!
Oração de Chico Xavier para o trabalho
Para ter desenvoltura, chances de emprego ou crescimento na carreira, a oração de Chico Xavier para o trabalho é vista como uma grande forma de alcançar graças pertinentes ao que se deseja. Com fé, perseverança e acreditando na força destas palavras, o devoto alcançará sua graça na certeza de ser abençoado por sua constante luta e aprendizado. Aprenda a oração mais adiante e conquiste seu desejo.
■Indicações
Se está desempregado, precisa de reconhecimento profissional ou necessita de ajuda para ultrapassar obstáculos e dificuldades, realize a oração. Pedindo com fé, dinamismo, boa intenção e firmeza, terá seu pedido realizado pelo médium, uma vez que suas palavras devem ser elevadas com humildade e sabedoria ao que necessita.
■Significado
A oração tem como significado maior, a crença do devoto ao que solicita. Para ser bastante firme, é necessário estabelecer a situação que o aflige e direcionar seus pensamentos a esta força universal de alcance para a felicidade e satisfação. Saiba que, mantendo sua crença, não há como sua vida desandar no propósito que você determinou para vencer.
■Oração
Senhor, ensina-nos a orar, sem esquecer o trabalho.
A dar, sem olhar a quem.
A servir, sem perguntar até quando.
A sofrer, sem magoar, seja quem for.
A progredir, sem perder a simplicidade.
A semear o bem, sem pensar nos resultados.
A desculpar, sem condições.
A marchar para frente, sem contar os obstáculos.
A ver, sem malícia.
A escutar, sem corromper os assuntos.
A falar, sem ferir.
A compreender o próximo, sem exigir entendimento.
A respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração.
A dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxas de reconhecimento.
Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas próprias dificuldades.
Ajuda-nos para que a ninguém façamos aquilo que não desejamos para nós.
Auxilia-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será, invariavelmente, aquela de cumprir seus desígnios onde e como queiras, hoje, agora e sempre.
Oração Nossa de Chico Xavier
Através de sua luz e força, Chico Xavier é fortemente representado nesta oração. Retirada do livro “O evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, Chico Xavier atribui essas palavras a seu mentor espiritual Emmanuel. A oração possui indicações diversas e para fazê-la é necessário ter concentração e muita base na fé cristã. Envolva-se em suas palavras de fé, faça a oração e compreenda seus significados no texto abaixo.
■Indicações
A oração pede para que haja entendimento sobre circunstâncias gerais na vida. Pede para que o homem seja próximo de seu semelhante através de atos de caridade, respeito e compreensão. A oração compreende que não deve haver desafeto e prega pela unidade santa.
Em outros aspectos, não devemos semear o que for ruim, a fim de que não venham retornos semelhantes ao que foi desejado. Consiste em suas palavras no amor ao próximo, ter fé e entendimento sobre qualquer coisa que se depare em nossa frente.
■Significado
Simplifica-se em obter paz e resultados para uma vida plena e feliz. No âmbito de seus desejos, a pessoa devota precisa se fortalecer em seus pensamentos e palavras elevadas em suas orações, para que sinta-se leve, plena e altamente realizada através de suas crenças.
O poder da oração consiste em fortalecer, unir e preservar. Do seio familiar à convivência pacífica entre semelhantes, Nossa Oração, de Chico Xavier, estabelece a força da comunicação para seus intercessores.
■Oração
Senhor, ensina-nos a orar, sem esquecer o trabalho. A dar, sem olhar a quem. A servir, sem perguntar até quando. A sofrer, sem magoar, seja quem for. A progredir, sem perder a simplicidade. A semear o bem, sem pensar nos resultados. A desculpar, sem condições. A marchar para frente, sem contar os obstáculos. A ver, sem malícia. A escutar, sem corromper os assuntos. A falar, sem ferir. A compreender o próximo, sem exigir entendimento. A respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração. A dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxas de reconhecimento. Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas próprias dificuldades. Ajuda-nos para que a ninguém façamos aquilo que não desejamos para nós. Auxilia-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será, invariavelmente, aquela de cumprir seus desígnios onde e como queiras, hoje, agora e sempre.
Oração de Chico Xavier para o perdão
Perdoar é sentir-se pleno em suas questões internas. Levar e receber o perdão é uma das maiores dádivas humanas. Afinal, como todos são vulneráveis a errar, saber perdoar é mais difícil do que reconhecer a própria falha. A oração de Chico Xavier para o perdão mostra o quanto é possível se arrepender da falha humana e reconhecer a fraqueza alheia. Cultive o perdão e conheça a poderosa oração que ensina a ter paz.
■Indicações
Sua indicação é única. Perdoar. Saber reconhecer o erro de outros semelhantes e estabelecer a paz de espírito entre ambos. Afinal, quem nunca errou ou cometeu falhas graves perante si e a Deus? Então, se o erro é reconhecido e você entendeu essa condição humana, não deixe de perdoar e levar sua crença. Reconheça seu erro ou de outras semelhantes, e estabeleça o vínculo do amor fraterno.
■Significado
Seu significado é de paz, leveza e transformação. Depois de perdoar, sai o peso das costas e com isso a união volta ao principal movimento da vida. Viver, acertar ou errar, são características plausíveis a todos os humanos. Ninguém está livre de errar. Mas muitos querem se ver livres do simples hábito de perdoar. O perdão é libertador. Pratique o perdão e inspire-se na oração a seguir.
■Oração
Senhor Jesus!
Ensina-nos a perdoar, conforme nos perdoaste e nos perdoas, a cada passo da vida.
Auxilia-nos a compreender que o perdão é o poder capaz de extinguir o mal.
Induze-nos a reconhecer nos irmãos que a treva infelicita filhos de Deus, tanto quanto nós, e que nos cabe a obrigação de interpretá-los na condição de doentes, necessitados de assistência e de amor.
Senhor Jesus, sempre que nos sintamos vítimas das atitudes de alguém, faze-nos entender que também somos suscetíveis de erros e que, por isso mesmo, as faltas alheias poderiam ser nossas.
Senhor, sabemos o que seja o perdão das ofensas, mas compadece-te de nós e ensina-nos a praticá-lo.
Assim seja!
Como fazer uma oração corretamente?
Para fazer corretamente uma oração, concentre-se. Profira suas palavras com fé, humildade, amor e gratidão. Eleve seus pensamentos a Deus e àqueles que deseja pedir por proteção ou outras intenções. Tenha fé e acredite no poder das palavras e na bondade.
Demonstre sua sabedoria. Cultive o afeto e lembre-se que o foco é a ajuda aos necessitados. Siga os méritos e propostas que deseja ter e procure por caminhos que elevem seu espírito e seu estado de benevolência. O principal argumento da oração é acreditar na evolução espiritual através do dom da palavra.
Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.