Saiba tudo sobre o Arcanjo Samuel!
O Arcanjo Samuel é o protetor do signo de Áries e o regente do planeta Marte. A sua origem se situa nos primórdios da Criação, isto é, esse anjo é um dos mais antigos e aparece em passagens importantes dos textos sagrados.
Ele também figura entre os anjos da Cabala relacionados à Árvore da Vida. Sempre associado às energias da força, da coragem e do combate, Samuel é, sobretudo, um anjo da purificação.
Suas representações o trazem segurando sua famosa espada de fogo, que destrói o mal e restaura o espírito, mas algumas vezes ele aparece com um cálice, simbolizando a retenção do sagrado em cada ser humano.
Conhecendo o Anjo Samuel
Conheceremos a origem e a história do Anjo Samuel, abordando também suas características visuais, símbolos, curiosidades e associação zodiacal. Confira!
■Origem e história
O Anjo Samuel é uma entidade angélica que faz parte da ordem dos Arcanjos, um grupo da hierarquia dos anjos composto por oito seres celestiais. Os arcanjos ocupam, dentre outras funções, a liderança dos coros de anjos.
Samuel também é conhecido como Camael e é considerado um dos anjos mais antigos criados por Deus. Ele desempenha um papel importante nos primórdios da humanidade, quando foi responsável pela expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden.
Esse arcanjo é também uma figura de destaque na tradição judaica. Sua associação com o signo de Áries e com o planeta Marte revelam suas energias poderosas para o bom combate.
■Características visuais
O que sabemos sobre as características visuais do Arcanjo Samuel parte das visões dos artistas sobre os textos sagrados. Isto porque as descrições nas escrituras são sucintas e não há a identificação por nome do anjo que comanda a expulsão de Adão e Eva do Paraíso.
Alguns estudiosos apontam esse anjo como Samuel (ou Camael), enquanto outros o identificam como Jofiel. De todo modo, a passagem bíblica menciona que ele empunhava uma espada flamejante.
Sua associação com a fúria do fogo fez com que ele fosse frequentemente representado com cabelos vermelhos e revoltos. Suas vestimentas são de guerra, mas há variações em que ele é retratado segurando um cálice.
■Principais atribuições
Vinculado à ordem dos Arcanjos, as atribuições do Arcanjo Samuel são variadas, mas estão sempre associadas aos postos de liderança.
Nesse sentido, esse ser celestial não apenas comandou as hordas angélicas no episódio da expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden, como também é, por vezes, identificado como um dos anjos que estiveram à frente da destruição de Sodoma e Gomorra.
Essas atuações exemplificam as características de Samuel, voltadas para as energias poderosas da destruição e da limpeza. É um arcanjo que preside sobre a força e a coragem, e é por isso que ele exerce influência reguladora sobre os arianos.
■Anjo Samuel e o signo de Áries
O Arcanjo Samuel é o protetor das pessoas nascidas sob o signo de Áries. O poder de Samuel, portanto, pode ser compreendido como influência positiva sobre o temperamento dos arianos. É que as energias emanadas por esse anjo tendem a controlar a agressividade e os impulsos, oferecendo reflexão e cautela.
Do mesmo modo, a presença de Samuel acentua a coragem e o senso de justiça, inspirando os arianos a perseguirem seus objetivos e sonhos de forma intensa e desbravadora. O fogo poderoso expelido por sua espada, portanto, tem uma dupla finalidade: expurgar o mal e acender nos espíritos arianos o amor essencial.
■Símbolos do Arcanjo Samuel
A partir das escrituras sagradas conhecidas como Pentateuco, onde se localizam as possíveis aparições desse anjo, reunimos os elementos simbólicos atribuídos a Samuel. No episódio da expulsão do Paraíso, ele é visto empunhando uma espada sagrada que expele fogo.
A imagem da espada flamejante, portanto, é um símbolo primordial do seu poder purificador. Porém, também é frequente que ele seja representado segurando um cálice, que simboliza a vida e o destino.
Em suma, os cálices significam o interior, o que está contido dentro da matéria. O Arcanjo Samuel também está ligado às simbologias do planeta Marte, com todas as suas conotações de combate, e à cor vermelha.
■Celebrações ao Anjo Samuel
Dentro da esfera de celebrações da Igreja Católica, não existe um culto específico devotado à veneração do Anjo Samuel. Porém, ele é venerado na Igreja Anglicana. Na tradição da Cabala, é celebrado na qualidade de guardião da sefirá Gueburah, a quinta parte, ou fruto, da Árvore da Vida, relacionada à força e a coragem.
Na linha esotérica da Umbanda, Samuel tem associação com Ogum, sendo considerado mediador de sua vibração de pacificação. Nesse sentido, ele é cultuado em variantes esotéricas do culto à Ogum. Quanto às celebrações não vinculadas a religiões específicas, esse anjo é invocado em orações potencializadas pela chama de velas vermelhas, preferencialmente nas terças-feiras.
■Fatos interessantes sobre o Anjo Samuel
Existem diversos fatos interessantes em torno do Arcanjo Samuel. A variação hebraica do seu nome, Khamuel, significa “fúria de Deus”. Porém, há variações que atestam que seu nome significa “aquele que busca por Deus”.
Alguns estudiosos dos textos hebraicos o localizam como sendo o anjo à direita do Senhor. No que diz respeito às categorias, ou coros angélicos cabalísticos, esse arcanjo exerce o posto de liderança do grupo das Potências.
Sendo um dos anjos mais antigos criados por Deus, acredita-se que Samuel supervisionou a criação dos animais e que estende a eles a sua proteção. Outra atribuição pouco comentada de Samuel é o encargo dos carmas sociais.
Conexão com o Arcanjo Samuel
Confira as formas mais eficazes para atingir uma conexão profunda com o Arcanjo Samuel, por meio do conhecimento de simpatia, oração e outras informações relevantes para a sua devoção.
■Devoção ao Anjo Samuel
A devoção ao Arcanjo Samuel encontra maiores adeptos na esfera de tradições específicas, como a cabalística, mas esse anjo também recebeu culto dentro da Igreja Anglicana, onde é celebrado com uma festa em 29 de setembro sob o título de Sanctus Chamuel.
As crenças esotéricas e o sincretismo religioso o associam a outros sistemas de conhecimento, a exemplo de seu papel como guardião do signo de Áries e do planeta Marte. Na Umbanda, existe uma associação do Arcanjo Samuel com as energias e vibrações de Ogum.
Portanto, a devoção a Samuel encontra, no mundo contemporâneo, espaços abrangentes, especialmente dentre aqueles que celebram os anjos cabalísticos.
■Como pedir ajuda ao Anjo Samuel?
Existem métodos e rituais apropriados para receber em máxima potência as emanações positivas do Arcanjo Samuel, assim como de todos os anjos. Um deles é a oração, que pode ser realizada preferencialmente nas terças-feiras, dia da semana mais propenso às vibrações do planeta Marte.
Sugere-se a utilização de uma vela da cor vermelha, a cor associada às energias marcianas e, consequentemente, arianas, fortemente presente na simbologia que envolve Samuel. Sendo uma cor quente, que abre os canais do amor e da força, a presença do vermelho auxilia na invocação da proteção desse anjo. Outra forma de invocar sua intercessão é por meio de simpatias.
■Simpatia ao Arcanjo Samuel
A fim de invocar a proteção do Arcanjo Samuel, reúna os seguintes itens: uma imagem representando um anjo (pode ser um pingente ou uma imagem impressa); um prato branco, pétalas de cravo ou rosa vermelha, uma vela vermelha e um incenso de sua preferência.
Posicione a vela no centro do prato, dispondo ao redor dela as pétalas. Quebre o incenso em migalhas e espalhe sobre o prato. Coloque o prato diante da imagem do anjo, acenda a vela e faça uma oração pedindo por seu amparo. Após a queima completa da vela, despeje o conteúdo do prato em água corrente. Essa simpatia deve ser feita nas terças-feiras.
■Oração ao Arcanjo Samuel
Arcanjo Samuel, meu zeloso guardião, proteja-me contra o mal e me inspire sempre a praticar o bem. Queima com a tua espada as energias negativas e ilumine com seu fogo os meus caminhos. Purifica a minha vida. Guia-me em direção ao equilíbrio interior, trazendo-me paz e razão para a resolução dos meus conflitos.
Que a sabedoria seja o norte da minha vida, e que o seu amor me dê disposição para a luta e visão para discernir o bem do mal. Arcanjo Samuel, afasta-me do ressentimento e do desejo de vingança. Que eu tenha empatia e humildade para com meus próximos. Amém.
Influências do Anjo Samuel
Iremos saber mais sobre as influências que o Arcanjo Samuel exerce em diversas tradições, entrando em contato com seu significado e associações religiosas. Confira!
■Anjo Samuel na Bíblia
Na Bíblia, o Arcanjo Samuel tem presença questionada por alguns estudiosos. Uns o identificam como o anjo responsável por expulsar Adão e Eva do Jardim do Éden após suas transgressões às leis divinas. Outros, no entanto, argumentam que o anjo em questão não é nomeado nessa passagem sagrada, mas somente descrito como o anjo que empunha uma espada de fogo.
De todo modo, existem correntes de estudos que atribuem a Samuel esse papel. De acordo com algumas pesquisas, ele teria também participado da destruição das cidades pecaminosas de Sodoma e Gomorra, assim como do episódio envolvendo Moisés e o recebimento da Torá.
■Anjo Samuel no Judaísmo
No Judaísmo, os anjos significam, literalmente, “mensageiros”. Deste modo, assume-se que o papel do Arcanjo Samuel na tradição ancestral hebraica é, antes de tudo, o de carregar e transmitir mensagens divinas à humanidade.
Em outras palavras, sua missão é também executar a vontade divina. O Talmude descreve os mensageiros, ou anjos, como seres de fogo, o que torna Samuel, com suas características ligadas a esse elemento, uma figura de destaque.
Seu nome, em hebraico, significa “aquele que vê Deus”, ou “que busca Deus”, e alguns estudiosos encontram na raiz de seu nome a palavra “calor”. É mencionado no apócrifo Livro de Enoque.
■Anjo Samuel na Cabalah
A tradição hebraica da Cabalah oferece um aprofundado olhar sobre os anjos. Segundo os cabalísticos, existem 72 anjos responsáveis por emanar as principais energias ou atributos divinos. Eles são, por essa ótica, seres celestiais que vibram qualidades de Deus diretamente para a humanidade. Na Cabalah, os anjos estão associados à árvore Sephirótica, ou Árvore da Vida.
Cada fruto dessa árvore simboliza uma qualidade divina e o Arcanjo Samuel é responsável pela quinta parte da árvore, conhecida como Gueburah, a manifestação da força, do poder e da coragem. Além disso, a Cabalah situa Samuel como o arcanjo que preside o grupo angélico das Potências.
■Anjo Samuel na Umbanda
Na Umbanda, os anjos são compreendidos como veículos que transmitem as vibrações ou energias, em associação com os orixás, sendo muitas vezes considerados enviados destes. Nessa perspectiva, o Arcanjo Samuel está relacionado com o poder de Ogum, orixá que exerce influência sobre o signo de Áries. Existem correntes que também associam Ogum ao Arcanjo Miguel.
Sendo Samuel um anjo da justiça, um líder combatente do bem contra o mal, a figura igualmente guerreira de Ogum oferece um espelhamento das características que têm em comum. Ambos têm a espada como símbolo, e Ogum também é associado, em sincretismo com a fé católica, com São Jorge.
■Anjo Samuel na Numerologia
Na Numerologia angélica, os números são compreendidos como chaves de acesso às energias puras e intensas dos anjos. Saber o número de um anjo é abrir os canais vibracionais para receber suas emanações. Dessa maneira, sempre que visualizamos um número atribuído a um anjo, seja na realidade ou na imaginação, estamos invocando aquela presença angélica.
O número associado ao Arcanjo Samuel é 777. O número 7 é o número do espírito e, triplicado, simboliza a energia da criação. Em outras palavras, é um número poderoso que é manifestação de presença divina, contendo uma mensagem de enfrentamento do mal e triunfo do amor.
O Arcanjo Samuel é o responsável pelo carma da humanidade!
O Arcanjo Samuel, em sua glória guerreira, protege contra o mal, mas também investe contra ele. Preparado para o combate contra as energias negativas, esse anjo é responsável pelo carma da humanidade, ou seja, é um ser celeste que cuida da justiça divina.
Ele se encarrega de cobrar as dívidas, mas também de oferecer as recompensas. Os arianos, seus protegidos, têm suas características de impulsividade e hostilidade amenizadas por Samuel, que visa o equilíbrio.
É importante lembrar que acumulamos o nosso carma por meio do livre arbítrio, isto é, podemos ser auxiliados pelos anjos, mas em última instância, devemos trabalhar pelo nosso próprio desenvolvimento e purificação.
Sempre gostei de escrever. Escrevo sobre filmes e sonhos, e aprecio viagens, história e cultura em geral.