Os milagres de Nossa Senhora: o aparecimento, a menina cega e mais!

Os milagres de Nossa Senhora: o aparecimento, a menina cega e mais!

Você conhece as histórias e os milagres de Nossa Senhora Aparecida? Confira aqui todos os detalhes da história da Padroeira do Brasil!


Quais são os milagres de Nossa Senhora?

Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Você conhece algum milagre de Nossa Senhora Aparecida? Desde que a sua imagem foi retirada das águas por pescadores, ela concede graças aos que fazem súplicas a ela. O seu primeiro milagre foi conceder uma pescaria farta aos moradores de Guaratinguetá em uma época, em que a pesca não era propícia.

A partir daí, os seus milagres foram repassados entre as pessoas e conquistando novos devotos a cada dia. A sua fama de conceder graças era tão conhecida que até os monarcas lhe faziam súplicas. A Princesa Isabel pedia a Nossa Senhora de Aparecida a possibilidade de engravidar.

Após conseguir, em forma de gratidão e devoção, deu à imagem da santa o manto azul com o bordado dourado e a coroa de ouro com diamantes e rubis, que fica na imagem até os dias de hoje. Leia este artigo e descubra mais detalhes sobre a história de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.

História de Nossa Senhora Aparecida

Imagem de Nossa Senhora Aparecida com fundo dourado.

Há muitos mistérios desde quando a imagem da santa foi retirada das águas do rio Paraíba do Sul, em 1717. Histórias de fartura em épocas de escassez, milagres envolvendo a Princesa Isabel e o início de uma devoção genuína que hoje arrasta milhões de fiéis para Basílica de Aparecida todos os anos. Conheça agora a história da Padroeira do Brasil e os seus principais mistérios.

O milagre no aparecimento de Nossa Senhora

Era o ano de 1717, quando o governante da capitania de São Paulo e conde de Assumar se dirigia a Vila Rica para alguns compromissos. Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, passaria pela cidadezinha de Guaratinguetá, o que deixou a população muito empolgada.

A felicidade foi tanta que os moradores decidiram realizar o banquete para a comitiva que ali passaria, fazendo com que os pescadores fossem ao rio em busca de peixes. A visitação ocorreu em outubro, época que não era propícia à pescaria, mas mesmo assim os três pescadores escolhidos foram até o rio naquele dia.

No barco estavam Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso que rezavam para a Virgem Maria, pedindo para que ela os protegesse durante o percurso e que possibilitasse a fartura de peixes. O local da pescaria era o Rio Paraíba do Sul, lá os pescadores passaram horas e horas jogando a sua rede em busca de peixes. Foram várias tentativas em vão.

Depois de tanto tempo e quase sem esperanças, João lançou sua rede e encontrou o corpo da imagem de Nossa Senhora. Trouxe-a para o barco e ao jogar a rede pela segunda vez, conseguiu encontrar a cabeça. Quando a imagem estava completa, os pescadores não conseguiram mais mover a imagem, ela ficou muito pesada.

As suas redes, que estavam jogadas ao rio, se encheram de peixes. O barco ficou tão pesado que os pescadores tiveram que retornar para a margem do Rio Paraíba para que a pequena embarcação não afundasse. Este acontecimento foi considerado como o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida.

Devoção a Nossa Senhora Aparecida

A devoção a Nossa Senhora Aparecida ocorreu de maneira orgânica entre os fiéis. Após o ocorrido no Rio Paraíba, o pescador Felipe Pedroso que compunha o trio de pescadores, deixou a imagem em sua casa e permitiu que as pessoas da cidade fossem visitá-la. Os fiéis rezavam o terço ajoelhados ao pé da santa, e as graças eram atendidas.

A fartura de peixes no Rio Paraíba foi se espalhando e cada dia mais pessoas se tornaram devotos de Nossa Senhora Aparecida. A fama por seus milagres foi conhecida por milhares de pessoas durante todos esses anos e faz com que os seus fiéis se dirijam até o santuário todos os anos em busca de agradecimento.

Primeira Capela

Por muitos anos após a sua aparição, a imagem de Nossa Senhora Aparecida ficou hospedada na casa dos pescadores que a encontraram. No ano de 1745 houve a construção de uma igreja no alto do morro do Coqueiro, onde seria a nova morada da Santa.

A Capela dos Coqueiros teve a sua primeira celebração no dia 26 de julho de 1975 e, a partir daí, a igreja católica reconheceu o culto de Nossa Senhora Aparecida.

Coroa e Manto de Nossa Senhora Aparecida

A sua coroa de ouro e o manto bordado foram um presente da princesa Isabel. A princesa tinha sérios problemas de fertilidade, resultando em alguns abortos espontâneos a durante sua vida. Mesmo com essas fatalidades, ela nunca perdeu a fé e orava fervorosamente por Nossa Senhora Aparecida. Após muitas tentativas, a princesa Isabel conseguiu ter 3 filhos: Pedro, Luiz Maria e Antônio

Foram realizadas duas visitas da princesa até o santuário onde a imagem se encontrava. A primeira foi no ano de 1868, quando ela ofertou à santa um manto azul que continham os 21 Estados brasileiros daquela época. Em sua segunda romaria, até o santuário em 1884, a princesa Isabel em agradecimento entregou a imagem da Santa a coroa de ouro cravejada de rubis e diamantes, que a santa carrega até os dias de hoje.

Missionários Redentoristas

Os Missionários Redentoristas são um grupo que fora idealizado pelo italiano Afonso de Ligório, em busca de evangelizar os pobres e os abandonados. Em 1984, chegaram ao Brasil, a pedido de Dom Joaquim Arcoverde, para cuidarem do Santuário de Aparecida e dar assistências aos romeiros que chegassem à região.

No início eles ficavam somente na região do santuário para atender os romeiros, com os anos eles começaram a viajar pelo país para procurarem os devotos de Nossa Senhora Aparecida, a fim de levar a boa nova e as graças da santa, tornando os fiéis que moravam longe mais próximos dela.

Coroação e favores

Por mais que tenha recebido sua coroa de presente em 1184 pelas mãos da Princesa Isabel, sua coroação de fato ocorreu anos depois. Em uma cerimônia solene no dia 08 de setembro de 1904, Nossa Senhora Aparecida foi coroada pela primeira vez por um representante do Papa que estava no Brasil.

Após esta cerimônia, o Papa concedeu alguns favores ao Santuário de Aparecida. A partir daquela data, o ofício a missa própria para Nossa Senhora Aparecida e indulgências aos romeiros que peregrinavam até o santuário.

A basílica e a cidade

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada na cidade de Guaratinguetá, em São Paulo. Por muitos anos ela ficou na casa de pescadores, até que foi para a primeira capela no Morro dos Coqueiros. Com o passar dos anos, foi criado o distrito de Aparecida, que só conseguiu a sua emancipação de Guaratinguetá no final da década de 20.

No dia 17 de dezembro de 1928, o presidente do Estado Júlio Prestes aprovou a lei que declarava Aparecida como um município.

Nossa Senhora Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida foi coroada em 1904 em uma cerimônia solene, porém o seu título de Rainha e Padroeira do Brasil veio anos depois. Durante um Congresso Mariano, Dom Sebastião Leme que na época era Cardeal Arcebispo, pediu à Santa Sé que Nossa Senhora recebesse a declaração de Padroeira do Brasil.

Em 1930 o Papa Pio XI, em sua passagem pelo Brasil, concedeu o título a Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Rainha e Padroeira do Brasil.

Rosa de Ouro

A Rosa de Ouro é um reconhecimento do Papa a um local de devoção. Os pontífices mandam este presente em sinal de devoção e amor aos locais que desenvolvem certa predileção. Portanto, ao visitarem vários Santuários pelo mundo, eles podem ofertar a aquele lugar uma rosa de ouro, que é confeccionada e abençoada no Vaticano. É utilizado a rosa pois ela é considerada a rainha das flores.

Nossa Senhora de Aparecida atualmente possui três rosas de ouro, ofertada pelos seguintes pontífices:

Papa Paulo VI - 1967;
Papa Bento XVI - 2007;
Papa Francisco - 2017.

Nova Basílica

A nova Basílica teve a sua construção iniciada em 11 de novembro de 1955. No entanto, a primeira missa havia ocorrido anos antes, em 1946 quando a pedra fundamental foi lançada em 10 de setembro de 1956.

O fim da construção aconteceu em 1959, porém a santa só foi transferida de Basílica em no 03 de outubro de 1982, a partir dali a Nossa Senhora de Aparecida passou a residir na Basílica Nova.

Uma devoção simples e popular

A devoção a Nossa Senhora Aparecida surgiu de maneira simples. Os pescadores que a tiraram das águas começaram a contar sobre o milagre dos peixes, atraindo os olhares dos vizinhos que moravam por ali. Desde então as histórias sobre os milagres foram passados de boca em boca, de geração em geração, trazendo cada vez mais devotos por todos esses anos.

Alguns santos atraíram os seus fiéis devido a aparições, como por exemplo Nossa Senhora de Fátima. Com a Padroeira do Brasil, esse amor e devoção nasceram das provas da Santa, em momentos de súplica e necessidade.

Os milagres de Nossa Senhora

Fitas de Nossa Senhora Aparecida.

Alguns milagres marcantes fazem parte da história da Nossa Senhora, desde aparecimento de peixes até a cura da cegueira. Conheça agora os seis milagres mais conhecidos de Nossa Senhora Aparecida!

Milagre das velas

Desde que foi retirada das águas em outubro de 1717, a Nossa Senhora começou a ter fiéis que oravam por ela todos os dias. Um dos pescadores que a tirou do rio manteve a imagem em sua casa por aproximadamente 5 anos antes de repassar para o seu filho. O herdeiro construiu um pequeno altar em sua própria casa para que ele e as pessoas do vilarejo pudessem fazer as suas orações.

Por volta de 1733, todos os sábados, os moradores da vizinhança rezavam o terço diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Em um sábado à tarde, as duas velas que compunham o altar se apagaram misteriosamente. Os fiéis presentes no local ficaram em estado de choque com a situação e, antes mesmo de conseguirem tentar reacender, uma brisa leve entrou no local e reacendeu as velas do altar.

Milagre da menina cega

Em 1874, em uma cidade do interior de São Paulo, chamada Jaboticabal, Dona Gertrudes morava com o seu marido e a sua filha de aproximadamente 9 anos que era deficiente visual. A menina conheceu a história de Nossa Senhora e quis conhecer onde a imagem estava guardada. Sem pensar duas vezes, a família fez de tudo o que estava ao alcance para proporcionar essa viagem à filha.

Foram aproximadamente 3 meses de viagem até chegarem ao local onde a imagem estava. Passaram muitas dificuldades durante o percurso, porém nunca perderam a fé. Andando pela estrada de terra, metros próximos a capela, a menina fixa o horizonte e grita para sua mãe: “Olha mamãe, a capela da Santa!” A partir deste momento a menina começou a enxergar.

Milagre das correntes

Após alguns anos da construção da capela em 1745, era mais comum e mais fácil para os fiéis visitarem o local para fazerem suas súplicas à Santa. Com Zacarias não foi diferente, ele era um escravo idoso que apanhava muito devido ao seu trabalho não render mais como antes.

Um dia, o senhor da fazenda amarrou os punhos de Zacarias e ele sabia que apanharia novamente, só que dessa vez ele tinha medo de não sobreviver. Naquele momento de desespero, Zacarias lembrou-se da Santa e pensou que por ela ser da mesma cor que ele, ela o ajudaria. Então, o escravo fugiu para a capela do Morro dos Coqueiros em busca da clemência de Nossa Senhora.

O feitor ao descobrir sua fuga, pegou o seu cavalo e correu atrás dele na intenção de maltratá-lo. Quando Zacarias passou pela porta da capela, suas correntes caíram no chão. Ao presenciar aquela cena, o feitor ficou em estado de choque. Quando retornaram para a fazenda, Zacarias fora libertado e pode ir embora sem nenhum arranhão do local.

Milagre do cavaleiro sem fé

Um cavaleiro nascido em Cuiabá vagava com o seu cavalo pelas estradas do Brasil. Ao passar pela região onde hoje é conhecida como Aparecida, viu uma multidão de fiéis próximos à capela onde a santa se encontrava. Ao ver aquela situação, começou a zombar das pessoas que estavam no local e não satisfeito, decidiu provar que aquilo tudo era uma balela entrando no local com o seu cavalo.

Quando o cavalo colocou a primeira pata dentro da capela, teve o seu casco grudado em uma pedra, fazendo com que este cavaleiro fosse ao chão. Este sinal foi o suficiente para ele compreender o poder da Santa que estava ali na frente dele. Desde aquele dia, o cavaleiro sem fé virou devoto de Nossa Senhora Aparecida.

Milagre do menino do rio

O pai e seu filho decidiram pescar, só que nesse dia escolhido a correnteza estava muito forte tornando a pesca perigosa. Eles entraram no pequeno barco e adentraram no rio. Como a água estava arredia, o barco acabou derrubando o seu filho na água.

O pescador sabia que se entrasse na água atrás de seu filho também seria carregado pela água, foi neste momento que ele pediu para Nossa Senhora Aparecida para que salvasse o seu filho.

Naquele mesmo instante, o rio ficou calmo e seu filho parou de ser carregado pela correnteza forte. Era como se algo o segurasse na superfície para que ele não se afogasse. O pescador conseguiu puxar o seu filho de volta à pequena embarcação e ambos voltaram em segurança para a sua casa.

Milagre do homem e da onça

Tiago Terra saiu cedo de casa naquele dia para caçar e, após um longo dia frustrante de tentativas em vão, Tiago retornara para sua casa sem nenhuma munição para se proteger dos perigos da floresta. No meio do caminho, ele se deparou com uma onça furiosa, e o local onde estava era impossível que ele corresse daquela fera para se salvar.

Em um ato de desespero, ele se jogou de joelhos no chão e pediu para que Nossa Senhora Aparecida o protegesse e o livrasse daquela situação. A onça se acalmou e voltou para dentro da floresta, sem machucar o pobre caçador.

Nossa Senhora Aparecida ainda faz milagres?

Mulher segurando imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Depois de ser retirada das águas do Rio Paraíba do Sul, Nossa Senhora Aparecida fez diversos milagres para aqueles que faziam sua súplica para ela. Muitos de seus milagres ficaram conhecidos, o que fez ela agregar vários fiéis durante todos esses anos.

Os milagres mais famosos são os que os fiéis costumam perpetuar, porém diversas graças são concedidas em silêncio, para quem realmente acredita. Por isso, todos os anos podemos ver em jornais as grandes romarias até o Santuário de Aparecida, onde os fiéis vão para agradecer a graça alcançada em suas vidas.

Existem vários relatos de doenças que foram curadas mesmo sem a crença dos médicos, libertações de angústias, prosperidade na vida, entre outros milagres. Assim, a Padroeira do Brasil continua proporcionando milagres na vida de seus fiéis!

Para ter uma graça atendida pela Nossa Senhora da Aparecida, é necessário ter muita fé, pedir com todo o coração e fazer orações pedindo que ela interceda ao seu favor.

Autor deste artigo

Jornalista que de tanto gostar de signos e sonhos, agora está escrevendo sobre eles. Gosto de livros de fantasia, conteúdo geek e tenho uma leve queda por Reality Show.

Palavras-chave relacionadas


religiões orações

Artigos relacionados


Oração da Virgem Maria: Ave-Maria, Maria Passa na Frente e outras!

Oração da Virgem Maria: Ave-Maria, Maria Passa na Frente e outras!

Virgem Maria, a mãe de Deus, tem um papel importantíssimo para a igreja católica. Leia o artigo e confira orações direcionadas à divindade e receba sua ajuda!


Oração para o trabalho dar certo: orações, salmos, simpatias e mais!

Oração para o trabalho dar certo: orações, salmos, simpatias e mais!

As orações para o trabalho dar certo ajudam a nos proteger e acabar com problemas no ambiente laboral. Confira preces, salmos e simpatias no artigo.


Oração para Exu caveira: trazer amor, afastar inimigos, pedido de ajuda e mais!

Oração para Exu caveira: trazer amor, afastar inimigos, pedido de ajuda e mais!

Você conhece Exu Caveira e como ele pode te ajudar a afastar inimigos? Veja nesse artigo orações para Exu Caveira, sua história, como pedir ajuda e mais!


Ervas de Iansã (Oyá) para banhos e rituais de Candomblé, Umbanda e mais!

Ervas de Iansã (Oyá) para banhos e rituais de Candomblé, Umbanda e mais!

Conheça as ervas de Iansã, úteis no seu dia a dia para atrair prosperidade e afastar más energias da sua casa.


Conheça agora todas as características dos filhos de Obaluaê!

Conheça agora todas as características dos filhos de Obaluaê!

Será que você é um dos filhos de Obaluaê? Conheça as características dos filhos do Orixá da cura e se surpreenda!


Últimos posts


Simpatia da xícara: como fazer, outras simpatias para os seios e mais!

Simpatia da xícara: como fazer, outras simpatias para os seios e mais!

A simpatia da xícara pode trazer efeitos imediatos? Clique para descobrir tudo sobre essa simpatia e como fazê-la!


Qual o significado da Runa Sowilo? Formato, características e mais!

Qual o significado da Runa Sowilo? Formato, características e mais!

Você conhece as Runas, e em especial a Runa Sowilo? Ela é extremamente positiva e simboliza o Sol. Clique e saiba tudo sobre a Runa Sowilo!


Simpatia com foto no travesseiro: para que serve, como fazer e mais!

Simpatia com foto no travesseiro: para que serve, como fazer e mais!

Você sabe para que serve a simpatia com foto no travesseiro? Com apenas dois objetos pode fazer muitas simpatias poderosas. Descubra tudo lendo esse artigo!


Oração da Virgem Maria: Ave-Maria, Maria Passa na Frente e outras!

Oração da Virgem Maria: Ave-Maria, Maria Passa na Frente e outras!

Virgem Maria, a mãe de Deus, tem um papel importantíssimo para a igreja católica. Leia o artigo e confira orações direcionadas à divindade e receba sua ajuda!


Mexerica: benefícios, vitaminas, como consumir e mais sobre a fruta!

Mexerica: benefícios, vitaminas, como consumir e mais sobre a fruta!

A mexerica é a segunda fruta cítrica mais cultivada no mundo, perdendo apenas para a laranja. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios para a saúde!