Quem é a santa Nossa Senhora de Lourdes?
Nossa Senhora de Lourdes é uma das muitas transformações da Virgem Maria, que tem um nome diferente para cada lugar que se tornou devoto. Nesse caso o nome é de uma cidade da França, Lourdes, que na época das primeiras aparições era apenas uma pequena vila.
Assim, segundo a crença católica, Nossa Senhora de Lourdes seria a própria mãe de Jesus que ganhou mais um nome e uma função específica, pois ficou conhecida como a santa das curas milagrosas, provavelmente por conta das muitas curas registradas pela igreja católica no local das aparições.
A cidade de Lourdes é um dos grandes centros de peregrinação do mundo na atualidade, atraindo fiéis de todas as partes do planeta. A história da santa tem milagres e até violência contra as garotas que a viram primeiro. Neste artigo você conhecerá todos os detalhes da história de Nossa Senhora de Lourdes.
Quem é Nossa Senhora de Lourdes
Nossa Senhora de Lourdes é uma das personificações da Virgem Santíssima que em 1858 apareceu em uma gruta para três crianças francesas. Logo abaixo você conhecerá a história da santa e de todos os acontecimentos posteriores à aparição, que transformou a pequena vila em um santuário mundial.
■História de Nossa Senhora de Lourdes
A história começou em 1958 em Lourdes, uma pequena vila no interior da França, quando três jovens camponesas que procuravam lenha viram pela primeira vez o que pensaram ser uma mulher em uma gruta. Na descrição das vestes e do modo como era vista, começaram as suspeitas e a posterior investigação.
Assim, após mais algumas aparições e a escavação de uma fonte com as próprias mãos por uma das meninas, seguindo orientação da Santa, onde aconteceram várias curas, a igreja reconheceu o fato e o aceitou como um milagre. A igreja iniciou a construção de uma igreja que se transformou em um dos três santuários mais visitados do mundo.
■A perseguição de Bernadete e das crianças
A camponesa Bernadette (canonizada pela Igreja Católica) e as outras duas jovens que anunciaram a aparição não tiveram uma vida fácil depois disso. No início foram censuradas e submetidas ao castigo físico por seus pais, que pensaram ser apenas uma criação da imaginação das crianças.
De fato, apesar da repetição da aparição por várias vezes somente as jovens conseguiam presenciar o fato. As crianças eram constantemente vítimas de agressão e zombarias que partiam dos moradores e visitantes decepcionados. Somente com os primeiros milagres a situação mudou.
■O posicionamento da Igreja
A igreja tem um posicionamento padrão para esses acontecimentos, que consiste em esperar o desenrolar dos fatos por algum tempo e havendo continuidade iniciar uma investigação. Nesse sentido, uma comissão composta de autoridades e estudiosos interrogaram as jovens camponesas e outras testemunhas.
O processo de investigação durou cerca de dois anos e uma declaração autorizando a adoração a Nossa Senhora de Lourdes foi feita quatro anos depois das aparições. O grande complexo existente hoje em Lourdes fala sobre o posicionamento da igreja após a confirmação dos milagres.
■Bernadete após as aparições de Nossa Senhora de Lourdes
A jovem Bernadette que era apenas uma adolescente que mal sabia ler e escrever, e morava em uma pequena vila no interior da França, viu sua vida mudar completamente. No início foi acusada de mentir e inventar fatos, sendo alvo de gozações e também de agressões.
Anos depois a moça Bernadette entrou para um convento de freiras onde foi acometida de uma doença que a fez sofrer até a morte com apenas 34 anos. Em dezembro de 1933 foi feita santa por decreto do Papa Pio XI.
■A mensagem de Nossa Senhora de Lourdes
Nossa Senhora de Lourdes é conhecida como protetora dos enfermos e desvalidos em geral, e afirmou em sua aparição para a jovem Bernadete que era a Imaculada Conceição. Esse título foi concedido à Virgem Maria pela igreja Católica anos antes das aparições.
Simbolicamente Nossa Senhora de Lourdes significa a Virgem Imaculada que desce do céu para socorrer os infelizes e pecadores. Ao mesmo tempo convida os pecadores para a remissão dos pecados, indo ao encontro de Deus seguindo o exemplo de seu filho Jesus.
O simbolismo da imagem de Nossa Senhora de Lourdes
A igreja católica é rica em simbologia e desde a sua fundação valoriza os objetos e mesmo os ossos de seus santos. Por isso, foram atribuídos poderes para esses objetos que passam a ser venerados. Veja em seguida alguns significados simbólicos para Nossa Senhora de Lourdes.
■A túnica branca de Nossa Senhora de Lourdes
Na falta do contato direto com os santos a igreja adota os objetos usados por eles como símbolos de devoção, por meio dos quais os fiéis podem fortalecer a sua fé. De acordo com as descrições feitas, em todas as aparições de Nossa Senhora de Lourdes ela usava uma túnica branca.
A cor branca tem o sentido de pureza, paz e inocência e esses significados são conhecidos e aceitos no mundo inteiro. Assim, ao surgir de branco a Virgem sugere que todos devem buscar essas virtudes para que possam alcançar a santidade. Será a posse dessas qualidades que irão abrir as portas do céu.
■O cinto azul de Nossa Senhora de Lourdes
O vestuário de Nossa Senhora de Lourdes durante as aparições era sempre o mesmo, e sua imagem oficial se baseia no relato da jovem Bernadete que descreveu um cinto na cor azul celeste. Com base nesses depoimentos a cúpula católica atribuiu uma simbologia também para o cinto.
Assim, o cinto passa a ter um sentido de religiosidade que se liga com o acesso dos devotos ao paraíso, bem como a obtenção da vida eterna no reino de Deus. Certamente que será preciso cumprir algumas exigências, principalmente no que toca ao comportamento e à fé.
■As mãos de Nossa Senhora de Lourdes
As mãos são consideradas receptoras e transmissoras de energia e a cura pela imposição das mãos é uma prática adotada em diversas religiões. A posição das mãos também pode indicar tanto respeito quanto louvor.
Desse modo, a igreja recomenda entender as mãos de Nossa Senhora de Lourdes, que estão unidas em sinal de oração, como a representação de sua constante atenção com os desvalidos deste mundo de dor. É um pedido em forma de oração para que o Pai Eterno tenha misericórdia por toda a desumana humanidade.
■O terço no braço de Nossa Senhora de Lourdes
Em todos os relatos a imagem de Nossa Senhora de Lourdes carregava um terço, que é um objeto onde se conta o progresso de uma determinada oração. O terço é um dos mais conhecidos símbolos da religiosidade cristã, sendo também utilizado ornamento ou acessório nas vestimentas dos religiosos.
Assim, ao mostrar o terço em suas aparições a Virgem Imaculada destaca a importância das orações no processo de intervenção divina. Segundo a história dos fatos, Nossa Senhora de Lourdes sempre falava para que fossem rezados terços em favor da humanidade.
■O véu de Nossa Senhora de Lourdes
Entre os muitos acessórios das vestimentas religiosas o véu também se destaca, uma vez que está sobre a cabeça e é um dos primeiros a ser percebido. O véu tem um sentido de castidade e compromisso com a fé.
Quando na cor branca o véu se torna símbolo de pureza e paz, e a posição sobre a cabeça visa passar a ideia de que esses sentimentos penetrem na mente e na alma dos que o usam, bem como dos que o vêem. Significa a purificação da mente que precisa direcionar para o que é elevado e santo.
■As duas rosas sobre os pés de Nossa Senhora de Lourdes
Segundo o relato de Santa Bernadete e suas companheiras que foram as únicas que viram a personificação da Virgem Maria, havia uma rosa de cor dourada sobre cada um dos pés de Nossa Senhora de Lourdes. Como o simbolismo é um forte na tradição católica, era preciso interpretar o sentido dessas rosas.
Assim, segundo a igreja católica, a rosa é uma representação da promessa divina de enviar o Messias, que viria para salvar o mundo. As rosas ao serem colocadas nos pés passam a significar a importância de seguir os passos de Jesus, que a igreja indica como o caminho da salvação.
■Doze raios saindo da cabeça de nossa Senhora
Os doze raios que se projetam da cabeça da imagem de Nossa Senhora de Lourdes não foram vistos durante as aparições que originaram o culto à Santa. Assim, os raios luminosos foram acrescentados posteriormente para enfatizar um ensinamento que a igreja queria passar aos fiéis.
Nesse sentido, os doze raios da figura oficial significam uma confirmação da aparição da Virgem na condição de perpetuar a tradição católica, que se baseia também nos ensinamentos dos doze apóstolos de Cristo. Assim, criou-se mais um laço de união entre três importantes elementos da tradição católica: Jesus, os apóstolos e a Virgem Santa.
■A frase sobre a cabeça de nossa Senhora de Lourdes
Durante as manifestações físicas da Virgem às três crianças ela teria afirmado ser a Imaculada Conceição, respondendo a uma pergunta da jovem Elizabete. Essa afirmação foi uma das principais provas da veracidade das aparições, uma vez que as garotas não tinham conhecimento desse título dado à Virgem pelo Papa Pio IX quatro anos antes.
Logo, a frase: "Eu sou a Imaculada Conceição" escrita em francês, também foi adicionada ao conjunto de símbolos, que juntos traduzem toda a importância e os significados desses fatos para a história do catolicismo.
A devoção a Nossa Senhora de Lourdes
A Virgem Maria é adorada em todo o mundo e em vários idiomas, além de ter muitos nomes, tanto em função dos lugares em que foi vista quanto para representar alguma ação, como Maria da Glória ou Maria do Perpétuo Socorro, por exemplo. Acompanhe mais um pouco da história da Virgem com o nome de Nossa Senhora de Lourdes.
■Imaculada Conceição
Em uma tradução simples a expressão imaculada significa sem mancha, e conceição vem de concepção, tendo como resultado Imaculada Conceição, senão o maior, um dos maiores dogmas da tradição católica. A Imaculada Conceição é ponto de fé inquestionável para os fiéis do cristianismo, pois é o que garante a natureza pura de Jesus.
O título foi instituído pelo Papa Pio IX e naturalmente se estendia para todas as manifestações da Virgem Maria no mundo. Celebrar o dia da Imaculada Conceição é celebrar o dia de todas elas ao mesmo tempo. Por isso, todos os fiéis da Virgem se reúnem, sejam de Lourdes, de Fátima ou de Aparecida.
■A devoção e as curas milagrosas
Toda a estrutura da igreja só se sustenta por causa da devoção. E o surgimento da devoção coincide com a realização de um milagre. Além disso, com a devoção também caminha a fé, que se junta ao milagre para produzir curas milagrosas. Aliás, ajudar com curas e revelações é mesmo para ser tarefa dos enviados de Deus.
Por isso, o trabalho de cura é um dos primeiros passos no processo de comunicação entre os fiéis e os santos. Milhões de pessoas expressam a sua devoção por Nossa Senhora de Lourdes em missas e outros eventos espalhados pelo mundo todo. As curas milagrosas vão se juntando e fortalecendo a devoção.
■Milagres de Nossa Senhora de Lourdes
A realização de milagres é um requisito necessário para a beatificação de um candidato a santo, e a aparição já é um milagre que pode produzir a comunicação pessoal, outro milagre. Além disso, aconteceu a abertura da fonte na gruta, e os fatos se manifestaram por cerca de cinco meses.
Por outro lado, se desenvolvia os acontecimentos de casos de curas excepcionais que foram estudados e formalizados por uma comissão. Aliás, essa comissão é permanente, uma vez que os milagres atribuídos a Santa continuam a ocorrer desde então.
■O dia de Nossa Senhora de Lourdes
A data oficial é 11 de fevereiro de 1858, quando ocorreu o primeiro milagre de manifestação na gruta. O evento é de grande proporção e movimenta o enorme complexo religioso, cultural e turístico da cidade de Lourdes. Por outro lado, os milhões de dioceses e paróquias ao redor do mundo podem comemorar em dias diferentes.
A divisão permite que se comemore o dia Virgem em várias interpretações da mesma, uma vez que todas são apenas uma. De qualquer maneira, a devoção aos santos é assunto de fé que para crescer precisa ser alimentado e praticado.
■Oração de Nossa Senhora de Lourdes
“Ó Virgem Puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadete, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala, e nós falamos com Ele. Ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma, que nos ajudam a conservar-nos sempre unidos em Deus. Nossa Senhora da gruta, dai-me a graça que vos peço e tanto preciso, (pedir a graça). Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós.”
Qual é a principal área de atuação de Nossa Senhora de Lourdes?
A manifestação da Virgem Maria em Lourdes alcançou uma vila pobre com muitos analfabetos. É uma forma de passar esperança e fé aos esquecidos da sociedade, doentes, e também aos pecadores desejosos de perdão e da misericórdia divina. Estes grupos juntos formam o principal foco de atuação de Nossa Senhora de Lourdes.
Entretanto, não se pode esquecer que Nossa Senhora de Lourdes é a mesma Virgem Maria que aparece com muitos outros nomes, fato que ganhou o nome de invocações marianas, instituído pela cúpula católica. Assim, a área de atuação se estende para todos os que têm devoção à Virgem Maria.
Por fim, os santos de um modo geral atendem o mesmo grupo de pessoas, e a devoção para um ou outro se relaciona muito com questões geográficas, sendo um santo mais popular no local de seu nascimento ou morte. E caso você seja devoto de Nossa Senhora de Lourdes, já não é mais totalmente leigo sobre a sua história.
Escritor, cordelista, redator freelancer. Meu trabalho é escrever, mas meu passatempo é ler. Leio principalmente sobre temas ligados ao transcendental. Ufologia, espiritualidade, filosofia, misticismo, astronomia. Apesar de 24 horas acabar logo, às vezes consigo jogar uma partida de xadrez, ou assistir um bom filme.