Quem é a santa Nossa Senhora de Guadalupe?
A santa de Nossa Senhora de Guadalupe tem a sua origem no México. Servindo como representação da mãe de Jesus Cristo, Maria. Ela teve a sua primeira aparição em 1531 através das orações de um índio asteca conhecido como Juan Diego, onde clamava pela salvação do seu tio que estava enfermo.
Juan Diego provou a aparição da Santa para o Bispo de sua cidade, a partir da revelação da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe em seu poncho. Que após 500 anos ainda se mantém preservado no Santuário do México, construído a pedido da Santa. Hoje ela mobiliza milhões de fiéis, que vão orar em nome da Virgem Guadalupe.
Conheça mais sobre a história fascinante da Santa Nossa Senhora de Guadalupe e descubra como ela conseguiu converter milhões de astecas que viviam no México naquela época. Surpreenda-se com os seus milagres na leitura abaixo.
História de Nossa Senhora de Guadalupe
O nome Guadalupe tem sua origem na língua asteca e significa: perfeitíssima virgem que esmaga a deusa de pedra. Antes disso, para os Astecas era comum adoravam a deusa Quetzalcoltl e para ela eram oferecidos sacrifícios humanos.
Foi para o índio asteca Juan Diego que a santa Nossa Senhora de Guadalupe fez a sua primeira aparição. Encerrando, então, a adoração pela deusa de pedra logo após a aparição de Nossa Senhora de Guadalupe. Entenda mais sobre a história da Santa que mudou a vida dos 8 milhões de Astecas no México e que irá mudar a sua também.
■A aparição de Nossa Senhora de Guadalupe
O índio Juan Diego estava no campo, naquele período ele sofria devido a uma grave enfermidade que o seu tio estava passando. Por amor pelo tio, ele rezava em busca de um milagre para salvá-lo. Foi aí que ele teve a visão de uma mulher com um manto reluzente.
Ela o chamou e clamando pelo seu nome pronunciou em língua asteca: "Não permita que a dor que sentes perturbe a sua fé Juan. Eu estou aqui e você não deve temer nenhuma moléstia ou angústia que te aflige. Você está sob minha proteção". Ela então solicitou a ele que revelasse essa mensagem para o Bispo local.
A Nossa Senhora de Guadalupe acabaria então com a serpente de pedra e todo o povo do México se encontraria liberto do holocausto que os atingiam caso se convertessem a Jesus Cristo. Diante disso, foi construída uma igreja no local das aparições da santa Guadalupe.
■O Milagre de Nossa Senhora de Guadalupe
Descrente das palavras do índio, o Bispo ordenou que ele pedisse a Nossa Senhora uma prova para comprovar a veracidade da sua história. Nesse momento Juan Diego retornou ao campo, foi quando Nossa Senhora de Guadalupe apareceu novamente para ele. Contando sobre a desconfiança do Bispo e descrente do pedido da Maria.
Foi então que Maria sorrindo solicitou a Juan Diego que em pleno inverno subisse ao monte e coletasse flores. A neve recobria os campos e não havia flores naquela região do México no inverno. Juan Diego sabia disso e mesmo assim a obedeceu.
Ao chegar no alto do monte em meio a toda aquela neve, ele encontrou flores cheias de beleza. Logo, ele as apanhou e encheu o seu poncho e foi levá-las ao Bispo. Realizando assim o seu primeiro milagre.
■O Segundo Milagre de Nossa Senhora de Guadalupe
Apesar de Juan Diego ter trazido o seu poncho cheio de flores em um inverno para o Bispo. Para o espanto de todos que presenciaram a cena, o Bispo ainda não havia acreditado. Entretanto, ao verem o poncho de Juan perceberam que havia uma imagem estampada. Essa imagem era Nossa Senhora de Guadalupe.
A partir desse momento tudo mudou. O Bispo logo ficou comovido com essa manifestação e ordenou a construção da igreja no local que havia sido indicado pela Santa. Quanto ao poncho com a imagem de Nossa Senhora, ele permaneceu no santuário para ser venerado pelos seus seguidores católicos que passassem por ali.
Guadalupe se tornou o grande Santuário do México. A devoção pela Nossa Senhora de Guadalupe se estende hoje por toda a América Latina. Em 1979, o Papa João Paulo II consagra a Santa como Padroeira da América Latina.
■O poncho do índio Juan Diego
Um poncho tradicional tem como validade até 20 anos, mais do que isso ele começa a se desfazer e perde toda a sua fibra. Já o poncho do milagre ao qual pertencia a Juan Diego possui hoje mais de 500 anos e o seu brilho persiste até hoje.
Foi constatado ainda que a imagem de Nossa Senhora não é uma pintura. O material que é feito o poncho, fibra do ayate (cacto), se degradaria facilmente com as tintas da época. Além disso, não existem marcas de pincel ou qualquer tipo de traço do esboço que tenha desenhado a imagem.
Um detalhe muito importante está na íris da Nossa Senhora de Guadalupe. Foram feitos processamentos digitais da imagem e ao ampliarem a íris da santa são percebidas 13 figuras. São as pessoas que presenciaram o segundo milagre da Santa.
O simbolismo da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe
O aparecimento milagroso da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe no poncho de um índio em 1531 abalou a todos no México. Ainda hoje, se você fizer uma visita ao Santuário do México você se surpreenderá com o estado de conservação daquele objeto. Que mesmo após 500 anos se manteve intacto.
Em torno da imagem da santa existem muitos elementos a serem percebidos. Compreenda melhor sobre o simbolismo da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe e surpreenda-se com o que eles nos revelam.
■A túnica de Nossa Senhora de Guadalupe
O simbolismo por trás da túnica de Nossa Senhora de Guadalupe representa que a Virgem Maria se vestiu com a mesma túnica utilizada pelas mulheres astecas. O que significa que Maria é também mãe dos astecas e de todos os indígenas da América Latina.
É a partir dessa manifestação milagrosa de Nossa Senhora de Guadalupe que ela se aproxima dele e se mostra como semelhante a eles. A partir dessa demonstração de fé os livra da serpente de pedra Quetzalcoaltl e da obrigação dos sacrifícios humanos.
■As flores na túnica de Nossa Senhora de Guadalupe
Cada flor colhida por Juan Diego no monte é diferente. Na túnica de Nossa Senhora também está desenhado diversos tipos de flores, cada uma delas pertence a diferentes regiões. O que leva a entender que Maria é mãe de todos e que a sua mensagem deve ser recebida com fé no Mundo inteiro.
■O laço de Nossa Senhora de Guadalupe
Há também um laço que está localizado acima da cintura de Nossa Senhora de Guadalupe. Esse era um sinal que as mulheres indígenas utilizavam demonstrando a gravidez. O que indica que simbolicamente a Virgem Maria estava grávida do menino Jesus. E que ele traria a salvação para o povo asteca.
■A flor de quatro pétalas
Um pouco abaixo do laço, no ventre da Virgem de Guadalupe existe uma flor de quatro pétalas. Apesar de existir diversos tipos de flores no poncho, esta em específico se destaca. Essa flor possui um significado para os astecas que é "O lugar onde Deus habita". Confirmando a presença de um ser divino em seu ventre.
■O sol atrás de Nossa Senhora de Guadalupe
Por trás da Nossa Senhora de Guadalupe aparecem muitos raios de sol, preenchendo toda a imagem à sua volta. O sol para muitas culturas representa uma divindade poderosa e ofuscante. Não é diferente para os astecas, sendo essa estrela símbolo da maior divindade para eles.
O sol por trás de Nossa Senhora grávida demonstra que ela irá receber o seu filho. Ele nascerá de Deus e será responsável por libertar e iluminar os caminhos do povo americano.
■A cruz no colarinho de Nossa Senhora de Guadalupe
O símbolo da cruz no colarinho de Nossa Senhora de Guadalupe define para os povos americanos que o ser divino em seu ventre é Jesus Cristo. Ele foi morto numa cruz, mas em breve retornará para salvar a todos no apocalipse.
■Os cabelos da Virgem de Guadalupe
Os cabelos soltos sob o véu tem um simbolismo muito presente na cultura asteca. Este adorno era usado pelas mulheres astecas que ainda eram virgens. Comprovando que a Nossa Senhora de Guadalupe era virgem, ideia essa que era consonante com a conhecida doutrina católica.
■A lua negra debaixo dos pés de Nossa Senhora de Guadalupe
A lua negra debaixo dos pés de Nossa Senhora representa que a figura da Virgem Maria está por cima de todo o mal. Graças ao poder de Deus e de seu filho eles estariam sob a sua proteção. Para os Astecas a lua negra simboliza a força do mal, e foi após essa revelação que eles confiaram na Igreja e buscavam se converter ao Catolicismo.
■O anjo debaixo da Virgem de Guadalupe
O anjo demonstra para o Bispo que eles estavam no caminho correto ao conquistar o México e espalhar o catolicismo por todo o solo americano. Para eles, esse retrato se associa diretamente com a Virgem Maria e com a religião cristã europeia.
■O manto de Nossa Senhora de Guadalupe
A cor azul do manto de Nossa Senhora de Guadalupe representa o céu e as estrelas. A posição dos astros em seu manto é o mesmo que eles presenciam no céu daquela região onde ocorreu a aparição. Além de marcar o solstício de inverno.
Os astecas admiravam as estrelas e sabiam tudo sobre o céu da região. Para eles o céu era sagrado e ao ver a representação exata do céu no manto de Guadalupe, foi quando eles compreenderam que o que estava acontecendo ali era um milagre. Aquela mulher que vinha do céu era a Virgem de Guadalupe, mãe protetora de todos os povos e que traria a libertação do seu povo.
■Os olhos da Virgem de Guadalupe
Um especialista da IBM conhecido por José Aste Tonsmann fez o processamento digital da imagem da Virgem de Guadalupe. Através dessa leitura foi feita uma grande descoberta sobre o manto. Tonsmann ampliou os olhos de Nossa Senhora de Guadalupe cerca de 3 mil vezes e encontrou ali 13 figuras.
Essas 13 figuras retratam o momento em que ocorreu o segundo milagre. Quando Juan Diego entrega as flores para o Bispo e a figura de Guadalupe é revelada em seu poncho. Esse detalhe impressiona a todos os fiéis que presenciam a figura de Nossa Senhora de Guadalupe.
■As mãos de Nossa Senhora de Guadalupe
A mão de Nossa Senhora de Guadalupe possui duas cores. A mão esquerda é mais escura e ele representa os povos aborígenes, os nativos das Américas. Enquanto a mão direita é mais clara e representa os homens brancos vindos da Europa. Essa é uma mensagem clara para o povo americano.
As duas mãos juntas estão em sinal de oração e elas simbolizam que os homens brancos e os índios devem unir-se para rezar. Pois, só assim eles alcançarão a paz. Esta é a maravilhosa mensagem de Guadalupe para todos que presenciam a sua figura. Uma mensagem divina, de amor e de paz.
A devoção a Nossa Senhora de Guadalupe
Desde sua aparição a devoção a Nossa Senhora de Guadalupe tem crescido. Alcançando a todos os povos na América Latina. Mobilizando milhares de católicos todos os anos até o Santuário do México.
Presenciar o poncho ao qual pertenceu a Juan Diego há 500 anos é sinônimo da glória divina que emociona a todos. Saiba mais sobre os milagres de Nossa Senhora de Guadalupe, o seu dia e sobre a sua oração.
■Milagres de Nossa Senhora de Guadalupe
Desde a primeira aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, grandes milagres aconteceram dentro desses quinhentos anos de sua existência. Desde então, o povo mexicano teve a sua esperança renovada e o catolicismo permaneceu em suas terras.
■O dia de Nossa Senhora de Guadalupe
No ano de 1531 aconteceram as manifestações de Maria no México, acontecendo pela última vez no dia 12 de dezembro. Quando o próprio Juan Diego levou o poncho até o Bispo e a figura de Nossa Senhora de Guadalupe surgiu nele.
Desde então o culto guadalupano acontece todos os anos no mesmo dia e mês, mobilizando milhões de fiéis em torno do Santuário do México. Tendo se tornado uma das crenças que mais se apegaram ao México e que hoje é parte de sua identidade.
■Oração de Nossa Senhora de Guadalupe
Na oração para Nossa Senhora de Guadalupe se clama pelo verdadeiro Deus Cristão, como pedido de proteção e cura dos enfermos. Assim como solicitado por Juan Diego em oração por seu tio que estava doente e foi milagrosamente curado pela Santa Maria. Entenda o poder da fé e aprenda sobre a oração de Guadalupe para se aproximar do divino abaixo:
"Perfeita, sempre Virgem Santa Maria, Mãe do verdadeiro Deus, por quem se vive. Mãe das Américas! Tu que na verdade és nossa mãe compassiva, te buscamos e te clamamos. Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas. Cura nossas penas, nossas misérias e dores.
Tu que és nossa doce e amorosa Mãe, acolhe-nos no aconchego de teu manto, no carinho de teus braços. Que nada nos aflija nem perturbe nosso coração. Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado filho, para que Nele e com Ele encontremos nossa salvação e a salvação do mundo. A Santíssima Virgem Maria de Guadalupe, faz-nos mensageiros teus, mensageiros da vontade e da palavra de Deus. Amém."
Nossa Senhora de Guadalupe é a padroeira da América Latina?
É no dia 12 de dezembro que a Igreja celebra a festa da santa Nossa Senhora de Guadalupe. Definida pelos católicos como a padroeira dos latino-americanos. Protetora dos enfermos e de todos os pobres. A sua história revela poderosos milagres ao qual um deles existe até hoje.
O poncho de Juan Diego é feito por fibra de cacto e com um prazo de validade de 20 anos, mas até o momento se mantém intacto no Santuário de México. Ela agora possui mais de 500 anos de existência. Essa peça está exposta para os milhões de fiéis que vão até o altar orar pela Nossa Senhora.
Os seus milagres persistem no consciente coletivo e movimentam a fé de todos os católicos da América Latina. Pois, foi a partir de sua aparição que a Igreja criou um laço de confiança com os povos indígenas e ajudou na permanência do Catolicismo até os dias de hoje.
Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.