Saiba quais são as Quizilas de Oxum!
As quizilas ou ewó são regras de conduta do candomblé e determinam algumas atitudes de quem segue essa religião. Algumas delas são universais, ou seja, comuns a todos os orixás. Contudo, outras dependem do orixá de cabeça e até mesmo do estágio em que o filho desse orixá está na religião.
Oxum é a senhora das águas doces, orixá da riqueza, amor e fertilidade. Assim como os outros orixás, ela possui suas próprias quizilas que devem ser seguidas pelos seus filhos. Essas regras estão altamente relacionadas com a história dessa poderosa orixá e evidenciam atitudes e alimentos que Oxum rejeita. Para entender melhor o que são quizilas, quais os ewós de Oxum e como segui-los, continue a leitura!
Entendendo mais sobre a Quizila ou Ewó
Ewó significa, em iorubá, tabus. Assim, são as regras e mandamentos da religião iorubá e do candomblé. Essas regras devem ser seguidas pelos filhos dos orixás, principalmente durante a feitura de santo e nas iniciações.
Assim, as quizilas são determinadas pelo seu orixá de cabeça. Elas determinarão a boa conduta dos seus filhos para alcançarem o seu objetivo na vida material. Nessa seção você vai entender como funcionam as quizilas, o que são quizilas universais e comportamentais e como desfazer uma quizila. Leia e entenda!
■O que é Quizila?
Quizila ou Ewó são regras de conduta aplicadas na religião do candomblé e do iorubá, onde são normalmente exigidos pelos orixás para a feitura do santo ou quando é feito uma iniciação em Orumilá. Essas regras determinam o que um elegum (iniciado no candomblé) pode ou não pode fazer ou comer durante um curto ou longo período da sua vida.
A iniciação em Ifá é feita para o iniciado não cometer os mesmo erros que o levaram à morte em sua vida passada, por isso essas regras de conduta são tão importantes para os iniciados. Nessa prática são feitas interdições que são proclamadas pelo ialorixá ou babalorixá, que são feitas após os rituais de panã e urupim, além de uma leitura do merindilogum.
A transgressão do Ewó é tida como uma falta grave por toda a comunidade religiosa por ser considerada uma afronta aos orixás. Esse comportamento é passível de punição que pode variar desde da exigência de uma oferenda como uma comida ritual, ou um animal de quatro patas, que funciona como um pedido de desculpas.
■Como funciona a Quizila dos Orixás?
Todos os Orixás possuem em suas oferendas os alimentos que são de sua predileção, ou que fazem parte de sua constituição. Por isso, para aqueles que são filhos de orixás existe a relação entre esses tabus alimentares e as proibições impostas pelos mitos africanos. Portanto, é compreensível que seja feita a proibição de comer o material que formam o orixá que o representa.
■Como desfazer uma Quizila?
Para desfazer uma Quizila é necessário que você tenha em mão uma toalha, roupas e uma touca, todas de cor branca. Após a separação desses itens você deve tomar um banho de canjica a noite e ir dormir com as vestimentas e a touca, para que ela funcione é importante que você não tente se limpar.
No dia seguinte você deve tomar um banho, lavando primeiro a cabeça e depois de retirar toda canjica que ficou em seu corpo do banho da noite anterior você terá desfeito a Quizila.
■Quizilas no candomblé e na umbanda
Quando menciona-se o termo "Quizila do Orixá" normalmente se refere a um alimento que possua uma energia negativa ou incompatível ao Orixá que você representa. Essa incompatibilidade é determinada pelo seu Orixá e se você cometer algum erro nesse processo é tido como uma falta grave para o filho do Orixá.
Devido a sua origem no Candomblé, o termo Quizila não costuma ser usado com frequência pela Umbanda. Entretanto, muitos terreiros seguem essas Quizilas de seus pais por sinal de respeito aos Orixás de sua coroa e para evitar qualquer desequilíbrio com os seus Orixás.
A Quizila serve como uma regra de conduta, mas se você deixar de cumprir uma delas não significa que você será expulso ou morrerá. A importância das regras de condutas existe como forma de respeito aos Orixás, caso alguma regra seja violada é preciso lidar com as consequências. Por isso é preciso fazer alguma oferenda como pedido de desculpas.
■Quizilas universais
Segue uma lista com as principais quizilas que devem ser evitadas pelos Orixás no Candomblé. Lembrando-se que não é obrigatório que você siga essa lista. O ideal é seguir as recomendações do seu pai ou mãe de santo.
- Evite comer carnes nas segundas e sextas-feiras.
- Usar roupas brancas nas segundas e sextas-feiras.
- Não passe embaixo de escadas.
- Não coma abóbora.
- Não use roupas pretas ou vermelhas.
- Evite cemitérios.
- Não coma as pontas como os pés, as cabeças e asas de aves.
- Não faça juramentos em nome do santo.
- Não deseje o mal das outras pessoas.
- Evite passar por lugares que você fique com fogo nas costas.
- Não pague, nem receba dinheiro quando estiver em jejum.
- Evite comer frutas como cajá, fruta-do-conde, jaca ou sapoti.
- Filho de Oxóssi não come milho vermelho, nem milho verde.
- Não coma carne de pombo ou galinha D’angola.
- Não tenha penas de pavão em casa.
- Não varra a sua casa à noite.
- Não pregue botão em roupa no corpo.
- Não comer a comida queimada do fundo das panelas.
- Não comer bertalha, ou folhas do jambo.
- Não comer pepino.
■Quizilas comportamentais
Além das Quizilas que se referem às restrições alimentares, existem também as Quizilas comportamentais que indicam as regras de comportamento que precisam ser seguidas no seu dia a dia. Por isso, é muito importante ficar atento a regras como:
- Receber qualquer objeto ou alimento com as duas mãos;
- Alimentar-se sempre com a cabeça descoberta;
- Não passe por baixo de arames;
- Não saia nas ruas ou da casa de candomblé nos horários de meio-dia, meia-noite ou às 18 horas.
Quizilas de Oxum
Oxum é a senhora das águas doces, beleza, amor, fertilidade e prosperidade. Filha de Iemanjá e Oxalá, no sincretismo religioso é adorada com as diversas “Nossa Senhoras”. Assim como os outros orixás, Oxum possui regras de conduta para seus filhos.
As quizilas de Oxum estão fortemente relacionadas pelas características do Orixá, como evitar comer peixes de água doce, camarão vermelho ou pombo, por exemplo. Para compreender melhor o significado de cada restrição continua a leitura.
■Tangerina
Nem todas as quizilas possuem significados claros, mas advém de histórias vividas pelo orixá e suas qualidades. A tangerina, por exemplo, é uma fruta que deve ser evitada pelos filhos de Oxum. Contudo, não se sabe exatamente o porquê dessa proibição.
Alguns relatam que a fruta é símbolo de Iansã, a primeira esposa de Xangô, que foi marido de Oxum. E, talvez, por isso, Oxum não goste da fruta em questão.
■Carcaça de galinha
O consumo de carcaças de animais, de modo geral, é um interdito de vários orixás. Isso ocorre porque a intenção do orixá ao dar os tabus ao seu filho é afastá-lo de energias negativas, como as decorrentes de carcaças de animais, cemitérios e determinadas cores. Assim, caso você seja filho de Oxum e esteja sendo iniciado, é aconselhado que evite carcaças de animais, principalmente de galinha.
■Camarão vermelho
O camarão é um dos ingredientes principais do Omolucum, oferenda feita para Oxum nas obrigações e que evidencia o seu poder de fertilidade. Porém, apesar de ser uma comida-ritual para Oxum, um dos tabus diz que não se deve comer alimentos que fazem parte de oferendas do seu orixá de cabeça.
Assim, os filhos de Oxum não devem comer camarão ou outros ingredientes do Omolucum, com exceção do momento da oferenda, em que o filho de santo deve comer junto, para que Oxum não se ofenda.
■Cavalinha
O chá de cavalinha é frequentemente utilizado para emagrecimento, por gerar efeitos tido como negativos ao corpo. Contrapondo a ideia de nutrição e saúde tidos como fundamentais para Oxum, o que se reflete na proibição dessa erva.
■Feijão
Assim como o camarão, o feijão é utilizado como oferenda conhecida como Omolucum e oferecida diretamente para Oxum. Esse alimento não é totalmente restrito para os filhos de Oxum, podendo ser consumido apenas nos rituais feitos para a Orixá.
■Tapioca
Seguindo o mesmo princípio de que se torna um Ewó os alimentos que são servidos unicamente em oferendas para Oxum. A Tapioca também não deve ser ingerida fora dos ritos feitos para Oxum.
■Galinha
A galinha simboliza proteção para os seus pintinhos, além de ser a senhora da fertilidade. Podendo ser associado a característica de Oxum de protetora das grávidas. Por esse motivo, não é permitido se alimentar de galinhas.
■Pombo
Há uma história em que Oxum se transformou em pombo para se salvar do cárcere que Xangô a havia deixado. Assim, para os filhos de Oxum é proibido comer carne de pombo.
■Abacaxi
O abacaxi é uma fruta abominável por Oxum devido a relação que essa fruta tem com a Orixá Obá. Elas rivalizam entre si por ciúmes a Xangô que é casado com as duas.
As Quizilas são regras de conduta do candomblé e da religião iorubá!
As quizilas, ou ewó, são as regras e interditos do candomblé e da religião iorubá. Ou seja, são as proibições alimentares, comportamentais e de cores designadas para os filhos dos orixás. Essas regras de conduta são determinadas por gostos e acontecimentos na história do orixá que marcam os alimentos e comportamentos que fazem mal tanto a esse orixá como aos seus filhos.
Alguns ewós são comuns a todos os praticantes dessa religião. Contudo, enquanto um alimento é interdito para um orixá, pode não ser para outro. Para descobrir quais regras de conduta você deve seguir é importante saber o seu orixá de cabeça, assim como o seu destino (Odù), identificado por meio de consulta ao oráculo.
Caso você seja filho de Oxum, senhora das águas doces, as principais quizilas são peixes de água doce, camarão vermelho, pombo, tangerina, carcaça de galinha, cavalinha, entre outros trazidos nesse artigo. Evitar esses alimentos, assim como as quizilas comportamentais, é fundamental para evitar prejuízos no presente e no futuro.
Afinal, se a quizila faz mal ao seu orixá de cabeça, também não fará bem a você. Seguir essas regras é essencial para não perder a energia do seu orixá e para atingir o seu propósito de vida. Ao evitar certos comportamentos você não estará se privando de algo, mas seguindo o caminho indicado pelo seu orixá para cumprir a sua missão.
Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.