Nossa Senhora da Conceição é Oxum na umbanda!
Nossa Senhora da Conceição é padroeira de diversas cidades no Brasil e no mundo. Ela é a representação da mãe santíssima que carregou em seu ventre Jesus Cristo. Nossa Senhora da Conceição foi sincretizada no Brasil durante o período da colonização como a orixá Oxum, tendo, assim, grande importância na umbanda.
Nesse artigo você vai entender quais as características comuns entre Oxum, a orixá das águas doces, e Nossa Senhora de Conceição. Acompanhe e entenda!
Fundamentos do sincretismo entre Nossa Senhora da Conceição e Oxum
Para entender porque alguns relacionam a orixá Oxum à Nossa Senhora da Conceição é preciso entender o que é sincretismo religioso e como ele influenciou os cultos brasileiros. Leia e descubra!
■O que é sincretismo?
O sincretismo religioso é, basicamente, a fusão de elementos de diferentes religiões. Nesse caso, uma religião pode ser absorvida por outra, unindo os significados. Alguns consideram que o sincretismo existe em todas as religiões, afinal, os costumes e crenças sofrem interferências externas que acabam modificando, ao longo dos anos, os elementos originais.
Assim, essa reinterpretação diversa e complexa acontece em todo o mundo, inclusive no Brasil. Aqui, o exemplo de sincretismo religioso mais marcante é o das religiões de matriz africana com o catolicismo.
■Relação entre o sincretismo e a colonização
Os povos africanos, assim como os indígenas, possuem há muitos séculos religiões estabelecidas, as quais eram praticadas antes da colonização do território que hoje conhecemos como o Brasil.
Durante a colonização portuguesa os indígenas aqui presentes e os povos trazidos da África foram escravizados e catequizados. Obrigados a abandonar a sua fé, essas pessoas se organizaram e buscaram formas de proteger seus cultos e crenças.
Nesse momento, o sincretismo foi uma das estratégias para adaptar seus rituais e disfarçá-los aos olhos dos colonizadores. Dessa forma, mesclaram-se os elementos das religiões de matriz africana com o do catolicismo.
■Outros sincretismos conhecidos
A própria Igreja Católica utilizou do sincretismo religioso ao absorver conceitos e práticas das religiões pagãs durante a Idade Média. Essa estratégia foi utilizada para facilitar a adoção do cristianismo pelos povos pagãos.
No Brasil temos também o sincretismo entre os cultos indígenas e o catolicismo, que originou o chamado curandeirismo mestiço. Essa prática é vista principalmente nas zonas rurais, a qual desempenha um importante papel aplicando a medicina tradicional dos povos indígenas.
Além disso, o sincretismo pode se dar no aspecto cultural, através da fusão de costumes e conceitos éticos. Mais uma vez temos um Brasil um exemplo concreto desse sincretismo devido a chegada de imigrantes de diversas nacionalidades.
Conhecendo mais sobre Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora da Conceição é a padroeira de Portugal, assim como de todos os povos de língua portuguesa. Ela foi preservada do pecado original por Deus, visto que possuía a ilustre missão de carregar em seu ventre Jesus Cristo, aquele que para os cristãos é o salvador da humanidade.
Conheça agora mais detalhes sobre essa face de Maria, sua história e o porquê de tantos serem devotos a ela.
■Origem e história
Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Imaculada Conceição, é uma das concepções da Virgem Maria. Segundo o dogma estabelecido em 1854 pelo papa Pio IX, Maria nasceu sem pecado, mas inundada de graça.
A crença católica afirma que Maria foi preservada de toda mancha de pecado devido a sua missão de conceber Jesus Cristo. A santidade de Maria é, segundo os católicos, afirmada pela Bíblia na passagem de Lucas 1:28. Nesse momento, o Anjo Gabriel ao encontrar a Virgem Maria proferiu “Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.”.
Outra tese que sustenta o fato de Maria ter sido poupada dos pecados dos homens é que para receber Jesus em seu ventre ela precisaria estar completamente livre de pecado, conforme Gênesis 3,15, onde Deus disse: "Eu Porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela".
■Características visuais
As imagens de Nossa Senhora da Conceição trazem Maria com aparência jovial, geralmente o rosto levemente inclinado para baixo ou para cima, olhando os céus.
Sua cabeça está encoberta por um véu curto azul com bordas rendilhadas, e aos seus pés estão dispostos anjos, geralmente no número de quatro querubins. A Virgem Mãe veste túnica branca com detalhes dourados e, em algumas imagens, aparece coroada ou com uma auréola dourada.
■O que o Nossa Senhora da Conceição representa?
A Nossa Senhora da Conceição, ou Imaculada Conceição, representa antes de tudo a pureza de Maria e seu livramento dos pecados. Além disso, essa concepção de Maria traz à tona o modelo de mãe e exemplo de maternidade dado pela Virgem Maria.
■Devoção
A festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição é comemorada no dia 08 de dezembro. A data é feriado nacional em Portugal, onde Nossa Senhora da Conceição é padroeira, assim como feriado municipal em diversas cidades do Brasil, como Recife.
Nossa Senhora da Conceição é a padroeira de Aracaju, capital do estado de Sergipe. Padroeira também do estado da Bahia, em Salvador tem-se a imponente Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, construída entre 1739 e 1849.
■Oração a Nossa Senhora da Conceição
Diversas orações são feitas a Nossa Senhora da Conceição, sempre destacando o seu ilustre papel de mãe e sua santidade. Caso você busque pela proteção e compaixão da Imaculada conceição, entoe a oração a seguir:
Imaculada, Santíssima e Puríssima Senhora,
Mãe de Misericórdia, Mãe de Graça,
esperança e refúgio de todos os aflitos,
por tudo quanto posso representar-vos
e mais vos pode obrigar.
Peço-vos pelo Sumo Pontífice e mais Prelados da Santa Igreja,
e pela Paz entre os príncipes cristãos, exaltação da Santa Fé católica,
extirpação das heresias, conversão dos infiéis
e de todos aqueles que, abalados pelo espírito da incredulidade,
hesitam ou duvidam dos Vossos poderes e maravilhas.
Atraí, Senhora, a todos, para que, rendidos,
vos entoem os devidos louvores.
Ó Mãe amantíssima,
ponde os olhos da vossa compaixão no nosso amado país.
Destrói, ó Mãe poderosa,
qualquer princípio de erro que entre nós possa haver,
para todos os portugueses, à imitação dos nossos maiores,
unidos pela fé católica e corroborados no vosso amor,
formem como que um baluarte
e sejam dela os defensores e os propugnadores da Vossa realeza.
Rendo-Vos, Senhora, com fé, reverências e humildade,
quanto cabe nas minhas limitadas forças,
os meus cultos de afetuosa devoção.
Dignai-Vos pois, aceitar a minha boa vontade
e a de todos os que com tanto ardor Vos procuram.
Mostrai que sois Mãe de imensa piedade e misericórdia,
e que sois o nosso refúgio, o nosso amparo,
e o remédio eficaz para todos os nossos males.
Portanto peço-Vos, ó Mãe puríssima,
que vos digneis consolar a quem vos invoca,
remediando como sabeis e podeis
todas as suas necessidades.
Não me negueis o vosso patrocínio, porque,
depois de Deus, em Vós deposito toda a minha confiança,
como a única âncora de salvação e remédio;
concedei-me este favor e com ele também
o que particularmente vos peço
(aqui pode expor a súplica particular):
Concedei-me um ardentíssimo amor vosso,
um fervoroso zelo da vossa honra e glória,
uma viva fé, esperança firme, e caridade perfeita,
e na hora da minha morte dignai-vos assistir-me e confortar-me,
Alcançando-me a graça final, para que,
pelos vossos merecimentos e intercessão poderosa,
e pelo mistério da vossa puríssima Conceição
mereça ir ver-Vos e gozar a vossa companhia no Céu
à vista do vosso Santíssimo Filho,
que com o Pai e o Espírito Santo vive
e reina por todos os séculos.
Assim seja.
Conhecendo mais sobre Orixá Oxum
A bela orixá Oxum é a rainha das águas doces, mãe e protetora das gestantes. Essa poderosa Iabá é também símbolo de prosperidade e beleza. Além de sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, Oxum também é associada a outras deusas de prosperidade, fertilidade e amor, como Afrodite, Vênus e Freya. Aprenda agora outras informações sobre Oxum!
■Origem e história
A Orixá Oxum tem a sua origem de religiões de origem africana, comumente cultuada pelo candomblé e pela umbanda. Ela representa a rainha de água doce, dona de rios e cachoeiras. Sendo a segunda esposa de Xangô, é também símbolo de sabedoria e do poder feminino.
Oxum é a deusa do rio Oxum (ou Osun) que se localiza no continente africano, próximo do sudoeste da Nigéria. Ela também é vista como a deusa do ouro e do jogo de búzios, uma das artes divinatórias praticada por diversas religiões africanas.
■Características visuais
Oxum é comumente representada por uma mulher sensual e extremamente emotiva. Ela é delicada e costuma ser muito bonita com voz suave, meiga e de olhos brilhantes. Essas características remetem a inocência e que encanta todos os homens.
Sendo extremamente vaidosa, ela sente no luxo e na riqueza satisfação. Criando uma forte relação com o ouro e a sua cor amarelo. Cor essa que se manifesta em sua vestimenta, além das joias de pérolas para realçar o seu brilho e a sua beleza.
■Dia e outras características de Oxum
É celebrado o dia de Oxum em 08 de dezembro. Esse dia representa o amor, união, fertilidade, riqueza e luxo. Além de ser uma data propícia para adivinhação por meio dos Búzios. A deusa do amor e da fraternidade aprecia em suas oferendas flores, frutos e essências, a cor e o aroma despertam a sua força e geralmente são oferecidos próximos a cachoeiras.
Outras características de Oxum estão na sua passividade, intensidade e carisma. Entretanto, apesar de tudo, o amor próprio é o que irá prevalecer na Deusa. Apesar de serem passivas e evitarem brigas, ela buscará em seu caminho sempre o melhor para si.
■Relação de Oxum com outros Orixás
Oxum é filha de Iemanjá com Oxalá e a segunda esposa de Xangô. A sua relação com a primeira esposa do seu marido, Obá, é cheia de controvérsias. É dito que Oxum enganou Obá incentivando-a a cortar a orelha para colocá-la no amalá de Xangô, o que levaria a criar uma grande desavença entre elas.
Entretanto, a verdadeira crença diz que Obá corta a orelha para provar o amor a Xangô. Logo, ela oferece esse presente não como um ato enganoso por parte de Oxum. Esse mito é difundido, pois pensa-se que Oxum sendo a orixá da beleza e da juventude possui ciúmes de Obá, o que de fato não aconteceu.
■Oração a Oxum
Em geral, a oração feita para Oxum tem como pedido fartura e prosperidade, além de proteção pelas mães e as crianças. Tudo isso se deve ao fato dela estar sempre preocupada em relação às pessoas que a cercam, querendo assim atender às suas necessidades e deixando-as o mais confortável possível.
A sua oração é feita da seguinte maneira:
"Salve Oxum, dourada senhora da pele de ouro, bendita são tuas águas que lavam meu ser e me livram do mal. Oxum, divina rainha, bela orixá, venha a mim, caminhando na lua cheia, trazendo em suas mãos os lírios do amor de paz. Torna-me doce, suave e sedutor como tua és.
Oh! mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada.
Que eu seja como suas águas doces que seguem desbravadoras no curso dos rios, entrecortando pedras e se precipitando as cachoeiras, sem parar nem ter como voltar atrás, apenas seguindo meu caminho. Purifique minha alma e meu corpo com suas lágrimas de alento. Inunda-me com sua beleza, sua bondade e seu amor, enchendo minha vida de prosperidade. Salve Oxum!”
Sincretismo entre Nossa Senhora da Conceição e Oxum
Cada Orixá no Brasil possui uma associação a algum santo da Igreja Católica, o que justifica a prática do sincretismo religioso. Por consequência, Oxum é sincretizado como Nossa Senhora da Conceição tanto pela umbanda, quanto pelo candomblé, e é assim na maioria dos estados brasileiros. Entenda as semelhanças e diferenças entre eles na leitura abaixo.
■Semelhanças
A principal semelhança entre Nossa Senhora da Conceição e Oxum é a maternidade. Além do amor e dedicação incondicional, ambas ensinam e guiam seus filhos.
Nossa Senhora da Conceição é a Virgem Maria, mãe livre do pecado. Oxum é a mãe gentil, a protetora das mulheres grávidas e da maternidade. Ademais, elas são sensíveis e se comovem com o sofrimento alheio, fazendo o possível para interceder e ajudar.
■Distanciamentos
De forma geral, Oxum é sincretizada no Brasil como Nossas Senhoras, variando conforme a região. Em algumas regiões da Bahia é sincretizada como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres. Já no Centro-Oeste e Sudeste é associada à Nossa Senhora Aparecida.
Há ainda o sincretismo com Nossa Senhora do Carmo, das Dores e de Nazaré. Cada adorador considera que Oxum possui mais semelhanças com uma dessas concepções. Assim, o distanciamento encontrado no sincretismo entre Oxum e Nossa Senhora da Conceição se dá pela representação de Maria como virgem pura, isenta de pecado, o que, para alguns, destoa da imagem de Oxum.
Contudo, é importante mencionar que, assim como Nossa Senhora possui diversas faces com diferentes características, Oxum também tem várias concepções, conhecidas como qualidades. Nesse sentido, a qualidade que mais se aproxima do sincretismo com Nossa Senhora da Conceição é a Oxum Abotô, a protetora das mães, principalmente durante o parto.
■Recusas ao sincretismo
A principal fonte de recusas ao sincretismo se dá pela origem da necessidade de mesclar os ritos. Alguns entendem que o sincretismo religioso no Brasil entre as religiões de matriz africana e o catolicismo aconteceu, em grande parte, devido a escravidão dos povos negros.
Assim, essa interação de elementos não teria sido natural e espontânea, mas forçada e com propósito de sobrevivência. Então, muitos recusam a adotar figuras católicas para representar os orixás.
Afinal, o sincretismo entre Nossa Senhora da Conceição e Oxum é válido?
Assim como todo assunto pertinente às crenças e rituais, essa é uma questão polêmica. Muitos consideram o sincretismo entre Nossa Senhora da Conceição e Oxum válido devido a semelhança das duas figuras quanto às suas qualidades e características. Além disso, considera-se a importância do sincretismo religioso para a manutenção das religiões de matriz africana.
Contudo, uma outra parcela acredita que é errado cultuar Oxum como Nossa Senhora da Conceição, visto que são entidades diferentes, com origens distintas. Observa-se também o contexto de colonização e escravização que levou ao sincretismo de Oxum como Nossa Senhora da Conceição.
Dessa forma, cabe a você, leitor, decidir se acha coerente ou não o sincretismo entre essas duas entidades femininas tão significativas. Essa decisão deve levar em consideração a sua fé e crenças, e tão somente isso.
Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.