Quem é Nossa Senhora das Candeias?
A Nossa Senhora das Candeias é a padroeira das Ilhas Canárias, conhecida em Portugal como Nossa Senhora das Candelárias. Ela é também chamada de Nossa Senhora da Purificação, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e Padroeira de Curitiba.
Em várias cidades do Brasil, seu dia é celebrado em 2 de fevereiro, com procissões, orações e peregrinações ao local sagrado. Muitas são as notícias dos seus milagres e bênçãos e seus fiéis são devotos e dedicados, crescendo em número a cada dia.
Por conta do sincretismo religioso, ela é associada nas religiões Afro-Brasileiras a Iemanjá e Oxum, Mãe dos Mares e Senhora das Águas doces, responsável pela fertilidade e pela sabedoria das mulheres. Além disso, é procurada para a solução de problemas amorosos e reverenciada pelas pessoas que querem engravidar. Para saber mais sobre essa figura religiosa, confira nosso artigo!
A origem da Nossa Senhora das Candeias
A origem da Nossa Senhora das Candeias e sua devoção começam na festa da apresentação de Jesus no Templo e da purificação da Nossa senhora, feitas após quarenta dias do nascimento do Menino Jesus, seguindo as leis judaicas. Confira os detalhes dessa tradição a seguir!
■Apresentação de Jesus no templo
A apresentação de Jesus no Templo se deu quando Maria e José foram a ele para a purificação de Maria e para apresentar o bebê ao sacerdote, seguindo as leis judaicas.
Havia em Jerusalém um homem Santo chamado Simeão, que havia recebido de Deus a promessa de que ele não morreria, antes de ver com os próprios olhos o Salvador do Mundo. Simeão, guiado por Deus, chegou ao templo no mesmo momento em que os pais de Jesus e pegou o menino nos braços, dizendo:
Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme vossa palavra. Pois meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo!
■A purificação de Nossa Senhora
De acordo com a lei de Moisés, após dar à luz, as mulheres ficavam impuras e precisavam aguardar um determinado período, antes de poder voltar ao templo. Se a criança nascida fosse do sexo feminino, o prazo era de oitenta dias. Se fosse menino, quarenta dias.
Depois desse período, precisavam apresentar-se diante do sacerdote e oferecer um sacrifício com um cordeiro, duas pombas e duas rolas para se purificar. Assim, José e Maria apresentaram-se diante do sacerdote no templo, cumprindo seu dever para com Deus.
Mesmo sendo descendente direta de Davi e virgem antes, durante e depois do parto, Nossa Senhora teve a humildade de sujeitar-se às leis, oferecendo o sacrifício e fazendo a purificação.
■A aparição de Nossa Senhora das Candeias
Foi no ano de 1400, em uma praia nas Ilhas Canárias que Nossa Senhora das Candeias fez sua primeira aparição. Os nativos da ilha, assustados, tentaram atacá-la, mas não conseguiram, porque tiveram suas mãos paralisadas na tentativa.
Depois disso, eles guardaram sua imagem em uma caverna, onde, depois de vários anos, foi construída a Basílica Real da Candelária, o principal Santuário Mariano nas ilhas Canárias.
■Devoção a Nossa Senhora das Candeias
A devoção a Nossa Senhora das Candeias começou em Portugal, no século XV, após um homem chamado Pedro Martins descobrir uma luz com a imagem da Virgem Maria em um sítio em Lisboa, na cidade de Carnide.
Nesse local, foi fundada uma igreja e um convento dedicado a Nossa Senhora das Candeias, fazendo crescer sua devoção. Ao longo dos anos, esse culto foi sendo espalhado pelos outros países, com as navegações dos portugueses, chegando ao Brasil.
■Invocação de Nossa Senhora das Candeias
Segundo a tradição, a invocação de Nossa Senhora das Candeias é feita exclusivamente pelos cegos. O padre Antônio Vieira afirmou isso ao dizer:
Perguntai aos cegos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora das Candeias [...].
O sincretismo de Nossa Senhora das Candeias
O sincretismo de Nossa Senhora das Candeias a fez ser conhecida como Oxum na umbanda e Iemanjá, no candomblé da Bahia, sendo Mãe dos Mares e Senhora das Águas Doces e Cachoeiras. Ela passou a ser associada à fertilidade, à prosperidade, à beleza e ao amor maternal. Confira mais a seguir!
■Nossa Senhora da Candelária
Nossa Senhora da Candelária é um dos nomes associados à Nossa Senhora das Candeias. Segundo escrito pelo frei Alonso de Espinosa, dois pastores encontraram uma imagem da Nossa Senhora carregando uma criança nos braços. Essa imagem parecia ter vida.
Espantados, um tentou espantá-la com o braço, mas este ficou paralisado. O outro teve o braço paralisado também, ao tentar tocá-la com um bastão. Os dois correram para a cidade e contaram o acontecido ao rei.
Assim, ao ouvir o relato, o rei e sua comitiva partiram para verificar a imagem e decidiram que ela deveria ficar no palácio. Ao tocar na imagem para tentar transportá-la, os dois pastores ficaram curados. Após esses acontecimentos, o rei ordenou que fosse erguida uma capela em dedicação a ela.
■Nossa Senhora da Luz
Na religião cristã, Nossa Senhora das Candeias também é conhecida como a Padroeira de Curitiba, sendo chamada nessa cidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Sua data de comemoração é no dia 8 de setembro, sendo esse dia um feriado na cidade.
Sua origem conta a história de um escravo chamado Pero Martins, que, após muitas provações, rezou a Maria Santíssima e recebeu dela sua libertação. A seu pedido, Pero encontrou uma imagem da Nossa Senhora escondida em um local indicado por uma luz.
Ainda obedecendo aos pedidos de Maria Santíssima, Pero construiu uma pequena igreja nesse local dedicada a Nossa Senhora da Luz e, desde então, iniciou a devoção a ela.
■Nossa Senhora da Purificação
Nossa Senhora das Candeias também é conhecida como Nossa Senhora da Purificação, por conta do dia em que Maria se purificou no templo, tendo levado o Menino Jesus para ser consagrado a Deus. Mesmo nas circunstâncias especiais da gravidez, os pais de Jesus obedeceram às leis judaicas e cumpriram com seu dever.
Nesse dia, com grande humildade, Maria apresentou seu sacrifício de purificação (um cordeiro, duas pombas e duas rolas) e o seu filho a Deus. Este foi reconhecido como Salvador do Mundo pelo sacerdote Simeão e pela profetisa Ana, ambos guiados por inspiração divina para encontrá-los no templo.
■Oxum na umbanda
Oxum na umbanda é uma orixá conhecida como a mãe de águas doces, rios e cachoeiras. É responsável pela proteção das mulheres, dos fetos e das crianças recém-nascidas. Representa o poder e a sabedoria femininos, a fertilidade, a maternidade e a beleza.
Assim, ela é representada por uma mulher bonita e elegante, que carrega um espelho nas mãos. Esse espelho reflete em suas intenções boas ou más. Conhecida por cuidar do equilíbrio das emoções, sensibilidade e delicadeza femininas, é reverenciada pelas mulheres e também chamada de orixá do amor.
A orixá Oxum foi sincretizada na Bahia como a Nossa Senhora das Candeias e no Sul como Nossa Senhora da Conceição.
■Iemanjá no Candomblé da Bahia
Iemanjá no candomblé da Bahia foi sincretizada como Nossa Senhora dos Navegantes, forma como era invocada pelos Europeus, antes de iniciarem suas viagens pelo mar, pedindo proteção e luz.
Assim, Iemanjá é conhecida como a mãe de todo os orixás, responsável pela fertilidade e prosperidade dos seus fiéis, que, no dia da sua comemoração, oferecem-lhe flores, alimentos, bebidas, espelhos e correntes, lançando-os ao mar ou colocando-os dentro de um pequeno barco.
Também chamada de Rainha do Mar, Iemanjá é retratada segurando um espelho que representa o cuidado, o zelo, a observação e o amor paterno. Além disso, ela também segura um leque de metal chamado de abebê. No centro desse leque, há o retrato de uma sereia.
■Padroeira de Curitiba
Nossa senhora da Luz dos Pinhais foi a responsável por indicar onde seria a origem da capital do Paraná e, por conta disso, foi chamada de Padroeira de Curitiba. De acordo com a história, exploradores fizeram um acampamento às margens do rio Atuba e, nele, levantaram um templo para Nossa Senhora da Luz.
Porém perceberam que toda manhã a imagem estava com os olhos voltados para um determinado campo. Os exploradores foram ao local com o objetivo de conquistá-lo, prontos para uma possível guerra, porém os indígenas moradores de lá os receberam pacificamente e lhes cederam o terreno.
Assim, esse lugar foi considerado a origem da cidade de Curitiba. Lá, eles fizeram uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Luz, denominando-a Padroeira da cidade.
■Ceres na mitologia greco-romana
Ceres na mitologia greco-romana é conhecida como a deusa da fertilidade, do amor materno e das plantas. Considerada a protetora da agricultura, da colheita e dos grãos, é também muito venerada pelas mulheres, principalmente aquelas que queriam engravidar.
Assim, ela é retratada como uma mulher que carrega um cetro e um cesto de flores e frutas. Tem na cabeça uma coroa feita com espigas de trigo. Portanto, a semelhança dela com Nossa Senhora das Candeias pode fazer alguns questionarem se as duas não se tratam da mesma pessoa.
Para se conectar a Nossa Senhora das Candeias
Existem algumas formas de se conectar a Nossa Senhora das Candeias, para receber dela suas bênçãos e milagres. Confira as principais a seguir!
■Dia de Nossa Senhora das Candeias
As festas em honra a Santa são celebradas no dia 2 de fevereiro. Nessa data, muitos fiéis fazem procissões e peregrinações ao local sagrado, o Santuário Nossa Senhora das Candeias.
■Festa de Nossa Senhora das Candeias
A festa de Nossa Senhora das Candeias, idealizada pelo Padre Cícero, é celebrada no dia 2 de fevereiro. Este é o dia em que Maria se purificou no Templo e apresentou o Menino Jesus, sendo reconhecido como Salvador do Mundo por Simeão e pela profetisa Ana.
Essa celebração é feita em cidades como Candeias (Bahia) e Juazeiro do Norte (Ceará). A programação da festa começa com uma procissão de luzes, na qual as pessoas carregam lamparinas pelas ruas e reverenciam Nossa Senhora.
Assim, a procissão é seguida por louvores, adorações, orações do terço, confissões, pagamentos de promessas e missas. É uma festa considerada muito importante para seus fiéis, que participam dela com muita fé e reverência.
■Local sagrado de Nossa Senhora das Candeias
O Santuário Nossa Senhora das Candeias é conhecido como um local sagrado, uma igreja de Peregrinação. Foi reconhecido como Santuário em 2014, tendo seu Altar ungido com óleo. Assim, a Igreja foi tombada pela Prefeitura Municipal de Candeias, por conta da sua importância histórica e cultural.
Vários relatos de milagres feitos através da água da Fonte dos Milagres, localizada próximo à Igreja, fizeram com que as peregrinações ao santuário aumentassem ao longo dos anos. Seguindo os costumes, os peregrinos cantam os benditos de Nossa Senhora, enquanto dão três voltas ao redor da igreja.
Após esse ato religioso, os fiéis acendem fogos de artifício e vão à Fonte dos Milagres, para receber bênçãos e curas.
■Oração a Nossa Senhora das Candeias
Essa é a oração que os fiéis costumam fazer a Nossa Senhora das Candeias:
Virgem Santíssima das Candeias, vós que, pelos merecimentos de vosso Filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe;
Vós que não desprezais as súplicas humanas e nem a elas fecheis o vosso coração compassivo e misericordioso;
Iluminai-me, eu vos peço, na estrada da vida, encorajai-me e encaminhai os meus passos e as minhas orações para o verdadeiro bem.
Livrai-me de todos os perigos a que está exposta a minha fraqueza. Defendei-me de meus inimigos, como defendeste o vosso amado Filho das perseguições que sofreu sendo menino.
Não consintais que eu seja atingido por ferro, fogo e nem por peste alguma, e, depois de todos estes benefícios de vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos onde, com Jesus Cristo, vosso Filho e Nosso Senhor, viveis e reinais, pelos séculos.
Qual é a principal virtude de Nossa Senhora das Candeias?
A principal virtude de Nossa Senhora das Candeias é a humildade. Mesmo sendo a mãe do Salvador do Mundo, Maria seguiu toda a sua vida em obediência e reverência a Deus, reconhecendo que o que foi gerado nela não procedia de si, mas do Espírito Santo.
Por conta disso, todas as suas ações foram regadas com despretensão e sinceridade. Não precisava fazer o ritual de purificação tendo gerado Filho de Deus, mas o fez. Era da descendência de Davi e, mesmo assim, ofereceu o sacrifício dos pobres. Carregou o Salvador do Mundo em seu ventre e engrandeceu a Deus por isso.
Dessa forma, seus fiéis procuram seguir seus passos, conduzindo a própria vida com simplicidade e coração sincero, sabendo que a humildade é um dos primeiros passos no caminho para se aproximar de Deus.