Significado geral da Vela Amarela
As velas são ferramentas essenciais para vários rituais. Isso se deve ao fato de que elas são responsáveis por auxiliar na construção de um elo forte com o mundo espiritual. Por serem usadas em diversos momentos, como orações, por exemplo, é preciso que se saiba o significado de cada cor.
As velas amarelas, em geral, são usadas porque essa cor transmite alegria, calor e movimento. Além do fato que o amarelo é ligado à criatividade. Devido a essas características, a vela amarela é usada em momentos em que a pessoa se sente mais desanimada e desamparada.
Por isso, quando se procura por uma injeção de ânimo ou então uma forma de se sentir melhor e de ver as situações de outra perspectiva, as velas amarelas podem trazer essa sensação de alegria. Entenda mais sobre os significados da vela amarela!
Para que serve a Vela Amarela, como acender e outros
Algumas técnicas como o Feng Shui ou os mitos cultivados pelas religiões ao longo dos anos, indicam que o uso das velas tem muito mais poder do que se pode imaginar. Isso porque elas podem trazer boas energias para o ambiente, beneficiando a energia do local.
Devido a isso, as doutrinas atribuem alguns detalhes específicos a cada uma das cores de velas. A depender do momento ou da necessidade, a vela será usada para um destino específico.
A própria prática do Feng Shui destaca a respeito das atribuições positivas que a vela amarela pode trazer para o ambiente. Nessa prática, se destaca que o uso da vale amarela é dedicado a espaços de trabalho e estudos por favorecer a criatividade e o bom raciocínio. Leia mais a seguir!
■O significado da Vela Amarela
O principal significado da vela amarela é a respeito da sua ligação com a aceleração e a atração de sorte para a vida das pessoas. Também se destaca a respeito da prosperidade que fornece aos que fazem uso.
Com um significado tão ligado a questões que precisam de um caminho mais claro, as velas amarelas são usadas para práticas ligadas a questões profissionais e pessoais nas quais se necessita de um direcionamento maior para prosperar e conseguir atingir os seus objetivos. Outro ponto favorecido pela vela amarela é a cura porque ela tem a capacidade de renovar as energias ao redor das pessoas.
O Significado da Vela Amarela para a Umbanda
Para a Umbanda, o uso da vela amarela está ligado diretamente com Iansã ou Baianos. Os usos da vela em trabalhos feitos pela religião de matriz africana são objetivos e a finalidade é espantar os eguns, que são conhecidos como espíritos desencarnados que não conseguiram encontrar a luz e estão fora dos seus caminhos.
Por isso, ao acender uma vela da cor amarela na Umbanda, o pedido é para que Iansã carregue esses espíritos para longe. Também pode ser usada para a linha dos Baianos. Esses trabalhos, em geral, são para pedir por saúde, dinheiro e paz.
■Para que serve a Vela Amarela
A utilidade da vela amarela em diversos aspectos pode ser simplificada pelo fato que ela é usada para refazer as energias da pessoa e com isso espantar a negatividade que se encontra ao redor dela e que pode ser chamada de limitadora.
Como é de conhecimento de muitas pessoas, as energias não afetam somente a parte espiritual e podem acabar causando problemas físicos, como doenças. Por isso, as velas amarelas também servem para amenizar esses processos na busca pela cura.
■Como preparar a magia com Vela amarela
Para preparar uma magia correta utilizando velas amarelas, é necessário estar atento a alguns passos. Esses rituais em geral são feitos com o objetivo de conquistar abundância e prosperidade para a vida.
Os ingredientes para a magia são: 1 vela amarela, lápis e papel, mel e 3 citrinos. Em seguida, escreva o seu nome e data de nascimento em uma vela com um palito. O processo deve ser feito de cima para baixo.
Após o processo, passe a vela amarela no plexo solar (região do estômago) e mentalize a expansão. Em seguida, escreva os seus pedidos. Mas lembre-se: nunca escreva a palavra ‘não’. Passe o mel pela vale e coloque os pedidos embaixo dela. Posicione os 3 citrinos em forma de um triângulo e acenda a vela em seguida.
■Compreendendo e finalizando o ritual com Vela Amarela
Esse ritual se baseia nos pontos citados sobre a cor amarela, que tem uma ligação forte com a prosperidade e a abundância. Comprando-a com a cor do sol, é possível perceber a representação da luz do amanhecer, de forma que as pessoas se sentem mais renovadas e dispostas.
Por isso, a cor da vela para o ritual é amarela. Os citrinos, que também fazem parte do ritual e formam o triângulo, são responsáveis por garantir mais fluidez para a magia e também simbolizam a santíssima Trindade. E, por fim, o mel fornece estabilidade e harmonia para a magia.
■Como acender a Vela Amarela corretamente
Acender uma vela para muitas pessoas é um ato mecânico. Algo que todos fazem em algum momento da vida e sem importância. Mas, nesse caso, ao escolher uma cor específica para algo além, é necessário que se saiba o processo correto de acender o artefato cheio de energias.
Por isso, no momento de acender a vela o que mais importa são os pensamentos da pessoa e os desejos que estão na sua mente, bem como o que é empregado no momento. Portanto, o melhor momento para acender uma vela é quando se está sozinho, em silêncio, e é possível se dedicar a sentir tudo sem interrupções.
■Atenção a energia no momento de acender a vela
As velas possuem uma energia muito forte e por isso é preciso ter cuidado quando se realiza o ato de acendê-las para pedir algo ou para algum tipo de ritual. As energias do local no momento que a vela é acesa podem afetar muito o resultado.
Para garantir o sucesso da ação, o melhor a fazer nesse momento é se concentrar na cor da vela para se lembrar de todos os benefícios e simbologias presentes. Isso tem a finalidade de concentrar as boas energias e espantar as más para que não fiquem em torno da pessoa no momento da ação.
Ceromancia, cores das velas, mensagem nas chamas e nas formas
A ceromancia é uma prática muito conhecida que visa realizar uma espécie de leitura da sorte. Só que, nesse caso, o processo é feito com base nas chamas e na cera de velas.
A palavra que define a prática sugere essa questão porque cero vem de cera e mancia é uma forma de adivinhação que abrange leituras de sorte diversas. Por isso, trata-se de uma prática muito comum nos meios esotéricos.
A leitura das velas a partir da ceromancia pode ser praticada de formas distintas, que se difere e conta com detalhes específicos para que sejam feitas corretamente e assim consigam cumprir os seus objetivos. Leia a seguir para entender um pouco mais sobre a ceromancia!
■O oráculo da Vela - Ceromancia
Conhecida como o oráculo das velas, a ceromancia tem o objetivo de através das ceras ou das chamas conseguir identificar questões a respeito da vida de uma pessoa na qual a leitura em questão se baseia.
Essa é uma prática muito simples. Porém, é necessário que o praticante adquira alguns conhecimentos antes de aplicá-la de fato. Isso porque é necessário que haja muito treino e uma maior visualização para entender o que é mostrado através das chamas e das ceras das velas de forma clara, visto que é uma prática que conta muito com o instinto de quem a realiza.
■As cores das velas e o que elas simbolizam
As cores das velas são muito importantes em meio às práticas de rituais, orações e também nos seus usos para religiões. Isso acontece porque cada vela possui um poder distinto que precisa ser respeitado para se obter os resultados desejados.
As cores facilitam para que o praticante passe uma mensagem específica ao Universo e para que esta chegue ao seu destino final de forma clara. Por isso, é de grande importância que antes de fazer uso de qualquer cor de vela distinta, conhecer os significados e as aplicações delas.
■O poder das velas na Umbanda
Para a Umbanda, as velas possuem um significado muito importante e são amplamente usadas nos seus vários rituais e orações. A vela amarela, por exemplo, tem uma vibração muito grande e uma ligação muito forte com Iansã, Senhora dos raios e ventos.
As velas estão presentes em vários momentos na Umbanda e podem ser tidas como um dos maiores símbolos dessa religião porque aparecem no conga, nos pontos riscados, nas oferendas e em quase todos os trabalhos feitos.
■Abertura da porta interdimensional
Na Umbanda, as velas são usadas em vários momentos distintos, mas é notável que quando um umbandista acende uma vela, seja qual for o seu objetivo nesse momento, ele abre uma porta interdimensional e, de forma consciente, essa pessoa consegue se conectar com os seus poderes mentais e forças.
Por isso, é entendido que os poderes fornecidos pelas velas garantem às pessoas que as acendem o acesso ao seu interior de uma forma ampla. As chamas das velas despertam cada uma as pessoas para as suas lembranças, onde estão os seus ancestrais e as conectam com o outro mundo.
■A mensagem na chama das velas
Quando se acende uma vela, o procedimento para tal é realizar o seu pedido e demonstrar o seu desejo diante dessa ação. Portanto, há a possibilidade de duas respostas: uma negativa e outra positiva.
Se a chama da vela ficar forte e alta após a pergunta ter sido feita, é sinal que a resposta ou mensagem em relação ao que foi questionado é um sim. Do contrário, se a chama permanecer pequena, pode ser lido como um não ou indica que a fé da pessoa precisa ser fortalecida antes que ela peça algo.
■A mensagem na forma como a vela queima
A forma como as chamas queimam revelam as mensagens que estão sendo trazidas do mundo espiritual. Se ela aparece de forma mais brilhante, é sinal que o pedido ou a oração que foi feita terá efeito e em breve será atendida.
Uma chama fraca pede que a pessoa tenha mais fé e busque a sua crença interior antes de pedir algo tão forte. Se a chama estiver baixa, é sinal de que o pedido será realizado, mas vai haver certa demora para que isso aconteça. Caso você veja uma vela com a chama torta, é sinal de que precisa buscar mais equilíbrio, porque será necessário para lidar com as dificuldades que virão.
Vela Amarela na Umbanda, melhores dias e rituais
O uso da vela amarela na Umbanda se conecta com o que ela representa. Ao pedir proteção e cuidados para Iansã, também se afasta de todo o mal do mundo e assim poderá prosperar e viver uma vida melhor.
Acender a vela de cor amarela faz com que se abra um portal onde é pedido que tudo que não faz bem seja recolhido pela espiritualidade e seja levado embora. Existem algumas energias que não podem ser recolhidas nem mesmo dessa forma, mas são aquelas que permanecem para que se possa aprender e evoluir com elas.
Entender as aplicações e a forma correta de utilizar essas velas é essencial porque se trata de algo muito importante e deve ser levado como tal. Veja logo a seguir alguns outros exemplos do uso das velas!
■Por que utiliza-se a vela de 7 dias na Umbanda
O motivo pelo qual a vela de 7 dias é usada na Umbanda se inicia pelo fato de que este número é associado diretamente com a espiritualidade. O seu simbolismo fala sobre fortalecimento e conexões espirituais.
Dessa forma, ao manter a chama da vela acesa durante um tempo mais longo, a intenção de quem a acende se torna cada vez maior porque mostra toda a devoção da pessoa pela busca de proteção espiritual.
■Acendendo a Vela Amarela no Domingo
A vela amarela é usada para pedir por sucesso, tanto nas empreitadas pessoais quanto profissionais. Essa é uma cor mental, muito associada à consciência e por isso também é destacada como uma cor ligada à criatividade.
É recomendado que a vela amarela seja acesa no domingo porque este é um dia que valoriza os pedidos feitos e a ação do aparato. Outra forma de potencializar os pedidos é utilizando uma peça de roupa da mesma cor no momento ou então comendo algum alimento também amarelo no momento.
■Acendendo a Vela Amarela na Segunda-Feira
Acender uma vela amarela na segunda-feira também é muito indicado pelo fato de que ela está associada às questões mentais. Sendo assim, pode influenciar diretamente no intelecto da pessoa, aumentando o seu poder de concentração e garantindo que ela consiga obter uma melhor comunicação e criatividade para as suas tarefas.
Dessa forma, como a segunda-feira é o primeiro dia útil da semana, acender uma vela amarela pode beneficiar o resto da semana, pois logo no primeiro dia o seu desenvolvimento nas suas atividades tende a ser muito mais positivo por isso.
■Ritual da Vela Amarela para prosperidade e abundância
Para preparar o ritual da vela amarela basta que você escreva o seu nome na vela e mentalize tudo o que deseja. É importante ter em mente tudo de positivo que você quer porque esse ritual visa a prosperidade e a abundância. Portanto, tente afastar qualquer palavra que traga negatividade para o momento.
Escreva todos seus pedidos em um papel e coloque esse papel embaixo da vela após ter feito o passo anterior, sempre mentalizando e escrevendo frases positivas nos seus pedidos para que elas sejam atraídas.
■Ritual da Vela Amarela para pessoa amada voltar
A vela amarela também pode ser usada para atrair um amor que já fez parte da sua vida, mas está afastado. O ritual é feito para que a pessoa passe a pensar mais em você e assim te procure para que vocês dois possam se acertar a respeito do que aconteceu.
Escreva o nome dessa pessoa em uma vela, na direção da base para o pavio. Em seguia, passe o mel ou melado na vela e peça para que a pessoa se torne carinhosa, bondosa e diga que sente a sua falta. Em seguida, coloque a vela em um pires com arroz ao redor e acenda deixando-a atrás da porta da sua casa, mentalizando que a pessoa está voltando para sua vida.
Quando posso utilizar a Vela Amarela?
Usar a vela amarela requer conhecimento e cuidados. Portanto, não deve ser feito sem necessidade. Quando se sentir fraco, cansado ou desanimado, este será o momento que o seu corpo e a sua mente estarão pedindo para que a vela seja usada novamente, de forma que você possa se refazer energeticamente.,
Como as velas amarelas carregam muita energia, é recomendado que se faça uso somente nesses momentos porque elas servem para estabelecer a energia e melhorar essas questões na vida das pessoas.
Em momentos que a ansiedade toma conta da mente, as velas amarelas também podem ser fortes aliadas porque favorecem o momento, dando mais estabilidade, harmonia e equilíbrio para que a pessoa se sinta melhor.