Qual é o decanato do meu signo?
Os decanatos revelam detalhes sobre o Mapa Astral que podem evidenciar características da personalidade de um nativo. Cada signo conta com três decanatos que possuem, em média, 10 dias e estão ligados à passagem do Sol por um signo.
É possível afirmar que os decanatos servem para explicar as diferenças entre pessoas do mesmo signo, visto que eles recebem influência direta de outros do mesmo elemento. Portanto, conhecer mais a respeito deles pode ampliar a compreensão do Mapa Astral e da personalidade do nativo.
Ao longo do artigo a influência dos decanatos será explorada em maiores detalhes. Continue a leitura para saber mais a respeito.
O que é decanato?
Em linhas gerais, os decanatos servem para identificar as forças e as fraquezas de um mesmo signo. A passagem do Sol por cada casa do zodíaco, que dura 30 dias, é dividida em três períodos e de acordo com a data do nascimento.
Essa divisão gera diferentes características na personalidade das pessoas de um mesmo signo solar. Isso acontece uma vez que cada decanato recebe a influência direta de outros signos do mesmo elemento.
Nesse caso, uma pessoa de Câncer será influenciada também por Escorpião ou Peixes a depender da data que nasceu. Saiba mais sobre como funciona a divisão a seguir.
■Os três períodos dos signos
Cada signo é dividido em três períodos diferentes, em geral de 10 dias cada. Essa divisão é feita enquanto o Sol realiza o seu trânsito por cada um dos 12 signos e serve para evidenciar as influências que serão exercidas sobre os nativos durante esse tempo.
Assim, é possível afirmar que essas influências correspondem aos demais signos de um mesmo elemento e aos seus respectivos planetas regentes, que vão acrescentar novas características à personalidade dos nativos.
■Como saber qual é o meu decanato?
O decanato de uma pessoa é definido pela sua data de nascimento. Portanto, alguém que nasceu no dia 24/06 , por exemplo, pertence ao primeiro decanato do signo de Câncer. Logo, a pessoa é influenciada diretamente pelo próprio signo e também pela Lua, o seu planeta regente.
O mesmo padrão pode ser aplicado para qualquer outro signo e para qualquer outra data de nascimento. Entretanto, as divisões dos decanatos precisam ser observadas visto que alguns podem ser maiores ou menores do que dez dias.
Decanatos de Áries
Áries é o primeiro signo do zodíaco. A passagem do Sol por ele acontece entre os dias 21 de março e 20 de abril. Os decanatos, por sua vez, se dividem da seguinte forma: 21 a 30 de março (primeiro decanato); 1º de abril a 10 de abril (segundo decanato); e 11 de abril a 20 de abril (terceiro decanato).
Enquanto o primeiro decanato recebe a influência do próprio signo de Áries, o segundo e o terceiro recebem, respectivamente, a influência de Leão e Sagitário.
Isso influencia significativamente na personalidade dos nativos, acentuando a sua liderança e o seu senso de justiça. A seguir, mais detalhes sobre os decanatos de Áries serão explorados. Continue a leitura para saber mais.
■Primeiro decanato de Áries
O primeiro decanato de Áries é regido por Marte, planeta responsável por este signo. Assim, a coragem e a força de ação dos nascidos nesse período se torna mais acentuada. Portanto, eles são descritos como arianos puros, o que significa que são pessoas combativas e determinadas.
Portanto, o primeiro decanato de Áries destaca nativos que vão até o fim quando querem conquistar alguma coisa e não param até vencer a briga. Esse ímpeto é derivado de Marte, o planeta da ação.
■Segundo decanato de Áries
Regido por Leão e pelo Sol, o segundo decanato de Áries tem o orgulho como característica marcante. Portanto, os nativos podem ser percebidos pelos demais como pessoas arrogantes em grande parte das situações.
Por outro lado, a regência faz com que o ariano se dê bem em postos de liderança, algo que é importante para esse signo. Assim, ele consegue se destacar e o sucesso o acompanha em todas as áreas da sua vida. É preciso ter cuidado somente com a prepotência.
■Terceiro decanato de Áries
O último decanato do signo de Áries é regido por Júpiter e por Sagitário. Devido a isso, os nativos são especialmente determinados e valorizam bastante a justiça. Além disso, são pessoas que valorizam o caráter acima de qualquer coisa, especialmente quando se fala sobre o amor.
Devido à proteção garantida por Júpiter, os arianos se tornam ainda mais ousados e mais sedentos por justiça. Portanto, não tem medo de fazer o que é preciso para garantir que ela seja feita.
Decanatos de Touro
A passagem do Sol por Touro acontece entre os dias 21 de abril e 20 de maio. Desse modo, os seus decanatos são estruturados da seguinte forma: 21 de abril a 30 de abril (primeiro decanato); 1º de maio a 10 de maio (segundo decanato); e 11 de maio a 20 de maio (terceiro decanato).
Enquanto o primeiro decanato recebe uma influência ainda mais forte de Touro, os demais são regidos, respectivamente, por Virgem de Capricórnio. Além disso, os respectivos planetas desses signos também exercem algum tipo de poder sobre os nativos, modificando um pouco as suas personalidades.
A seguir, mais detalhes sobre os três decanatos de Touro serão comentados. Continue a leitura para saber mais.
■Primeiro decanato de Touro
Regido por Touro e por Vênus, o primeiro decanato de Touro revela nativos mais responsáveis e afetuosos. Assim, os nascidos nesse período são muito românticos e têm facilidade para construir bons relacionamentos a dois. Outra características marcante dos taurinos do primeiro decanato é a sua educação.
Devido à regência de Vênus, a sensualidade está sempre à flor da pele. Portanto, são pessoas que gostam dos prazeres do mundo e têm os sentidos muito aguçados.
■Segundo decanato de Touro
O segundo decanato de Touro é comandado por Virgem e por Mercúrio. Logo, a comunicação é favorecida e o nativo passa a ter mais facilidade para se expressar. Com isso, conseguem atrair mais admiradores, o que é acentuado pela sua sensualidade, também presente no segundo decanato.
Entretanto, os nascidos nesse período não costumam avaliar as situações com base nos seus sentimentos. Eles são peoas mais racionais e que gostam de tomar as suas decisões com base na lógica e no que é palpável.
■Terceiro decanato de Touro
O último decanato do signo de Touro é regido por Saturno e por Capricórnio. Em geral, os nascidos nesse período são pessoas controladas e que não cedem aos seus impulsos. A paciência é uma característica marcante, bem como a tentativa de esconder os seus sentimentos, revelando-os somente às pessoas de confiança.
Devido à presença de Saturno, o taurino se torna uma pessoa ainda mais focada no seu trabalho e é incansável quando o assunto é esse. Além disso, Capricórnio acentua a necessidade de planejamento.
Decanatos de Gêmeos
O Sol passa pelo signo de Gêmeos entre 21 de maio e 20 de junho, fazendo com que os seus decanatos sejam divididos da seguinte forma: 21 de maio a 30 de maio (primeiro decanato); 31 de maio a 9 de junho (segundo decanato); e 10 de junho a 20 de junho (terceiro decanato).
O segundo e o terceiro decanatos são influenciados diretamente por Libra e Aquário, respectivamente. O primeiro, por sua vez, torna as características de Gêmeos ainda mais acentuadas no nativo, visto que o próprio signo rege o período em questão.
A próxima seção do artigo vai abordar em maiores detalhes as características de cada decanato de Gêmeos. Continue a leitura para saber mais.
■Primeiro decanato de Gêmeos
O geminiano clássico é aquele nascido no primeiro decanato, regido por Mercúrio e por Gêmeos. Maleável, o nativo consegue se adaptar a qualquer tipo de situação e se sair bem em qualquer conversa. São inteligentes e conseguem chama a atenção das pessoas devido à sua autenticidade.
Além disso, o primeiro decanato revela geminianos que gostam de trocar experiências e garante aptidão para os negócios devido à sua capacidade de raciocinar rapidamente e de se comunicar bem com qualquer pessoa.
■Segundo decanato de Gêmeos
Quem nasce no segundo decanato tem o amor como prioridade na vida. Isso acontece devido à regência de Libra e Vênus. A influência é tão grande que o geminiano tende a dar preferência para relacionamentos duradouros, algo que não é muito do seu feitio. Entretanto, a capacidade de enjoar rapidamente continua intacta.
Além disso, Vênus torna Gêmeos um signo muito mais sedutor. Porém, os nativos precisam sentir que são correspondidos para investir, visto que os relacionamentos passageiros não fazem parte das suas perspectivas.
■Terceiro decanato de Gêmeos
O terceiro decanato de Gêmeos é regido por Urano e por Aquário. Portanto, a noção de certo e errado do nativo se torna potencializada. Além disso, a sua visão do amor também passa por algumas alterações e o geminiano não consegue viver aventuras amorosas porque prefere estar apaixonado.
Outra característica garantida por Urano é a maior independência. Porém, os geminianos se tornam mais difíceis de conviver, visto que o seu senso crítico se torna acentuado e a sua inteligência também, o que os torna mais criteriosos.
Decanatos de Câncer
O signo de Câncer recebe a passagem do Sol entre os dias 21 de junho a 21 de julho. Logo, os seus decanatos se dividem da seguinte forma: 21 de junho a 30 de junho (primeiro decanato); 1º de julho a 10 de julho (segundo decanato); e 11 de julho a 21 de julho (terceiro decanato).
No que se refere aos signos que exercem influência na personalidade dos cancerianos, é possível citar que o segundo decanato é influenciado por Escorpião e o terceiro por Peixes. No primeiro, as influências da Lua e de Câncer se acentuam ainda mais. Confira mais sobre isso a seguir.
■Primeiro decanato de Câncer
Os cancerianos do primeiro decanato sofrem a influência do signo de Câncer e da Lua. Logo, são pessoas extremamente sensíveis e que se magoam com muita facilidade. Podem assumir um comportamento possessivo quando estão em relacionamentos, o que gera uma série de brigas com os seus parceiros.
Devido à presença da lua, o primeiro decanato conta com cancerianos puros. Eles são voltados para a casa, para a família e são instáveis. A sua necessidade de afeto e a sua carência se tornam mais acentuados nesse decanato.
■Segundo decanato de Câncer
Regido por Plutão e por Escorpião, o segundo decanato de Câncer revela pessoas focadas e persistentes quanto o assunto é perseguir objetivos. Portanto, têm personalidade forte, mas costumam ser bem dóceis quando se fala sobre o amor.
Por serem regidos por Plutão, os cancerianos do segundo decanato são intensos e passam por diversos infernos pessoais. Além disso, são ótimos para ajudar as pessoas que amam em momentos de crise e pode se dar bem profissionalmente como terapeutas devido a essa habilidade.
■Terceiro decanato de Câncer
O terceiro decanato de Câncer é regido por Peixes e por Netuno. Portanto, é marcado pela necessidade de agradar aos demais e de fazer as pessoas felizes. Os nativos são pessoas atenciosas e muito carinhosas, mas tendem a sofrer porque os demais se aproveitam dessas características.
Assim, os cancerianos do terceiro decanato são os mais sensíveis e sentem as dores de todos como se fossem suas. Eles se preocupam com a humanidade e fazem de tudo para tornar o mundo um lugar de menos sofrimento.
Decanatos de Leão
Leão é regido pelo Sol e recebe a passagem do seu planeta entre os dias 22 de julho e 22 de agosto. Assim, os seus decanatos se dividem da seguinte forma: 22 de julho a 31 de julho (primeiro decanato); 1º de agosto a 10 de agosto (segundo decanato); e 11 de agosto a 22 de agosto (terceiro decanato).
No primeiro decanato, o Sol e Leão exercem uma grande influência sobre os nativos, acentuando características como o brilho natural do leonino. Os demais decanatos são regidos, respectivamente, por Áries e Sagitário.
A seguir, mais características sobre os decanatos do signo de Leão serão comentadas. Continue a leitura para saber mais a respeito.
■Primeiro decanato de Leão
O típico leonino é encontrado no primeiro decanato do signo. Magnético, especialmente na sua vida amorosa, ele é admirado pelas pessoas à sua volta e devido à regência do Sol isso se torna ainda mais intenso. Além disso, tendem a conquistar respeito do ambiente de trabalho e se voltam bastante para a sua vida social.
Vale citar ainda que o primeiro decanato de Leão traz pessoas focadas nos seus amigos. Eles são otimistas e gostam de estar cercados de pessoas o tempo todo.
■Segundo decanato de Leão
O segundo decanato de Leão é marcado pela autoconfiança. São nativos que acreditam em tudo o que fazem e podem correr riscos devido a isso. Estão sempre abertos ao novo e gostam de conhecer pessoas e lugares diferentes.
Devido à regência de Júpiter e de Sagitário, os leoninos passam a amar os prazeres da vida e gostam de namorar. A diversão também é uma presença constante na vida desses nativos, que se conectam com tudo o que está à sua volta. Inclusive, podem se tornar pessoas espiritualizadas devido a esse conexão.
■Terceiro decanato de Leão
Os leoninos do terceiro decanato são regidos por Áries e Marte. Portanto, são destemidos e enfrentam novos desafios sempre com garra. Além disso, a característica impulsiva dos arianos tende a reverberar nesses nativos, que são passionais e gostam de demonstrar o que sentem quando se apaixonam por alguém.
O último decanato também revela os nativos de Leão mais assertivos e dispostos a brigar pelo que desejam. Não desistem nunca e sempre correm atrás das metas que estabelecem para as suas vidas.
Decanatos de Virgem
A passagem do sol pelo signo de Virgem acontece entre os dias 23 de agosto e 22 de setembro. Portanto, os seus decanatos se estruturam da seguinte maneira: 23 de agosto a 1º de setembro (primeiro decanato); 2 de setembro a 11 de setembro (segundo decanato); e 12 de setembro a 22 de setembro (terceiro decanato);
Os três são influenciados por Virgem, Touro e Capricórnio, o que modifica as características que estão em primeiro plano nos nativos. Mas, como se trata de três signos muito parecidos e voltados para as mesmas coisas, talvez essas diferenças não se façam notar com tanta clareza. A seguir, mais detalhes sobre isso serão comentados.
■Primeiro decanato de Virgem
O primeiro decanato de Virgem é comandado por este signo e pelo seu planeta regente, Mercúrio. Ele revela nativos que são organizados e podem acabar se tornando exigentes demais com os outros. Além disso, eles são pessoas inteligentes e que valorizam a busca por conhecimento, fazendo dela o seu objetivo de vida.
Vale ressaltar que os virginianos nascidos no primeiro decanato são os mais inteligentes do signo. Mas eles também podem se tornar os mais críticos e cheios de padrões inatingíveis quando se fala sobre os seus relacionamentos.
■Segundo decanato de Virgem
Regido por Capricórnio e por Saturno, o segundo decanato de Virgem revela pessoas responsáveis. Elas sabem lidar muito bem com as suas finanças e nunca vacilam nesse sentido. Essas características se refletem na sua maneira de amar, visto que quando um virginiano desse decanato se compromete, ele realmente está disposto a investir no relacionamento.
Mas o seu lado prático pode acabar sufocando todo o romantismo da relação. Vale citar também que os nativos do segundo decanato procuram por instabilidade e gostam de saber exatamente onde estão pisando.
■Terceiro decanato de Virgem
O último decanato de Virgem conta com a regência de Touro e Vênus. Assim, os nativos valorizam a convivência com amigos e familiares e gostam de estar bem com as pessoas que amam. Em geral, quando estão apaixonados não demonstram os sentimentos de formas românticas e quando o fazem, procuram não exagerar.
Vale citar que os virginianos do terceiro decanato preferem relacionamento estáveis e duradouros. São ligados à beleza e busca por equilíbrio é algo muito presente nas suas vidas.
Decanatos de Libra
Os nativos de Libra recebem o Sol no seu signo entre os dias 23 de setembro e 22 de outubro. Então, os seus decanatos se estruturam da seguinte forma: 23 de setembro a 1º de outubro (primeiro decanato); 2 de outubro a 11 de outubro (segundo decanato); e 12 de outubro a 22 de outubro (terceiro decanato).
É possível afirmar que os nascidos no primeiro decanato recebem a influência direta de Libra, acentuando as suas características sedutoras. Os demais são regidos, respectivamente, Aquário e Gêmeos. Para conhecer mais características dos três decanatos de Libra, continue a leitura da próxima seção do artigo.
■Primeiro decanato de Libra
Os librianos do primeiro decanato recebem a influência de Vênus e de Libra. Portanto, estão sempre buscando equilíbrio na resolução de conflitos e têm uma grande necessidade de amor. Só se sentem realizados quando esse sentimento se faz presente nas suas vidas.
Logo, são chamados de librianos puros. Gostam de estar em relacionamentos amorosos e valorizam a beleza e o equilíbrio. São muito conectados às artes, à vida social e às amizades. Aliás, fazem amigos com muita facilidade e nunca estão sozinhos.
■Segundo decanato de Libra
Regido por Aquário e por Urano, o segundo decanato de Libra é marcado pela criatividade e por nativos que se destacam muito no trabalho. Entretanto, sentem uma necessidade constante de renovação, especialmente no que se refere ao amor, ou não conseguem se sentir felizes.
A regência de Urano faz com que o libriano do segundo decanato seja uma pessoa agitada, inquieta e que se volta muito para o futuro. As suas ideias estão sempre uma passo à frente e a sua ligação com a tecnologia é muito intensa.
■Terceiro decanato de Libra
O terceiro decanato de Libra é comandado por Gêmeos e Mercúrio. Assim, os nascidos nesse período valorizam as suas carreiras e por isso sempre conseguem se destacar no ambiente de trabalho. A necessidade de renovação se faz presente no amor e eles tendem a estar sempre em busca de novos relacionamentos.
Assim, um libriano do terceiro decanato é desprendido. É quase impossível que ele se prenda a alguém e a regência de Mercúrio faz com que seja fascinado pela vida social, encarando tudo de maneira versátil e ágil.
Decanatos de Escorpião
O Sol faz a sua passagem pelo signo de Escorpião no período compreendido entre 23 de outubro a 21 de novembro. Assim, os decanatos se dividem da seguinte forma: 23 de outubro a 1º de novembro (primeiro decanato); 2 de novembro a 11 de novembro (segundo decanato); 12 de novembro a 21 de novembro (terceiro decanato).
O primeiro decanato é influenciado diretamente por Escorpião e Plutão. Os demais, por sua vez, são afetados pelos signos de Peixes e Câncer, respectivamente. Tudo isso intensifica as emoções dos nativos e faz com que eles encarem desafios distintos ao longo da vida. A seguir, veja mais detalhes a respeito dos três decanatos de Escorpião.
■Primeiro decanato de Escorpião
A intensidade é a marca registrada do primeiro decanato de Escorpião, que é regido por este signo e por Plutão. Quando amam, são muito dedicados e profundos. Aliás, a profundidade é uma característica muito comum nas suas vidas e eles gostam de conhecer bem aqueles que estão ao seu redor, seja como amigos ou parceiros.
Em geral, os escorpianos do primeiro decanato são pessoas muito reservadas e cujas vidas passam por transformações periódicas. Eles também são misteriosos e se interessam por desafios.
■Segundo decanato de Escorpião
Os nativos de Escorpião que nascem durante o segundo decanato são comandados por Peixes e Netuno. Assim, a sua intuição se torna acentuada e quase a prova de falhas. Devido a isso, os seus resultados nos seus projetos são quase sempre positivos e tudo corre conforme o esperado.
Também vale mencionar que os escorpianos do segundo decanato são confusos e podem acabar criando ilusões na sua cabeça. Muito disso se deve à regência de Netuno.
■Terceiro decanato de Escorpião
Os regentes do terceiro decanato de Escorpião são a Lua e o signo de Câncer. Dessa forma, ele revela nativos que gostam de ajudar a família e que são muito dedicados àqueles que amam, especialmente quando se fala sobre os seus relacionamentos amorosos. Não gostam da ideia de ficar sozinhos.
Entretanto, a regência da lua faz com que o escorpiano do terceiro decanato passe por várias oscilações de humor bruscas. São pessoas instáveis e que têm uma ligação muito intensa com a própria casa.
Decanatos de Sagitário
O signo de Sagitário recebe o Sol no período entre 22 de novembro e 21 de dezembro. Então, os seus decanatos são divididos da seguinte e forma: 22 de novembro a 1º de dezembro (primeiro decanato); 2 de dezembro a 11 de dezembro (segundo decanato); e 12 de dezembro a 21 de dezembro (terceiro decanato).
O primeiro período é influenciado pelo próprio signo de Sagitário, acentuando o seu característico otimismo. Os demais são regidos, respectivamente, pelos signos de Áries e Leão, destacando o senso de liderança e o carisma dos nativos. A seguir, confira mais informações a respeito dos três decanatos de Sagitário.
■Primeiro decanato de Sagitário
O primeiro decanato de Sagitário é responsável pelos sagitarianos puros. Ou seja, aqueles que são otimistas e apreciam a liberdade acima de qualquer coisa. Assim, sempre enfrentam complicações quando o assunto é o amor e não se envolvem com facilidade por acreditar que isso ameaça a sua liberdade.
Gostam de viajar, apreciam a diversidade e são muito conectados aos conhecimentos de uma forma geral. Além disso, são pessoas alegres e sinceras, que sempre vão falar a verdade quando a sua opinião for pedida.
■Segundo decanato de Sagitário
Os sagitarianos do segundo decanato são pessoas comandadas por Marte e por Áries. Dessa forma, são corajosos e estão sempre em busca de desafios para a suas carreiras. A influência de Áries pode fazer com que o nativo se apaixone com mais facilidade caso encontre uma pessoa que vê o mundo de forma similar à sua.
Além disso, vale citar que a presença de marte torna do sagitariano do segundo decanato uma pessoa voltada para o conflito. É assertivo, agressivo e gosta de brigar.
■Terceiro decanato de Sagitário
O carisma é a caraterística mais acentuada dos sagitarianos do terceiro decanato. Se aproximam das pessoas com muita facilidade e conseguem fazer amigos em todos os ambientes que frequentam. Isso acontece devido à regência do período, que fica a cargo de Leão e do Sol.
Portanto, o terceiro decanato de Sagitário revela pessoas que gostam de se sentir o centro do mundo. Elas são alegres, expansivas e muito otimistas, de modo que se tornam cativantes para quem está ao redor.
Decanatos de Capricórnio
O signo de Capricórnio recebe a passagem do Sol entre 22 de dezembro e 20 de janeiro. Assim, os seus decanatos são divididos da seguinte maneira: 22 de dezembro a 31 de dezembro (primeiro decanato); 1º de janeiro a 10 de janeiro (segundo decanato); e 11 de janeiro a 20 de janeiro (terceiro decanato).
No que se refere às influências, o primeiro decanato recebe a do próprio signo de Capricórnio e os demais, por sua vez, são regidos respectivamente por Touro e Virgem, o que acentua questões como o dinheiro e a organização. A seguir, confira maiores detalhes a respeito dos três decanatos do signo de Capricórnio.
■Primeiro decanato de Capricórnio
Os nativos de Capricórnio do primeiro decanato são regidos por Capricórnio e por Saturno. Devido a isso, estão sempre em busca de maneiras para se superar na vida financeira. Gostam de tranquilidade nesse setor e trabalham em busca da estabilidade.
Quando se fala sobre o amor, são dedicados aos seus parceiros e exigem fidelidade. Por serem regidos por Saturno, são sérios e assumem as suas responsabilidades como ninguém, adotando a postura de provedor e colocando o dinheiro como algo essencial nas suas vidas.
■Segundo decanato de Capricórnio
O segundo decanato de Capricórnio é influenciado por Touro e por Vênus. Portanto, abre a possibilidade de que os nativos se destaquem em qualquer área da vida que desejarem. Além disso, gostam de ter estabilidade financeira e por isso não são pessoas consumistas.
No que se refere ao amor, são pessoas muito românticas. Tendem a ser mais leves e a procurar por relacionamentos estáveis e duradouros. Outras características que se destacam sobre os capricornianos desse decanato é o seu bom gosto.
■Terceiro decanato de Capricórnio
O último decanato de Capricórnio é regido por Virgem e por Mercúrio. Os nascidos nesse período são pessoas críticas e que valorizam a organização. No amor, têm dificuldades para dizer o que sentem porque são pessoas muito tímidas.
Devido à regência de Mercúrio, o capricorniano do terceiro decanato se volta para a busca por conhecimento. Assim, é uma pessoa muito crítica. Gosta de fazer novas amizades e tem uma vida social bastante movimentada.
Decanatos de Aquário
O trânsito do Sol pelo signo de Aquário acontece entre os dias 21 de janeiro a 19 de fevereiro. Portanto, os decanatos são separados desse modo: 21 de janeiro a 30 de janeiro (primeiro decanato); 31 de janeiro a 9 de fevereiro (segundo decanato); e 10 de fevereiro a 19 de fevereiro (terceiro decanato).
O segundo e o terceiro decanato recebem influências dos demais signos de ar, Gêmeos e Libra. O primeiro, por sua vez, é regido pelo próprio Aquário, o que torna a sua necessidade de liberdade ainda mais gritante para os nascidos no período. Para saber mais sobre as características dos três decanatos de Aquário, leia a próxima seção do artigo.
■Primeiro decanato de Aquário
Os aquarianos puros são aqueles nascidos no primeiro decanato. São regidos por Urano e por Aquário, o que torna o seu desprezo pelas regras ainda mais acentuado. Não gostam de dar satisfações sobre as suas vidas e o amor sempre pode ser um problema devido a isso.
Os nativos nascidos nesse período são pessoas que gostam de olhar para o futuro. As suas ideias sempre são revolucionárias e eles se preocupam muito com os problemas da humanidade, chegando a fazer disso o centro das suas questões existenciais.
■Segundo decanato de Aquário
O segundo decanato de Aquário fala sobre pessoas que gostam de dialogar. Ele é regido por Gêmeos e por Mercúrio, o que garante energia e proatividade no trabalho. Além disso, torna os nativos pessoas mais divertidas e que têm ainda mais facilidade para fazer amizades.
Além disso, os aquarianos do segundo decanato conta com pessoas que não têm problemas para conquistar quem desejam. São engraçados, versáteis e independentes. Porém, começar um relacionamento pode ser um problema já que a liberdade é uma questão muito importante na sua vida.
■Terceiro decanato de Aquário
O terceiro decanato de Aquário revela nativos que valorizam muito as suas relações. Isso acontece devido à influência de Vênus e de Libra. Assim, quando amam alguém são muito carinhosos e os seus relacionamentos são o foco da sua vida. Estão em busca de amor verdadeiro.
Portanto, são os aquarianos mais românticos entre os três decanatos. Apesar disso, continuam precisando da sua liberdade e não abrem mão dela com facilidade.
Decanatos de Peixes
Peixes é o 12º signo do zodíaco e a passagem do Sol pela sua casa acontece entre os dias 20 de fevereiro e 20 de março. Assim, a separação dos decanatos é feita da seguinte forma: 20 de fevereiro a 29 de fevereiro (primeiro decanato); 1º de março a 10 de março (segundo decanato); 11 de março a 20 de março (terceiro decanato).
Enquanto a primeira divisão é influenciada pelo próprio signo de Peixes, destacando o seu poder de se adaptar, a segunda e a terceira são regidas, respectivamente, por Câncer e Escorpião, trazendo a valorização da família e a intuição acentuada. Veja mais sobre os decanatos do signo de Peixes a seguir.
■Primeiro decanato de Peixes
Os piscianos do primeiro decanato são comandados pelo signo de Peixes e por Netuno. Dessa forma, são determinados e conseguem o que querem. Além disso, são parceiros carinhosos e que gostam de se dedicar aos seus pares. Devido à regência de Netuno, são pessoas adaptáveis, criativas e voltadas para as artes.
Logo, entre os seus interesses é possível destacar o cinema, o teatro e a música, coisas que alimentam a sua sensibilidade.
■Segundo decanato de Peixes
O segundo decanato de Peixes é regido pela Lua e pelo signo de Câncer. Dessa maneira, revela nativos que gostam de estar cercados pela sua família. São pessoas zelosas e gostam de retribuir o carinho que recebem o tempo todo.
No amor, são bastante ciumentos, mas sabem controlar o sentimento em questão. Vale ressaltar ainda que os nativos de Peixes do segundo decanato são os mais sensíveis. Devido a essa característica, podem se tornar pessoas muito instáveis.
■Terceiro decanato de Peixes
O terceiro decanato de Peixes é regido por Escorpião e por Plutão. Logo, a intuição se transforma em uma espécie de sexto sentido e a sexualidade passa a fazer parte da vida dos nativos de forma muito marcante, especialmente quando o nativo está tentando conquistar alguém.
São intensos, profundos e por vezes podem desaparecer em si mesmos, visto que mergulham nas suas almas e passam a viver no seu interior. Assim, aprender a voltar desses momentos é um verdadeiro desafio para o pisciano do terceiro decanato.
Saber o decanato revela minha personalidade?
Conhecer mais a respeito do decanato revela nuances da personalidade de um determinado nativo. Isso acontece por essas divisões no Mapa Astral servem para destacar a influência dos demais signos do mesmo elemento em um nativo. Portanto, soma detalhes importantes para o autoconhecimento.
Assim, a título de ilustração, é possível citar que uma pessoa do primeiro decanato de Câncer é influenciada pelo próprio signo de Câncer e pela Lua, o que acentua as suas características de cuidado e a sua sensibilidade. No caso do terceiro decanato do signo, a influência de Escorpião se torna mais proeminente, transformando os nativos em pessoas voltadas para a sensualidade.