Quem é Ganesha?
O deus Ganesha é conhecido como o símbolo divino da sabedoria e da fortuna e é uma figura presente na cultura védica, além de extremamente importante e muito utilizada na religião hindu. Ele é caracterizado por uma pessoa com a cabeça de elefante e 4 braços, sentada. Além disso, é popularmente conhecido como o Senhor dos Obstáculos.
Esse deus possui uma consciência lógica admirável, mas a simbologia de ser o "Destruidor de Obstáculos" faz com que toda a devoção em torno dele seja voltada para essa crença. Pela força de sua simbologia, essa divindade também é cultuada na Tailândia, Nepal, no Sri Lanka e em vários outros países. Ultrapassa as fronteiras com a sua força e reconhecimento. Conheça mais sobre ele a seguir.
A história de Ganesha
Como todas as divindades que possuem um grande reconhecimento, existem várias histórias e explicações sobre o deus Ganesha possuir a cabeça de um elefante. Muitos escritos dizem que ele nasceu com a cabeça assim, outros que ele adquiriu com o tempo.
A questão é que Ganesha é filho de Parvati e de Shiva, que são dois deuses hindus muito poderosos. Sendo o primeiro filho de Shiva, o deus supremo, máximo e regenerador e de Parvati, a deusa mãe, da fertilidade e amor. Por esse motivo, ele é um símbolo importante da inteligência e considerado aquele que abre os caminhos, traz fortuna e guia a todos para o melhor.
■Decapitado por Shiva
Uma das histórias mais conhecidas sobre o deus Ganesha é a que a deusa Parvati, que é a deusa do amor e da fertilidade hindu, o criou a partir da argila para que ela pudesse ter proteção e por se sentir muito só em sua vida.
Em um belo dia, enquanto Parvati estava tomando banho, pediu para o filho vigiar a porta e não deixar ninguém entrar. Justo nesse dia, Shiva chegou mais cedo e brigou com o deus por ele estar na porta. Em um ataque de fúria, Shiva cortou a cabeça de Ganesha e, mais tarde, para se redimir, substituiu a cabeça do deus pela de um elefante.
■Nascido da risada de Shiva
A história que a cabeça de Ganesha é decapitada por Shiva não é a única que existe. A segunda história mais conhecida é que o deus foi criado diretamente da risada de Shiva, mas, Shiva o considerou sedutor demais e por esse motivo, lhe deu a cabeça de elefante e uma barriga enorme.
Independente de qualquer motivo que Shiva tenha tido para transformar a cabeça do filho em uma cabeça de elefante e sua barriga enorme, essas duas característica acabaram se tornando um símbolo muito importante para história e o significado real desse deus, pois sua cabeça de elefante é vista como o símbolo de sabedoria e conhecimento e a sua grande barriga representa a generosidade e aceitação.
■A devoção a Ganesha
Ganesha é considerado o deus que remove todos os obstáculos que há nos caminhos, não apenas material, mas de forma espiritual também. Muitos estudiosos, inclusive, dizem que ele é o deus do obstáculo, pois possui a capacidade de eliminar tudo aquilo que não serve mais na vida de quem é devoto a ele, porém, também coloca pedras no caminho de quem precisa ser testado.
Esse deus possui muitos papéis para seus devotos, como, por exemplo, de aliviar todos os problemas, de trazer o bem para quem precisa e claro, trazer ensinamentos para aqueles que precisam aprender com seus próprios erros e desafios, pois para Ganesha os obstáculos são importantes na formação de caráter, e é exatamente com esse pensamento que ele age.
■Além da Índia
Não é difícil encontrar Ganesha em casas que possuem outras religiões e culturas que não sejam a védica e a hindu. Esse deus e a sua simbologia de fortuna e de livrar os obstáculos do caminho, cresceu além da Índia, seu berço natal.
O deus possui muitos adoradores e festivais para a sua simbologia. Não apenas por sua aparência chamativa e memorável, mas por seu significado ser muito amplo, enquadrando em todo tipo de fé e crenças, independente do lugar.
A imagem de Ganesha
Todas as imagens de todos os deuses possuem um significado diferente. É exatamente isso que os tornam com crenças distintas, além de os tornarem ainda mais especiais e importantes para as pessoas de fé.
A imagem de Ganesha é muito diferente e detalhada. Todas as partes dela possuem um significado. Esse deus não é nem humano e nem animal, o que o tornou ainda mais curioso, diferente e memorável. O seu corpo humano e sua cabeça de elefante, além dos seus 4 braços e sua ampla barriga o tornam especial.
■A cabeça de elefante
A grande cabeça de elefante do deus Ganesha simboliza a sabedoria e a inteligência. Sendo assim, é dito que ele permite que as pessoas pensem muito mais sobre as suas vidas, escutem os outros com mais atenção e consideração e refletir mais sobre as coisas ao seu redor antes de qualquer decisão.
■A barriga
A sua grande barriga representa a generosidade e a aceitação. Para Ganesha, uma das coisas mais importantes é digerir bem os obstáculos, no sentido de ter mais compreensão em relação às coisas que ocorrem ao seu redor. A barriga mostra a grande capacidade dele de engolir e processar tudo o que é necessário, para que seja transmitido muito conhecimento e superação.
■As orelhas
As suas orelhas são para ouvir com muita atenção os devotos. Elas simbolizam os dois primeiros passos de um devoto, que seriam o "Sravanam" que significa "Escutar o Ensinamento" e "Mananam" que é a reflexão. Para Ganesha, esses dois passos são necessários para a evolução daqueles que acreditam nele.
■Os olhos
Os olhos de Ganesha são justamente para enxergar além do que é possível ver e tocar. Para esse deus, a vida não é apenas o que está no mundo material, mas tudo o que está no espiritual também. Os obstáculos e conquistas que Ganesha faz na vida de seus fiéis não são apenas nesse plano, mas na alma também.
■O machado na mão
O seu machado serve para cortar o apego a todos os bens materiais. A necessidade de estar sempre conectado com aquilo que é possível pegar nas mãos, para esse deus é visto como algo não saudável. Por esse motivo, é preciso cortar qualquer que seja o apego e apreço pelas coisas desse plano, para que assim seja possível observar, aprender e superar as coisas de forma mais plena e altruísta.
■As flores nos pés
Ganesha em sua imagem possui flores nos pés que simbolizam o dom de compartilhar tudo o que se tem. A generosidade é uma das coisas mais fortes para esse deus, e por esse motivo, é necessário compartilhar todos os seus bens, sabedoria e conhecimento com as pessoas ao seu redor. Para Ganesha é de extrema importância a prática da empatia e compaixão.
■Os laddus
Esse Deus doa recompensas por seu trabalho, e essa recompensa é vinda em forma de Laddus, que são doces indianos. Para Ganesha, as recompensas são importantes para manter seus devotos no caminho necessário para a evolução, seja um caminho com muitos obstáculos ou sem nenhum, pois das duas formas é necessário ter muita determinação para chegar à superação.
■O rato
O rato é um animal que é capaz de roer tudo, inclusive, as cordas da ignorância, de tudo aquilo que afasta a sabedoria e o conhecimento. Sendo assim, o rato é um veículo que controla os pensamentos e está sempre alerta para que as pessoas se iluminem em seu interior mais profundo com a sabedoria e as coisas do bem e não ao contrário.
■O colmilho
O colmilho representa todos os sacrifícios que são necessários para atingir a felicidade. Tudo aquilo que é necessário abrir mão, curar, sacrificar e transformar para ter uma vida plena, feliz e iluminada, que gire em torno da sabedoria, conhecimento e generosidade.
Características de Ganesha
Todas as características do deus Ganesha são consideradas peculiares, pois possuem únicos significados. O traço mais marcante desse deus é justamente a sua sabedoria e intelecto. Para Ganesha tudo acontece exatamente como deve acontecer, até mesmo os obstáculos que não são tirados do caminho.
A sua forma de ver a fortuna não é apenas no mundo material, mas também tudo o que é adquirido pela experiência da vida, sejam elas espirituais, mentais ou materiais. Por isso que é fundamental, para ele, lidar com o bem e o mal da vida, e que muitas vezes os sacrifícios precisam ser feitos para que seja possível obter a verdadeira felicidade.
■Sabedoria
Para Ganesha, o Deus da Sabedoria, todo esse conhecimento e aprofundamento nos aprendizados é o que torna a evolução e iluminação cada vez mais próxima e cada vez mais possível para as pessoas, pois para ele, toda a trajetória possui dois lados, sendo eles, o bom e o ruim, e os dois possuem ensinamentos a serem adquiridos.
A pessoa com sabedoria é aquela que não se apega aos bens materiais da vida mundana, mas que encontra um equilíbrio entre o espiritual e o material, além de passar por todas as desavenças da vida com muita esperança e sede de aprendizado, e é exatamente isso que Ganesha espera de seus devotos.
Ele limpa, tira e desata obstáculos quando é necessário agir dessa forma, mas a verdadeira sabedoria vem do entender que nem sempre é preciso limpar, mas, muitas vezes, é necessário passar pelas coisas exatamente como elas são e estão.
■Fortuna
A fortuna de Ganesha pode vir de várias formas. Dentre elas, é possível vir em forma de ensinamentos e conhecimentos. Nada que Ganesha faz é por acaso. Mesmo que seja muito conhecido por remover obstáculos, ele acredita que existem obstáculos que são precisos para serem passados, pois possuem grande importância para a iluminação.
A evolução espiritual é de extrema importância para esse deus. Para ele, necessitamos ir em busca não apenas dos bens materiais que nos cercam, mas também de muita sabedoria interna. A pessoa que possui consciência disso, é cheia de fortunas em sua vida.
■Removedor de obstáculos
A simbologia mais conhecida desse deus é a de remover obstáculos para que haja uma vida plena. Ganesha, de fato, remove tudo aquilo que é necessário ser removido e que não serve para a evolução dos seres humanos no caminho. Porém, ele não faz apenas isso.
O que muitos não sabem é que há crenças que dizem que Ganesha também coloca os obstáculos no caminho, pois é assim que as pessoas evoluem e encontram o caminho da luz e a da espiritualidade maior, ou seja, tendo a consciência da superação em passar por esse obstáculos e não apenas em pedir para que eles sejam retirados da frente.
Tipos de material da mandala
Existem muitas formas de ser devoto do deus Ganesha e tê-lo presente em vários momentos do dia a dia. Não é necessário ter a sua imagem em algum lugar para que ele seja lembrado, contatado e chamado.
É possível ter um contato maior com o deus através de mantras e através do próprio corpo humano, já que Ganesha atua no Chakra Cardíaco, para buscar a sabedoria, fortuna, conhecimento e inteligência intelectual, além da grande generosidade de Ganesha.
■Mantra de Ganesha
O mantra de Ganesha é um dos mais conhecidos e utilizados pela cultura hindu. É possível buscar todos os símbolos e significados desse deus por esse mantra. O mantra é: Om Gam Ganapataye Namah, de origem hindu que tem como significado “Eu te saúdo, Senhor das Tropas”.
Ele é composto pelo "OM" que é a invocação e conexão primordial com ele, além de "Gam" que tem como significado mover, se aproximar, ou seja, ir de encontro com o Ganesha, a palavra "Ganapati" que simboliza o próprio Lord, e Namah que é adoração.
■Chakra de Ganesha
Por Ganesha ser o deus da sabedoria, da inteligência e aprendizado é dito que ele está no primeiro Chakra, o Muladhara, mais conhecido como o Chakra Plexo Solar que está localizado no topo da cabeça de todo e qualquer ser humano.
É exatamente nesse Chakra que a força divina se manifesta, e por isso Ganesha tem a sua permanência, pois é assim que ele comanda as forças que agem na vida das pessoas, dando direcionamentos exatos para elas.
Como o deus Ganesha se manifesta na cultura ocidental?
No Oriente, o deus Ganesha é um dos mais importantes e cultuados, tendo para si festivais e datas comemorativas extremamente importantes. Já no Ocidente esses rituais não são tão frequentes, porém, isso não significa que o deus não seja adorado.
A sua simbologia e seu significado para a cultura ocidental é a mesma que para a cultura oriental, mas pelo Ocidente é mais comum que os devotos do Ganesha o procurem para coisas relacionadas à fortuna e nem sempre à fortuna espiritual. Não é de se estranhar ter imagens desse deus nas casas como símbolo de boa sorte, bons acontecimentos e para trazer dinheiro.