Qual a importância da oração de São Roque?
A oração de São Roque é importante principalmente para as pessoas que estão necessitando de ajuda, tanto para si mesmas, quanto para as pessoas que amam, que possam estar passando por problemas com doenças infecciosas.
As orações de São Roque também são usadas para pedir proteção às pessoas que trabalham na saúde, como médicos e enfermeiros. Além de interceder pelos seres humanos, as orações para o santo também são usadas para pedir proteção e cura para animais, principalmente cachorros.
No decorrer deste artigo vamos falar mais sobre este santo e traremos informações como: a história de São Roque de Montpellier, algumas orações dedicadas a ele, os simbolismos deste santo e como as suas orações podem ajudar a vida das pessoas.
Conhecendo São Roque de Montpellier
Apesar de ter nascido em uma família abastada, São Roque escolheu viver na pobreza para ajudar os mais necessitados. Nesta parte do artigo conheça um pouco mais sobre este santo, saiba como foi a história e origem de São Roque, além de sobre sua canonização e algumas características físicas.
■Origem e história
São Roque nasceu em 1295, na França. Filho de família abastada, a criança nasceu com a marca de uma cruz vermelha em seu peito. Foi criado dentro dos preceitos cristãos, e aos 20 anos ficou órfão.
Com a morte dos pais, herdou toda a fortuna, cuja metade doou aos pobres e a outra metade deu a um tio para administrar. Então, mudou-se para Roma em peregrinação e durante esse período, ajudava as pessoas necessitadas e aquelas com doenças graves.
Depois de alguns anos, quando foi acometido pela peste, decidiu voltar para sua cidade natal. Para não transmitir a doença para outras pessoas, ficou refugiado na floresta. Então, foi encontrado por um cachorro, que passou a levar-lhe pão. Mesmo sem tratamento médico conseguiu se curar e foi para a Itália, para uma cidade da Toscana.
Nessa cidade, encontrou muitas pessoas sofrendo e morrendo por causa da peste, e ficou ali, ajudando aos doentes. Algumas pessoas relataram terem sido curadas, apenas pelo sinal da cruz feito pelo santo, foi então que seu poder de cura se tornou muito conhecido.
Ele voltou então para sua cidade natal, Montepellier, onde se iniciava uma guerra civil. Seus conterrâneos não o reconheceram e o prenderam por pensarem que ele era um espião disfarçado de peregrino. Depois de cinco anos de sua prisão, ele morreu esquecido no calabouço.
Ele foi encontrado morto pelo carcereiro, que era manco de nascimento, e ficou curado apenas por tocar o corpo do santo com o pé para ver se realmente o preso estava morto. Somente no momento do sepultamento São Roque foi reconhecido, quando tiraram sua roupa e um religioso reconheceu sua marca de nascença.
■Características visuais de São Roque
São Roque era filho único de uma família rica e a característica mais marcante de sua aparência era uma marca vermelha em formato de cruz em seu peito. Ele nasceu com ela, e dizem que foi parte do milagre de seu nascimento.
Pois, sua mãe já em idade avançada, pediu com muita fé para conseguir ter um filho e foi assim que ele foi concebido. Sua imagem mostra um peregrino usando capa, chapéu, botas, segurando um cajado e nela ele está acompanhado de um cachorro.
■Canonização e culto
Entre 1414 e 1418, durante o Concílio de Constança, a peste ainda estava matando muitas pessoas. Então, seus administradores oraram pedindo a proteção e intercessão de São Roque, e assim a doença se foi.
Por causa desse milagre a canonização de São Roque e a data de seu culto foram aprovados imediatamente. As relíquias do santo foram levadas para Veneza, e então ele passou a ser reverenciado como protetor das pessoas, contra pragas e doenças.
■O que o São Roque representa?
São Roque representa a figura do protetor dos inválidos, dos cirurgiões e do gado. Ele também é o padroeiro da cidade de mesmo nome, São Roque, no interior do estado de São Paulo e é onde fica a principal igreja em homenagem ao santo. Nessa igreja encontra-se uma de suas relíquias. Além disso, o santo também é considerado o protetor dos cães.
Algumas orações de São Roque de Montpellier
Os devotos de São Roque costumam fazer seus pedidos utilizando orações específicas para cada tipo de necessidade. Existem muitas variações para essas orações.
Abaixo deixaremos algumas de suas preces, conheça a oração para pedir a cura de enfermidade, a oração de São Roque para afastar doenças, oração para ajudar ao próximo que está doente, sua oração para proteção de pestes e pandemias, a oração para pedir a proteção divina, a oração para os cachorros e a sua novena.
■Oração de São Roque para a cura
"Ó inefável padroeiro nosso, São Roque, pela ardente caridade com que amastes o próximo nesta terra, chegastes a expor vossa própria vida para assisti-lo nas necessidades e doenças, especialmente nas moléstias contagiosas.
Oh! Fazei que estejamos sempre livres dessas terríveis enfermidades e livrai-nos da peste ainda perigosa que é o pecado.
Amém."
■Oração de São Roque para afastar doenças
"São Roque, vós que não tomando em conta o perigo do contágio da peste, vos dedicastes, de corpo e alma, ao cuidado dos doentes e Deus.
Para provar vossa fé e confiança, permitiu que contraísse a doença, mas que este mesmo Deus, no abandono de vossa cabana, no bosque, por meio de um cão, vos alimentou de um modo milagroso, e também milagrosamente vos curou.
Protegei-me contra as doenças infecciosas, livrai-me do contágio dos bacilos, defendei-me da poluição do ar, da água e dos alimentos.
Enquanto eu tiver saúde vos prometo rezar pelos doentes dos hospitais e fazer o possível para aliviar as dores e os sofrimentos dos enfermos, para imitar a grande caridade que vós tivestes para com os vossos semelhantes.
São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais, curai os doentes, defendei os que têm saúde contra o contágio e a poluição.
São Roque, rogai por nós."
■Oração de São Roque para ajudar o próximo que está doente
"Veneramos a vós, São Roque, por proteger as pessoas que têm doenças contagiosas e aquelas que estão ao seu lado, por cuidar de outros tipos de enfermos que se encontram em seu leito de morte, esperando apenas o chamado de Deus, e por vosso enorme amor ao valorizar e amparar os cães, é que não nos cansamos de elevar o vosso nome a Deus Pai Todo-Poderoso.
Somente uma alma pura e bondosa como a vossa, poderia ter tanta luz e tanta misericórdia a oferecer. Por tudo isso e pela grandeza de espírito, nós o veneramos e oramos diariamente por vós, agradecendo as bênçãos alcançadas por cada um dos fiéis, que reconhecem o vosso trabalho divino.
Amém."
■Oração de São Roque contra as pestes e pandemias
"São Roque, que vos dedicastes com todo o amor aos doentes contagiados pela peste, embora também a tenhais contraído, dai-nos paciência no sofrimento e na dor.
São Roque, protegei não só a mim, mas também aos meus irmãos e irmãs, livrando-nos das doenças infecciosas.
Por isso, hoje, rezo especialmente por uma pessoa muito querida (dizer o nome da pessoa), para que fique livre do seu mal.
Enquanto eu estiver em condições de me dedicar aos meus irmãos, proponho-me a ajudá-los em suas reais necessidades, aliviando um pouco o seu sofrimento.
São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais e defendei a todos das doenças e dos perigos.
Amém."
■Oração de São Roque para proteção divina
"Pela imensidão de sua devoção a Jesus Cristo, filho de Deus, incansável ajuda aos doentes de vários lugares da Terra em suas caminhadas, fé derradeira e confiança naquilo que fazia, nunca deixou um amigo ou familiar à deriva.
Curava a todos com sua luz divina, por mais pobre que fossem. Dê-me, meu São Roque, essa mesma disposição para amparar familiares e amigos necessitados.
Que eu possa amenizar os sofrimentos através das minhas bênçãos gloriosas.
Amém."
■Oração de São Roque para cachorros e animais
"Oh, São Roque!
Deus te curou pela intervenção divina através de um cão, que te ajudou a sobreviver a uma terrível doença. Ele lhe ensinou o amor que você pode ter pelos animais e deu o dom de protegê-los e curá-los.
Falo-te hoje, São Roque, porque o meu cão está gravemente doente e requer a sua intervenção divina para a sua completa cura.
Protetor dos cães, você tem dedicado seu trabalho para defendê-los de todo o mal e eu te imploro hoje, salve meu cão (dizer o nome).
Ele foi meu fiel companheiro de aventuras, ensinou-me o que significa o verdadeiro amor e não posso deixar de suplicar que elimine de seu corpo a doença que o faz sofrer.
Ele não demonstra, mas sei que está cansado de lutar, por isso peço-lhe que lhe dê força para continuar lutando.
Amém."
■A novena de São Roque
Primeiro dia:
“Deus e Senhor onipotente, a cuja inefável providência tudo está subordinado;
Vós, que não deixais de amar o homem e que por vossa infinita misericórdia vos dignastes preparar Roque, vosso servo, para ser o nosso advogado contra o flagelo da peste;
Vós que lhes imprimistes no peito o venerando sinal da Santa Cruz, em que vosso divino filho expiou os pecados dos homens e lhes adquiriu a saúde espiritual e eterna, fazei, vos rogamos, que por esta mesma Cruz Sacrossanta e pelos merecimentos infinitos do preciosíssimo sangue de Cristo, alcancemos, pela poderosa intercessão de São Roque, a cura de todas as enfermidades da alma, dos pecados e vícios, bem como das enfermidades do corpo, de todos os contágios e pestes.
Assim Vos rogamos com o coração contrito.
Amém.”
Segundo dia:
Deus Poderoso e providente que com inefável sabedoria ilustrais o entendimento do homem, preparais e moveis o seu coração sem lhe destruir o livre arbítrio;
E que eficazmente prevenistes o jovem Roque com a vossa graça, fazendo que ele em tão tenra idade se resguardasse do contágio dos vícios e pecados por meio de austeras mortificações e do contínuo estudo da vossa santa lei;
Perdoai-nos Senhor todos os pecados e confortai-nos para que recuperemos a vossa graça.
Ajudai-nos a fugir do contágio dos vícios e pecados a que vivemos expostos, de maneira que, recobrando a pureza de consciência, possamos merecer a continuação da vossa graça;
E fortalecidos por esta melhoria, possamos resistir às enfermidades do corpo, contágios e pestes, para melhor cumprirmos os nossos deveres e merecer a salvação das nossas almas.
Amém.”
Terceiro dia:
Deus, senhor absoluto do universo e de tudo quanto nele se contém;
Vós que tudo criastes para glória vossa e proveito do homem, concedei-nos a graça de usar corretamente dos bens do mundo, à semelhança de São Roque, que com um grande desapego tudo abandonou e cedeu para socorrer os pobres, sem que o seu coração se apegasse aos bens materiais.
Ajudai-nos, vos rogamos, a servirmo-nos dos bens do mundo para vossa maior glória, socorrendo e amparando os mais necessitados e desprotegidos, para melhor cumprirmos os deveres da caridade pela prática das boas obras e melhor merecer a celestial bem-aventurança.
Amém.”
Quarto dia:
Senhor Deus de infinito poder e misericórdia, vós que a tantos remédios naturais, capazes de curar as enfermidades do corpo, acrescentastes o exercício da caridade evangélica como remédio sobre todos eficaz, para minorar e sanar tantos males, defeitos e enfermidades inseparáveis da nossa natureza, necessariamente imperfeita;
Vós que inflamastes os apóstolos e tantos outros sinceros discípulos do evangelho com o fogo da caridade, vós que vos dignastes exercitar esta mesma virtude no maior grau em Roque, vosso servo, com espanto e proveito dos homens de seu tempo, excitai agora e sempre em todos nós o fogo sagrado da mais ardente caridade, para que possamos auxiliar-nos uns aos outros, diminuindo o sofrimento decorrente dos males físicos e morais que amarguram a vida humana.
Continue o caritativo Roque a ser lá do céu o benéfico instrumento do vosso poder e misericórdia como o foi em vida e que, livres dos flagelos, possamos merecer a felicidade eterna.
Amém.”
Quinto dia:
Deus justo e misericordioso, que coroais com a glória eterna aqueles que com valor cristão combatem as tentações e as adversidades, assisti-nos e fortalecei-nos com a vossa graça para podermos suportar as adversidades, perigos e moléstias a que estamos expostos.
Senhor, que sois pai de misericórdia, dai-nos forças para suportarmos como devemos todos os males e, pela vossa graça livrai-nos daqueles a que nos arrasta a nossa malícia ou imprudência.
Fazei que, pela paciência com que os suportarmos, expiemos nossas culpas e venhamos a merecer a coroa da bem-aventurança.
Amém.”
Sexto dia:
“Deus eterno, criador do mundo e de tudo quanto existe! Digno da vossa grandeza, poder e sabedoria infinita é o mundo e tudo quanto criaste.
Concedei-nos a vossa graça para que vivendo no meio dos homens e do mundo não nos deixemos contaminar com os seus maus exemplos, nem sucumbamos debaixo do peso da sua iniquidade, com perigo da nossa salvação eterna.
Ajudai-nos a usar do mundo com prudência, recato e desapego, próprio de verdadeiros cristãos, conforme aos santos fins para que tu nos criaste.
Amém.”
Sétimo dia:
“Senhor Deus de infinita bondade que tão prontamente perdoais aqueles que vos ofendem, quando se mostram arrependidos, que nos enviastes o vosso divino filho e seus fiéis discípulos a perdoar as injúrias e calúnias daqueles que nos devem corresponder com gratidão, dai-nos força e graça para bem imitarmos tais exemplos. Fazei que eles vendo da nossa parte essa correspondência de perdão e caridade que o santo evangelho nos prescreve, se confundam e emendem.
Perdoai-nos as ingratidões com que tantas vezes vos temos correspondido: perdoai também a nossos inimigos para que florescendo mais e mais a caridade evangélica, possamos viver uns, e outros em santa paz e praticar a virtude, de que depende a nossa salvação eterna.
Amém.”
Oitavo dia:
“Deus eterno, supremo juiz dos vivos e dos mortos, que nunca desamparais os vossos fiéis servos e que quando o mundo os julga abandonados e cobertos de ignomínia, os julgais dignos da vossa glória, confortando-os poderosamente no meio das maiores afrontas e tormentos, sobretudo na dura agonia da morte;
Vós que tanto consolastes o virtuoso Roque ao terminar sua vida terrena, confortai a todos nós na última hora, fazendo-nos conhecer que, não tanto por nossas boas obras, como por vossa misericórdia infinita, nos julgais dignos da glória eterna.
Ajudai-nos a prepararmo-nos para rematarmos a nossa existência de maneira que não receemos comparecer perante o tribunal da vossa divina justiça.
Livrai-nos de morte súbita, da peste e de todas as enfermidades violentas e contagiosas, para que recebendo dignamente os sacramentos consigamos resistir às agonias da morte.
Assim Vo-lo pedimos pela intercessão do bem-aventurado São Roque, por vós escolhido para especial advogado contra a peste.
Amém.”
Nono dia:
“Deus supremo e poderoso remunerador da virtude! Vós que com prodígios próprios da vossa onipotência e infalível justiça costumais distinguir a morte do justo da do pecador e que tão gloriosamente distinguistes a de vosso fiel servo São Roque, com tanta ventura dos que têm invocado o seu patrocínio e recorrido ao seu amparo;
Vós que a rogos deste vosso bem-aventurado servo tantas vezes tendes diminuído e dissipado o flagelo da peste e mortíferas moléstias em todo o orbe católico, compadecei-vos de nós agora.
Vede que somos os descendentes desses devotos e fiéis portugueses a quem tantas vezes tem valido a intercessão do vosso bem-aventurado servo neste templo, onde piamente veneramos suas relíquias.
Não vos lembreis de nossos pecados mas somente da vossa misericórdia infinita, das virtudes e súplicas de nosso celestial advogado.
Continuai Senhor a mostrar que ele mereceu a glória eterna, que reside junto a vós e que o prêmio da virtude sobrevive à morte do corpo.
Resplandeça mais, e mais, a salutar providência com que tudo dispondes na terra e que com tanta misericórdia tendes mostrado o vosso favor.
Valha-nos o bem-aventurado São Roque, a cuja intercessão recorremos com justa esperança e que vossa divina misericórdia nos assegura.
Assim seja.”
Oração final:
“Deus de misericórdia, ouve com amor o que, por intermédio de São Roque, te pedimos e atende a nossa súplica.
Liberta-nos das doenças do corpo e da alma e, no fim da nossa vida, concede-nos a salvação eterna.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, teu filho, que é Deus contigo, na unidade do Espírito Santo.
Amém.”
Simbolismos de São Roque de Montpellier
A imagem de São Roque possui vários simbolismos, cada um dos objetos que compõem sua imagem falam sobre um pedaço de sua história.
Nesta seção do artigo falaremos sobre cada um dos símbolos presentes em sua imagem e o que representam. Entenda o que significa a Peste Negra, o hábito marrom, o cajado de São Roque, sua cuia, sua ferida e o cão.
■A Peste Negra em São Roque
Quando São Roque chegou a Itália em sua peregrinação, foi acometido pela Peste Negra e para não usar vaga do hospital já sobrecarregado, se abrigou na floresta para esperar a morte. Porém, passou a se banhar em uma fonte e então percebeu que começou a melhorar.
Além disso, foi alimentado por um cão que lhe trazia pão todos os dias. Depois de algum tempo o dono do cão o encontrou e levou-o para sua cidade, Piacenza. Lá os milagres de São Roque começaram a acontecer, pois ele curava várias pessoas infectadas pela Peste Negra. Assim, essa doença simboliza seus milagres de cura.
■O hábito marrom de São Roque
O hábito marrom que São Roque veste em sua imagem é a representação da humildade, simplicidade e pobreza e a cor simboliza a terra. Portanto, seu hábito é o simbolismo da vida simples e pobre, que ele teve por escolha.
Pois, tendo nascido em família rica, após a morte de seus pais, ao herdar todo o dinheiro, fez a doação de tudo e passou a peregrinar em sua missão de ajudar os necessitados e doentes.
■O cajado de São Roque
O cajado de São Roque é a representação da maneira como ele escolheu viver, como peregrino, caminhante e missionário. O objeto era utilizado como um apoio para as caminhadas e forma de manter sua segurança.
Outro significado para o cajado deste santo é a simbologia da Palavra de Deus, ou mesmo a presença de Deus. Pois, essa também foi uma escolha de São Roque, apoiar sua vida na fé em Deus.
■A cuia de São Roque
São Roque também carregava consigo uma cabaça, ou cuia, que ficava presa no topo de seu cajado. Esse objeto representa a fonte que São Roque encontrou quando estava com Peste Negra, na qual se banhou e tomou sua água, até ficar curado.
Além disso, essa cuia é a representação do Espírito Santo, que está dentro de todos os seres humanos e dá a cada um a cura necessária. Representa também o poder de cura de São Roque, pois o dom da cura é dado pelo Espírito Santo que é a Água Viva de Deus.
■A ferida de São Roque
Outro símbolo que surge na imagem de São Roque, é a ferida em sua perna. Essa marca é a representação de seu sofrimento, vivido no período que contraiu a Peste Negra.
A ferida também tem um significado mais amplo, ela representa o sofrimento de todos os seres humanos, suas dores e as doenças.
■O cão de São Roque
O cão junto a São Roque em sua imagem é outra maneira de lembrar do sofrimento de São Roque no período de sua doença. Mostrando que Deus usou o cão para socorrê-lo em sua aflição, ajudando a salvar sua vida.
Ele também é usado para demonstrar que Deus provê tudo que é necessário para os necessitados, por meio dos mais diferentes instrumentos. É uma forma de mostrar que as pessoas podem confiar na providência divina.
Outras informações sobre São Roque de Montpellier
São Roque foi um homem que escolheu viver na pobreza buscando dar ajuda e conforto para os necessitados e doentes. Em sua peregrinação curou várias pessoas acometidas pela Peste Negra.
Abaixo, conheça um pouco mais sobre São Roque, falaremos sobre as celebrações em sua homenagem no Brasil e no mundo, além de alguns fatos interessantes sobre a história deste santo tão dedicado à causa dos mais necessitados.
■Celebrações de São Roque pelo mundo
Existem inúmeras tradições ao redor do mundo para a comemoração do dia de São Roque, que é celebrado no dia 16 de agosto. Nessas comemorações são realizadas procissões com a estátua do santo pelas ruas, onde fiéis fazem oferendas votivas.
Essas procissões podem ter duração de até 4 horas e meia. Além das procissões, os fiéis que alcançaram alguma graça de cura, fazem oferendas de cera moldadas no formato das partes do corpo que foram curadas.
■Celebrações de São Roque no Brasil
A primeira forma de celebração em homenagem a São Roque no Brasil, ocorreu na metade do século XVII, quando a cidade com seu nome foi fundada no local em que havia uma fazenda onde já havia uma capela construída em homenagem ao santo.
As comemorações em homenagem a São Roque iniciam-se no primeiro domingo de agosto e vão até o dia 16 desse mês, data de comemoração do santo. No último dia da festa acontece uma procissão, partindo da Igreja Matriz e percorre as ruas da cidade de São Roque, localizada no interior do estado de São Paulo.
■Fatos interessantes sobre São Roque
Algumas informações interessantes sobre São Roque:
Como a oração de São Roque pode auxiliar na sua vida?
A devoção a São Roque pode ajudar de muitas formas a vida das pessoas. Aquelas que precisam de alguma graça, para algum mal que lhes têm afligido, podem pedir a intercessão deste santo para alcançar a cura.
Existem várias orações direcionadas a São Roque para diversas dores vividas pelos seres humanos. Cada uma dessas orações levarão alento e serão uma forma de conforto para os necessitados. Suas orações são para cura e proteção daqueles que podem se arriscar cuidando de pessoas doentes.
Neste artigo procuramos trazer o maior número de informações sobre São Roque o padroeiro dos inválidos, além de orações para sua devoção para que você possa compreender mais profundamente esse santo tão importante.
Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.