Significado geral de Urano Retrógrado para Astrologia
Os movimentos retrógrados dos planetas sempre causam medo nas pessoas. Entretanto, não existe motivo para tal. Esses movimentos exigem alguns cuidados, mas também representam momentos adequados para retomar assuntos que ficaram pendentes.
Quando se fala sobre Urano, vale destacar que ele é um planeta cuja movimentação leva 7 anos para ser concluída em cada signo. Logo, são 84 anos para dar uma volta completa no zodíaco. Dessa forma, ele é conhecido com um planeta geracional, da mesma forma que Plutão e Netuno.
Ao longo do artigo serão abordadas as características e o significado de Urano retrógrado para a astrologia. Continue a leitura.
Personalidade e Carma de Urano Retrógrado
Urano é um planeta associado à vanguarda. Portanto, tem ligação direta com o que é surpreendente, impossível de ser previsto e com a originalidade. Além disso, é o representante da intuição e dos avanços em direção ao futuro.
Logo, esse planeta impulsiona mudanças necessárias na vida das pessoas, retirando-as da sua zona de conforto. Através disso as barreiras são rompidas e a necessidade de novidades passa a fazer parte do cotidiano.
Entretanto, esse movimento não indica dificuldades ou retrocessos, mas sim uma reavaliação necessária. Para saber mais a respeito das características de Urano retrógrado e das suas influências, continue a leitura.
■Urano Retrógrado
Urano retrógrado traz a energia necessária para mudar a vida das pessoas, especialmente no sentido de retira-las de situações de opressão. O processo em questão pode ser bastante desgastante, visto que não é algo planejado ou mesmo resultado de uma decisão consciente. Logo, é como se o indivíduo estivesse sendo empurrado na direção dessa mudança.
Portanto, o que resta é aceitar. A retrogradação do planeta tende a ser dolorosa para algumas pessoas devido à sensação de perda de controle, entretanto, cabe o entendimento de que, na verdade, o controle nunca nos pertence.
■A Personalidade
Para a astrologia moderna, a personalidade de Urano está associada à vontade de mudar e de conhecer mais a respeito do mundo. Portanto, trata-se de um planeta de características excêntricas, que foi reconhecido tardiamente enquanto tal, e é associado às ideias de revolução.
Assim, Urano traz à tona o inventor que existe dentro de cada um e tem a tendência a ser bastante frutífero em campos como a ciência e a tecnologia. No plano pessoal, a sua retrogradação afeta resgatando assuntos do passado. Já no coletivo, os projetos inovadores tendem a surgir.
■O Carma
O carma de Urano é precisar desbravar os caminhos. Devido ao seu caráter inovador, ele sempre precisa trilhar os rumos ainda não descobertos e criar novos padrões mentais para tudo o que vai fazer. Além disso, não é incomum que Urano precise recorrer às visões de vidas passadas para conseguir formular novas teorias.
Assim, o planeta é sempre engenhoso para tentar trazer os recomeços para a vida das pessoas. Muitas vezes esse caminho é bastante árduo, mas o progresso é a sua prioridade e Urano sempre trabalha para assegurar que ele chegue até a humanidade.
Urano Retrógrado nos Signos
A retrogradação dos planetas influencia cada signo de uma forma diferente, uma vez que isso depende das características de cada nativo. Porém, o planeta mantém a sua característica de impulsionar mudanças e de trazer à tona os assuntos que precisam ser resolvidos.
Isso acontece uma vez que as energias retrógradas dos planetas são impedidas de se expressar livremente durante o seu movimento normal. Portanto, quando eles entram nesse movimento, essas energias vêm à tona e servem para mudar os rumos, tanto coletivos quanto individuais.
A seguir, a influência da retrogradação de Urano em cada signo será explorada. Continue a leitura para saber mais.
■Urano Retrógrado em Áries
Os nativos de Áries têm mais vantagens na retrogradação de Urano do que qualquer outro signo do zodíaco. Isso acontece porque os arianos são naturalmente ousados e criativos, características que são potencializadas pelo movimento retrógrado e atingem o seu auge durante esse ciclo.
Entretanto, existe a necessidade de observar a agressividade, que pode surgir devido ao desejo dos nativos de Áries por conquistar sempre novos objetivos. Além disso, os arianos também vão precisar repensar a forma como lidam com o dinheiro nesse trânsito astrológico, de forma que os seus projetos podem precisar de adaptações.
■Urano Retrógrado em Touro
Touro é um signo que se beneficia de Urano retrógrado na medida em que encontra mais energia durante esse trânsito para realizar as suas atividades. Assim, os taurinos serão ainda mais obstinados na conquista dos seus objetivos e isso pode ajudar no sentido de fazer surgir mais oportunidades.
Mas, por outro lado, existe a necessidade de observar constantemente as suas posturas para que não se tornem inflexíveis devido à sua determinação. Caso algumas discussões surjam, é preciso saber compreender o outro lado, o que vai exigir esforço já que Urano acentua a teimosia do signo.
■Urano Retrógrado em Gêmeos
Os geminianos vão passar por um momento de constante alerta durante a retrogradação de Urano. Isso acontecerá porque o planeta vai colocar em alta algumas caraterísticas como a excentricidade e as atitudes de provocação. Portanto, os nativos desse signo vão sentir dificuldade de se adaptar às novas situações, algo que costuma ser fácil para eles.
Essa dificuldade vai fazer com que o nativo de Gêmeos não consiga relativizar as coisas e pedirá que ele tenha cuidado com as suas atitudes e com os seus discursos, visto que ele pode acabar dizendo coisas das quais vai se arrepender.
■Urano Retrógrado em Câncer
O signo de Câncer é completamente imprevisível durante o movimento retrógrado de Urano. A tendência é que os seu comportamento oscile bastante e que o canceriano se torne mal humorado durante essa fase. Avessos às mudanças, tudo vai causar aborrecimento e eles sentirão mais dificuldades de seguir em frente do que os demais.
Entretanto, nem tudo será negativo para os cancerianos. A retrogradação de Urano tende a colocar alguns projetos em movimento e eles serão bastante importantes para o futuro do nativo. Contudo, é necessário lembrar que não dá para fazer tudo sozinho.
■Urano Retrógrado em Leão
Os leoninos se beneficiam bastante de Urano retrógrado, visto que o trânsito astrológico faz com que eles tenham a sua energia fortalecida. Assim, o temperamento dos nativos de Leão se torna ainda mais forte do que em circunstâncias normais, o que acentua a sua determinação, mas pode acabar se tornando negativo devido à tendência natural do leonino ao autoritarismo.
Portanto, é possível que essa característica lhe traga alguns problemas, especialmente no setor profissional. Contudo, as pessoas de Leão estarão tão cansadas de manter a aparência que vão simplesmente fazer o que sentirem vontade.
■Urano Retrógrado em Virgem
O signo de Virgem ficará constantemente tenso durante o movimento retrógrado de Urano. Os virginianos não gostam de sair da sua zona de conforto e o trânsito astrológico em questão exige exatamente isso. Portanto, a tendência é que se tornem ainda mais críticos do que de costume e podem passar por situações negativas com as pessoas à sua volta.
Isso acontecerá uma vez que o nativo de Virgem vai sentir uma grande dificuldade para aceitar os pontos de vista de terceiros, bem como as suas opiniões. Logo, é uma fase que exige muita calma.
■Urano Retrógrado em Libra
Libra é um signo que não vai passar por qualquer problema durante a retrogradação de Urano. Altamente mutáveis, os librianos não vão encontrar qualquer entrave para fazer as alterações necessárias na sua rotina mesmo que elas sejam bastante expressivas. Além disso, os nativos desse signo não terão medo de viver novas experiências.
Assim, a tendência é que, durante esse trânsito, Libra aproveite a oportunidade para ser ainda mais original e para agir de forma provocativa. Então, esse é um signo que se beneficia bastante de Urano retrógrado e em um sentido bastante amplo.
■Urano Retrógrado em Escorpião
Os nativos de Escorpião vão sentir dificuldades para conseguir expressar as suas emoções durante o movimento retrógrado de Urano. Além disso, também não vão ter facilidade para aceitar os compromissos que surgirem, o que pode fazer com que se tornem pessoas muito explosivas.
Quem estiver à sua volta vai sofrer com isso porque o escorpiano começará a pensar que não é compreendido pelos demais. Apesar da necessidade de mudança indicada pelo trânsito astrológico, Escorpião é um signo que deve tomar cuidado com experiências imprevisíveis e com novas possibilidades durante a retrogradação de Urano.
Urano Retrógrado nas Casas Astrológicas
O posicionamento de Urano nas casas do Mapa Astral funciona como um indicativo do tipo de expressão de cada pessoa. Assim, ele é o responsável por determinar a forma como um determinado nativo vive e a sua liberdade e a sua individualidade.
Além disso, o planeta serve para abordar circunstâncias inesperadas e acontecimentos interessantes na vida de cada um. Portanto, serve para indicar também os momentos que os nativos gostam de compartilhar com as pessoas que fazem parte da sua vida.
A seguir, as influências da retrogradação de Urano em cada casa do mapa astral serão comentadas. Continue a leitura.
■Urano Retrógrado na Casa 1
Quando posicionado na Casa 1, Urano indica pessoas que têm um impulso muito forte de liberdade. Além disso, os seus talentos são voltados para a intuição ou ligados às áreas mais incomuns da ciência. Em geral, essas pessoas são vistas pelos demais como excêntricas e muito avançadas, visto que se preocupam pouco com o que é convencional.
Por outro lado, caso o planeta esteja sob tensão na Casa 1, isso indica a possibilidade de teimosia excessiva e também de uma busca por liberdade que desconsidera os direitos alheios e o senso comum.
■Urano Retrógrado na Casa 2
Quando Urano está retrógrado na Casa 2, isso é um indicativo de que a vida financeira passará por problemas. Portanto, os gastos impulsivos podem surgir e a perda de dinheiro se tornará inevitável. Apesar de alguns ganhos, todos vindos de ideias criativas e pouco usuais, as perdas tendem a superar e demandam atenção.
Além disso, quando tensionado na Casa 2, Urano pode fazer com que as pessoas se envolvam em especulações financeiras e em atividades pouco práticas. Logo, elas podem acabar ganhando dinheiro através de invenções, especialmente voltadas para a ciência.
■Urano Retrógrado na Casa 3
A retrogradação de Urano na Casa 3 tende a tornar as pessoas ainda mais incomuns nos seus aspectos mentais. Assim, a intuição é algo que fica em alta e a tendência é que o posicionamento transforme os indivíduos em pensadores livres, que formam as suas opiniões com base em experiências pessoais e também em fatos científicos, mas sem qualquer influência do posicionamento de terceiros.
Logo, a tendência é que as avaliações sejam feitas com impessoalidade e também de forma imparcial. Esse movimento na Casa 3 também faz nascer um interesse pela exploração e pela movimentação.
■Urano Retrógrado na Casa 4
Na Casa 4, Urano retrógrado indica uma vida familiar bastante incomum, bem como uma série de laços pouco usuais, especialmente com relação aos pais. Portanto, quando esse posicionamento acontece, as pessoas passam a buscar mais liberdade e tendem a se afastar da família, encontrando meios de viver como desejam.
Dessa forma, existe a tendência à criação de uma nova família composta por amigos íntimos e baseada em afinidades. O lar, então, passará a ser mais um ponto de encontro que dê a sensação de familiaridade nas pessoas afetadas pelo trânsito astrológico.
■Urano Retrógrado na Casa 5
O amor entra em pauta quando Urano está retrógrado na Casa 5. O movimento do planeta aponta para a possibilidade de envolvimentos inesperados e bastante incomuns. Porém, da mesma forma que esses romances vão começar de maneira abrupta, eles tendem a se encerrar de forma similar. Os parceiros que surgirão tendem à excentricidade.
Além disso, vale destacar que será uma fase de experimentação sexual. Se Urano estiver sob tensão, isso pode representar um período de promiscuidade e vida boêmia, algo que deve ser olhado com atenção para evitar excessos prejudiciais.
■Urano Retrógrado na Casa 6
A Casa 6 tem associação com o trabalho, e quando Urano retrógrado se faz presente nela, isso significa que os métodos se tornarão estranhos e muito mais avançados do que no atual momento. Além disso, a tendência é que o interesse pelo alternativo surja também em outros âmbitos práticos da vida, como a saúde. Logo, curas espirituais e medicinas homeopáticas podem surgir entre os interesses pessoais.
Quando bem aspectado nessa casa, Urano tende a indicar aptidões para as ciências exatas e da natureza, além de acrescentar inventividade nas formas de trabalhar das pessoas.
■Urano Retrógrado na Casa 7
O desejo de liberdade entra em pauta quando Urano está retrógrado na Casa 7. Esse desejo pode ser direcionado para um casamento ou mesmo para a sociedade como um todo. Portanto, as pessoas que estão nesse posicionamento tendem a cogitar o divórcio como solução para os seus problemas de relacionamento.
Isso acontece porque a necessidade de independência prevista por Urano retrógrado fará com que qualquer compromisso se torne um verdadeiro problema. Logo, durante esse trânsito a tendência é que qualquer envolvimento amoroso não seja muito duradouro. Além disso, as amizades também podem passar por reviravoltas.
■Urano Retrógrado na Casa 8
Os mistérios da vida, especialmente aquilo que ultrapassa o plano físico, se torna uma preocupação para as pessoas quando Urano está retrógrado na Casa 8. Isso fomenta o interesse pelo ocultismo e por assuntos ligados à vida após a morte. Além disso, o trânsito em questão abre espaço para interesse por áreas da ciência como a física atômica.
Um aspecto positivo de Urano retrógado na Casa 8 é a sorte. Portanto, existe a tendência que as mudanças aconteçam exatamente devido a isso e, em geral, elas têm ligação com o dinheiro, podendo indicar uma herança.
■Urano Retrógrado na Casa 9
Quando Urano está retrógrado na Casa 9, isso é um indicativo de ideias bastante avançadas em campos como a filosofia, a espiritualidade, a educação superior e a religião. Logo, o posicionamento faz com que as pessoas se afastem de pontos de vista mais ortodoxos e se aproximem de outras áreas do conhecimento, como astrologia e as ciências ocultas.
Portanto, esse trânsito astrológico tende a oferecer um pensamento mais progressista quando o assunto é a educação. Logo, os meios eletrônicos podem passar a fazer parte das suas rotinas de estudo e os recursos audiovisuais também.
■Urano Retrógrado na Casa 10
Urano retrógrado na Casa 10 é um indicativo de profissões incomuns. O posicionamento é capaz de criar líderes, especialmente ligados às áreas científicas, mas também favorece essa característica em vários outros setores do conhecimento, como as ciências humanas e a matemática. Assim, independente da carreira escolhida, as inovações vão se fazer presentes.
Além disso, o posicionamento também fala sobre as visões políticas, que se afastam completamente dos valores conservadores, especialmente radicais. Logo, quando Urano se encontra sob tensão, tendências revolucionárias podem surgir. O posicionamento é indicativo de força de vontade e ambição.
■Urano Retrógrado na Casa 11
Quando posicionado na Casa 11, Urano retrógrado serve para indicar pessoas liberais e que estão preocupadas com a verdade por trás de cada acontecimento. Portanto, elas não se importam com a opinião alheia e também não dão o menor valor para questões de tradição.
Além disso, vale ressaltar que a retrogradação de Urano na Casa 11 favorece bastante as tendências humanitárias dos indivíduos. Logo, os sentimentos de fraternidade estarão em alta e a intuição será um guia poderoso durante o trânsito astrológico. Toda essa comunhão pode fazer surgir um interesse pelo oculto e pela ciência.
■Urano Retrógrado na Casa 12
O posicionamento de Urano retrógrado na Casa 12 é um indicativo de busca pelo oculto, especialmente no âmbito individual. Assim, os indivíduos passarão a procurar pelas coisas que estão dentro do seu inconsciente como forma de ampliar a sua consciência espiritual. Vão desejar cada vez mais satisfazer os seus aspectos mentais e podem manifestar interesse por práticas como ioga.
Além disso, se Urano estiver tensionado, as tendências mediúnicas podem aflorar nas pessoas. Porém, é importante estar atento a isso porque existe a possibilidade de que elas não sejam verdadeiras, mas sim fruto de motivações neuróticas.
Os Planetas Retrógrados na Astrologia
Em linhas gerais, os planetas retrógrados podem ser compreendidos como planetas que estão se movimentando no sentido contrário, ou seja, indo para trás no céu. Para a astrologia, isso possui um sentido mais complexo e profundo.
Assim, os movimentos retrógrados têm impactos diretos na vida das pessoas, conexão com o passado e também podem influenciar o mapa astral caso se façam presentes no momento do nascimento de uma determinada pessoa, influenciando a sua personalidade.
Esses aspectos e outros detalhes a respeito dos planetas retrógrados serão discutidos na próxima seção do artigo. Portanto, para saber mais sobre isso, continue a leitura.
■O que são os Planetas Retrógrados
Do ponto de vista astronômico, um movimento retrógrado acontece quando a Terra passa ou é ultrapassada por outros planetas. Porém, não se trata apenas de uma questão de retroceder, visto que os planetas podem realizar movimentações em ciclos contínuos e existem oito formas básicas de movimento.
Para a astrologia, a interpretação desses trânsitos consiste na ocorrência de alguns padrões incomuns, visto que os movimentos planetários são diretos. Portanto, a retrogradação consiste em um desafio e em algo que rompe com a normalidade. O seu objetivo é perseguir caminhos que não estão disponíveis das formas convencionais.
■O tríplice processo retrógrado: fase I, II e III
O processo de retrogradação conta com três fases diferentes. Na primeira, as pessoas tentam viver o futuro enquanto ainda estão no presente. Na segunda, o processo de viver o futuro é realizado como se os indivíduos já tivessem passado pelas experiências. Por fim, a terceira fase consiste em repetir mentalmente a primeira fase, revivendo as expectativas geradas por algo que já aconteceu.
Portanto, isso influencia na forma como a energia do planeta retrógrado é canalizada por um indivíduo. A título de ilustração, na primeira fase é impossível que essa energia seja negativa porque o impulso é motivador.
■Os Retrógrados e o Carma
Os planetas retrógrados, em geral, são bastante cármicos. Isso acontece devido à sua conexão com as vidas passadas e com a ancestralidade, o que pode trazer de volta uma série de questões que ficaram mal resolvidas e, portanto, precisarão ser olhadas com atenção no presente dos indivíduos.
Logo, um planeta retrógrado é sempre indicativo de dívida do ponto de vista cármico e o trânsito astrológico indica que não existe mais meio de evitar lidar com a questão do passado que ficou pendente, visto que ela precisa ser resolvida o quanto antes.
■Influência dos Planetas Retrógrados nos Signos
No âmbito dos signos, quando um planeta está retrógrado, isso significa que tudo o que ele governa é interrompido de forma brusca. Por exemplo, quando Mercúrio está retrógrado, isso acarreta em perdas materiais. Procure pensar quantos aparelhos eletrônicos já te deram problemas durante esses trânsitos e fica fácil de compreender essa questão.
Portanto, muitas pessoas tendem a achar esses movimentos negativos, mas eles não precisam ser encarados dessa forma. A energia pode ser experimentada como uma forma de ruptura e, por vezes, ela se faz necessária para a continuidade e para o futuro.
■Influência dos Planetas Retrógrados nas Casas
A influência dos planetas retrógrados nas casas faz com que as pessoas tenham maior tendência à introspecção. Assim, elas sentem como se algo estivesse faltando na sua vida. Contudo, determinar com exatidão qual área da vida será afetada depende de determinar qual planeta está fazendo esse movimento e em qual casa ele está posicionado.
Uma visão mais generalista fala somente sobre essa tendência a se recolher e a se tornar mais fechado e tímido devido ao movimento. Isso acontece porque as energias se concentram em movimentos interiores de forma mais intensa.
Por que Urano Retrógrado considera a "busca" um processo sem fim?
O movimento retrógrado de Urano está ligado à revisão de situações com o objetivo de fugir de pessoas e cenários que trazem a sensação de opressão. Portanto, a sua mensagem está relacionada à mudança e à busca, que constitui o processo sem fim e imprevisível.
Uma vez que Urano inicia esse processo, algo é destruído sem piedade e precisa ser reconstruído de outra forma. Como esse planeta é voltado para o oculto, isso não é explicitado e se trata de um processo individual. Portanto, cada pessoa precisa procurar o seu próprio caminho após se livrar das situações de opressão do presente.