Conheça o São Miguel Arcanjo!
Segundo as Escrituras Sagradas, São Miguel Arcanjo tem um lugar de destaque na Igreja Católica. Esse anjo é considerado guerreiro, príncipe e guardião celeste. Por conta disso, ele tem o cargo de chefe do exército angelical, sendo o responsável por defender o trono dos céus.
Por todas essas características, São Miguel Arcanjo é conhecido como o Arcanjo da justiça e do arrependimento, sendo relacionado sempre a um combatente das forças do mal. A partir disso, possui uma multidão de fiéis ao redor do mundo e as histórias que o envolvem são inúmeras. Acompanhe mais sobre São Miguel nesse artigo!
Arcanjo Miguel
O nome Miguel é de origem hebraica e representa a pergunta e afirmação: “Quem como Deus? Ninguém é como Deus”. Essa frase é muito comum nos santuários que levam o nome de Miguel Arcanjo. Além disso, esse nome angelical indica ainda uma semelhança com Deus.
Seu nome é citado cinco vezes nas Escrituras Sagradas, desde o Antigo ao Novo Testamento. Acompanhe a leitura a seguir e fique por dentro de tudo sobre a história de São Miguel Arcanjo!
■Quem são os arcanjos?
Miguel, Gabriel e Rafael são os 3 arcanjos dos céus e representam a mais alta hierarquia celeste. Ambos fazem parte do grupo dos sete espíritos, que é citado no livro de Apocalipse da Bíblia Sagrada.
Segundo as Escrituras, eles atendem diretamente ao trono Divino. Nele, possuem a função de serem mensageiros da vontade de Deus para a Terra e de todos os decretos àqueles que vivem nela.
Miguel é o guerreiro e guardião celeste. Já Gabriel possui um nome de origem hebraica, que significa “Deus é meu protetor” ou “homem de Deus”. Sua missão principal é ser o porta voz das revelações Divinas. Enquanto isso, Rafael significa “cura de Deus” e é considerado o chefe dos anjos da guarda.
■Origem e história do Arcanjo Miguel
Miguel possui uma imagem de grande proximidade com Deus e, por isso, ele é uma figura que se destaca diante dos demais seres angelicais. Muito dessa fama se dá pelo fato de, no século IV, ele ter sido conhecido como o grande líder do exército dos Céus. Assim, encontrava-se apenas abaixo de Deus na luta contra o inimigo.
Na Bíblia Sagrada, Miguel é citado 5 vezes, sendo a citação do Livro de Apocalipse uma das mais marcantes: Apocalipse 12:7: “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos”.
Os fiéis enxergam Miguel como o anjo que guia as almas no caminho até o céu. Além de ser um protetor da Igreja contra as forças malignas, também é um grande mensageiro de Deus.
■O que o Arcanjo Miguel representa?
Todos os fiéis de São Miguel Arcanjo o veem como um grande protetor. Isso se dá por sua fama de defender a todos dos perigos e de livrar seus protegidos das armadilhas do mal. Miguel é um arcanjo de muitos milagres e, por isso, é alvo de inúmeras orações ou pedidos de intercessão por todo o mundo.
Os relatos de seus milagres são citados nas Escrituras Sagradas. Além, é claro, dos testemunhos de muitos fiéis, até mesmo nos dias atuais. Por conta desse grande poder, desde o início da história Divina, ele é visto como um anjo muito importante, que possui ordens nos Céus.
■Características visuais do Arcanjo Miguel
A figura de Miguel é extremamente emblemática. Pode-se dizer que nenhum outro anjo ou Arcanjo representa, de maneira tão clara, a luta do bem contra o mal. Nas imagens ou estátuas de São Miguel, ele sempre aparece derrotando o demônio. Por conta disso, está sempre acompanhado de sua espada e armadura, demonstrando-se pronto para a batalha.
Além disso, outros elementos visuais que sempre chamam a atenção nas imagens de São Miguel são a balança e as correntes. Sem contar, é claro, de suas grandes e lindas asas.
A balança representa a justiça de Deus, da qual ninguém escapa. Enquanto isso, suas asas enormes são uma representação de acolhimento e proteção, para todos os que precisam. Já as correntes nas mãos de Miguel, na qual ele amarra o demônio, indicam os vícios e as fraquezas humanas. Essas devem ser mantidas sob sua guarda constante.
■Festas e patronatos de Arcanjo Miguel
As festas em homenagem a São Miguel são muitas, já que esse anjo é padroeiro de inúmeras cidades diferentes. Este é o caso da cidade do estado de São Paulo, que leva o nome desse arcanjo. Ela conta com a festa da Uva de São Miguel Arcanjo, que, em tempos passados, já levou mais de 100 mil pessoas ao evento.
Dentre tantas festividades em homenagem a São Miguel, não se pode esquecer que, em todo 29 de setembro, a Igreja Católica celebra uma festa solene em homenagem aos três Arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel. Afinal de contas, os 3 foram escolhidos para estarem ao redor de Deus.
No entanto, vale lembrar que, entre o trio, São Miguel possui um certo destaque, pois ele é o Príncipe da Milícia Celeste.
■Curiosidades sobre o Arcanjo Miguel
Existem algumas curiosidades muito interessantes sobre São Miguel Arcanjo. Uma delas é em respeito à balança que ele carrega em mãos. Além de representar a justiça, segundo especialistas, Miguel também é conhecido como “pescador de almas”, e essa também seria uma das razões para ele carregar esse objeto.
Outra curiosidade é que o terceiro maior santuário em homenagem a ele se encontra aqui no Brasil, na cidade de Bandeirantes – PR. Muitos peregrinos vão até lá para pedir a intercessão de São Miguel por inúmeras graças. Por conta disso, esse lugar é extremamente abençoado e já foi palco de inúmeros milagres e até da aparição de anjos.
Conexão com o Arcanjo Miguel
Segundo especialistas, o elemento representado por Miguel é o fogo. Assim, ao se conectar com ele, deve-se remover toda a negatividade existente em você. Além disso, é preciso trabalhar a justiça, removendo obstáculos e pedindo para que ele te guie em seu caminho.
Para se conectar com São Miguel, é necessário que você fixe seu olhar diante de uma imagem dele ou da chama de uma vela. Após isso, deve se concentrar e fazer a oração dele. Mas existem alguns detalhes importantes que você precisa levar em consideração. Para isso, acompanhe a leitura a seguir!
■Como são as pessoas influenciadas pelo Arcanjo Miguel?
Segundo especialistas da área, os nativos do signo de Leão são regidos por São Miguel Arcanjo. Assim, com sua proteção, os leoninos ganham força para correr atrás de suas metas e objetivos. Desse modo, todo o poder da liderança de Miguel é transferido para os nativos desse signo. Além de força, eles também ganham paciência e capacidade para alcançar o sucesso.
Pode-se dizer, então, que uma das maiores lições que os leoninos encontram em São Miguel é saber utilizar a paciência e deixar a ansiedade de lado, de forma que ela não atrapalhe seus projetos.
■Quem deve procurar a ajuda do Arcanjo Miguel?
Qualquer pessoa que sinta que tem um grande problema, seja ele de saúde ou em outras áreas, pode e deve pedir pela intercessão de São Miguel Arcanjo. Ele é muito solicitado para combater os males da vida, sejam estas armadilhas do inimigo, medos, vícios, ou tantos outros.
Assim, São Miguel é chamado para interceder e libertar os humanos dessas situações. Além disso, esse Arcanjo também é muito clamado por pedidos de cura e saúde. Seus testemunhos em volta do mundo, por conta das graças recebidas nesse âmbito, são inúmeros.
■Como invocar a sua ação?
Para invocar a ação de São Miguel em sua vida, é necessário que você reze sua oração todos os dias. No entanto, ela não pode ser da boca pra fora. É preciso que reze com o coração aberto e que deposite toda a sua fé e confiança nele.
Além disso, existe uma frase muito conhecida pelos fiéis de São Miguel Arcanjo que é muito forte e poderosa: “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate”. É interessante que você repita isso várias vezes durante o seu dia.
Busque sempre confiar e aumentar a sua fé. Assim, será possível se libertar das energias negativas que possam estar te prendendo.
■Oração do Arcanjo Miguel
A oração a São Miguel Arcanjo para alcançar cura e libertação é extremamente forte e poderosa. Você pode rezá-la todos os dias, antes de sair de casa, por exemplo. Assim, ao depositar sua fé nessa oração, sentirá mais proteção e liberdade de todo o mal que possa te assombrar.
“Glorioso São Miguel Arcanjo, poderoso vencedor das batalhas espirituais, vinde em auxílio das minhas necessidades espirituais e temporais. Afugentai de minha presença todo mal e todo ataque e ciladas do inimigo. Com sua poderosa espada de luz, derrotai todas as forças malignas e iluminai meus caminhos
com a luz de tua proteção.
Arcanjo Miguel, do mal: libertai-me;
Do inimigo: livrai-me;
Das tempestades: socorrei-me;
Dos perigos: protegei-me;
Das perseguições: salvai-me!
Glorioso São Miguel Arcanjo, pelo poder celeste a vós conferido, sê para mim o guerreiro valente e conduzi-me nos caminhos da paz.
Amém!”
Simbolismos do Arcanjo Miguel
A figura de São Miguel Arcanjo é muito presente e forte na Igreja, principalmente na Católica. No entanto, ele também possui sua importância dentro da Umbanda e da numerologia. Assim, se você tem interesse em saber mais sobre a história desse poderoso Arcanjo, é interessante que fique por dentro de tudo o que ele representa em diferentes âmbitos. Veja a seguir!
■Arcanjo Miguel para a Bíblia
Príncipe Supremo dos anjos, São Miguel Arcanjo é um grande guerreiro, que luta contra o inimigo para defender todo o povo de Deus. Assim, ele possui importância dentro da Bíblia, em que é citado 5 vezes em trechos cruciais.
A primeira citação é no Livro de Daniel, em 10:13: “Um anjo apareceu ao profeta Daniel em uma visão e lhe explicou que só não tinha chegado mais cedo porque o príncipe da Pérsia (um agente de satanás) o impediu. Mas quando o arcanjo Miguel chegou e o ajudou, ele conseguiu chegar a Daniel”.
A segunda e terceira citação bíblica de Miguel também acontecem no Livro de Daniel. Vale destaque a de Daniel 12:1, em que está escrito: “O arcanjo Miguel virá no fim dos tempos e terá um papel importante que não é explicado”.
Depois, Miguel é citado no Livro de Judas e, por fim, em Apocalipse, onde é dito: “Esta visão fala sobre uma grande batalha nos céus entre o exército dos anjos de Deus, liderado por Miguel, e o exército de satanás. Satanás perdeu e foi lançado à terra. Essa batalha não é a mesma que a grande batalha final quando o diabo será lançado no lago de fogo”.
■Arcanjo Miguel para a Umbanda
Na Umbanda, São Miguel é considerado o líder das falanges de Exus e Pombagiras. Segundo essa crença, ele possui a missão de atuar perante a humanidade, de maneira que conduza as almas sempre para o caminho da luz.
Segundo os especialistas, São Miguel Arcanjo é adorado na Umbanda devido a sua popularidade, e também por conta de toda a devoção que muitos fiéis têm por ele. As homenagens a São Miguel na Umbanda, assim como no catolicismo, são realizadas no dia 29 de setembro.
Apesar das festas e da devoção que se tem a São Miguel dentro dessa crença, não é comum se ver sincretismo nas casas de Umbanda, em relação a algum Orixá. No entanto, devido ao fato de ele ser considerado um guerreiro celeste, em alguns lugares, pode-se encontrar um sincretismo com Xangô.
■Arcanjo Miguel para a numerologia
Dentro da numerologia, o número 22 se relaciona aos Arcanjos, principalmente a Miguel. Extremamente poderoso, esse ser celestial trabalha firme em favor da melhora das qualidades divinas e humanas de cada indivíduo na Terra.
Desse modo, São Miguel Arcanjo chama a sua atenção para te incentivar a encontrar seu propósito e a cumprir sua missão nesse mundo. Dentro da numerologia, o anjo 22 ainda destaca o potencial que existe dentro de cada pessoa.
Para finalizar, ele traz uma lembrança de que Deus, ou qualquer outra força maior, te ama como você é. No entanto, em certos momentos, é necessário uma renovação de sua parte. Portanto, é fundamental que aprenda a pedir apenas aquilo o que realmente precisa.
Como o Arcanjo Miguel pode auxiliar na sua vida?
É importante que saiba que São Miguel Arcanjo pode te auxiliar em absolutamente tudo em sua vida, mas isso dependerá da sua necessidade. Assim, pode ser que peça a intervenção desse ser celestial, pois você ou alguém próximo está passando por algum problema no seu trabalho, em casa ou até na área da saúde.
Seja como for, compreenda que esse ser celestial estará sempre pronto para ouvir suas súplicas e interceder. No entanto, é importante que peça apenas aquilo que seja realmente necessário.
Se depositar toda a sua confiança em São Miguel Arcanjo e alimentar a sua fé, saiba que suas súplicas terão grandes chances de serem atendidas. No entanto, se não alcançar a graça que almeja, não fique triste, pois, por mais que isso possa ser difícil para você, entenda que os planos celestiais acontecem na hora certa.
Portanto, se seu milagre não ocorrer, continue com sua fé fortalecida e simplesmente entenda que não era para ser.
Olá! Me chamo Anne e sempre tive paixão por escrever. Desde pequena já gostava de produzir histórias e viajar por aquele mundo descrito no papel.