Qual é o significado de Sol e Lua?
Simbologia de fonte e energia, o Sol é designado como o astro-rei. Todos os outros planetas recebem o seu calor, além da vida que depende dele. Sendo o coração da Via-Láctea, produz a própria luz. Necessário para a existência de todas as coisas, protege os seres, animais e as plantas.
A Lua age como um satélite da Terra. Ocupando o quinto lugar do Sistema Solar, sua formação ocorreu há cerca de 4,51 mil milhões de anos. É constituída por montanhas cristalinas, além das crateras que a formam. Leia o artigo para saber mais sobre o Sol e a Lua!
Significado do Sol
A história do Sol é formulada pelo acompanhamento de toda a vida humana. Sendo assim, é fonte de energia e conta com o seu símbolo espiritual. No Egito era denominado como Rá, o deus; quanto ao povo grego, eles seguiam o Sol como uma representatividade de Hélios; na Índia, por exemplo, Indra era ele e na Babilônia, Shamash.
Esses deuses significavam a realização, força e o equilíbrio. Também relacionado ao Cristo, conta com a cura, vida, o renascimento e poder espiritual. Designando o nascimento crístico, assim era visto na alquimia. Continue lendo o artigo para compreender todos os significados do Sol!
■Significado místico
O misticismo do Sol está ligado por um círculo e um ponto no meio. Podendo ser usado na astrologia e astronomia, é universal do infinito. O seu ponto representa a criação, origem e o divino. Mais do que isso, ambos simbolizam o Universo. Falando também sobre o que é perfeito espiritualmente, a junção é de plenitude e energia.
Sobre o lado masculino, é considerado o pai. Em princípio yang, TAO. Gera a vida, dá vitalidade e poder para criar. Guiando e iluminando, faz parte de uma Consciência Superior. Os povos antigos faziam cultos ao Sol por ele ser aquele que doa a vida, energia e calor.
■O significado do Sol para Jung
Para Jung, o Sol é analisado como uma questão espiritual e que gera consciência. Necessitando de uma própria individualidade, sua formação pode ser avaliada diante de experiências, além de circunstâncias que levarão ao espírito pessoal. É atitude, independência e força de vontade.
Sendo a força de espírito de cada ser, fala sobre a vitalidade, luz e o calor. Mantendo tudo pleno, é autêntico e individual. Apresentando como as pessoas se mostram ao mundo, também designa uma manifestação divina do indivíduo.
■Sol na Maçonaria
Diante da Maçonaria, o Sol é considerado um símbolo extremamente sagrado. Pelo Templo Maçônico, sua caracterização se dá diante de alguns pontos cardeais e com uma referência ao nascimento. Zênite é considerado o Sol, além de todos os esforços para as práticas que geralmente acontecem ao meio-dia.
Fazendo uma referência à luz dele, é apresentado em um altar e no topo do templo. Mais do que isso, o símbolo pode indicar a representação da imagem de um homem perfeito. Pela humanidade, é a contemplação de pai e filho, além das estrelas que podem significar as lágrimas da criação.
■Sol na Astrologia
O Sol na astrologia é aquele que move o signo de Leão. Também representando o individual, seu poder é divino e criativo. Diante de um Mapa Astral pode apresentar aquilo que existe de mais profundo em alguém, além de toda a autenticidade e os dons.
Os nativos do astro são independentes, líderes, poderosos e carismáticos. Todas essas qualidades fazem parte de um amontoado de aspectos importantes e contando com o nível de expansão. O espírito é o que leva as pessoas para a representação do Sol e como fonte primordial.
■Sol, o arcano XIX do Tarot
Pelo Tarot e como carta, o Sol é simbolizado por um arcano que trata do sucesso, da prosperidade, glória, abundância e brilho. Também falando sobre muitas realizações, representa o renascimento, satisfação e vitalidade. Sua imagem é a de dois meninos se apoiando e com raios de Sol.
Este símbolo conta com um rosto humano e que está com lágrimas, além da mão de um deles sob o plexo do outro. Simbolizando o otimismo, transmite bons pensamentos e sentimentos. A carta invertida pode indicar tristeza, fracasso e algumas dificuldades.
■O ensinamento do Sol
Com a sua luz e energia, o Sol pode passar mais clareza. Colaborando para o desenvolver da vida, é com ele que as coisas conseguem se transformar. Tendo o astro-rei, seu crescer se transforma em vitalidade e ensinamento. Conta com a doação, além de toda a importância necessária.
Doando vida, fala sobre transformação, desenvolvimento e nascimento. Promove tudo aquilo que existe de mais bonito e profundo, mostrando todo o seu real poder. Se agarrar a ele é uma forma de construir prosperidade e crescimento, tendo plena condução sob a vida.
Significado da Lua
Importante desde a antiguidade, a Lua retrata muitas circunstâncias do planeta. Sendo referência para demarcar o valor do tempo no calendário, serve como inspiração e símbolo divino. Na mitologia fala sobre muitas religiões dos povos antigos, influenciando as marés.
Desenvolve as plantas, conta com a sensibilidade, os instintos dos seres e animais, além de proteger todos os ciclos da natureza. Os poetas a usam como referência, sendo admirada pelos apaixonados e adorada pelos grandes pensadores. Proporciona beleza, rege a vida e a noite. Dê continuidade na leitura do artigo para entender as definições da Lua!
■As fases da Lua
Girando em torno de si e em volta da Terra, a Lua também faz sua órbita no Sol. Suas fases acontecem necessariamente por estes aspectos, contando com o período de iluminação completa e sem ela. Seu posicionamento e alinhamento simbolizam os astros.
As quatro fases podem influenciar a vida, os movimentos e todos os ciclos da natureza. Transformando o viver, também dá poder e ritmo. Move as questões terrenas e cósmicas, além de todas as circunstâncias das chuvas, da fertilidade, vegetação e dos seres presentes no planeta.
■A Lua na Astrologia
Chamada de Luna pelos romanos, a Lua na Grécia é considerada Ártemis ou Selene. Já na antiguidade, era visualizada como uma grande deusa. Os sentimentos e os instintos são tratados na astrologia, assim como o poder dela faz com que as expressões sejam bem profundas.
Falando sobre a sensibilidade, mostra o temperamento e as emoções mais simples. Sua qualidade é ser fria e úmida, além de seu tópico astrológico ser de proteção. Também ligada ao passado, é receptiva e sensível. Designa os sonhos, a intuição e o subconsciente.
■Como a Lua afeta humanos e animais
O magnetismo da Lua fala sobre todas as fases de uma vida e contando com o lado transformador. Seu movimento pode influenciar muitos aspectos de um indivíduo, além de interferir no relógio biológico. Cheia, ela pode transformar o circadiano. Sendo assim, é um ciclo vigília-sono.
Passando sua energia, uma pessoa pode sentir e ser mais ativa. Sua substância pode transformar o sono e ser chamada de melatonina. Diante de alguns costumes, a virada dela pode consagrar um parto. Dependendo de sua fase, este nascimento pode ocorrer com simplicidade ou não.
■A influência da Lua nas mulheres
Diante das mulheres, a Lua pode ter uma grande influência e poder. Entrando em sintonia com alguns aspectos lunares, a natureza feminina pode ser transformada. Existe uma conexão dessas pessoas com as fases da Lua, dando a menstruação como um trânsito lunar.
Ambos os processos contam com uma média de 28 dias, sendo que uma volta na Terra pode completar e amadurecer o sistema hormonal. Quando não existe este acompanhamento, é possível que uma mulher esteja diante do desequilíbrio do seu corpo. Falando também sobre as emoções, pode incomodar.
■A relação da Lua com as plantas
As plantas podem ser influenciadas pela Lua, contando com a vibração e energia dela. Diante de um solo úmido, a agricultura pode se desenvolver e isso aumenta a garantia. Os tubérculos e bulbos podem se transformar perante a Lua Cheia, além do crescimento.
Mais do que isso, é uma boa fase para todos os vegetais, incluindo mandiocas, cenouras, batatas, beterrabas e cebolas. Quanto ao lado medicinal, a Lua neste processo pode manusear boas plantas que curam e com os princípios delas todos ativados. Já a Lua Minguante, ela pode enraizar e transplantar todas elas nos seus respectivos vasos.
■Nossos aspectos lunares
Os princípios lunares estão ligados com todos os processos dos seres humanos, contando com todas as fases. A radiação e a transformação podem refletir aquilo que eles estão sentindo, além de tudo que está na volta. Em processo crescente, pode deixar tudo mais objetivo e claro.
Quando a Lua está em sistema minguante, é necessário parar e analisar. A renovação pode vir com uma nova vida, mantendo a luz interna e tirando tudo aquilo que já não serve mais. Usando o universo e a natureza, é possível entrar em uma fase psíquica, além de toda a existência reverberando.
Significado de Lua e Sol
Se o Sol é considerado imortal desde a antiguidade, a Lua representa todos os processos biológicos. O primeiro caracteriza um deus que nasce, se põe diariamente e nos reinos dos mortos. Carrega o homem e pode desaparecer com ele e dar a morte. Podendo também guiar todas as almas, leva elas em direção da luz.
O segundo simboliza um astro que cresce, desaparece e decresce. Dependendo de uma lei universal, retrata e movimenta a morte. Por outro lado, existe uma história que usa esse princípio do morrer como algo que não é definitivo. Podendo fazer o seu retorno de forma inicial, sua excelência está em ritmo com a vida. Leia os tópicos a seguir para saber mais sobre as caracterizações da Lua e do Sol!
■As polaridades
Com a Lua e o Sol podendo representar processos distintos, também são representados por culturas opostas. A única característica semelhante é a da polaridade. Brilhando, o Sol indica a firmeza, força e o poder. Enquanto a Lua vem com a sua nutrição, beleza e calma.
No horóscopo chinês, ambos carregam energias masculinas e femininas. Com aspectos diferentes, se interligam pelos sistemas dos dias e das noites. Estão nas crenças e por milhares de anos, passando seus respectivos poderes.
■Luz
A luz emanada pela Lua é o reflexo do Sol. Assim como os planetas, ela não conta com uma energia individualizada. É possível enxergar partes dela que são transmitidas pelo Sol, além do movimento ao redor da Terra. Seguindo a própria órbita, vai aumentando sua região iluminada com os dias.
Em posição oposta ao Sol e em relação com a Terra, fica com o seu princípio voltado para os seres que ilumina. Na fase de Lua Cheia ela aparece no céu ainda no início da noite, podendo simbolizar uma junção especial com o astro da manhã.
■Sentido de direção
Carregando o sentido de direção, a Lua e o Sol levavam os navegantes. Com o propósito de guiar e servir como um mapa, o relógio mais velho era um Sol e que se colocava como base desses objetos mais modernos. Sendo uma base primitiva, estas orientações servem como estrelas e astros.
Também sendo possível se orientar sem alguns objetos, o indivíduo precisa saber exatamente a direção que o Sol nasce e que é no sentido leste. A partir deste posicionamento, ele consegue erguer o braço direito e ir em direção ao Sol. A frontalidade direciona para o norte, com o sul automaticamente se encontrando com o oeste e que fica com o braço esquerdo.
■Espiritualidade
O sentido espiritual do Sol e da Lua se juntam em muitas culturas. Algumas religiões carregam eles como símbolos de criatividade, renascimento e sonho. Também mantendo um posicionamento dentro daquilo que é místico, um deles faz veneração em forma de deusa.
A magia e a espiritualidade se complementam, dando força e inspiração. Seguindo este sentido, as pessoas conseguem caminhar de forma consciente e coerente. Sabendo manter uma ligação correta e equilibrada, ambos os astros podem ser dosados de forma espiritual.
■Harmonia
A harmonização da Lua e do Sol são complementares quando estão em signos do mesmo elemento. Dentro de um ângulo de 120 graus, eles ficam favoráveis e colaborativos. Dando espaço para os processos do Sol, a Lua trata do racional e emocional. O conflito só aparece em signos totalmente opostos e com a liberdade chamando.
Este simbolismo caracteriza a iluminação dos dois, dando aquilo que é profundo e vasto. A visualização se reflete na Terra, dando ritmo e condução. O funcionamento precisa estar em pleno conhecimento, dando pistas e resolvendo muitas questões interiores que não foram desvendadas.
■Atividade e passividade
Sendo um símbolo de passividade, a Lua trata do universal e do periódico. Por mais que seja um reflexo do Sol, passa por suas fases e que são visíveis para a Terra. Complementando, se transformam em evolução e crescimento. Estas atividades se definem pela relação simbolista e grandiosa.
Dando aquilo que é feminino e masculino, ambas importâncias são fundamentais e necessárias. Sendo assim, fala sobre uma noite apaziguadora e em pleno repouso. Portanto, precisam desta junção para se complementarem para o grande desenvolvimento.
Sol e Lua falam de posições opostas e complementares?
Sim. Enquanto o Sol representa uma figura masculina e individual, a Lua remete ao processo feminino e dentro de todos os sentimentalismos. A autoestima é vista como uma forma de seguir a vida e dentro do processo lunar, além de ser bem desenvolvida e emocionalmente estruturada.
Aquilo que faz um regido ser ganancioso fica com o aspecto solar e apresentando alguns objetivos de vida. Nutrindo, também da segurança e crescimento. A criatividade e o brilho saem dele, mostrando que todos os outros astros precisam de uma base para a organização. Quando harmonioso, transforma a identidade e entrega os valores individuais.
Jornalista com experiência na produção de conteúdos claros e informativos, transmitindo informações de forma objetiva e abordando temas importantes para o entendimento e a reflexão.