Você conhece o chá de alcachofra?
Certamente você já deve ter ouvido falar em alcachofra. Ou, já pode ter experimentado. É muito usada em pratos de saladas e variadas receitas gastronômicas. A planta é rica em água, vitaminas, fibras e muitas outras propriedades. Vista como um produto naturalmente medicinal, suas folhas são usadas em chás preventivos, o que ajuda a melhorar e equilibrar as taxas do sangue.
O chá de alcachofra também auxilia na perda de peso e promove a boa digestão alimentar. Impulsiona o aparelho digestivo em bom funcionamento e elimina toxinas acumuladas em órgãos como fígado e pâncreas.
Gostou dessas novidades e quer incluir a alcachofra em seu consumo diário. Então, te convidamos a dar prosseguimento na leitura do artigo, para conhecer os benefícios, vantagens e poderes medicinais que a planta pode exercer em seu corpo. Vamos lá?
Entendendo sobre o chá de alcachofra
O chá de alcachofra é considerado um rico remédio natural e que promove bem estar ao corpo. Alimentando e promovendo saciedade, a planta contém excelentes elementos que promovem mais qualidade de vida e pode prevenir doenças oportunistas que atacam o corpo com facilidade. Para saber mais, continue a leitura.
■Origem e história da planta alcachofra
Seu nome de batismo é Cynara cardunculus. Possui origem árabe e segundo lendas, foi uma moça que rejeitou Zeus e por isso foi transformada em planta. Brotando anualmente, possui até 400 centímetros de envergadura. Suas folhas são verdes em tom mais claro e pertencem ao grupo das angiospermas.
As alcachofras têm procedência do sul do Mediterrâneo e com passagens evidentes pela África. Mas, há teorias de que os egípcios e gregos conheciam a planta. Com o passar dos anos, a planta ganhou cultivos em várias partes do mundo. Em nosso país, as criações estão concentradas principalmente em municípios paulistas, como na cidade de São Roque.
■Características da alcachofra
As folhas da alcachofra são grandes possuem cor verde claro e apresentam camadas claras em suas superfícies, trazendo um aspecto pálido à planta. Alta e composta por flores azuis em seus interiores, estão fincadas a caules compridos e possuem aspecto de cálices.
Suas partes comestíveis são as folhas e brácteas, partes internas sobre os ramos desenvolvidos. Possuem sabor amargo, mas o consumo pode ser implementado por temperos suaves e que cortem o amargor da planta. Para complementar, quando estão totalmente desenvolvidas, chegam a medir de 70 centímetros a 1,20 cm de altura.
■Para que serve o chá de alcachofra?
Em forma de chá, a alcachofra é bastante benéfica ao corpo. Seu chá é indicado para a digestão e controle de níveis de colesterol, açúcar e gorduras saturadas no sangue. Agindo como boa defensora ao sistema imunológico, a planta também auxilia no emagrecimento.
A quem tem problemas como hipertensão arterial, o chá de alcachofra ajuda a manter a estabilidade da pressão e promove mais saciedade após a ingestão. Mas, para que sejam aproveitados seus benefícios, convém seguir dietas equilibradas e alimentação balanceada, o que contribui para o rendimento da bebida no organismo.
■Propriedades da planta alcachofra
Dentre as vantagens de consumir alcachofra, estão os benefícios orgânicos que o corpo absorve. Rica em minerais e vitaminas, a planta complementa doses diárias de nutrientes que o organismo necessita. Os extratos da folha agem como bactericida, o que reduz bastante as chances de infecções ou inflamações.
Segundo estudos medicinais, a alcachofra ajuda a equilibrar a ação das bactérias no corpo. Por ter a função de limpar o organismo, a planta possui substâncias inibidoras de malefícios, prevenindo até a formação de células tumorais.
Benefícios do chá de alcachofra
O chá feito a partir da alcachofra traz inúmeras possibilidades de bem estar à saúde. Rico em elementos naturais que o corpo absorve com facilidade, a bebida promove mais qualidade de vida e é ótima companheira em tratamentos de saúde. Ingerir diariamente o chá ajuda em muitas coisas. Para conhecer os benefícios, continue no artigo.
■Diminui o colesterol
Devido à presença de flavonoides e antioxidantes, o chá de alcachofra age como um perfeito agente de limpeza. Quebrando partículas de gordura gradualmente, o chá empurra para fora do corpo a gordura acumulada no organismo.
E por conter fibras e vitaminas, em especial a C, o chá evita inflamações orgânicas e promove a saúde dos órgãos corporais. Assim, o trânsito sanguíneo fica livre de elementos que obstruem a circulação. Porém, vale a pena informar que, caso esteja em tratamento médico para reduzir seu colesterol, mantenha a medicação e converse com seu médico sobre o consumo do chá de alcachofra.
■Previne a diabetes
Para auxiliar no controle do diabetes, o chá de alcachofra possui eficácia no controle. Devido à presença de nutrientes naturais como fibras e vitaminas que afastam infecções ou inflamações, a alcachofra contém muita água, fortalecendo seu poder diurético. Assim, a eliminação de agentes no sangue é rapidamente estimulada.
Como dica, faça uso regular do chá. Mas, convém informar que a bebida não tem efeito curativo sobre a diabetes e serve apenas como complemento. Para obter mais orientações converse com especialistas médicos.
■Controla a pressão arterial
Para a pressão arterial, é uma ótima dica. O chá de alcachofra nivela os níveis arteriais, uma vez que é rico em potássio e elimina os altos teores de sódio no sangue. Em seus ótimos aspectos, o chá contém flavonoide e carotenóides, elementos inibidores de inflamações e infecções.
Com isso, o trânsito arterial flui com mais eficiência e os resultados podem ser conferidos nas aferições da pressão, periodicamente. Se estiver em tratamento para esta patologia, mantenha sua medicação em dia e converse com médicos para incluir o chá em seu cotidiano.
■Ajuda a emagrecer
A quem está de dieta, o chá de alcachofra é ótimo colaborador. A bebida promove saciedade após a ingestão e isso estimula a pessoa a não comer excessivamente. Por ser diurético, induz a eliminação natural de gorduras, açúcares e outras toxinas do corpo. Sem contar que o chá traz nutrientes necessários ao corpo e que equilibram a alimentação e suas propriedades.
No entanto, vale a pena informar para que converse com nutricionistas, no objetivo de obter melhores resultados em suas dietas. Não deixe de se alimentar corretamente e não acredite em dietas milagrosas. É importante manter sua saúde e nutrição alimentar.
■Auxilia o sistema digestivo
Para quem sofre de incômodos digestivos, o chá de alcachofra é excelente para aliviar e facilitar a digestão. Se abusou de uma mesa farta, tenha sempre alcachofra à mão. Com o chá, você alivia as sensações de estufamento estomacal e em poucos minutos se sentirá melhor.
Em outras palavras, o chá de alcachofra também beneficia o trânsito intestinal, limpando a flora orgânica e promovendo melhores trabalhos no sistema de evacuação. E com isso, fígado e pâncreas estarão protegidos e livres de toxinas. Faça o uso regular do chá de alcachofra e sinta diferenças.
■Ajuda a desintoxicar o fígado
O fígado é um órgão que absorve todas as impurezas do corpo. Na alimentação, o órgão é responsável por filtrar nutrientes e também as toxinas trazidas pela comida. E isso acaba gerando problemas como esteatose, gordura no fígado, e outras inflamações.
Para combater estes males, o chá de alcachofra é excelente pedida para deixar seu fígado limpo e com mais desempenho em suas funções. O uso regular do chá propicia melhores momentos e deixam o sistema hepático mais controlado. Atenção se estiver fazendo uso de medicações para indicações clínicas no fígado. Use continuamente seus remédios e tire dúvidas com seu especialista.
■Combate a prisão de ventre
Se você sofre com este problema, sabia que o chá de alcachofra pode ter ajudar a se sentir melhor? A bebida trabalha com precisão no corpo e inibe a prisão de ventre. Por ter excelentes propriedades, como fibras, que agem no trânsito intestinal, o chá promove a evacuação natural.
Com isso, tome o chá regularmente e livre-se dos incômodos causados pela prisão de ventre. Mas, lembramos aqui que a alcachofra é um complemento e não tem poder de cura para este mal. Mantenha em dia seu receituário médico.
■Combate rugas e flacidez
Se deseja manter a pele saudável, hidratada e aparência jovial, que tal começar a tomar o chá de alcachofra? Agindo como um excelente cosmético natural, o chá contém fibras que promovem a produção do colágeno, hormônio natural que o corpo reduz com o passar do tempo.
Para quem toma sol com frequência, a alcachofra é recomendável por ter as mesmas propriedades com fibras. Tome sol nos horários recomendados, use protetor solar e siga prescrições médicas contra envelhecimento precoce.
■Previne problemas congênitos
A ecogenicidade é um fator que existe em muitas pessoas. Causadores de doenças, limitações ou aspectos funcionais do corpo, os problemas congênitos não possuem prazo para se manifestarem. E o chá de alcachofra pode contribuir contra o surgimento de indicações para estes casos.
O chá possui fortes poderes medicinais como ações bactericidas e efeitos contra inflamações e infecções oportunistas. Com isso, reduz-se a possibilidade do surgimento de males que podem se agravar devido a fatores de ecogenicidade.
Receita de chá de alcachofra
O chá de alcachofra é excelente pedida para consumir a qualquer momento. No café da manhã, lanche da tarde ou antes de dormir, a bebida promove saciedade e induz à boa digestão alimentar. Como dica, há formas variadas de experimentar o chazinho e promove bem-estar ao seu corpo. Para aprender as receitas, confira a seguir como preparar o chá de alcachofra.
■Indicações e ingredientes
Para o chá de alcachofra, não há trabalhos ou dificuldades no preparo. O chá é simples, fica pronto em pouco tempo e pode ser usado para diversas indicações de saúde, principalmente para ajudar no trânsito digestivo. Então, pegue lápis e papel, prepare o chá e sinta os benefícios da bebida. Preparados?
- Três colheres de sopa de folhas secas de alcachofras;
- Um litro de água.
Aqui, a dica é para as maiores quantidades da bebida. Se desejar, reduza a proporção para uma xícara ou copo de chá.
■Como fazer
Rápido e fácil de preparar, o chá de alcachofra não leva mais que dez minutos para ficar pronto. Para fazer, adicione as folhas da alcachofra na água fervente. Deixe cozinhar por cinco a dez minutos. Em seguida, abafe a panela para fazer infusão por mais algum tempo. Coe e sirva-se. Como sugestão, adoce com mel.
Outras informações sobre o chá de alcachofra
O chá de alcachofra não precisa ser consumido completamente in natura. Devido a seu teor amargo, a bebida pode ser adoçada com mel, açúcar ou adoçantes. Mas também há outras formas de consumir a alcachofra. Na alimentação, pede saladas e outros pratos. Mas, lembre-se de consumir a alcachofra e seu chá com moderação. Para mais dicas, veja a seguir.
■Outras formas de consumir a alcachofra
Há dicas saudáveis para consumir a alcachofra de outras maneiras. A proposta nutricional é a mesma do chá, só que em forma diferente do consumo. Você pode fazer suco de alcachofra, que é um alimento natural, saudável e fica muito gostoso.
Em saladas com as folhas, é outra pedida sensacional. Misturando com legumes ou outros vegetais, você terá um prato rico, saboroso e muito bom para a saúde. Para o almoço ou jantar, é uma ótima dica de um prato leve e de fácil digestão.
■Principais ingredientes que combinam com o chá
Para enaltecer seu chá de alcachofra, você pode acrescentar outros ingredientes que turbinam sua bebida. Por ser naturalmente amarga, pode incluir mel no preparo do chá. Ou, ponha açúcar e adoçantes, a seu gosto. Entre outras dicas, o chá cai muito bem com limão, gengibre, canela ou laranja.
A força natural destes produtos dobrarão os nutrientes que a alcachofra possui. Terá uma bebida forte e com alto teor alimentar.
■Dicas para fazer o seu chá de alcachofra
No chá de alcachofra, a indicação é usar folhas secas. Geralmente são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais. As folhas secas retêm os nutrientes da planta e com isso poderá obter mais resultados em seu preparo. Sem contar, que renderá mais porções da bebida.
Em resumo, tome o chá de imediato ou ao longo do dia em casos de porções maiores. O consumo na hora manterá as propriedades ativas e seus benefícios serão incorporados ao organismo com mais facilidades.
■O chá de alcachofra pode ser tomado com que frequência?
Sugere-se o consumo de até três xícaras ao dia, antes das refeições. Assim, poderá somar os efeitos do chá com os nutrientes de sua alimentação.
■Contraindicações e possíveis efeitos colaterais do chá
Mesmo sendo uma planta benéfica ao corpo, a alcachofra não pode ser consumida em algumas ocasiões. Por exemplo, pessoas que sofrem com problemas renais, de vesícula, alergias alimentares ou estão em tratamento com remédios para fortalecer plaquetas e coagulação sanguínea não devem fazer uso do consumo da planta.
O consumo em excesso do chá pode causar flatulências ou provocar queda brusca de pressão, já que o chá elimina o excesso de sódio no corpo. Grávidas e lactantes não devem tomar o chá, pois pode afetar o metabolismo dos bebês e inibir a produção do leite materno.
O chá de alcachofra possui diversos benefícios!
Certamente. Até aqui, você conheceu a alcachofra e seus incríveis poderes medicinais. Podendo ser utilizada no combate a certos males e prevenindo o sistema imunológico, a planta contém derivados que ajudam na a qualidade de vida e garantem melhores sensações em dores estomacais, sensações de peso após alimentação exagerada e contribuem nos processos de emagrecimento.
Devendo ser usado com moderação para não causar efeitos laxativos ou alterações na pressão arterial, o chá pode ser consumido diariamente em porções de até três xícaras. Como alimentos, podem ser usados em saladas.
E para chás, é possível fazer combinações que enriquecem a bebida com mais propriedades e recursos alimentares. Com isso, você contribuirá para que sua saúde esteja sempre em alta e poderá evitar problemas como altos níveis de colesterol e glicose, além de enriquecer seu dia a dia com vitaminas e sais minerais.
E também manterá aparência jovem, saudável e seu sistema digestivo funcionando de forma eficaz e gradual. Se tiver dúvidas, converse com nutricionistas, médicos e saiba como ter mais aproveitamento com a importante e benéfica plantinha.
Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.