Por que devo praticar o autoperdão?
Não há sentimento mais pesado do que a culpa. Sentir que há erros e conviver com o peso desta falha é martirizante. Por mais que a pessoa sinta-se alheia a atos cometidos, carregar a sensação de culpa traz danos sérios, principalmente para a auto estima.
Os erros são comuns na vida de qualquer ser humano. Errar faz parte da sobrevivência, mas errar de forma que gere controvérsias, deixa aspectos duvidosos no ar. À primeira mão, o caráter de alguém é colocado em xeque, o que desencadeia momentos conflitantes na vida.
Mas, perdoar e se autoperdoar são presentes divinos e a maior dádiva que o ser humano pode ter. Apagar os erros e fazer deles novas experiências, pode ser mais gratificante do que se imagina. Entretanto, praticar o perdão ainda é um tabu na vida de muita gente.
Na leitura a seguir, conheça mais características do autoperdão e aprenda como obter vantagens com a prática. Lembre-se que, segundo os ensinamentos religiosos, é perdoando que se é perdoado.
Mais sobre o autoperdão
O autoperdão só faz bem a quem o faz. Quem faz o bem para si é, já diz o velho e sábio ditado popular. De maneira em que a pessoa sinta-se melhor, leve e com a sensação de retirar um peso incalculável das costas, autoperdoar-se é um comportamento absoluto de reconhecimento da verdade. Não reconhecer a realidade, só fará mal a quem carrega esta dor. Continue lendo e saiba mais o que o autoperdão proporciona.
■Benefícios do autoperdão
O autoperdão faz com que qualquer pessoa sinta-se livre de culpas, mesmo que ela não tenha agravantes mais complexos. De fato, fica até difícil de narrar as sensações de bem estar que o auto perdão proporciona, mas sabe-se que uma coisa é certa: quem se autoperdoa, sente um alívio inigualável diante da vida.
E para quem vê o comportamento do autoperdão, só tem a elogiar a pessoa que reconhece os erros e faz de tudo para dar a volta por cima. Por mais que haja fraqueza, sempre haverá forças para lutar.
A dica é não desistir. Confie que pode adotar a prática do autoperdão e notará que, primeiramente por você, terá mais condições de entender que erros são momentos que passam, mas ficam a certeza do que ocorreu.
■Consequências de não se perdoar
Não aceitar os erros, é um dos maiores defeitos do ser humano. Deixar de reconhecer falhas e suas consequências, é pior do que a cegueira. Impossível viver carregando culpas ou sentimentos que certamente não deixarão a mente em paz. Há casos em que se pergunta como alguém que cometeu falhas tão graves, pode deitar a cabeça em um travesseiros e dormir?
Quando alguém não se dá o perdão por qualquer coisa, amente martela sobre o assunto de forma ininterrupta, até que a pessoa tenha a consciência e repense suas atitudes. Porém, o comportamento da pessoa pode fazer com que ela não repense e siga seu caminho como se nada tivesse acontecido.
Um fato é certo: diante dedos olhos de quem errou, ignorar os erros pode não ser nada, mas diante de Deus, a situação é mais séria. Não permitindo carregar pesos inconsequentes, a vida fluirá melhor e dará elementos para contribuir com a bondade e evolução.
Dicas de como praticar o autoperdão
De forma particular, se você falhou, sabe que errou, mas dificilmente não aceita a situação, vale a pena começar a rever seu comportamento. Como dica, que tal seguir as orientações nos tópicos abaixo? Reflita sobre o que aconteceu e tente aproveitar a situação e aprender com suas falhas. Sem perceber, verá que é hora de mudar totalmente seu comportamento. Siga as dicas e notará seus efeitos. Saiba mais adiante como proceder.
■Reflita o motivo de seus erros
É um excelente momento para parar, respirar e pensar no que aconteceu. Reveja toda a situação e tente apontar um fator sobre o caso. Diante de pensamentos mais claros, terá condições de analisar e refletir sobre o problema.
Porém, é necessário uma dose extra de esforço para chegar ao ápice dos acontecimentos. Sinta que tudo pode melhorar, se você permitir-se a melhores momentos. Pense e haja com sabedoria. Não leve nada por impulso, apenas note que a situação pode ser revertida.
■Aprenda com os erros
O velho e bom ditado diz que errar é bom, pois permite às pessoas a obterem mais experiência e conseguirem direções melhores a seus caminhos. Quando alguém erra, está se dando a chance de fazer melhor da próxima vez e ter mais evolução mental e espiritual.
Um ser humano ciente de seu comportamento e dotado de raciocínio, pode obter mais satisfação com sua vida. Reconhecendo seus pontos fracos, usa de suas falhas para praticar o ensinamento e orientar a quem necessita de ajuda.
Diferente de certos ditados, errar uma vez é normal. Cometer os mesmos erros é fundamental à sua existência. Não se culpe mais.
■Tente tirar aprendizados de suas experiências
Quanto mais a pessoa erra, mais forte e sábia a pessoa se torna. Com o passar dos tempos, é absolutamente necessário atravessar situações que possam resultar em falhas graves. A isso, o ser humano terá novas condições de aperfeiçoar-se e garantir uma sobrevivência melhor.
Quando mais se erra, mais se aprende. Porém, para que se aprenda com os tropeços, é preciso aceitar e entender o que acontecer e fazer das dimensões dos buracos da vida, a oportunidade necessária para ter mais inteligência e clareza.
Perceba que falhar quantas vezes forem necessárias, faz parte da vida. Os conflitos testam sua capacidade de resiliência, resistência e sabedoria.
■Seja menos rigoroso consigo mesmo
O rigor deve ser usado apenas quando for necessário. Não adianta tentar exigir de alguém ou de si mesmo, possibilidades para que os acertos sempre estejam presentes no cotidiano. Os erros e acertos fazem parte de um ciclo natural da existência e eles veem quando é necessário trazer afirmação às pessoas.
Por isso, ser rigoroso com si mesmo só trará tensões, medos, insegurança e inquietação. Para que não entre no desequilíbrio emocional, não se culpe por qualquer coisa e vá buscando melhorar a cada dia. Não adote comportamentos de autoflagelação. Lembre-se que precisa de ajuda. Não piore os fatos.
■Se permita mudar
Calma, está tudo bem agora. Se chegou até aqui, certamente entendeu que precisa mudar. Então, esta é a chance que está tendo para que adote novos comportamentos e aprenda a fazer do limão uma excelente limonada. Na vida, sempre teremos possibilidades de enxergar o que está adiante e aprender com os obstáculos que se entrepõem no caminho.
Para tanto, veja o que está adiante e procure se espelhar em transformações. Se quer mudar, precisa urgente eliminar o que não te serve e partir para um novo começo. A hora é essa e esteja preparado.
■Deixe o que passou para trás e busque coisas novas
É hora de recomeçar. Ponha isso em mente. Refeito do susto e ciente do que precisa fazer, comece a aparar as arestas para um novo momento. É verdade que o passado não se esquece, mas para tanto é preciso que foque no presente e veja o futuro.
Mesmo que hajam situações que parecem pesadas, pode haver a necessidade de ser um pouco mais exigente. Mas, haja de forma natural e não se apegue mais ao que passou. Deixe para trás os acontecimentos nocivos, vire a página e siga para o próximo capítulo.
■Entre numa jornada de autoconhecimento
Quando se comete erros e pelo menos existe a consciência sobre eles, sempre há dúvidas que pairam na cabeça. Perguntas do tipo “como fui capaz” ou “por que isso ou aquilo” são constantes na mente. E sendo isso uma constância no dia a dia, é hora de começar a se rever. Ou, entre outras palavras, é hora de se enxergar.
Por isso, comece a se rever em seus hábitos. Faça estratégias sobre sua vida e analise como, onde e por que deve mudar. Isso trará mais determinação em seus propósitos e poderá resultar em novas aberturas de portas para sua existência. Aproveite cada momento para justar-se á novas condições.
■Se necessário, procure um psicólogo
Em último caso e se não conseguir melhorar por conta própria, procure o auxílio de um terapeuta. Abra seu coração e sua mente diante do profissional. Não oculte fatos e exponha suas dores, mágoas, erros, receios e frustrações. Não sinta medo de falar a verdade. Faça do terapeuta seu melhor amigo e conte com o apoio dele para estes momentos que julga difícil.
Frases de autoperdão
Para ajudar no autoperdão, há frases e ditados populares que intensificam a vontade e desejo da ação. Há muitas informações e mensagens que elas contêm e são a chance perfeita para que haja determinação nos propósitos de se dar o perdão. São exercícios motivacionais que agregarão valor e vontade de passar por cima de tormentas. Para conhecer mais, prossiga no texto.
■Meditação para o autoperdão
A meditação para o autoperdão pode ser benéfica. Para tanto, precisa estar disposto a aceitar as condições, antes de praticar e proferir as palavras. Conheça e pratique:
Por todas as coisas que eu mesmo me feri, me magoei, me prejudiquei, consciente ou inconscientemente, sabendo o que estava fazendo, ou sem saber, eu me perdoo e me liberto.
Eu me aceito do jeito que eu sou. Eu sou (diga o seu nome completo).
Por todas as pessoas que nesse mundo me magoaram, me ofenderam, me prejudicaram de forma consciente ou inconsciente, direta ou indiretamente, eu perdoo cada uma dessas pessoas.
Eu me desconecto delas neste momento.
Eu me perdoo. Eu me liberto. Eu me aceito do jeito que sou. Eu sou (diga o seu nome completo).
Por todas as pessoas nesse mundo que eu prejudiquei, magoei, ofendi, por pensamentos ou palavras, gestos ou emoções, consciente ou inconscientemente, eu peço perdão ao Universo.
■Hoʻoponopono
Para que você sinta e reflita, este manta tem informações que te fará sentir excelente bem estar e agregará maior sensação de paz e liberdade a você a seu espírito. Conheça:
Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um. Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão. Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas.
Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.
Para limpar o meu subconsciente de toda carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez, durante o meu dia, as palavras-chave do ho'oponopono: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes.
Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que fiz a eles antes, em alguma vida passada: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu que pede perdão a esse alguém agora. Por esse instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Por esse espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Pelas difíceis relações às quais só guardo lembranças ruins: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para minha escassez: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: “minhas memórias, eu te amo. Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim". Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Neste momento, afirmo que te amo. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados. Te amo. Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Amada Mãe Terra, que é quem eu sou: se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações, desde o início da nossa criação até o presente, eu peço o teu perdão. Deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.
Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição à tua saúde emocional, que é a mesma que a minha. Então esteja bem e, na medida em que vai se curando, eu te digo que: eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você. Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura, te agradeço por estar aqui em mim. Eu te amo por ser quem você é.
■Eu me perdoo pelas minhas decisões e ações passadas
Para que não se sinta preso ao que passou, reflita e repita para si que se perdoa por suas decisões e ao que passou. Será fundamental que sinta-se encorajado para aceitar seu perdão a si mesmo e com isso abrir novas fronteiras para a sabedoria e força.
Contudo, para que suas orações e meditações surtam efeito, foque nos pensamentos e enxergue novas possibilidades no futuro. Com isso, esteja ciente de que terá uma vida plena e cercada de amor, carinho e prosperidade.
■Eu tenho a coragem de reconhecer a luz dentro de mim
Esta frase deve prender sua atenção. Com esta mensagem, você perceberá que é capaz de emanar energia natural, mediante de fatos que deseja eliminar. No caso do autoperdão, ao fazer suas orações e reflexão sobre seus atos, sinta-se superior aos acontecimentos e que é capaz de dar a volta por cima.
Deixando para trás o que vem te martirizando, note que a cada dia, seu amor próprio trará luz e sabedoria espiritual, além de fortalecer sua alma para novos momentos que cercarão sua vida. Ao fim, agradeça por cada sensação enérgica que está recebendo.
■Eu tenho paciência e compreensão comigo
Paciência é algo que ainda precisa de entendimento. Sentimento cada vez mais deixado de lado, as imposições do cotidiano criam comportamentos indiferentes nas pessoas. Somando isso, há outros comportamentos criados, dentre eles a falta de paciência.
Infelizmente, não há mais compreensão sobre as pessoas. O ser humano acabou colocando em mente e em prática a sua individualidade. Essa atitude gerou incompreensão e falta de respeito ao próximo. Por isso, entenda que seus semelhantes são diferentes e precisam ser compreendidos em seus atos. Pratique a paciência e note que terá oportunidades de novos aprendizados.
■Sei perdoar, sou amoroso, bom e gentil, e sei que a vida me ama
Conheça este mantra e pratique em suas afirmações para autoperdoar-se.
Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos.
Meu coração se abre para o perdão. Através do perdão alcanço o amor. Hoje presto atenção nos meus sentimentos e cuido de mim amorosamente. Sei que todos os meus sentimentos são meus amigos. O passado ficou para trás, não tem nenhum poder agora. Os pensamentos deste momento criam o meu futuro. Não quero ser uma vítima. Eu me recuso a sentir desamparo.
Afirmo meu próprio poder. Eu me concedo o dom de estar livre do passado e me volto com alegria para o presente. Eu obtenho a ajuda de que preciso de diversas fontes. Meu sistema de apoio é forte e afetuoso. Não existe problema grande ou pequeno que não possa ser resolvido com amor. À medida que mudo meus pensamentos, o mundo à minha volta também muda. Estou pronto para ser curado. Estou disposto a perdoar. Tudo está bem.
Quando cometo um erro, eu me dou conta de que isso faz parte do meu processo de aprendizado. Perdoo as pessoas do meu passado por todos os seus erros. Eu as libero com amor. Todas as mudanças que ocorrerem em minha vida são positivas. Sinto segurança. Por meio do perdão chego à compreensão e sinto compaixão por todos.
Cada dia é uma nova oportunidade. O ontem já passou. Hoje é o primeiro dia do meu futuro. Padrões antigos e negativos não me limitam mais. Eu me desapego deles facilmente. Sei perdoar, sou amoroso, bom e gentil, e sei que a vida me ama. Ao me perdoar, fica mais fácil perdoar os outros. Amo e aceito os membros da minha família tal como são neste exato momento. Sei perdoar, sou amoroso, bom e gentil, e sei que a vida me ama.
■Estou pronto para ser curado. Estou disposto a perdoar. Tudo está bem
Praticando o auto perdão, perceberá que estará livre de possíveis doenças espirituais que derrubavam sua mente e seu coração. Se está disposto a praticar o perdão e fazer de sua vida o mar de sentimentos que esperava, eis a chance de fazer.
Para tanto, sinta-se livre de males que o faziam agir sem perceber suas atitudes. Perdoe-se, pratique o amor, cultive a tranquilidade e aceite seus semelhantes como são.
Eu me movo além do perdão para a compreensão, e tenho compaixão por todos.
Sei que os velos padrões negativos não mais me limitam.
Eu os libero com facilidade.
Quando eu me perdoo, torna-se mais fácil perdoar os outros.
Perdoo a todos em meu passado, por todos os erros percebidos.
Libero-os com amor. Estou pronto para ser curado.
Estou disposto a perdoar. Tudo está bem.
Companhias erradas podem estar interferindo no meu autoperdão?
Este é um tema que pode gerar longas discussões. Muitas vezes, os amigos são importantes e necessários na vida de qualquer pessoa. As verdadeiras amizades cultivam amor, carinho e compreensão. Mas, há um lado obscuro, que nem sempre é observado.
Isso pode gerar conflitos, pois muitas pessoas acabam deixando-se levar por opiniões de terceiros quanto às suas atitudes. E quando há situações extremas, como o autoperdão, pode haver dificuldades extremas nos comportamentos.
É verdade que muitas pessoas não sabem perdoar e muito menos praticarem o autoperdão por suas falhas. Elas tendem a seguir irredutíveis, pensando equivocadamente que agiram certo. Mas, não fizeram. Apenas criaram um mal desnecessário e provocaram situações que podem ser irreversíveis.
Infelizmente, más companhias pode interferir na prática do autoperdão. As influências negativas são pontos culminantes para disseminar comportamentos e criarem situações de esgotamento pessoal. Diante disso, é complicado a pessoa culpada entender que precisa livrar-se de um mal e que há pessoas fazendo-a alimentar mais o problema. Como dica, não dê ouvidos às opiniões contrárias do que deve fazer para corrigir-se. Quem determina sua mente é você. Escolha melhor seus caminhos e quem anda a seu lado.
Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.