O que é ser perfeccionista?
Por mais que as pessoas busquem a excelência em suas ações, tarefas e obrigações, alcançar a perfeição em tudo ainda é um tabu. Mesmo com os sábios ditados populares, que dizem que não devemos nos preocupar com ela porque nunca a alcançaremos, ser perfeccionista pode ser uma qualidade, ou um defeito, sem reparos.
O perfeccionismo é ligado àqueles que veem obrigação de fazerem tudo certo. Pode ser das tarefas mais simples às mais complexas. Chega a ser quase uma psicose ou um vício sem precedentes. Porém, atitudes como essas podem levar aos transtornos ou comportamentos inadequados perante os olhares de terceiros.
Se você se considera perfeccionista e sempre procura o melhor em tudo, não está errado em querer tomar as medidas corretas. Entretanto, saiba que isso pode te levar a tomar atitudes impiedosas, como tentar passar por cima do que já está melhor. Continue a leitura e conheça aspectos desse comportamento e como lidar com a situação.
Pontos positivos de ser perfeccionista
Ser perfeccionista também tem seu lado bom. Trabalhando com afinco nas tarefas e buscando otimizar as soluções, a pessoa torna-se detalhista e cria mais senso de organização. Ciente de que as coisas não podem ser feitas pela metade ou se podem ficar melhores, os perfeccionistas acabam enxergando defeitos em tudo. Mas, existe a parte positiva. Conheça a seguir as qualidades do perfeccionismo.
■Atenção aos detalhes
Todo perfeccionista é extremamente detalhista. Observa tudo e não deixa nenhum fato passar em branco. Por exemplo, em uma peça de roupa que foi eficientemente costurada por um profissional de qualidade, a pessoa acaba vendo que uma coisa pequena poderia ficar melhor.
Se é possível fazer melhor, por que não pedir a correção do que pode apresentar melhores resultados? São nos mínimos detalhes, segundo os perfeccionistas, que as atenções são despertadas.
■Ter o reconhecimento
Uma das características do perfeccionismo é o reconhecimento. Uma pessoa com esse comportamento quer ouvir elogios por seus esforços, mesmo que exagerados. O perfeccionista precisa, para sentir-se bem e com o ego cheio, ouvir um simples elogio sobre o que fez.
Em ambientes profissionais, o perfeccionismo sempre é notado, uma vez que o cumprimento de tarefas deve oferecer os resultados que as empresas precisam. Funcionários que possuem o hábito de fazer tudo com atenção, sentem que precisam de méritos e muitas vezes, ele vem.
■Sempre quer dar o melhor
O perfeccionista tira forças de seu mais profundo interior para mostrar que é capaz. Exerce seu lado pessoal de forma tão extravagante, que pensa ser o melhor em tudo. Mesmo com tarefas que sejam simples, aquilo precisa ser feito de maneira mirabolante e com toda eficiência possível.
Por mais que a pessoa perfeccionista possa desenvolver o hábito do rápido reconhecimento, ela precisa observar que, antes de sentir-se satisfeito por seu mérito particular, uma pessoa que seja precisa observar o quanto o resultado de seu trabalho foi magnífico.
■Motivação
Uma forte característica que move o perfeccionista é a motivação. Ele não vê problemas em desenvolver o que lhe é atribuído e fará de tudo para obter destaque e excelência no que fizer. Qualidade benéfica no perfeccionismo, o incentivo é a maneira inicial de buscar resultados positivos para as ações.
O perfeccionista acaba sendo um ótimo líder. Trabalhando sozinho ou coletivamente, ele consegue superar desafios até então nunca vencidos. Cuidadoso, prático e organizado, sabe discernir nas ideias e coloca em prática suas melhores habilidades.
■Cautela
A cautela gere a vida do perfeccionista. Meticuloso, racional e muito dono de sua segurança, o perfeccionista pensa e repensa, planeja e refaz, decide e muda, e tantos outros comportamentos até estar certo do que está fazendo.
Em outros aspectos, o perfeccionista quer evitar problemas. Por isso, acaba doando tudo o que tem em si para criar situações que não gerem conflitos. Não significa que ele é medroso, porém é bastante reflexivo.
■Apreço por desafios
Os perfeccionistas são movidos por desafios e não enxergam qualquer dificuldade em aceitá-los. Para eles, é como se fosse tirar de letra algo que não oferece riscos maiores. Seguro de si e dono de uma autoconfiança desmedida, o perfeccionista impõe a si como desenvolver sua criatividade.
Por isso, não é difícil que pessoas perfeccionistas cheguem longe em suas metas. Traçando cada passo e sabendo onde pode se envolver, os desafios que regem essas pessoas tornam-se hábitos peculiares e que apenas fazem parte de suas rotinas.
■Vontade de crescer
O perfeccionista é muito metódico e minimalista nos planos para o futuro. Ele sabe que não é fácil chegar onde se quer e tem consciência dos obstáculos e desafios. Ele enxerga o mundo externo como algo muito competitivo e percebe que é apenas mais um no meio de qualquer conflito.
Com isso, a pessoa perfeccionista absorve indiscutível vontade de subir na vida e conquistar o que deseja. Com ideias de que pode fazer mais que os outros e tem muito a oferecer, o perfeccionista espera chegar onde quer, mas aplicará todas as suas fichas na melhor resolução do que quer fazer.
■Inclinação para correr riscos
Cuidadoso e ciente de que há riscos em qualquer coisa, a pessoa detalhista parece sentir prazer em se envolver no que pode estar além de suas capacidades. Para o perfeccionista não importa. Ele quer fazer o que for preciso e mesmo usando suas regras e cobrando de si mesmo, vai ter à sua frente o resultado que deseja.
Seguindo um passo de cada vez, o perfeccionista vai observar cada detalhe de um desafio e não terá medo de arregaçar as mangas para entregar o que foi pedido ou finalizar o que está em sua frente. Mesmo ciente de que pode estar errando e se arriscando, ele não mudará de ideia e jamais deixará qualquer coisa pela metade.
Pontos negativos de ser perfeccionista
Até aqui, você entendeu algumas características pessoais de um perfeccionista. O lado positivo do perfeccionista favorece sua vida. Porém, há coisas que podem conduzir essas pessoas a atitudes ou comportamentos errados devido ao excesso da busca pela qualidade.
Como se sabe, tudo o que é em excesso não traz bons resultados, em qualquer setor da vida. Veja agora o lado negativo de ser tão perfeccionista.
■Autocrítica em excesso
Um dos lados mais prejudiciais do perfeccionismo são as críticas e julgamentos. Vindos de terceiros ou sendo individual, a crítica acaba sendo uma pedra no caminho que, ao invés de auxiliar, acaba levando para o atraso e erros de conduta.
O excesso de confiança faz com que as pessoas se tornem individualistas por si mesmas e isso gera um comportamento alheio à realidade. Sentir necessidade de mudar o que está à frente e querer consertar o que outras pessoas fazem, não gera resultados eficientes e isso acaba tornando um conflito que não tem precedentes.
■Procrastinação
O perfeccionista tem na cabeça que sabe fazer qualquer coisa muito bem feita. Mas, está equivocado. Muitas vezes, tal atitude o levar a procrastinar, a deixar mais para frente o que pode fazer logo. Ciente de quando começar a fazer qualquer coisa, terá o raciocínio exato para executar suas tarefas.
Entretanto, ao começar a elaborar seus planos e colocar as ações em prática, adotará o estilo profundo de sabedoria. Mesmo que corra riscos, perca tempo com detalhes e queira excelência, o perfeccionista deixa de praticar mais à medida que deixa para depois o que pode ser feito logo.
■Dificuldade de trabalhar em equipe
Uma das grandes dificuldades do perfeccionista é trabalhar em equipe. Se ele não for o líder, o trabalho poderá ser um desastre. Ele vai enxergar erros em tudo o que fizerem. Fora da liderança, o perfeccionista sabe que não pode determinar o que for para ser executado e isso vai gerar problemas no desenvolvimento das tarefas.
Um dos maiores erros do perfeccionista quando está em equipes é o comportamento de outras pessoas que ele julgará inadequado. Sendo difícil a convivência com o coletivo, o perfeccionista prefere agir sozinho, mesmo que fique envolvido até o pescoço de atribuições que julga por fazer sozinho.
■Excesso de confiança
Outro erro bastante comum do perfeccionista é seu excesso de confiança. Na maioria das vezes, o comportamento traz prejuízos incontáveis à sua vida. Tendo o costume de não precisar de orientações ou ouvir quem quer que seja, o perfeccionista acaba fracassando em seus planos.
A pessoa tem consciência do que é difícil e lidar com problemas chega a ser um desafio prazeroso. O perfeccionista enxerga novas possibilidades em qualquer coisa, é estar diante de situações inesperadas, acaba sendo até um motivo para ser mais detalhista.
■Constante insatisfação
O perfeccionista nunca está satisfeito. Achando que tudo pode ser feito melhor, a pessoa vive mal humorada, aborrecida e nitidamente quer remediar o que não tem mais solução. O perfeccionista quer ir além das fronteiras e acaba sendo vítima de si mesmo, por querer cavar um poço sem fim.
Entre tantos desafios e situações em que se vê envolvido, o perfeccionista leva tudo para o lado pessoal e não descansará para deixar tudo da maneira como quer. Sob outro pensamento, ele verá que de uma situação difícil, é possível extrair novas fontes de produtos e mais conhecimentos.
■Estratégias que atrapalham
Estrategista e meticuloso por natureza, o perfeccionista adora fazer planos e criar linhas imaginárias que podem ser completamente “fora da caixinha”. Esse excesso de ideias pode ser fator que minará qualquer ação que esteja planejando.
De tanto planejar, pensar, o perfeccionista acaba se enrolando com suas ideias. E se estiver em equipe, certamente ocorrerão conflitos. A pessoa acaba vendo que ninguém é tão ousado e eficiente quanto ela acha que é. Desrespeitando os limites individuais, acaba sendo motivo para a incompreensão e falta de racionalidade.
Quando o perfeccionismo passa dos limites
A atitude perfeccionista pode levar a alguns problemas para quem a tem. A pessoa pode adotar o medo como empecilho para desenvolver suas tarefas, tornar-se extremista no dia a dia e sentir-se esgotada devido a exigências que faz a si própria.
O excesso de certezas pode trazer constantes frustrações. Com o tempo, o perfeccionista terá impactos em suas relações pessoais, visto que outras pessoas não terão tolerância ao seu comportamento exacerbado. Continue lendo e entenda mais.
■Medo de que tudo dê errado
Segundo a medicina, muitas pessoas que possuem o perfeccionismo como forma de viver acabam sendo vítimas constantes de crises de ansiedade e depressão. Segundo os estudos, quando um perfeccionista é mal interpretado e lhe é retirada qualquer possibilidade de melhor desenvolvimento, ela adoece e culpa o convívio diário por seus fracassos.
A racionalidade acaba ficando para trás, o que dá ao perfeccionista o excesso de somatização mediante o que não existe. A dica nessas horas é parar, respirar e refletir sobre o que está em andamento. Sem ter medo, o melhor a fazer é dar tempo às ações e realizá-las de modo sereno e sem pressa.
■Extremismo
Extremas, as pessoas que possuem síndromes de perfeição não esperam para ver acontecer. Os resultados devem ser imediato e precisam ser correspondentes aos esforços prestados. Se não houver determinação, é certo de que todo o trabalho a ser feito ou que já foi executado, será visto como algo que não demandaria tanta sabedoria.
■Frustração crônica
Por querer excelência, o perfeccionista fica destruído internamente quando alguma coisa não fica ao seu modo. Isso pode levar a transtornos de personalidade, muitas vezes provocados por insatisfação e falta de incentivo.
Quando um perfeccionista pega algo para fazer, ele precisa sentir-se confiante e se for negado qualquer coisa que ele julga ser capaz e único para fazer, pode ser o início de uma grande fase de tristeza e frustrações. É necessário entender que nem tudo está ao alcance. Se fosse assim, as regras seriam algo meramente banal, sem qualquer valor ao mundo.
■Problemas com outras críticas
O perfeccionista não gosta de ser criticado, ele costuma julgar. Ser apontado como causador de qualquer coisa mal feita é gerador de conflitos pessoais e internos. O pior é ver que críticas alheias são pivô para que qualquer coisa não flua como quer.
Críticas dentre pessoas também são outro aspecto nada favorável. O perfeccionista vai se sentir na obrigação de interferir e a tendência é piorar ainda mais as coisas.
■Esgotamento mental
De tanto pensar, o perfeccionista chega ao seu limite de esgotamento mental. Ele trabalha tanto para deixar tudo a seu modo, que ao fim de um dia está destruído. Suas ideias são tão evidentes, que podem causar um curto circuito na mente. Mesmo que esteja trabalhando a seu favor e queira todo o reconhecimento para si, o perfeccionista não percebe que pode estar fazendo a mal a si.
O excesso de pensamentos em demasia é a arma de quem busca a perfeição. Mesmo assim, a mente chega a um ponto que não conseguirá discernir mais sobre o certo e o errado.
■Dificuldades de se relacionar
É um grande ponto dos perfeccionistas. Por se achar melhor do que outras pessoas, eles têm sérios problemas de relacionamentos. Lidar com o coletivo acaba sendo conflitante, uma vez que o perfeccionista sabe quem é quem, e principalmente aqueles que não veem como capacitados.
Um dos grandes problemas desse individualismo é aceitar que o mundo é repleto de pessoas diferentes e cada uma com suas limitações. O perfeccionista se vê diante de desafios e acredita que o ser humano é dispensável.
■Autossabotagem
A autossabotagem é a inimiga número 1 das pessoas. Esse comportamento é frequente nos perfeccionistas. Em muitos casos ele se vê no direito de não intervir, acreditando que o que for atribuído a ele será cercado de regras, atribuições erradas e intromissões de terceiros.
É uma questão muito peculiar. Mesmo diante de possibilidades e percebendo que poderá desenvolver o melhor de si nas tarefas, o perfeccionista prefere abdicar da função e sentir-se livre, pois não precisará estar diante de desafios que julga desnecessários. Uma vez adotado esse comportamento, as oportunidades vão demorar a aparecer.
Como ser perfeccionista de forma saudável?
Você entendeu que ser perfeccionista pode não ser um defeito. É um comportamento que define uma pessoa em seus propósitos de ver e fazer qualquer coisa. O hábito da perfeição vem desde os tempos da criação do mundo. Mas, a excelência por qualquer coisa ainda é um desafio na vida.
Porém, se quer adotar o hábito da perfeição, faça com cautela. Organize suas ideias, tenha seus planos fixados, aceite os desafios e não vá além de suas capacidades. Um dos defeitos do perfeccionista é prometer o que não pode cumprir e isso só lhe trará problemas no futuro.
Seja comedido em suas ações. Escute a opinião de outras pessoas e valorize a coletividade. Pense que ninguém é melhor do que ninguém. Mesmo com perfeccionismo, todos erram. Não julgue e tenha cuidado com críticas. Faça o melhor que puder, mas não exagere. Afinal, todos precisam de apoio e viver em isolamento com medidas descabidas, não leva a lugar algum.
Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.