Considerações gerais sobre o chá de erva-cidreira e para que serve
Os chás são conhecidos por serem bebidas benéficas para a saúde física e mental. O chá de erva-cidreira, por exemplo, é rico em substâncias relaxantes e anti-inflamatórias, ótimos para curar problemas como ansiedade, estresse, depressão e doenças gastrointestinais.
A planta erva-cidreira, também chamada melissa, melhora a qualidade de vida e do sono com os compostos ricos em antioxidantes e calmantes. Para consumi-la, o chá é a maneira mais famosa, mas a planta pode ser utilizada em sucos, doces e até mesmo pílulas naturais.
Se você está buscando entender melhor sobre o chá de erva-cidreira e para que serve, confira a leitura abaixo e se surpreenda com a qualidade da bebida!
Erva-cidreira, propriedades e quantidade recomendada
Para solucionar problemas de saúde, a erva-cidreira tem propriedades incríveis e devem ser utilizadas em quantidades recomendadas. A planta é considerada medicinal e tem substâncias como cálcio, cobre, ferro, manganês e potássio na composição.
Com o auxílio dos minerais, a erva-cidreira consegue acelerar o metabolismo, reduzir retenção de líquido, auxiliar na digestão e solucionar problemas digestivos. Além disso, o fator antioxidante consegue ajudar na limpeza do organismo.
Em relação ao consumo, o chá de erva-cidreira deve ser tomado regularmente, mas como tem propriedade calmante, é ideal não tomar em grandes quantidades. Para entender mais sobre essa planta tão benéfica, continue lendo.
■A Erva-Cidreira
A erva-cidreira, ou Melissa, é uma planta medicinal muito utilizada no mundo dos chás, aromaterapia e até mesmo em cosméticos e perfumes. Com seu cheiro memorável e propriedades calmantes e antioxidantes, ela conquista espaço por ter muitas funções.
Se assemelhando à hortelã pelo formato, a cidreira tem origem asiática e sabor refrescante, mas é mais calmante e antioxidante do que as demais ervas.
Geralmente, os chás são bebidas quentes tomadas em dias frios e a erva-cidreira, por exemplo, diminui a insônia e relaxa os músculos e a pele. Por isso, pode ser utilizada também como creme hidratante e loção de aromaterapia, para acalmar os ânimos e assim atenuar a ansiedade.
■Propriedades da erva-cidreira
Diante dos benefícios da erva-cidreira como: aliviar a insônia, auxiliar nas náuseas e indigestão, reduzir a ansiedade e o estresse, existem propriedades que facilitam tais efeitos positivos como os minerais cálcio, ferro, cobre, magnésio, potássio e manganês.
Essas substâncias presentes na composição deixam o metabolismo e o sistema imunológico fortificado, levando às boas reações da erva-cidreira e combatendo mais facilmente os resfriados. Ademais, as propriedades da cidreira têm vitaminas A, B, C e E em boa dose, acelerando assim o metabolismo e auxiliando nos problemas gastrointestinais, estimulando digestão.
Com as folhas da erva, a propriedade antioxidante é intensificada e ajuda na limpeza de substâncias pesadas e ruins para o corpo, agindo como um detox e sendo bem utilizada como desintoxicadora.
■A quantidade recomendada da erva-cidreira
Para consumir a erva-cidreira de modo saudável, é importante pensar na quantidade recomendada. Se você costuma beber o chá regularmente, os benefícios vão aparecer, mas é interessante entender que nada deve ser tomado com excesso. Como combate a insônia, a cidreira não deve ser tomada muitas vezes ao dia pois leva à sonolência e relaxamento dos músculos.
Ademais, se você é uma pessoa que toma remédios controlados para dormir, é melhor reduzir as quantidades ou não tomar a erva-cidreira geralmente. Atente-se ao cansaço e instinto calmante no dia a dia para perceber se deve beber o chá.
■Quem não deve consumir a erva cidreira?
Até o momento, não existem contraindicações do chá de erva-cidreira, mas pessoas que tomam remédios controlados, especialmente para tireoide e insônia, é ideal beber o chá e utilizar a cidreira em menores quantidades.
Como auxilia no sono saudável, a erva-cidreira tem efeito medicinal e calmante, levando ao relaxamento. Por isso, de qualquer forma, é importante consultar o médico para compreender quanto, de que maneira, podem consumir a cidreira.
Além disso, mulheres grávidas e puérperas devem pedir orientações também do médico para entender o consumo da cidreira.
Para que serve e os benefícios do chá de erva-cidreira
Se você é adepto de beber chá, deve já ter se perguntado para que serve e quais são os benefícios do chá de erva-cidreira. Considerada uma planta medicinal originária da Ásia, a cidreira se destaca das demais por ser multifuncional e muito benéfica à saúde.
O benefício mais conhecido da cidreira é melhorar a quantidade do sono, por isso geralmente é tomado na hora de dormir. Mas ele não é o único, já que as propriedades antioxidantes da planta levam ao detox, auxiliando no combate dos gases intestinais e aliviando dores de estômago.
Não obstante, o chá de erva-cidreira alivia sintomas de TPM e, com as substâncias relaxantes, combate a ansiedade e estresse e até mesmo ajuda no tratamento do Alzheimer. Para compreender mais sobre esses benefícios, confira o artigo abaixo.
■O efeito detox
Para se tornar uma pessoa mais saudável, é preciso se desintoxicar das substâncias nocivas à saúde e intoxicam o corpo como: alimentos multiprocessados, açúcares, álcool e cigarros. Isso pode ser feito com o uso da erva-cidreira, planta medicinal antioxidante.
Com o efeito detox, a cidreira limpa as substâncias ruins e deixa o corpo mais leve. Por isso, muitas pessoas preocupadas com a aparência costumam tomar o chá após refeições pesadas e calóricas. Ademais, o detox de cidreira é uma boa pedida para quem busca uma dieta balanceada e saborosa, já que o chá é refrescante e tem gosto agradável.
■Alívio de dores de cabeça
Se você sofre com dores de cabeça, tomar chá de erva-cidreira pode ser um alívio quase instantâneo. A planta é medicinal e possui propriedades de cura, como o ácido rosmarínico. Como o ácido é analgésico, ele consegue relaxar a mente e diminuir as dores, liberando a tensão e tranquilizando os vasos sanguíneos que podem estar tensos.
Dessa forma, se a dor de cabeça ocorre devido ao estresse, é hora de preparar um chá de erva-cidreira para acalmar os ânimos e aproveitar um período de tranquilidade após a cidreira.
■Alívio de sintomas de TPM
Mensalmente, as mulheres passam pela famosa tensão pré-menstrual, a TPM, que traz efeitos colaterais emocionais e físicos antes da menstruação. Para combater e diminuir cólicas, que tal tomar um chá de erva-cidreira?
A planta cidreira, considerada medicinal, possui o ácido rosmarínico na composição e incita o relaxamento de tensões. Além disso, as propriedades da erva-cidreira conseguem aumentar a movimentação do GABA, um neurotransmissor no cérebro que leva ao bom humor.
A TPM pode ser desafiadora, levando à ansiedade e estresse, mas a cidreira facilita e alivia os mais diferentes sintomas.
■Melhora a quantidade do sono
Se você sofre com distúrbios do sono, como inquietação e insônia, o chá de erva-cidreira pode melhorar a quantidade e qualidade da noite com seu efeito calmante. O ácido rosmarínico, por exemplo, é o componente de composição da cidreira que traz efeitos sedativos e relaxantes.
Por isso, ele é útil para combater a insônia. Logo, aproveite os benefícios do chá de erva-cidreira e prepare-o duas vezes por dia, sozinho ou com adição da valeriana e repita o processo por 15 dias. Você observará uma diferença na qualidade do sono.
■ Elimina fungos e bactérias
Um dos benefícios do chá de erva-cidreira é a possibilidade de eliminar fungos e bactérias. Os compostos fenólicos da cidreira, como, por exemplo o ácido rosmarínico e o cafeico conseguem lidar e combater os fungos.
O maior exemplo de fungo eliminado através da cidreira é a Candida sp, um fungo de pele. Ao beber chá de erva-cidreira de modo regular e diário, você consegue aliviar as consequências desses organismos vivos.
No caso das bactérias, uma que pode ser combatida com a cidreira é a Pseudomonas aeruginosa, causadora principal de infecções como as pulmonares, nos ouvidos e urinárias.
■Combate a herpes labiais
Outro benefício importante e pouco comentado do chá de erva-cidreira é a capacidade de combate a herpes labial.
Existem estudos comprovados pela medicina que mostram as propriedades da planta, como ácidos rosmarínicos, felúricos e cafeicos, para combater o vírus da herpes labial. Com o relaxamento da erva-cidreira, os lábios podem ficar anestesiados e melhorarem.
Os sintomas como formigamento, inchaço, formigamento e dor aguda podem ser facilmente aliviados com pomadas de erva-cidreira, por exemplo, e com o consumo regular dos chás medicinais. O uso de batons com extrato da cidreira também aliviam os sintomas.
■Combate dos gases intestinais
A erva-cidreira é uma planta medicinal muito potente para o combate dos gases intestinais, podendo aliviar sintomas como dor de estômago, indigestão, vômitos, refluxos e náuseas.
Na composição da cidreira, encontramos ácido rosmarínico, citral e geraniol, todos os componentes anti-inflamatórios e antioxidantes, ótimos para eliminar os gases do intestino e deixar o dia a dia menos desconfortável.
Por isso, que tal beber chá de erva cidreira regularmente? Prepare as folhas na água quente, tampe e deixe repousar por alguns minutos até consumir. Beba de 2 a 4 vezes por dia para fazer efeito.
■Controle da ansiedade e do estresse
A ansiedade é um mal que acomete inúmeras pessoas atualmente, levando a situações de estresse e desequilíbrio diário. Se você não sabe como combater, que tal provar o chá de erva-cidreira? A cidreira auxilia no controle da ansiedade com seus componentes relaxantes e soníferos, como o ácido rosmarínico trazendo o bem-estar e tranquilidade para o corpo.
Dessa maneira, faça o chá de erva-cidreira diariamente com as folhas da planta e sinta os sintomas do nervosismo, estresse e ansiedade diminuindo. Tome regularmente de 2 a 4 vezes e, em casos de sintomas mais graves da ansiedade, converse com um médico.
■ Combate a problemas gastrointestinais
Se você sofre com gastrite, refluxos gastroesofágicos e até mesmo síndrome do intestino irritável, o chá de erva-cidreira pode combater os problemas e aliviar o desconforto. Com substâncias como citral, ácido rosmarínico e geraniol, a cidreira consegue eliminar os gases que se encontram nos problemas de estômago e diminuir a dor.
A sensação é de relaxamento e tranquilidade, levando a calma e diminuição dos sintomas. Para melhorar a situação, beba de 3 a 4 xícaras de chá de erva-cidreira e utilize bem as folhas para melhorar o estômago.
■Auxílio no tratamento do Alzheimer
O Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que acomete idosos e leva à perda de memória, demência, dificuldade na fala, dentre outros sintomas graves. Considerado um mal irreversível, o tratamento pode ser feito com auxílio da erva-cidreira.
Com propriedades que beneficiam a função cognitiva, a cidreira consegue aumentar a estabilidade e clareza mental. Já que a planta melhora a memória, ferver as folhas pode ser uma boa pedida para a saúde do cérebro.
Dessa forma, se o idoso toma chá de erva-cidreira, a Alzheimer não vai embora completamente, mas os sintomas podem ser aliviados de modo prático e eficaz.
Diferentes receitas do chá de erva-cidreira
Agora que você conhece um pouco mais sobre as propriedades do chá de erva-cidreira, é hora de aprender diferentes receitas e seus benefícios para a saúde física e mental. De primeira, é importante manter uma regularidade na hora de beber o chá, pois se feito diariamente, os efeitos positivos podem aparecer mais rápido e de modo simples.
Se você tem o costume de beber chá de cidreira, saiba que há variações que adicionam benefícios ainda maiores. Como, por exemplo, a cidreira com hortelã e gengibre, limão e mel. Conheça as diferentes receitas do chá de erva-cidreira abaixo e escolha a que melhor consegue se encaixar no seu dia a dia. Confira abaixo.
■Chá de erva-cidreira
Saboroso, benéfico para saúde e refrescante, o chá de erva-cidreira é um dos mais conhecidos pelas pessoas e tem uma importância diferenciada. Para fazê-lo, siga o passo a passo.
- Opte por escolher as folhas da cidreira e fervê-las em água quente;
- na panela, ferva água potável e acrescente a planta, especialmente a fresca;
- deixe-a descansar por 3 a 5 minutos.
Depois, coe a cidreira e beba o chá morno. Beba uma ou mais xícaras diariamente, mas se atente para a sonolência e aproveite os benefícios como: relaxamento, efeito antioxidante, anti-inflamatório e muito mais.
■Chá de erva-cidreira com hortelã
Se você quer adicionar uma refrescância ao chá de erva-cidreira, é hora de adicionar folhas de hortelã. Além dos benefícios da própria cidreira, a hortelã previne gripe, é descongestionante nasal e digestiva. Confira como fazer:
- Adicione as folhas de hortelã e de erva-cidreira numa panela com água e ferva;
- quando ferver e apagar o fogo, coe as plantas. (Muitas pessoas reaproveitam as folhas, especialmente as comendo).
Depois, se preferir, deixe esfriar e não adoce o chá para que o açúcar não interfira nos benefícios. Se interessar, guarde na geladeira e sirva logo em seguida.
■ Chá de erva-cidreira com gengibre
Para acrescentar benefícios e sabores ainda melhores no chá de erva-cidreira, que tal colocar gengibre? O gengibre é uma raiz com propriedades descongestionantes que ajuda no combate de náuseas, má digestão, azia, tosse e muito mais.
Se você busca relaxar o sistema gastrointestinal, o chá de erva-cidreira com gengibre é uma ótima opção.
- Aqueça água na chaleira e adicione folhas de cidreira;
- em seguida, corte rodelas de gengibre e coloque-as no bule ou panela;
- deixe a infusão descansar de 3 a 5 minutos e beba.
Repita o chá de cidreira com gengibre diariamente e se prepare para os benefícios.
■Chá de erva-cidreira com limão e mel
Sintomas como tosse, dor de garganta, coriza e até mesmo indigestões podem ser aliviados com um chá de erva-cidreira com limão e mel. Se você está se sentindo indisposto nos últimos dias, a variação do chá de cidreira com limão e mel podem auxiliar na melhora.
Isso ocorre pelas propriedades relaxantes e anti-inflamatórios da erva, em junção com o mel com limão, fontes de vitaminas B e C. Todos esses compostos juntos são nutrientes que deixam o sistema imunológico mais forte e têm efeitos antioxidantes.
- Ferva a água e adicione as folhas da cidreira;
- coloque duas rodelas de limão;
- Na caneca adicione uma colher de mel.
Beba o chá ainda morno e aproveite os ótimos efeitos.
Ao saber para que serve o chá de cidreira, existem efeitos colaterais que devo considerar?
O chá de cidreira tem inúmeros benefícios valiosos para a saúde física e mental. Como planta medicinal, a erva-cidreira pode trazer bem-estar seja através de chás, sucos e até mesmo capsulas. Entretanto, é importante sempre dosar a quantidade e lembrar que nem tudo em excesso faz bem.
Por isso, existem efeitos colaterais a serem considerados como, por exemplo, a sonolência. Se você é uma pessoa com distúrbios do sono, a cidreira pode aliviar os sintomas e diminuir a insônia, mas a principal ajuda deve ser através de orientação médica.
Quem toma remédios controlados, por exemplo, deve diminuir a quantidade de chá de cidreira por dia. Dessa maneira, antes de entrar de cabeça no universo das ervas medicinais, consulte o médico e entenda como a cidreira pode te beneficiar de maneira consciente!