Por que tomar Chá de Folha de Goiaba?
Uma das frutas mais apreciadas pelos brasileiros, a goiaba é fonte de vitaminas e nutrientes para a saúde. Consumida em sucos, doces ou diretamente do pé em uma goiabeira, a frutinha é rica em vitaminas A, B e C. E também contém ferro e fósforo, muito indicado para quem sofre de anemia.
Porém, há um detalhe que poucas pessoas conhecem. As folhas da goiabeira também possuem ótimas propriedades e podem ajudar em diversos tratamentos para a saúde. E também servem para muitos outros fins.
Em uma de suas excelentes propriedades, previne problemas intestinais e ajuda na digestão. O chá da folha de goiaba é um perfeito remédio natural e ajuda a manter a saúde em dia e proporciona mais qualidade de vida.
Por isso, convidamos você a conferir o artigo, que traz muitas informações sobre os benefícios do chá da folha de goiaba. Confira a leitura a seguir e surpreenda-se com a qualidade das folhas e da fruta. Vale a pena ler.
Mais sobre o Chá de Folha de Goiaba
Como excelente digestivo, o chá da folha de goiaba mantém o funcionamento intestinal em dia e auxilia em qualquer problema ou incômodo. Se exagerou à mesa e sente-se estufado ou com sensação de peso no estômago, o chá alivia os sintomas. Além disso, o chá e a fruta possuem incríveis propriedades que otimizam a saúde. Continue lendo e conheça mais sobre o tema.
■Propriedades do Chá de Folha de Goiaba
Dentre suas propriedades, o chá de folha de goiaba é um laxante natural. Combatendo e limpando o organismo de toxinas, também é capaz de complementar tratamentos pulmonares, como a tuberculose, e casos hemorrágicos.
Devido às intensas proteínas, o chá ajuda na digestão e favorece o processo de fermentação natural. Por isso, é indicado para tratar diarreia, dores estomacais e prisão de ventre. Atua como um agente para facilitar o trânsito intestinal e elimina o excesso de acidez do estômago.
■Origem da Goiaba
A goiaba é uma fruta que tem origem na América Tropical, do México ao Brasil. Muito difundida na Ásia, não demorou para que fosse plantada em demais países até chegar ao Brasil. Por aqui, sua produção ganhou mais ênfase nos anos 70 em escala industrial.
Hoje, a goiaba é mantida em grandes pomares e é voltada para o comércio, fábricas de sucos, doces e outros derivados. É cultivada em todo o mundo e altamente favorecida nos mercados de exportação e importação.
As plantações da fruta se concentram nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Estima-se a produção de cerca de 300 mil toneladas ao ano.
■Efeitos colaterais
Inicialmente, a goiaba não possui fortes efeitos colaterais. Mas, por ser uma fruta muito rica em vitamina C, não deve ser consumida em excesso. O acúmulo de vitamina C no corpo pode trazer incômodos, como irritações na pele, acnes, espinhas ou surgimento de furúnculos.
Por mais que seja uma fruta de saboroso paladar, convém, ao menos, comer uma fruta por dia. Para amenizar qualquer excesso da vitamina C, indica-se o doce da goiaba. Apetitoso e que equilibra os nutrientes.
■Contraindicações
Mesmo sendo uma fruta que auxilia no trato digestivo, a goiaba não deve ser consumida por pessoas que sofrem de intensa prisão de ventre ou problemas mais delicados de intestino. Conhecida por prender o estômago, a goiaba é excelente para auxiliar na digestão.
Mas não deve-se confundir as funções, uma vez que suas propriedades agem como um laxante natural e não aliviam, como remédio, patologias mais complexas.
O ideal é seguir recomendações médicas e consultar especialistas sobre o consumo da fruta, caso você sofra com problemas estomacais.
Benefícios do Chá de Folha de Goiaba
O chá da folha de goiaba é especialmente indicado para o estômago. Alivia sintomas como má digestão, cólicas, diarreias e demais causas de problemas intestinais. Além da parte digestiva, o chá da folha de goiaba também é ótimo para a circulação sanguínea e favorece mais benefícios a dietas e outros tratamentos. Prossiga na leitura e saiba o que o chá pode auxiliar no seu dia a dia.
■Auxilia a digestão
O chá da folha de goiaba é um excelente laxante natural. Para quem comeu demais, por exemplo, alivia os sintomas do excesso de alimentação e proporciona relaxamento do aparelho intestinal. Após uma xícara do chá, a pessoa sente-se mais cômoda, já que a bebida age em pouco tempo.
Com isso, há progressiva melhora e alívio, acabando com enjoos, sensações de náuseas e mal estar digestivo. Para cólicas, também é indicado. Mas, se sofre com intestino preso, deve seguir indicações medicamentosas, orientadas por especialistas.
■Para a diarreia
Por ser um excelente laxante natural, o chá de folha de goiaba limpa completamente o estômago. A bebida varre as toxinas e bactérias que causam diarreias e mau funcionamento intestinal.
Como antibiótico, o chá possui nutrientes que agem diretamente no problema, trazendo alívio e fortalecendo o aparelho digestivo. Sua ação antioxidante combate os radicais livres que atuam como destruidores da flora intestinal.
Porém, vale a pena informar que, mesmo sendo um remédio natural, o chá de goiabeira deve ser usado como um paliativo. Não pode ser usado para combater males crônicos. Procure o médico para casos mais complexos.
■Bom para o coração e colesterol
Devido às excelentes ações como antioxidante, o chá de goiabeira desenferruja o corpo. Combatendo os radicais livres, a erva tem o poder de limpar o excesso de gordura no sangue, melhorando a circulação e proporcionando qualidade física.
Com isso, facilita o trânsito sanguíneo e reduz consideravelmente o excesso de colesterol. Adote o chá em seu dia a dia e surpreenda-se com resultados médicos para exames. Contudo, mantenha uma alimentação saudável e consulte o médico para casos mais complexos. O chá de folha de goiaba não cura totalmente certas patologias.
■Reduz a glicose
E para quem é diabético, o chá de folha de goiaba é um agente perfeito para reduzir as taxas de açúcar no sangue. Seu efeito antibiótico e anti-inflamatório reduzem incidências no sangue. Consumido diariamente, o chá limpa as artérias e por ser diurético, ajuda na eliminação de toxinas.
Porém, se você é diabético, converse com seu médico e oriente-se quanto a incluir o chá em seu dia a dia. O ideal é seguir as recomendações médicas, manter uma alimentação saudável e usar medicações prescritas.
■Tratamento de calvície
Pouca gente conhece esse benefício. Para fortalecer os cabelos e prevenir a calvície, o chá de folha de goiaba é ótimo indicativo para o couro cabeludo. Para iniciar o tratamento, espalhe o chá na cabeça e deixe infiltrar pelos cabelos. Mantenha por algumas horas.
Se preferir, deixe agindo, com o auxílio de uma touca protetora, durante toda a noite. Na manhã seguinte, basta lavar os cabelos. Faça diária ou periodicamente, e aguarde os resultados de médio a longo prazo. Mas, se o problema for mais difícil, procure orientações especializadas no assunto.
■Auxilia na cicatrização
Por ser cicatrizante natural, o chá de folha de goiabeira age diretamente sobre feridas internas e ajuda em tratamentos estomacais para úlceras ou lesões no aparelho digestivo. Como potente antibiótico, o chá pode ser aplicado diretamente sobre a pele irritada ou ferida, com o auxílio de uma gaze.
Fazer as aplicações e consumo diário, o chá age como antisséptico, reduz os níveis de inflamação e evita infecções de alto grau.
■Combate sintomas da TPM
A TPM é um dos fatores mais incômodos para as mulheres. Para quem sofre com seus efeitos, o chá é excelente dica para combater sintomas como dores, inchaços e irritações que o período causa. Por conter propriedades que relaxam, reduz a ansiedade, evita a depressão e ajuda a equilibrar o organismo e proporciona relaxamento aos dias que os sintomas incomodam. Experimente e sinta a diferença.
■Efeito calmante
Contendo nutrientes e vitaminas, o chá de folha de goiabeira é muito bom para acalmar e afastar as tensões. Por ser uma bebida que traz conforto e prazer, o chá é benéfico para as horas de tensão.
Ao sentir-se nervoso, tome uma xícara do chá. Aos poucos, começará a ter tranquilidade e ficará mais desperto para seu dia a dia. Mas, se sofre com tensões crônicas e faz tratamentos, prossiga com as indicações médicas e busque orientação para o consumo.
■Ajuda a emagrecer
Aos que fazem dietas, o chá de folha de goiaba auxilia no tratamento para perda de peso. Por conter agentes que limpam o organismo, reduz taxas de colesterol e açúcar no sangue, auxilia no trato intestinal, ajuda o corpo a não reter líquidos devido sua ação diurética e é perfeito para equilibrar o sistema imunológico.
Porém, como dica, consuma o chá moderadamente. Não use a bebida para substituir alimentos ou refeições. Para manter a saúde e sua dieta fazer efeitos desejáveis, mantenha alimentação natural e siga recomendações de nutricionistas ou médicos especializados em dietas.
■Infecções bucais e garganta
Os efeitos cicatrizantes e antibactericidas do chá de folha de goiaba, ajudam a manter a saúde bucal em dia. Por ser antibiótico e antisséptico natural, o chá ajuda a manter a garganta saudável devido ao seu efeito de limpeza.
E como esses agentes têm capacidades para desinfeccionar regiões do corpo, é bastante indicado para quem tem problemas constantes de garganta. Mas, para casos mais complexos, procure orientação médica sempre que necessário e use medicações prescritas.
■Anti-inflamatório
Possuindo efeitos que desinflamam regiões afetadas infecciosas do corpo, o chá de folha de goiabeira favorece a cura de inflamações ou irritações. Seus agentes antibactericidas promovem a limpeza e cicatrização natural de feridas internas ou externas.
Os antioxidantes presentes no chá inibem a formação de inflamações e combatem agentes causadores de males que atacam o sistema imunológico.
Chá de Folha de Goiaba
Para fazer seu chá de folha de goiaba, é muito simples. O ideal é tomá-lo quente ou morno, e de imediato. Ingerido, fresco, seus efeitos agirão com mais eficiência no organismo. E use as folhas frescas e se possível não faça estoques por muitos dias. E não adoce o chá. Tome com sabor natural, mesmo apresentando gosto amargo. Veja como preparar a bebida e sentir-se melhor.
■Indicações
O chá de folha de goiaba pode ser consumido como hábito ou para momentos de mal estar estomacal e outras doenças. Não há regras definidas para seu consumo, porém e por conter muita vitamina C, deve ser apreciado, ao menos, com uma xícara por dia.
Indicado para processos inflamatórios e infecciosos, o chá ajuda a manter a qualidade de vida e equilibra taxas do sangue, como colesterol e diabetes. Aliado a dietas, auxilia no peso corporal e agrega bem-estar ao seu dia a dia. Contudo e mesmo com excelentes benefícios, não substitua medicações e mantenha em dia as consultas médicas.
■Ingredientes
Para fazer o chá de folha de goiabeira, separe os ingredientes na proporção em que a bebida será servida. Se for apenas para você, use medidas exatas para seu consumo a fim de evitar sobras. E como dica, se for para consumo por hábito, experimente acrescentar mel, hortelã, canela ou outros ingredientes. Ficará muito bom, além de fortalecer seu chá com ricos nutrientes.
- Água fervente
- Uma colher de sopa bem cheia de folhas frescas de goiaba
■Como fazer
Acrescente as folhas frescas na água fervente e deixe cozinhar até notar a coloração forte da água. Ao terminar o cozimento, abafe a panela e deixe agir em infusão por cerca de 15 minutos. Coe e sirva. Beba quente ou morno. Preferencialmente, não adoce e não guarde sobras.
Com que frequência posso tomar o Chá de Folha de Goiaba?
Como notou na leitura, o chá de folha de goiaba é benéfico para muitas patologias corporais. Com importantes poderes medicinais, seus nutrientes agem diretamente sobre a fonte do problema, aliviando sintomas e incômodos. Indicado principalmente para a flora intestinal, o chá varre toxinas e bactérias ruins que causam diarreia e outros problemas estomacais.
O chá é perfeito para consumir como hábito ou complemento para tratamento medicinal. Por isso, deve-se buscar orientação médica para seu uso em tratamentos de saúde. Por ser rico em propriedades naturais, como a vitamina C, deve-se levar em conta o consumo exagerado. O excesso de vitaminas pode causar malefícios ao corpo.
Por isso, apesar de não ter fortes contraindicações, recomenda-se, no mínimo, de uma a duas xícaras por dia. Esse consumo deve ser adotado para o hábito comum com a bebida.
Mas, se sentir qualquer mal estar estomacal, tome apenas uma xícara. É o suficiente para que sinta alívio sobre qualquer coisa que esteja sentindo. No mais, aproveite cada momento com o chá, relaxando e sentindo-se melhor com a riqueza desta incrível bebida.
Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.