Chá de Louro: para que serve? Benefícios, com canela e mais!

Chá de Louro: para que serve? Benefícios, com canela e mais!

O Chá de Louro traz diversos benefícios para o organismo, porém muitas pessoas não conhecem todo o seu potencial. Saiba mais nesse artigo!


Por que tomar Chá de Louro?

Chá de louro.

Existem diversas razões pelas quais você deve tomar Chá de Louro. Mas deve ter em mente que esta folha não vai te ajudar a emagrecer de uma hora para outra, pois isso é um mito. A folha de Louro é bastante conhecida na culinária brasileira e é utilizada para dar mais sabor ao feijão e a alguns tipos de carne, por exemplo.

Além do sabor que dá aos alimentos, a folha de Louro também traz benefícios para a saúde de quem a consome. Ela é uma folha medicinal, que é eficaz no combate a problemas digestivos, infecções, estresse e ansiedade, mas esses são apenas alguns dos benefícios que ela pode te proporcionar. Quer saber mais sobre os benefícios do Chá de Louro para a saúde? Confira este artigo!

Mais sobre o Chá de Louro

Chá de louro.

Poucas pessoas sabem, mas o Chá de Louro é uma excelente opção para aproveitar todos os benefícios que a folha de Louro traz para a saúde, principalmente no que diz respeito a problemas digestivos, ansiedade e estresse. Saiba mais a seguir!

Propriedades do Chá de Louro

No chá, a folha de Louro possui diversas propriedades que são capazes de combater problemas digestivos, além de amenizar os sintomas do estresse excessivo e também da ansiedade. Contudo, os benefícios do Chá de Louro não se limitam somente a esses.

Boa parte dos medicamentos anti-inflamatórios possuem uma substância chamada eugenol. Ele pode ser encontrado em abundância na folha de Louro e, por isso, ela é eficaz para combater também as inflamações.

Além disso, quem consumir o Chá de Louro também poderá ter acesso às propriedades analgésicas desta folha. Ela ameniza diversos tipos de dores, como a de cabeça, nas articulações e até cólicas menstruais.

Origem do Louro

A folha de Louro é uma especiaria que tem origem no território Asiático e foi trazida para os lados do Mar Mediterrâneo. Hoje, ela é amplamente utilizada na culinária brasileira e é conhecida por possuir um cheiro muito característico e que chama a atenção.

Além disso, as folhas de Louro também eram muito utilizadas na Grécia Antiga. Elas serviam para confeccionar coroas, que eram dadas aos atletas que se destacavam nas competições olímpicas. Por conta disso, a folha acabou sendo associada com a vitória, pois elas eram colocadas nas cabeças dos atletas que mais se destacavam nas modalidades que faziam parte das competições olímpicas.

Efeitos colaterais

Entre os efeitos colaterais do consumo do Chá de Louro, é possível citar as propriedades abortivas. O consumo em excesso deste chá pode ocasionar sonolência. Isso se deve ao fato de que o Louro tem propriedades calmantes, que são capazes de deixar o sistema nervoso mais lento.

O Chá de Louro também pode ocasionar alterações no sistema digestivo, além de cólicas abdominais e dor de cabeça. Contudo, vale ressaltar que todos esses efeitos colaterais, e outros, só acontecem se o indivíduo consumir Chá de Louro em excesso. Por isso, procure ficar atento à quantidade de chá que você consome. O ideal é ingerir de 3 a 4 vezes por dia, não mais do que isso.

Contraindicações

O Chá de Louro é estritamente contraindicado para mulheres em fase de gestação. Isso se deve ao fato de que a folha de Louro possui propriedades abortivas, ou seja, mulheres grávidas não podem ingeri-lo em excesso. Até mesmo para as pessoas que não pertencem a nenhum grupo de risco, é necessário evitar consumir em grandes quantidades.

Isso se deve ao fato de que o consumo excessivo do Chá de Louro causa dores fortes de cabeça, dores abdominais e diarreia. Por isso, é fundamental ficar atento à quantidade de chá que é consumida, pois até aquilo que é bom, como o Chá de Louro, pode gerar consequências ruins, se consumido em excesso.

Benefícios do Chá de Louro

Chá de louro.

O Chá de Louro traz diversos benefícios para a saúde. Entre eles, podemos citar o combate a problemas digestivos, o controle dos níveis de açúcar no sangue, o alívio da ansiedade e do estresse, além dos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Confira com mais detalhes nos tópicos a seguir!

Ajuda na digestão

O Chá de Louro possui propriedades que auxiliam na digestão, e isso se deve ao fato de que ele ajuda o fígado a produzir bile, que é um fluido que auxilia na digestão de gorduras e melhora a absorção de nutrientes. A folha de Louro também possui propriedades que potencializam a ação das enzimas digestivas.

Além disso, a folha de Louro também ajuda a acelerar o metabolismo, fazendo com que a digestão funcione melhor, assim como a absorção de nutrientes por parte do organismo. Isso fará com que você se sinta bem.

Bom para diabetes

Possuindo propriedades que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, o chá de Louro é bastante indicado para aqueles que possuem diabetes do tipo 2, que é a que apresenta resistência à insulina. A indicação do chá para quem possui este tipo de diabetes se deve ao fato de que ele é capaz de controlar e até reduzir os níveis de glicose no organismo.

De acordo com alguns estudos, as folhas de Louro possuem polifenóis, que possuem efeitos antioxidantes. Por isso, a folha de Louro pode auxiliar, regular e até prevenir a diabetes e outras doenças cardiovasculares.

Bom para o fígado

O Chá de Louro possui propriedades capazes de combater inflamações no fígado. Isso se deve ao fato de que essa folha é rica em potássio, vitaminas B6, B9, e C, magnésio, além de possuir uma ação diurética, combater os fungos, evitar o reumatismo, ser anti-inflamatória, auxiliar na digestão e muito mais.

Além disso, também é importante ressaltar que o Chá de Louro possui propriedades antioxidantes e expectorantes. Contudo, é importante sempre ressaltar as contraindicações. Caso você consuma em excesso o chá de Louro, ao invés de oferecer cura ao organismo, ele trará danos.

Alivia o estresse

Entre as principais propriedades da folha de Louro, é possível citar a capacidade que ela tem de reduzir o estresse e relaxar a mente. Contudo, o consumo em excesso do chá de Louro causa uma certa sonolência no indivíduo. Este chá é o ideal para quem está se sentindo sobrecarregado por conta da rotina frenética do dia a dia.

Além disso, o chá é um aliado das pessoas que precisam acalmar a mente e aliviar o estresse. Ele também é uma ótima alternativa para quem sofre com a ansiedade. Então, sempre que possível, quem sofre com algum desses males deve tomar o chá de Louro antes de dormir.

Para o estômago

Não se pode ignorar os benefícios trazidos pelo Chá de Louro para o estômago. Infelizmente, nem todas as pessoas conhecem o potencial que a folha de Louro tem para melhorar o sistema digestivo. É importante enfatizar que essas folhas são capazes de auxiliar na produção de bile pelo fígado.

Além disso, elas funcionam como um potencializadoras de enzimas, que têm como principal função auxiliar na digestão. Apenas uma xícara do Chá de Louro é o suficiente para que você se veja livre dos desconfortos estomacais.

Ajuda a tratar as pedras nos rins

As folhas de Louro são conhecidas popularmente por ajudar as pessoas a emagrecer. Isso se deve ao fato de que o chá de Louro possui um efeito diurético, que faz com que o inchaço e a retenção de líquido pelo corpo diminuam. Consequentemente, isso gera uma sensação de perda de peso e também de medidas em determinadas regiões do corpo.

Assim, esse chá também possui propriedades que auxiliam no funcionamento do sistema urinário, o que previne o surgimento de pedras nos rins. Ingerir de 2 a 3 xícaras diariamente ajuda a evitar problemas como a insuficiência renal e a hipertensão.

Cicatrizante de feridas

No corpo, as folhas de Louro possuem propriedades capazes de auxiliar na cicatrização de feridas. Por isso, se você tem algum machucado, é recomendado tomar o chá de Louro como uma forma de auxiliar na cicatrização.

A ação desse chá se deve ao fato de que a folha de Louro possui uma substância chamada eugenol. O eugenol possui a capacidade de amenizar inflamações, o que auxilia no processo de cicatrização de feridas, e também em muitos outros casos.

Efeito analgésico

Não se pode esquecer que a folha de Louro é rica em antioxidantes. Isso quer dizer que ela é plenamente capaz de reduzir os sintomas que ocasionam inflamações e dores no corpo. O chá de Louro é o mais indicado no combate à cólica menstrual e a dores de cabeça e nas articulações.

Por isso, o chá de Louro é um aliado de pessoas que sofrem com o desgaste físico e mental, devido ao trabalho ou a alguma outra atividade. Contudo, vale sempre ressaltar que o consumo em excesso deste chá pode gerar o efeito contrário.

Antioxidante

As folhas de Louro são ricas em substâncias como o potássio, o selênio e diversos antioxidantes, que auxiliam o indivíduo a ter uma pele saudável. O chá de Louro é uma grande fonte de antioxidantes, principalmente os polifenóis, que são capazes de reduzir os índices de açúcar no sangue.

Por isso, o consumo do Chá de Louro é ideal para pessoas que têm propensão a diabetes ou que já possuam. Os antioxidantes como o selênio e o potássio também são fundamentais para combater os radicais livres.

Anti-inflamatório

A folha de Louro possui propriedades anti-inflamatórias. Infelizmente, muitas pessoas não possuem esse conhecimento, mas o chá de Louro é uma rica fonte de eugenol, que é um composto usado em diversos medicamentos anti-inflamatórios. A essa substância se deve a ação anti-inflamatória do chá.

Por falta de conhecimento, muitas pessoas acabam sofrendo com inflamações em todo o corpo e recorrem a diversos tipos de medicamentos. Mas elas também podem contar com a atuação do chá de Louro, que, além de ser natural, é mais acessível do que um medicamento.

Diurético

Muitas pessoas não têm ciência dessa informação, mas beber de 2 a 3 xícaras de chá de Louro diariamente ajuda a combater a retenção de líquidos no organismo e combate problemas como a hipertensão e a insuficiência renal. Além disso, o fato de esse chá funcionar como um diurético ajuda as pessoas a não sofrerem com inchaços no corpo.

Esses inchaços se devem à retenção de líquido no organismo, por isso, o chá de Louro combate essa sensação. A folha de Louro também possui propriedades que auxiliam o funcionamento do sistema urinário.

Chá de Louro

Chá de louro.

Como você já deve saber, o Chá de Louro possui uma série de benefícios, como, por exemplo, o combate à diabetes, principalmente o tipo 2, além de prevenir doenças relacionadas ao sistema urinário. Quer saber como fazer este chá? Confira a seguir!

Indicações

O chá de Louro é uma excelente opção para que você possa desfrutar de todas as propriedades da folha de Louro. Esta é uma ótima escola no combate a problemas como a má digestão, a ansiedade, o estresse, problemas no sistema urinário, inflamações no corpo, entre outros.

Contudo, é sempre importante lembrar que existem algumas contraindicações que precisam ser respeitadas. Por exemplo, mulheres em fase de gestação não podem consumir chá de Louro. Além disso, não é recomendado para ninguém consumir esse chá em excesso.

Ingredientes

Para fazer o chá de Louro e desfrutar de todos os benefícios que essa folha tem a te oferecer, bastam dois ingredientes:

- 3 folhas de louro secas;
-1 xícara de água fervente.

Como fazer

Para fazer o chá de Louro, você precisa colocar as folhas em água fervente e mantê-las lá por cerca de 10 minutos. Depois disso, deve se programar para beber o chá de 3 a 4 vezes por dia. Caso você considere necessário, pode adoçar o chá antes de beber. Depois disso, é só aproveitar o melhor que o chá de Louro tem a te oferecer.

Além disso, é sempre importante ressaltar que você não pode consumir este chá em excesso, pois ele pode gerar efeitos indesejados. Tome cuidado ao adoçar o chá, pois algumas substâncias podem inibir a ação da folha de Louro no seu organismo, fazendo com que você não tenha acesso a todas as propriedades dela.

Chá de Louro com casca de cebola

Chá de louro.

Se você está à procura de uma mistura que traga diversos benefícios para o seu organismo, então, precisa aprender a fazer o chá de Louro com casca de cebola. Além de ser fácil de preparar, você vai gastar pouco. Saiba mais nos tópicos a seguir!

Indicações

Assim como qualquer outro chá que tenha como base a folha de Louro, o chá feito com casca de cebola também deve ser consumido com moderação. O excesso de chá de Louro no organismo pode causar algumas consequências. Por isso, ao invés de trazer benefícios, o efeito pode ser contrário, se consumir este chá em excesso.

Apesar de ser bastante benéfico para a saúde, o chá de Louro com casca de cebola precisa ser consumido com moderação. Ele é contraindicado para mulheres grávidas, pois possui efeitos abortivos e também para pessoas que precisam estar constantemente concentradas, pois pode causar sonolência.

Ingredientes

Os ingredientes para o chá são bem simples e não vão custar caro. O custo-benefício da preparação do chá de Louro com casca de cebola é extremamente vantajoso. Confira os ingredientes a seguir:

- 250 ml de água;
- 1 folha grande de louro;
- 50 gramas de casca de cebola.

Como fazer

Para fazer o Chá de Louro com casca de cebola, você precisa colocar o Louro e as cascas em uma xícara. Depois disso, deve ferver um pouco de água e derramar ela sobre os ingredientes que estão no recipiente. O próximo passo é colocar uma tampa sobre o copo e esperar cerca de 10 minutos.

Depois disso, basta coar toda essa mistura e beber, logo em seguida. Vale sempre ressaltar que você deve ingerir este chá e qualquer outro que tenha como base a folha de Louro com moderação. Você também não deve adicionar açúcar.

Chá de Louro com canela

Louro e canela.

O chá de Louro com canela, além de ser uma bebida extremamente saudável, é saborosa, pois a canela oferece um sabor todo especial para este chá. Por isso, esta é uma mistura perfeita de benefícios e sabor. Saiba mais a seguir!

Indicações

O chá de Louro com canela possui propriedades que fazem com que o metabolismo seja estimulado, fazendo com que a pessoa seja capaz de perder peso naturalmente. Além disso, este chá ajuda o sistema urinário a funcionar corretamente e faz com que o organismo seja desintoxicado.

Apesar de todos esses benefícios, é importante ressaltar que este chá não faz nenhum milagre, pois ele é apenas um remédio caseiro que cumpre um papel importante na eliminação de gorduras acumuladas.

Ingredientes

Os ingredientes do chá de Louro com canela são bastante simples e podem ser encontrados no supermercado mais próximo da sua casa. Confira quais são:

- 5 folhas de louro;
- 1 canela em pau;
- 500 ml de água.

Como fazer

Antes de mais nada, para começar o chá de Louro, ponha a água para ferver por algum tempo. Após ferver a água, desligue o fogo e coloque a folha de Louro e a canela em pau na panela. Após isso, deixe descansando por cerca de 15 minutos. Depois, retire a canela e desfrute dos benefícios e também do sabor deste maravilhoso chá.

Algo recomendado para o consumo do chá de Louro com canela é que ele seja consumido logo pela manhã, estando com o estômago vazio. Após beber o chá de canela e louro, guarde o restante e consuma no decorrer do dia.

Chá de Louro com cravo

Louro e cravo.

O chá de Louro com cravo é uma bebida extremamente perfumada e saborosa, além de trazer diversos benefícios para a saúde. Este chá é capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue e contribuir para o tratamento da diabetes. Saiba mais a seguir!

Indicações

O chá de Louro com cravo é especialmente indicado para quem está buscando aliviar as dores e prevenir uma grande variedade de doenças no fígado e nos rins. Contudo, assim como em outros chás em que a base é a folha de Louro, o ideal é que ele seja consumido com moderação.

Isso se deve ao fato de que o consumo excessivo do chá de Louro pode causar dores de cabeça, alterações no funcionamento do sistema digestivo e cólicas abdominais. Por isso, procure ficar atento com a quantidade de chá que você consome.

Ingredientes

Assim na maioria dos chás, o chá de Louro com cravo não requer um grande gasto de dinheiro, e os ingredientes são bastante simples. Confira:

- 2 folhas de louro seca;
- 3 unidades de cravo;
- 300 ml de água.

Como fazer

Para começar a receita do chá, ponha o Louro dentro de uma panela, coloque a água e leve ao fogo, para que ferva por cinco minutos. Depois desse tempo, você deve desligar o fogo e adicionar o cravo. Logo após isso, tampe a panela e deixe em infusão, até que dê o ponto de morno ou frio, de acordo com a sua preferência.

Depois disso, você deve coar e beber o chá. O recomendado é que você tome o chá de Louro com cravo pelo menos duas vezes ao dia. Contudo, é interessante que você não consuma este chá em excesso.

Com que frequência posso tomar o Chá de Louro?

Mulher tomando chá.

O ideal é que o chá de Louro seja consumido de 3 a 4 vezes por dia, não mais do que isso, pois o consumo em excesso pode trazer consequências ruins para a sua saúde. Por isso, procure sempre ficar atento para não consumir o Chá de Louro em grandes quantidades.

As folhas de Louro possuem propriedades que são capazes de regular os níveis de açúcar no sangue, fazendo com que ela seja uma importante aliada no combate à diabetes. Além disso, o Chá de Louro é eficiente contra problemas na pele, como a dermatite, por exemplo. Existem diversos outros benefícios que são provenientes do consumo de folha de Louro, mas o chá deve ser consumido com moderação.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Para que serve o chá de carqueja? Benefícios, emagrecimento e mais!

Para que serve o chá de carqueja? Benefícios, emagrecimento e mais!

O chá de carqueja é uma delícia! Mas você sabe quais são as propriedades e recomendações desse já? Clique e venha conferir.


Remédio natural para ansiedade: chá, vitamina, práticas e mais!

Remédio natural para ansiedade: chá, vitamina, práticas e mais!

Quando a ansiedade é o problema, remédio natural pode ser a solução. Através de chás, ervas, vitaminas e práticas, saiba como aliviar essa dor contemporânea.


Chás para digestão: Erva-doce, capim-limão, boldo, chá branco e mais!

Chás para digestão: Erva-doce, capim-limão, boldo, chá branco e mais!

Tomar chá ajuda na digestão de alimentos? Descubra tudo nesse artigo sobre essa bebida e todos os seus benefícios!


Chá de capim-cidreira: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de capim-cidreira: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Você sabe se o chá de capim-cidreira pode ser utilizado por qualquer pessoa e tomado à vontade? Tire essas e muitas outras dúvidas sobre essa bebida aqui!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Últimos posts


Simpatia da xícara: como fazer, outras simpatias para os seios e mais!

Simpatia da xícara: como fazer, outras simpatias para os seios e mais!

A simpatia da xícara pode trazer efeitos imediatos? Clique para descobrir tudo sobre essa simpatia e como fazê-la!


Qual o significado da Runa Sowilo? Formato, características e mais!

Qual o significado da Runa Sowilo? Formato, características e mais!

Você conhece as Runas, e em especial a Runa Sowilo? Ela é extremamente positiva e simboliza o Sol. Clique e saiba tudo sobre a Runa Sowilo!


Simpatia com foto no travesseiro: para que serve, como fazer e mais!

Simpatia com foto no travesseiro: para que serve, como fazer e mais!

Você sabe para que serve a simpatia com foto no travesseiro? Com apenas dois objetos pode fazer muitas simpatias poderosas. Descubra tudo lendo esse artigo!


Oração da Virgem Maria: Ave-Maria, Maria Passa na Frente e outras!

Oração da Virgem Maria: Ave-Maria, Maria Passa na Frente e outras!

Virgem Maria, a mãe de Deus, tem um papel importantíssimo para a igreja católica. Leia o artigo e confira orações direcionadas à divindade e receba sua ajuda!


Mexerica: benefícios, vitaminas, como consumir e mais sobre a fruta!

Mexerica: benefícios, vitaminas, como consumir e mais sobre a fruta!

A mexerica é a segunda fruta cítrica mais cultivada no mundo, perdendo apenas para a laranja. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios para a saúde!