Por que tomar Chá de Cidreira?
Os benefícios das plantas são reconhecidos e amplamente usados há milhares de anos. Sua medicina natural as torna uma aliada para a saúde humana. Por esse motivo, o chá de cidreira é uma grande aliada na sua saúde, trazendo vários pontos positivos para um bom funcionamento do seu corpo.
Você deveria tomar o chá de cidreira, pois um dos benefícios da erva é de calma e relaxamento. Ainda, sendo o intestino responsável por 70% das células de imunidade, o chá é um ótimo remédio e fortalecedor do equilíbrio intestinal, fazendo com que ajude no seu sistema imunológico.
Todavia, existem outros fatores positivos que fazem com que a erva seja um ótimo chá e essas informações necessárias que precisam ser exploradas. Por essa razão, permaneça na leitura e verifique todas as noções relevantes que rodeiam o chá dessa potente erva.
Mais sobre o Chá de Cidreira
O chá de cidreira comporta informações que fazem com que ele seja único e especial em relação às substâncias que liberam na sua fervura. Com o texto que se segue, você vai poder conferir ideias sobre as propriedades do chá de cidreira, a origem da erva, os efeitos colaterais e muitas outras noções acerca do assunto. Portanto, leia com atenção e desvende tudo sobre essa planta poderosa!
■Propriedades do Chá de Cidreira
As propriedades do chá de cidreira são medicinais, ou seja, curam, regeneram e previnem eventuais doenças ou dores que possam se apossar do corpo físico. Dentre as principais propriedades, tem-se o uso no tratamento de doenças relacionadas ao coração, doenças que comprometem o intelecto e doenças ligadas ao sistema nervoso.
Também, é uma espécie de planta que também possui propriedades culinárias, dessa forma, dando um aroma e um toque refrescante no tempo das comidas. Ainda, suas propriedades aromáticas podem ser utilizadas por muitos para atração de abelhas para polinizarem em uma determinada área ou para a criação desses insetos.
■Origem da Cidreira
O amplo uso da erva-cidreira faz com que ela seja conhecida em diversos países, tanto que ela já foi citada em escritos antes de cristo, logo, a sua historicidade é antiga. Estudos mostram que a erva é proveniente do leste europeu, do norte da África e também nativa do oeste da Ásia. Assim, ela pode ser conhecida como melissa, chá-da-França, cidreira, erva-cidreira-verdadeira entre outros diversos nomes.
■Efeitos colaterais
Quando alguém ingere algo, é necessário ficar atento aos efeitos colaterais. Por essa razão, o chá da erva-cidreira só apresenta um efeito colateral relevante: uma sonolência profunda. Todavia, isso é raro de acontecer e o abuso tem que ser bem intenso, mas, geralmente, esse efeito colateral se manifesta em condições já preexistentes, como algum tipo de comorbidade ou doença psicológica.
■Contraindicações
É sabido o rol de vantagens da ingestão do chá da erva-cidreira, mas existem contrapontos que merecem ser evidenciados para não gerar mal-estar futuro para você. Desse modo, há uma contraindicação importante a ser levada em consideração no consumo dessa planta, que é para as pessoas que possuem a pressão baixa.
Por isso, caso você se encontre nessa situação, não consuma muito o chá dessa erva e, se for tomar, faça-o mais fraco possível, pois a sua pressão tende a cair com o efeito calmante da erva. Também, pessoas que usam remédios para dormir não devem abusar do uso ou até evitar o consumo, pois pode acabar gerando um acúmulo de sono, a tornando uma pessoa sonolenta.
Benefícios do Chá de Cidreira
A cidreira abriga vários privilégios para o bom funcionamento do corpo humano. A versatilidade do seu poder na saúde humana é notório por proporcionar reações químicas necessárias para a saúde dos órgãos, da mente, do corpo, da atividade cerebral e muito mais.
Com isso, confira como essa erva ajuda na insônia, como o efeito calmante é bom para o estresse, bom para os gases e muito mais informações. Dessa maneira, para ficar por dentro de todo o conteúdo relevante sobre a cidreira, leia o texto abaixo de maneira pormenorizada!
■Melhora a insônia
É evidente o efeito do chá de cidreira na melhoria e qualidade do sono. Assim, ela melhora a insônia, pois possui componentes com capacidade sedativa e calmante, ajudando, desse modo, a pessoa a desacelerar no momento do sono.
Por isso, o consumo do chá dessa planta medicinal é indicado principalmente 30 minutos antes da pessoa se deitar para dormir, pois as reações químicas, que as substâncias da cidreira têm, vão fazer com que sua pressão arterial abaixe um pouco, te deixando mais ensonado.
■Efeito calmante e bom para o estresse
Para quem tem uma rotina estressante, o chá de cidreira pode ser um grande amigo, pois essa planta tem a capacidade de amenizar a sobrecarga, logo possui um efeito calmante e bom para o estresse. Por essa razão, é uma ótima recomendação para quem sofre de uma ansiedade mais leve, pois os efeitos dessa erva vão te fazer uma pessoa mais calma, reduzindo toda ansiedade.
Ademais, o efeito calmante também gera uma sensação de controle, ou seja, você consegue colocar a sua cabeça no lugar e executar todas as tarefas pendentes, como as funções em falta no trabalho.
■Bom para os gases
Os gases podem gerar um sentimento mal-estar intestinal e podem criar alguns constrangimentos. Com isso, um ótimo amigo ferrenho para controlar e acabar com os gases é o chá de erva-cidreira, por isso, é bom para os gases. Também, serve como uma forma de liberação dos gases, logo, você consegue liberar tudo de uma vez. Portanto, caso queira se livrar dos gases, invista no chá da cidreira.
■Auxilia nos problemas gastrointestinais
Principalmente, por causa do constante estresse, vários problemas gastrointestinais são gerados nos indivíduos. Por isso, o chá de cidreira se torna uma grande ajuda, pois ele auxilia nesses problemas, especialmente pela sensação de diminuição de esgotamento e, consequentemente, nos problemas gastrointestinais, como a gastrite nervosa.
■Alívio dos sintomas de TPM
Os incômodos causados pelo período menstrual podem ser amenizados por alguns remédios industrializados ou por remédios naturais, como os chás. Desse modo, o chá de erva-cidreira ajuda no alívio dos sintomas de TPM por causa do seu efeito de diminuir a irritabilidade e as oscilações das emoções. Com isso, o chá dessa erva é muito usado durante esse período.
■Acalma a herpes labial
A versatilidade do uso das plantas medicinais é notório e torna a medicina natural como uma importante forma de enfrentar doenças e ajuda na prevenção dessas patologias. Por essa razão, o chá de cidreira pode ser usado para acalmar a herpes labial, tanto pela ingestão do chá ou pela aplicação do líquido diretamente na superfície afetada.
Para tanto, só fazer o chá normalmente, deixar ele esfriar e depois, com ajuda de um pano ou gaze, ir passando a mistura no local afetado. Com suas propriedades, a cura vai estar no caminho.
■Fungicida e bactericida
O corpo é um ecossistema cheio de vida orgânica e não orgânica, mas em equilíbrio. Com o desequilíbrio, fungos e bactérias podem causar incômodos e até problemas maiores para a saúde humana. Com isso, o chá de erva-cidreira comporta elementos que são fungicidas e bactericidas, portanto, sendo um ferrenho combatente nessas áreas.
Suas principais atuações são nas infecções intestinais, fazendo com que a flora intestinal se restabeleça e volte ao bom funcionamento novamente, logo, podendo reduzir dores e afins. Ainda no intestino, é um ótimo remédio para diarreias, que são causadas por bactérias. Também, alguns fungos podem se apossar da pele, com isso, o chá se mostra eficaz no combate dessa enfermidade.
■Antioxidante
Os antioxidantes são muito importantes para um bom funcionamento das funções do corpo como um todo, principalmente na proteção contra os radicais livres. Desse modo, o chá possui poucos antioxidantes, mesmo assim, estes cumprem um importante papel. Logo, pode-se encontrar substâncias, como ácidos rosmarínico e cafeico, que possuem ação contra os radicais livres.
Por isso, o seu consumo pode ser em demasia, pois os radicais livres também possuem importância para organismo, então, esse tipo de chá pode ser bebido à vontade, pois vai manter um certo equilíbrio.
■Bom para o Alzheimer
Existem doenças que estão em processo de estudo por sua complexidade e por não terem uma cura definitiva, mas possuindo paliativos e barreiras para o desenvolvimento dessas enfermidades, como o Alzheimer. Por esse motivo, o chá de erva-cidreira se mostra um fortalecedor de barreiras contra o desenvolvimento do Alzheimer, mas não é uma cura.
Isso porque, a erva medicinal diminui a agitação interna, fazendo com que as pessoas consigam organizar melhor o seu raciocínio de maneira lógica e fazendo os neurônios trabalharem de maneira mais saudável. Portanto, há uma adequação da atividade neurônica apropriada para o retardamento ou prevenção do Alzheimer.
■Alivia a dor de cabeça
Sendo útil para vários problemas relacionados à saúde mental e física, o chá de cidreira também pode ser usado para aliviar a dor de cabeça, pois possui na sua composição efeitos anestésicos e anti-inflamatórias, assim, melhorando qualquer incômodo na cabeça que você eventualmente tenha.
Ainda, essas propriedades também podem ser usadas além do consumo, como com um pano molhado no chá e colocado na cabeça por, mais ou menos, uma hora. Assim, o efeito contra a dor também vai causar uma melhora. Se essa segunda via for escolhida, é melhor usar uma concentração maior de folhas, pois sua ação será externa para gerar resultados internamente.
■Melhora a função cognitiva
A piora da cognição ou seu agravamento pode ser condicionado a muitas nuances, causando uma confusão mental e vários outros agravamentos no funcionamento da mente. Todavia, a melhora da função cognitiva pode ser atribuída a vários elementos presentes na natureza que combatem a confusão mental e melhora a condição cognitiva, como os chás.
Por essa razão, os elementos que fazem parte do chá de cidreira são eficientes no combate desses sintomas, pois conseguem diminuir a inquietação e aflição, fazendo, dessa forma, que o funcionamento da atividade mental aja com mais clareza, mais raciocínio e lógica. Portanto, quando você estiver com dificuldade de raciocínio, beba o chá dessa planta medicinal, pois ela vai te ajudar na concentração.
■Ajuda em enjoos
Os enjoos podem estar ligados a vários fatores que o desencadeiam, mas essa sensação horrível estomacal pode ser amenizada e curada pelo consumo do chá de erva-cidreira, pois os elementos que o compõem fazem com que os desconfortos estomacais sejam cessados, porque geralmente estão com íntima ligação com o estresse.
Todavia, mesmo que não esteja ligado ao estresse, os enjoos podem ser aliviados, pois a ação da essência da planta consegue tratar os incômodos que envolvem o intestino. Por isso, caso você sinta muitos enjoos, cogite a implementação do chá de cidreira na sua rotina, pois você se vai se sentir melhor em relação a esse mal-estar.
Chá de Cidreira
O chá de cidreira não é envolto em mistério ou dificuldade no que diz respeito ao seu preparo. Apesar do seu uso milenar, a formulação é una e simples. Desse modo, caso você queira fazer o chá sem enrolação e conseguir absorver todas as benesses que essa planta curadora traz, acompanhe a leitura abaixo para aprender como preparar esse chá nutritivo.
■Indicações
Como todo produto disponível para o consumo, o chá de cidreira tem indicações, pois sua ação pode ser bem mais aproveitada seguindo as orientações. Com isso, quem sofre com o intestino preso ou tenha uma péssima digestão, para quem está gripado ou com coriza esse é o momento perfeito para a implementação desse tipo de chá em sua vida.
Ainda, o chá dessa planta medicinal é ótimo para quem está com a garganta doendo ou com alguns incômodos. Mas, mesmo que você não tenha nenhum dos problemas citados, você pode beber o chá tranquilamente, mas tenha prudência se você possui hipotensão arterial.
■ Ingredientes
O chá pode variar de acordo com as suas necessidades. Por isso, para um chá mais fraco e ideal para tomar durante o dia, como no trabalho, você vai precisar de uma xícara de folhas da cidreira e uma xícara de água. Caso você queira algo mais forte, ideal para tomar antes de dormir, você vai usar uma xícara e meia de folhas de erva-cidreira e uma xícara de água.
Se essas medidas da composição não forem o suficiente, as aumente ou as diminua de forma proporcional aos ingredientes apresentados.
■Como fazer
Com tudo em mãos, o preparado é mais simples do que você imagina: ferva a água e, quando pegar fervura, coloque as folhas e tampe o recipiente. Depois de, mais ou menos, 5 minutos, confira se a água está verde o suficiente em relação a quantidade de folhas e desligue o fogo, mas mantenha a tampa fechada por 5 minutos.
Também, para uma opção mais prática, você pode ferver a água e colocar essa água quente em uma xícara com as ervas, mas, quando colocar a água fervendo, coloque alguma tampa, como o próprio pires da xícara, em cima do utensílio. Assim, aguarde 10 minutos e o chá está pronto. Enfim, nas duas opções, você tem a opção de coar o chá ou comer as folhas se preferir, pois não há problema.
Chá de Cidreira com gengibre
As substâncias das plantas de diversas espécies podem ser combinadas, assim, fornecendo nutrientes completos para quem consome essa junção. Diante disso, o chá de cidreira pode ter seus nutrientes potencializados e completados com a adição do gengibre, formando uma nutritiva bebida. Por essa razão, verifique abaixo tudo sobre o chá de cidreira com gengibre!
■Indicações
O chá de erva-cidreira é quase um hipoalergênico, pois a maioria das pessoas não apresentam sintomas em relação ao consumo do chá ou da própria folha in natura. Todavia, com a adição de outras substâncias no chá, é preciso ficar atento a algumas reações químicas que podem ser geradas. Logo, pessoas alérgicas ao gengibre não devem consumir essa mistura.
Em contrapartida, é ótimo para mulheres que sofrem de cólicas duradouras e doloridas. Ainda, caso você esteja com alguma tosse seca ou decorrente de alguma gripe, esse chá vai ser um ajuda na sua recuperação. Porém, mesmo que você não sinta nada e deseja beber a mistura diariamente, mas não ultrapasse 10 gramas de gengibre por dia, pois tudo tem que ser consumido com equilíbrio.
■Ingredientes
Quando você decidir fazer o chá, você vai precisar de uma xícara das folhas da cidreira, uma xícara de água e duas rodelas finas de gengibre, caso você queira uma xícara e para uma pessoa. Se você necessitar fazer mais, apenas dobre a receita proporcionalmente as medidas supracitadas.
■Como fazer
Para o preparo da bebida, você vai necessitar esquentar a água e, quando chegar no ponto de quase ebulição, coloque as folhas da cidreira conjuntamente com as rodelas de gengibre. Quando a cor da água mudar para o verde, desligue o fogo e tampe o recipiente e espere quatro minutos. Dado o tempo, se sirva com o chá da forma que você quiser, tanto coado quanto com os resíduos.
Com que frequência posso tomar o Chá de Cidreira?
Você pode tomar o chá de cidreira todo dia, se preferir, pois suas substâncias não possuem malefícios em relação à frequência diária ou semanal do seu consumo. Logo, você pode consumir à vontade, mas tenha ciência que as folhas não podem ter agrotóxicos, portanto, elas têm que ser orgânicas, pois esses venenos tendem a interferir nos resultados e até gerando um efeito oposto do desejado.
Porém, há de ser observado como você vai consumir o chá de cidreira, pois isso que será uma linha definitiva da frequência. Por essa razão, se você coloca muito açúcar ou adoçante no chá, os malefícios vão ser dominantes em comparação com os benefícios. Portanto, tome a bebida sem nenhum adoçante e, caso queira adoçar, diminua a quantidade e opte pelos adoçantes naturais e mais saudáveis.
Também, sempre confira as condições das folhas, pois podem ter bichos ou estarem estragadas e não próprias para o consumo. Para isso, perceba no sabor se há algum tipo de amargo não convencional ou a cor do chá não aparenta ser adequada a quantidade de folhas que foram colocadas.
Com as ponderações feitas, caso tenha ficado alguma dúvida, leia minuciosamente novamente o texto apresentado e se aproprie das informações explicitadas.
Sou encantado pelo poder da escrita e leitura com foco na realidade social, assim, tendo uma visão mais crítica do nosso entorno coletivo. Ah, também, fascinado pelos mistérios do mundo dos sonhos e seus significados.